Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
R2_luciano

Qual mid-bass trabalha bem em pezinhos pequenos?

Recommended Posts

Hoje a maioria dos carros que vejo usam mid-bass nas portas, e cada vez mais comum o uso de kit 3 vias.

Eu, faz um bom tempo, estou usando Bravox CSP-50B em caixinhas pequenas, e o bixinho parece gostar do perto, com 2L dá um grave de fazer inveja, embora tenha várias outras limitações.

Particularmente os mid-bass que mais me agradaram foram Focal (de várias linhas), mas ou estavam em portas ou em pezões enormes, quando ouvi em um pezinho menor só me decepcionou.

A idéia deste tópico é um "brainstorm" com falantes que fazem bonito em pezinhos que não sejam trambolhos.

Vou começar com um que acredito que seja bom pelos parâmetros, mas nunca ouvi:

http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-5-woofers/seas-excel-w12cy-003-e0044-seas-excel-nextel-cone-5-woofer/

SEAS Excel W12CY-003, diz no site que a selada recomendada tem apenas 2 Litros. Será?

Mais idéias?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja no "pezinho" ou nas portas, sempre gosto de usar uma caixa selada. Atualmente tenho uma de 9L no meu Fox e o resultado é excelente.

Mas acho que 2L é pouco demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um velhinho: Fosgate Audiophile (RFA-54). Desce bem (Fs = 44) e achei mais musical do que o CS50b.

Olhando as fotos nos artigos, vi algumas coisas e fiquei na dúvida:

Esse pezinho é open baffle?

20030707001950foto_socio_1f.jpg

E esse é um de 4"?

DSC04728.jpg

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Assim como comentado pelo Alves, o Fosgate Audiophile toca muito bem em pezinhos pequenos, tenho no meu carro com 4,6 litros e normalmente corto eles em 50 ou 63hz tranquilamente ...

Também usei o Morel tempo no MESMO pezinho e o resultado foi bem INFERIOR ...

p8300067.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mid Fosgate que comentaram é bem honesto.

Já vi em vários carros, e de fato a partir de uns 5 litros já toca bem.

Escutei uma vez num pezinho de 8 litros, e o resultado foi ainda melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Luciano, esse fountek parece gostar de caixas pequenas, possivelmente seu irmao de 6,5" também. F3 de 105Hz numa caixa de 2,6L não é lá tão ruim assim.

http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-5-woofers/fountek-fw146-5.5-aluminum-cone-woofer/

http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-6-7-woofers/fountek-fw168-6.5-aluminum-cone-woofer/

Mas esse aqui por uns 3 parametros, "acho" que também se diverte em compartimentos pequenos, inclusive o proprio fabricante diz isso.

http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-6-7-woofers/madisound-6102-4-6-polypropylene-cone-woofer/

Compartilhar este post

Link para o post

Pequeno vc diz ate quantos litros?

Como é um brainstorm, acho que são válidos tamanhos diferentes de "pequeno". Acho que 5~~6L dá pra fazer um pezinho bonito e confortável para a maioria dos carros.

Valeu gente pelas idéias. Parece que, entre os mids novos, só sobram opções entre os residenciais.

Será que algum kit automotivo moderno tem essa característica? Morel, Hertz, Helix, etc... É tudo pra porta? Dizem que o Diamond Hex é bom para pezinhos. Será que precisa de muito volume?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, tô usando um mid MBQuart série Premium de 6" em um box com 3L. E isto pq dizem que não toca nada com menos de 10L.

Dá um grave bom, MUITO ataque (interessantíssimo pra metal). Inconvenientes são que fica meio seco (um pouco só, nada de estucada espocada esparramada com pressão) e ganha um pico meio fodinha na casa dos 150Hz, que um EQ corrige sem o menor drama nem dificuldade.

Desce até uns 70Hz. Dá pra cortar o sub a 60Hz no meu caso, e fecha bonitinho.

Quem ouve sempre diz "quediábodigraveéessequeessasporrinhatãodando????". De fato, dá um grave interessante até.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz muito tempo que nao vejo mais pezinhos sendo montados. Estou sem referencia.

Eu usava um focal w cone model 5w4252 e tocava muito bem em pezinho de 8 litros. Talvez de para usar com menos volume.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, tô usando um mid MBQuart série Premium de 6" em um box com 3L. E isto pq dizem que não toca nada com menos de 10L.

Dá um grave bom, MUITO ataque (interessantíssimo pra metal). Inconvenientes são que fica meio seco (um pouco só, nada de estucada espocada esparramada com pressão) e ganha um pico meio fodinha na casa dos 150Hz, que um EQ corrige sem o menor drama nem dificuldade.

Desce até uns 70Hz. Dá pra cortar o sub a 60Hz no meu caso, e fecha bonitinho.

Quem ouve sempre diz "quediábodigraveéessequeessasporrinhatãodando????". De fato, dá um grave interessante até.

O de 5" em uns 6L já ficaria bem interessante. hehehe!

Pô, ninguém falou sobre os Focal q postei acima... [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um aqui que vai recomendar o Audiophile da Fosgate.

Eu já gostei muito de pezinhos, e tive bastante coisa neles.

De longe o Audiophile foi a melhor opção.

Eu tenho um kit 2 vias completo com o RFA-64, que é o Audiophile de 6,5".

