Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

O uso de filtro HPF em caixas seladas e dutadas

Recommended Posts

Envie uma dúvida sobre o projeto de caixa que eu estou elaborando para o meu "SQ", então o Departamento Técnico da Keybass me passou essas informações sobre filtro HPF (subsônico)...

"É sempre importante o corte HPF em torno de 20 Hz por duas razões: Evitar excesso de deslocamento de cone e economizar energia das frequências subsônicas(graves consomem mais energia).

Em caixas seladas (closed box) o HPF é mais para controle do subwoofer, já em caixas vented box, o HPF é quase obrigatório, pois o deslocamento de cone abaixo da Fb da caixa é muito grande."

Atenciosamente,

Depto. Técnico

Keybass Alto-Falantes

Ta aí a dica!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai vendo dudu no meu caso a minha taramps ta2000d nao tem subsonico tem soh hpf e lpf eu deixo o lpf todo aberto e faço o corte pela HU e o hpf eu deixo na fo do subwoofer,nao sei se da resultado quando tinha amplificador com subsonic eu percebia a diferença ja com o hpf do taramps nao sera que da na mesma ???

Editado por S.P.L

Compartilhar este post

Link para o post

vai vendo dudu no meu caso a minha taramps ta2000d nao tem subsonico tem soh hpf e lpf eu deixo o lpf todo aberto e faço o corte pela HU e o hpf eu deixo na fs do subwoofer,nao sei se da resultado quando tinha amplificador com subsonic eu percebia a diferença ja com o hpf do taramps nao sera que da na mesma ???

O HPF do seu amplificador já é o próprio subsônico!

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do projeto, e depende da gravação da música.

Tem projeto que responde até 3Hz, em tom de teste. Mesmo você não ouvindo, está lá. E tem música com gravação abaixo de 20Hz também. Spanish Harlem é um exemplo, se não me engano.

Maaaas... na maioria dos casos é importante sim, na faixa de 20-30Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

E já vi gente afirmando que caixa dutada oferece um maior controle de cone pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Tô pensando aqui se uso meu STX62 no projeto com o Low-pass no sub, só por causa do filtro subsônico que começa em 30Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde, fiquei com uma duvida, se o amplificador (o que acontece na maioria das vezes) tem sua resposta estipula entre 20hz e 20.000hz, sera necessario o uso de um HPF em 20HZ? Flw

Compartilhar este post

Link para o post

E já vi gente afirmando que caixa dutada oferece um maior controle de cone pasmafaute

Na frequencia de sintonia da caixa a excursão do cone é bem pequena. Então a caixa dutada tem um controle maior de cone ao redor da frequência de sintonia, mas não em geral.... Dependendo de onde você tirou essa afirmação, no contexto, poderia estar correto.

boa tarde, fiquei com uma duvida, se o amplificador (o que acontece na maioria das vezes) tem sua resposta estipula entre 20hz e 20.000hz, sera necessario o uso de um HPF em 20HZ? Flw

Quando se fala que a resposta é entre 20 e 20000 significa que é razoavelmente plana entre isso, é a faixa aproveitável sem perdas consideráveis. Não significa, em hipótese alguma, que ele não amplifique 10 Hz. Só significa que não amplificará com a mesma eficácia do que uma frequência entre 20 e 20000. Alguns fabricantes até colocam essa informação de forma arbitrária, como o espectro audível é esse seria bem difícil vender um amplificador que não respondesse nisso, mesmo sendo mentira. Acredito que eu tenha lido sobre o SD250.2 que responde até 40000hz bem o suficiente, mas é colocado na caixa até 20000... Algo assim, existem outros exemplos também.

Em geral, em projetos "normais" o som responde com dificuldade abaixo de 30 hz, normalmente não faz barulho nenhum abaixo de 25... Portanto subsonico em 20 hz não traria nenhum prejuízo considerável.

