Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leonardo Morgado

Teste de rendimento no posicionamento Duto/Sub no - Usando TermLab por

Recommended Posts

Fala SPLers.

 

Hoje fui testar o posicionamento da caixa no porta malas, assunto que gera muitas polemicas e duvidas.

Usei mesma musica e volume apenas mudando a posição da caixa.

Analisando apenas SPL, não musicalidade.

TermLab posicionado no encosto de cabeça do motorista, com o sensor virado para frente do carro, tentando simular a posição real do motorista.

O primeiro posicionamento será a referencia 0 db.

Teste feito com o carro ligado, ar ligado, vidros fechados e volume medio-alto.

Testado duas vezes cada posição.

 

Carro: 206sw (usando o tampao da mala)

Musica: No Hands - Waka Flocka

Caixa: LT com Cerwin-Vega

 

Posição 1: Duto/Sub virados para traseira do carro, caixa encostada no final da mala(na tampa).

Rendimento: 0 db

20110910173132223.jpg

 

Posição 2: Duto/Sub virados para frente do carro, vão entre a caixa e os bancos traseiros de aproximadamente 20cm, fundo da caixa encostada no final da mala(na tampa).

Rendimento: 0 db

20110910173317330.jpg

20110910173348500.jpg

 

Posição 3: Duto/Sub virados para cima, teto do carro, caixa encostada no final da mala(na tampa).

Rendimento: -1,2 db

Testado com e sem tampão, diferença menor que 0,1 db a mais quando não tem tampão.

20110910173230806.jpg

 

Sim, no meu carro a posição 1 e 2 tiveram o mesmo rendimento.

Em todas as posições testadas o pico de frequência se deu em 39hz.

 

Espero poder montar um banco de dados legal para que fique de referencia para todos. Variando carro e posição duto/sub, assim que possivel.

Vou tentar manter um padrão de teste, sempre que for feito uma nova posição tentarei repetir as outras.

 

Quem tiver feito teste semelhante post ai para centralizarmos o conteúdo. :legal:

hand26

 

---------------------------------------------

24/09/2011

 

Novo teste utilizando frequencia pura (30,35,40,45,50,55,60hz).

TermLab no encosto de cabeça do motorista, virado para frente.

Foi testado apenas com a caixa para o fundo e para cima, mesma configuração do teste anterior.

Creio que os dois picos do gráfico se dê pelo pico da caixa e pela frequência de ressonância do carro.

comparacao.jpg

Editado por Leonardo Morgado
  • Upvote 12

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E com o sub virado para cima você testou? eu já tinha percebido essa perda, só não tinha como comprovar! muito esclarecedor teu tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E com o sub virado para cima você testou? eu já tinha percebido essa perda, só não tinha como comprovar! muito esclarecedor teu tópico.

 

Posição 3: Duto/Sub virados para cima, teto do carro, caixa encostada no final(fundo) da mala.

Rendimento: -1,2 db

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E com o sub virado para cima você testou? eu já tinha percebido essa perda, só não tinha como comprovar! muito esclarecedor teu tópico.

 

Quando testei com o sub virado pra cima ( em sedan ) também percebi perda de rendimento.

Editado por Barroso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz testes sem tampão pra ver se dá mta diferença tbem.

Editado por leo_palio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando eu usava os 4 Fosgate P3 virados para cima do carro, achava o rendimento tem legal... Quando o Gui_ma (joao guilherme, jao do P3) d eu a ideis de virar a caixa para traz, o grave rendeu muittooo mais... A diferença foi bruta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po faz tbm com a caixa mais perto da tampa do malas !

Simulando akeles q tem porta malas pequeno e o sub e dutos fikam colados na tampa pra ver se perde mts dbs ! entendeu oq qro dizer?

 

Obs: tbm qria saber essa do tampao, pq sempre ando sem, porem em teste audivel nao noto diferença com ou sem ele, porem qria andar com ele pra nao ficar visado o som, mas ai fiko pensando q to perdendo dbs kkkkkkkkk

 

abras obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa está sempre encostada na tampa, editei o 1º post para ver se nao deixa duvida.

 

A medida do possivel vou fazendo mais testes, como os sugeridos, e atualizando.

O note estava acabando a bateria ai nao dava pra continuar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E eu axava que com os subs virados pra cima teria mais SPL,e sem tampão tbem.