Usei várias vezes, em vários carros em pezinhos selados de 5 a 6 litros.

Se gosta do som de pezinhos, vai amar esse alto-falante.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um aqui que vai recomendar o Audiophile da Fosgate.

Eu já gostei muito de pezinhos, e tive bastante coisa neles.

De longe o Audiophile foi a melhor opção.

Eu tenho um kit 2 vias completo com o RFA-64, que é o Audiophile de 6,5".

Usei várias vezes, em vários carros em pezinhos selados de 5 a 6 litros.

Se gosta do som de pezinhos, vai amar esse alto-falante.

Abraços.

Até hoje, Arnaldo Jr. se arrepende de ter vendido esse kit.

Compartilhar este post

Link para o post

estou pensando em um 3 vias com um mid violento em porta, um mid range de 5" trabalhando folgado em um pézinho direcionado, e tw na coluna. fica fácil encontrar um bom mid pras portas, um bom mid range pra pézinho de 4~6L, sem contar que deve ser mais facil integrar tudo isso. Estou estudando...

Compartilhar este post

Link para o post

E esse é um de 4"?

DSC04728.jpg

Parece de 4''. Nesse caso precisa de um mid-bass completando...

Compartilhar este post

Link para o post

Até hoje, Arnaldo Jr. se arrepende de ter vendido esse kit.

Kkkkkkkk, está comigo até hoje! Não vendo, não troco, nem uso... Kkkkkk, mas está muito bem guardado!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse na coluna me parece o Focal Access 3way, que tem mid-range de 4"...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Kkkkkkkk, está comigo até hoje! Não vendo, não troco, nem uso... Kkkkkk, mas está muito bem guardado!

Se mudar de idéia, avisa!

Compartilhar este post

Link para o post

dayton rs150 em pezinhos de uns 5 litros deve ficar animal tendo em vista projetos residenciais em que usaram essa litragem !!!!!! vou testar assim que o dinaire entrar !!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Como é um brainstorm, acho que são válidos tamanhos diferentes de "pequeno". Acho que 5~~6L dá pra fazer um pezinho bonito e confortável para a maioria dos carros.

Valeu gente pelas idéias. Parece que, entre os mids novos, só sobram opções entre os residenciais.

Será que algum kit automotivo moderno tem essa característica? Morel, Hertz, Helix, etc... É tudo pra porta? Dizem que o Diamond Hex é bom para pezinhos. Será que precisa de muito volume?

Tenho o diamond hex de 6' com 5 litros, desce forte e com uma qualidade incrível até 60 hz.

Num box de 9 litros dá pra cortar tranquilamente em 45hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho o diamond hex de 6' com 5 litros, desce forte e com uma qualidade incrível até 60 hz.

Num box de 9 litros dá pra cortar tranquilamente em 45hz.

Então o hex de 5'' deve tocar com pouquinho volume. Como é a pegada do mid-bass dele. Forte como um focal ou mais suave como morel ou DLS?

Compartilhar este post

Link para o post

Então o hex de 5'' deve tocar com pouquinho volume. Como é a pegada do mid-bass dele. Forte como um focal ou mais suave como morel ou DLS?

É um medio grave com bastante pegada, pra vc ter mais ou menos uma idéia, estou usando ele num três vias e sempre que ando com meu filho pequeno, desligo o sub, e me sinto bem satisfeito com o som dos mids

A titulo de comparação, achei ele bem parecido com o DLS Ui que escutei, é um som bem detalhado, suave, mas ao mesmo tempo com uma pegada forte...

Focal só ouvi o access e morel o tempo, sobre esses dois o hex leva uma vantagem imensa.

mais ou menos por ai, não sei se consegui me expressar direito..

Compartilhar este post

Link para o post

É um medio grave com bastante pegada, pra vc ter mais ou menos uma idéia, estou usando ele num três vias e sempre que ando com meu filho pequeno, desligo o sub, e me sinto bem satisfeito com o som dos mids

A titulo de comparação, achei ele bem parecido com o DLS Ui que escutei, é um som bem detalhado, suave, mas ao mesmo tempo com uma pegada forte...

Focal só ouvi o access e morel o tempo, sobre esses dois o hex leva uma vantagem imensa.

mais ou menos por ai, não sei se consegui me expressar direito..

Na verdade eu sou mais fã de Focal. Já ouvi a linha K, de 5'' e 6'', e achei a pegada incrível. Mas foi sempre com pezão ou porta. Quando ouvi o de 6'' em pezinho menor, tipo uns 5L, fiquei decepcionado, descia aceitavelente, mas a pegada tinha ido embora.

Já ouvi DLS reference, morel tempo e hibrid e Legatia L6. Todos muito bons, de acordo com seus respectivos preços, mas não tinham a pegada que eu gosto.

Tô pensando em pegar um Focal 50KP e ver como fica. Será que derrepente o Diamond toca melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o volume exigido p/um Focal K2P de 5" (130kp)? Uns 9L (dutado)?

Ou esse modelo só fica bom em porta mesmo?

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mid Fosgate que comentaram é bem honesto.

Já vi em vários carros, e de fato a partir de uns 5 litros já toca bem.

Escutei uma vez num pezinho de 8 litros, e o resultado foi ainda melhor.

:+1

Eu ouvi numa bota de 9 Litros, e numa Book com 12 Litros.

Gostei

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...