O legal para ajustar o subsonico é colocar uma música com grave bem baixo e ir subindo ele até ter diferença considerável, ae baixa um pouquinho só e já era.... É o suficiente para proteger o sistema e não te atrapalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema esta abaixo da frequencia de sintonia do duto... Dependendo do conjunto falante/caixa segura até uns 5/10 hertz abaixo da sintonia e depois se torna critico, mas generalizando o problema esta abaixo da sintonia :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Na frequencia de sintonia da caixa a excursão do cone é bem pequena. Então a caixa dutada tem um controle maior de cone ao redor da frequência de sintonia, mas não em geral.... Dependendo de onde você tirou essa afirmação, no contexto, poderia estar correto.

O problema esta abaixo da frequencia de sintonia do duto... Dependendo do conjunto falante/caixa segura até uns 5/10 hertz abaixo da sintonia e depois se torna critico, mas generalizando o problema esta abaixo da sintonia :legal:

Então, esta afirmação que vi foi comparando uma dutada com uma selada no modo geral, sempre ouvi dizer que as seladas oferecem um melhor controle, trocando em miudos, uma controla e a outra não.

Pelo o que percebi, em alguns casos na selada com volume acima do recomendado perde-se e muito o controle do cone, pelo menos em algumas simulações que fiz, talvez eu tenha interpretado errado.

No caso das dutadas sempre uso o subsonico em 25hz, na selada deixo em 20hz... depois que torrei meu P3 aprendi a lição!

Editado por lira´s

Compartilhar este post

Link para o post

diz ai dudu nao seria mais legal se tivesse escrito subsonic ao inves de HPF rsrsrs mais funcionado eo que importa mais o certo e deixar o subsonico na frequencia da caixa ou do subwoofer qual fika melhor ??? no caso qual tem melhor controle ??? :legal: valeu []-[]

Editado por S.P.L

Compartilhar este post

Link para o post

Tô pensando aqui se uso meu STX62 no projeto com o Low-pass no sub, só por causa do filtro subsônico que começa em 30Hz.

30 é muito alto, já deixei de comprar produtos como módulos que tem subsônico fixo assim, por exemplo os kickers que são fixo em 25. Pô, kicker!!! É pra tocar subgrave!! Em 25 já vai estar cortando 3db??? Até uma heresia isso.

É uma garantia pro fabricante que vende subwoofers e não sabe como será a caixa dos cabeçudos que vão usar. O meu Hifonics corta de 15 a 35, deixo no mínimo, não é bem o que eu queria mas é um bom seguro contra meu dedo em muitas músicas. Claro, comecei usando mais alto e amaciando e acostumando com os subs vi que era possível.

O spalenza e o palassi se orgulham de não usar subsonico mas já mandaram vários cones vuando por ai com o excesso de potência EHheHOIEHOOHEhoieHOIE, e se perguntar eles contam a histório que o sub tava ligado naquele tantos de WWWWWWWWWW mas nao falam que o cone avuou ahahha, os DD de 8 deles...

Quase ninguém dos consumidores escutam subgrave, a maioria mesmo gosta de ouvir grave de madonna e black eye peas. Por isso que os home theaters tem pico bom pra essas músicas e isso ajuda muito os fabricantes a nao precisar de garantias. Tanto que 99% de caixas indicadas por fabricantes sao picudas em altas frequências de grave. Poucos como JL mandam uma caixa planinha que desce tudo que o sub pode.

Compartilhar este post

Link para o post

diz ai dudu nao seria mais legal se tivesse escrito subsonic ao inves de HPF rsrsrs mais funcionado eo que importa mais o certo e deixar o subsonico na frequencia da caixa ou do subwoofer qual fika melhor ??? no caso qual tem melhor controle ??? :legal: valeu []-[]

O subsônico é usado pro sub não ultrapassar o xmax, então isso vai depender do conjunto falante-caixa-potência aplicada! Quanto mais alto você deixar mais garantia vai ter mas pior vai tocar.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, esta afirmação que vi foi comparando uma dutada com uma selada no modo geral, sempre ouvi dizer que as seladas oferecem um melhor controle, trocando em miudos, uma controla e a outra não.

