Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
INJETRONIC-BR

Voltimetro com partida automatica

Recommended Posts

Olá pessoal, eu gostaria de uma dica a respeito de voltimetro, estou desenvolvendo um projeto, que está em fase de teste, de um voltimetro que quando atinge uma voltagem pré programada, ele dá partida automaticamente no carro para carregar a bateria, e após um tempo determinado ele desliga o carro. A dica que preciso é, qual voltagem minima que o carro de partida sem que cause problema no modulo, autofalantes, radio etc.

Segue um video do sistema em funcionamento:

[ youtube ]

[ /youtube ]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho inviavel, Podem ocorrer picos nos graves que cheguem a determinada voltagem, porem isso não é sinal de que a bateria esta descarregada.

Fora que, esse negocio de liga o carro pra carregar a bateria é mais inviavel ainda pois a descarga para a partida é muito grande e pra compensar o consumo do arranque + consumo do som o carro teria que ficar uns 15 minutos em rotação lenta (Supondo).

Lembrando que não estou criticando seu projeto e sua idéia, só estou comentando de minha parte!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que 11V é um valor bom, mas porque não um valor pré programado pelo usuário? Algo com 2V de variação.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho inviavel, Podem ocorrer picos nos graves que cheguem a determinada voltagem, porem isso não é sinal de que a bateria esta descarregada.

Fora que, esse negocio de liga o carro pra carregar a bateria é mais inviavel ainda pois a descarga para a partida é muito grande e pra compensar o consumo do arranque + consumo do som o carro teria que ficar uns 15 minutos em rotação lenta (Supondo).

:+1 Tem msk que dá muito pico ai ligaria o carro atoa,

seria legal um que alertasse pelos piscas quando a tensão ficasse baixa por um periodo.! Idéia minha!"

Compartilhar este post

Link para o post

Tensão pra dar partida automática? Aí, meu querido, vc complicou.

Não tem. É sempre em função da capacidade da bateria, da capacidade de entrega de corrente (picos) e do consumo do motor de partida. Como ter um resultado médio? Aí só medindo uma centena de carros pra saber, e ainda assim, não dá.

O ideal é você ter um algoritmo inteligente, que leia a tensão e a corrente sobre a bateria (por shunt) pra saber quando é que a capacidade de corrente está ficando comprometida. O resto, deixe pro usuário configurar se quer que o carro ligue com mais frequência, ou se quer que o carro ligue com capacidades mais baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

mas q a ideia eh boa eh, so precisa ser trabalhada

agora video ficou show hein

dar a partida e desligar ali no botao

acho que vc podia incorporar ai um marcador de temperatura externa e interna

e ate funções basicas como data e hora

Compartilhar este post

Link para o post

Nao tenho bagagem Tecnica, mais digo que a ideia e valida.

precisa de alguns ajustes, porem interessante.

Parabens

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é viavel sim, é uma ideia a ser bem trabalhada...

Compartilhar este post

Link para o post

Aí pessoal obrigado pelas respostas, em relação aos picos de grave, umas das soluções que eu adotei foi em temporizar a partida, tipo por mais que a voltagem caia abaixo do valor especificado, o voltimetro aguarda 10 segundos antes de dar a partida, caso a voltagem suba novamente a contagem é zerada, evitando assim que o carro de partida com os picos de grave, e sobre o "valor pré programado pelo usuário" é que o equipamento tem a opção de o usuario definir a voltagem minima de partida e o tempo de funcionamento antes de desligar, assim é possivel escolher qual voltagem é melhor para cada caso. Então pessoal, todas as opiniões serão bem vindas.

Compartilhar este post

Link para o post

VC utilizou uma fueltech para fazer este seu projeto ?

Editado por schwarz

Compartilhar este post

Link para o post

VC utilizou uma fueltech para fazer este seu projeto ?

Não, esse projeto iniciei do zero, o display é igual ao usado na fueltech.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é meio dificil dizer, mas acho que se a media de tensão em uns 10~15 segundos ficar abaixo de 11,5 volts, ja é um belo motivo para ligar o carro, não acha?

Muito legal seu trabalho, está usando PIC ou o quê?

Tenho muita vontade de pegar um PIC com bastante IO's, e fazer um sistema para controlar algumas besteirinhas no carro, que ficam faltando originalmente, como por exemplo

apagar as luzes caso alguma seja esquecida acesa após trancar o carro, entre outras ideias, que não convém contar pra todo mundo, rs.

Para´bnes.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, eu uso microcontroladores PIC em meus projetos, e sempre estou desenvolvendo algo novo,e idéias são o que não faltam, o que faltam mesmo são dias de 48 horas pra dar tempo de faze tudo rsrsrrs

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é meio dificil dizer, mas acho que se a media de tensão em uns 10~15 segundos ficar abaixo de 11,5 volts, ja é um belo motivo para ligar o carro, não acha?

Muito legal seu trabalho, está usando PIC ou o quê?

Tenho muita vontade de pegar um PIC com bastante IO's, e fazer um sistema para controlar algumas besteirinhas no carro, que ficam faltando originalmente, como por exemplo

apagar as luzes caso alguma seja esquecida acesa após trancar o carro, entre outras ideias, que não convém contar pra todo mundo, rs.

Para´bnes.

Compra um 206!

Se você esquecer alguma luz acesa (inclusive farol), depois de uns 10 minutos com o motor desligado, ele entra no modo econômico e desliga tudo... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

seria interessante tb no momento da partida ele desligar o remote dos amplificadores

Compartilhar este post

Link para o post

Tensão pra dar partida automática? Aí, meu querido, vc complicou.

Não tem. É sempre em função da capacidade da bateria, da capacidade de entrega de corrente (picos) e do consumo do motor de partida. Como ter um resultado médio? Aí só medindo uma centena de carros pra saber, e ainda assim, não dá.

O ideal é você ter um algoritmo inteligente, que leia a tensão e a corrente sobre a bateria (por shunt) pra saber quando é que a capacidade de corrente está ficando comprometida. O resto, deixe pro usuário configurar se quer que o carro ligue com mais frequência, ou se quer que o carro ligue com capacidades mais baixas.

Perfeito Klibin !!!

Sem contar que o pico de corrente no momento de partida do motor competindo com os picos de corrente nos graves da música pode danificar seu sistema de som !!!

A idéia é boa mas pode ser melhorada ...

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma pequena dica.

Se a bateria estiver a meio pau e você der a partida no carro vai dar mer** em muito amplificador que não tenha proteção contra sub tensão da bateria.

A primeira coisa a fazer é desligar o som, dar a partida no carro e depois religar o som.

Ja vi tambem carro com problema de aterramento que ligou o motor com o som ligado e explodiu os falantes com um estouro.

Muito cuidado com isso, ao invez de ajudar esse sistema pode piorar tudo.

Abraço !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...