 

aguardando os próximos testes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode parecer estranho, mas foi o que aconteceu no meu teste e nesse carro em específico(unico usado pro teste). Montei junto com um amigo um Mtx Ts8512 em um Palio G3. FIzemos a caixa pro sub e duto ficarem virados pra tampa da mala, um dia deu a louca de testarmos virar a caixa e deixar o sub+duto virado pro teto do carro. Resultado, a caixa esta até hoje nesta ultima posição e o rendimento superior foi bem considerável.

 

Obs* Na posição duto + sub virados pra tampa da mala, havia um espaço de uns 15cm entre a caixa e a lata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

talvez varie de carro pra carro entao ^^

 

entao Rodrigo eh isso q eu qria saber

pq meus subs ficam colados na porta da malas(tipo menos q 1 palmo) pq eh mt grande ai penso q perderia spl assim, ai pensava em colocar virado pro teto.

 

Leonardo sua caixa fikou a qnts CM da porta do malas nesse teste?

é q axei q sua caixa nao eh tao grande entao nao ficaria colada na porta do malas.

 

Ia ser bom umas fotos pra entendermos hehe

abras

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja testei isso tb e pelo menos no celta,virado pra cima fica nitidamente melhor q virado pra tampa da mala.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tambem tive a impressao que virado pra cima ele tem um rendimento melhor doque virado pra tampa traseira.

 

pelo menos no meu caso, eu deixei virado pra cima msmo, ate porque eh lindissimo ver o sub excursionando! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou querendo mudar minha caixa também pros RE, hoje estao virados pra tampa da mala e muito próximos dela. Vou fazer uma nova caixa com os subs virados pra cima, não apenas pelo teste, mas sim porque eu curto demais os subs assim, é bem loko poder ver eles excursionando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja testei isso tb e pelo menos no celta,virado pra cima fica nitidamente melhor q virado pra tampa da mala.

 

 

Opa, espero que isso se repita no meu celta também =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tomara que o meu l7 15" fique bom pra cima no meu celtinha. se nao eu vou tomar no C* kkkk

nao tem espaço pra deixa ele virado pra mala :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

comigo ficou mtoo mtoo mtoo melhor pra cima ..

 

embora seja carros diferentes mas com os mesmo set e com mudança na caixa.. sendo que com 1 Sub virado pra cima no Ka ficou 3x melhor mas com menos destruições do que no C3 com 2 Subs (colados) no porta Mala no qual so tremia e naum saia grave!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho q pra cima fica melhor principalmente pq n tem as perdas q acontece com a vibraçao da tampa do porta mala,quando os subs tao apontados pra ela.

Só n sabia q mudava de carro pra carro.

 

Quando apontei meus subs pra tampa do porta mala,o barulho de lata batendo era maior q o som quase de fora do carro kkkkk [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

varia muito de carro, sub e caixas, eu acho.

 

aqui na weekend agora, com apenas 1 de 10", o grave fica bem melhor com o tampão fechado, e antes com os 2x15", mesmo sobrndo um bom espaço até a tampa da mala, com o tampão aberta era beeemm melhor.

 

 

acho legal esas experiencias, pode ajudar a gente a fazer um projeto melhor... ou uma simples mudança da posição da caixa e ter um rendimento melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Booooa Morgado!

 

Depois a gente testa outras situações, em outros carros, pra ver o que acontece. Tendo uma referencia, muita gente pode ter um rendimento melhor no seu set, mudando apenas coisas simples!

 

Parabens pela iniciativa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, sub para traz, temos teoricamente um maior comprimento de onda, ja que para a freq que a galera usa dentro do carro, nunca vai dar o comprimento da onda, procure a configura'cao com o maior comprimento possivel, que normalmente 'e com o sub e dutos para traz do carro !

 

N~ao pesquisei ainda sobre isso, mas creio que seja algo nesta linha de teoria, sei la !!!

 

VXICE, lembro disso como se fosse hoje !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Booooa Morgado!

 

Depois a gente testa outras situações, em outros carros, pra ver o que acontece. Tendo uma referencia, muita gente pode ter um rendimento melhor no seu set, mudando apenas coisas simples!

 

Parabens pela iniciativa!

Clica no + pra qualificar então poh.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Larga de ser enrolado e bora testar nos teus carros.

Editado por Leonardo Morgado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu voto positivo !!

Estranho perder tanto rendimento com o sub virado pra cima .. pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...