Pelo o que percebi, em alguns casos na selada com volume acima do recomendado perde-se e muito o controle do cone, pelo menos em algumas simulações que fiz, talvez eu tenha interpretado errado.

No caso das dutadas sempre uso o subsonico em 25hz, na selada deixo em 20hz... depois que torrei meu P3 aprendi a lição!

De modo geral, seladas tem melhor controle do que dutadas. Não que dutadas não tenha, claro que tem. Quero dizer, tem acima da frequência, abaixo da frequência não...

Pense logicamente que as dúvidas se sanarão... O que controla o cone? O ar... Na selada o ar não tem pra onde fugir, ele causa resistência ao movimento do cone, controlando-o. Na dutada ele tem como sair, pelo duto, então a resistência é menor. Em frequências mais altas, na dutada, o ar não tem tempo de fugir e ela controla o cone, em frequencias mais baixas dá tempo dele sair da caixa e entrar de novo, fazendo com que não haja controle.

É uma explicação bem idiota e tem mais coisa por trás, mas é um pensamento simples e aplicável. Funciona bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando se fala que a resposta é entre 20 e 20000 significa que é razoavelmente plana entre isso, é a faixa aproveitável sem perdas consideráveis. Não significa, em hipótese alguma, que ele não amplifique 10 Hz. Só significa que não amplificará com a mesma eficácia do que uma frequência entre 20 e 20000. Alguns fabricantes até colocam essa informação de forma arbitrária, como o espectro audível é esse seria bem difícil vender um amplificador que não respondesse nisso, mesmo sendo mentira. Acredito que eu tenha lido sobre o SD250.2 que responde até 40000hz bem o suficiente, mas é colocado na caixa até 20000... Algo assim, existem outros exemplos também.

Em geral, em projetos "normais" o som responde com dificuldade abaixo de 30 hz, normalmente não faz barulho nenhum abaixo de 25... Portanto subsonico em 20 hz não traria nenhum prejuízo considerável.

Sim, sei que a frequencia dos amplificadores sao "planas" em determinadas faixas de frequencias, alguns alpines veem escrito que tocam até 100.000hz, heheheh. Mais os subs tambem veem com uma frequencia estabelecida pelo fabricante como ideal, exemplo: 20hz a 1000hz, isso nao quer dizer que eles nao toquem em outras frequencias, agora se aplicamos a potencia permitida pelo conjunto, porque temos que cortar em HPF em frequencias muito baixas para proteger o subs? Sera que realmente faz diferença? flw

Editado por ebert

Compartilhar este post

Link para o post

O subsônico é usado pro sub não ultrapassar o xmax, então isso vai depender do conjunto falante-caixa-potência aplicada! Quanto mais alto você deixar mais garantia vai ter mas pior vai tocar.

tendeu valeu manu :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, sei que a frequencia dos amplificadores sao "planas" em determinadas faixas de frequencias, alguns alpines veem escrito que tocam até 100.000hz, heheheh. Mais os subs tambem veem com uma frequencia estabelecida pelo fabricante como ideal, exemplo: 20hz a 1000hz, isso nao quer dizer que eles nao toquem em outras frequencias, agora se aplicamos a potencia permitida pelo conjunto, porque temos que cortar em HPF em frequencias muito baixas para proteger o subs? Sera que realmente faz diferença? flw

Faz sim.

Quanto mais baixa a frequência, maior a amplitude do movimento. Sempre é assim... Um subwoofer tocando 60Hz com 500W excursiona menos do que tocando 30 Hz com 500W. Isso sem contar caixa, ao ar livre. Juntando isso ao fato de que a caixa amortece a excursão em frequencias mais altas que a sintonia da caixa (duto), a diferença de excursão entre frequencias baixas e altas é GIGANTE.

Se o subwoofer excursionar de mais pode queimar, distorcer ou quebrar. Então limitar a excursão, seja através do projeto de caixa, seja através de subsonico é uma medida fundamental caso haja risco do subwoofer ultrapassar a excursão prevista em projeto.

Obviamente colocar um amplificador de 200W em um subwoofer de 500W, o subsonico é inútil... Mas como a galera por aqui costuma jogar mais potência que deveria no subwoofer, usar caixas dutadas e ainda ouvir músicas com frequências baixíssimas, o subsonico é recomendado.

Compartilhar este post

Link para o post

O legal para ajustar o subsonico é colocar uma música com grave bem baixo e ir subindo ele até ter diferença considerável, ae baixa um pouquinho só e já era.... É o suficiente para proteger o sistema e não te atrapalhar.

Jão na parte destacada, o nosso ouvido(praticamente todos os humanos) não pode sentir ou "ouvir" o subwoofer tocando abaixo dos 30Hz e não fazendo barulho abaixo dos 25Hz, mas o danado vai está lá vibrando nessas frequências, mesmo que ele não reproduza som nelas, mas ele vai vibrar! E é aí que o fabricante diz para colocar um filtro subsônico em 20Hz para ter o controle do cone por exemplo.

Vc, pode pegar qualquer subwoofer e botar uma senoíde em 20Hz por exemplo, o sub não reproduzir um som audível, mas vc vai ver que o mesmo vai vibrar nessa frequência!

Isso acontece com músicas gravadas, que podem chegar aos 10Hz por exemplo! O sub vai vibrar nessa frequência, mas não vai reproduzir som!

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o topico, comprei um capacitor de 1000uF para fazer um hpf pro meu sistema, vai cortar em 40hz.

A questão é, não sei se existe, mas eu não achei para comprar aqui, capacitor de 1100uF(36hz), 1200uF(33hz).

Eu posso fazer associação de capacitores para chegar nessas capacitancias? Como eu faria?

Compartilhar este post

Link para o post

Jão na parte destacada, o nosso ouvido(praticamente todos os humanos) não pode sentir ou "ouvir" o subwoofer tocando abaixo dos 30Hz e não fazendo barulho abaixo dos 25Hz, mas o danado vai está lá vibrando nessas frequências, mesmo que ele não reproduza som nelas, mas ele vai vibrar! E é aí que o fabricante diz para colocar um filtro subsônico em 20Hz para ter o controle do cone por exemplo.

Vc, pode pegar qualquer subwoofer e botar uma senoíde em 20Hz por exemplo, o sub não reproduzir um som audível, mas vc vai ver que o mesmo vai vibrar nessa frequência!

Isso acontece com músicas gravadas, que podem chegar aos 10Hz por exemplo! O sub vai vibrar nessa frequência, mas não vai reproduzir som!

Então, mas ele pode produzir som ou só vento....

Isso que eu to dizendo!

MAIORIA dos projetos, abaixo de 25 hz ele só produz vento, não produz som. E 30 hz faz pouca coisa... Se ele produzisse som, mesmo que a gente não ouvisse ajudaria nas harmônicas e deixaria o som mais bonito... Mas na MAIORIA dos projetos não é o caso, a maioria dos projetos tem uma caixa dutada sintonizada ali nos 30 e poucos hz, um pico nos 45~50 e só faz vento abaixo de 30 hz. É a realidade brasileira!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, mas ele pode produzir som ou só vento....

Isso que eu to dizendo!

MAIORIA dos projetos, abaixo de 25 hz ele só produz vento, não produz som. E 30 hz faz pouca coisa... Se ele produzisse som, mesmo que a gente não ouvisse ajudaria nas harmônicas e deixaria o som mais bonito... Mas na MAIORIA dos projetos não é o caso, a maioria dos projetos tem uma caixa dutada sintonizada ali nos 30 e poucos hz, um pico nos 45~50 e só faz vento abaixo de 30 hz. É a realidade brasileira!

João, sem criticas ao que você falou.............mais minha caixa é sintonizada em 40, e quando corto um pouco mais alto já sinto falta do som vibrar as janelas da minha casa.

Então mesmo a sintonia da caixa estando alto, o corte mais baixo ajuda descer mais um pouquinho.

E falo que descer mais um pouquinho, deixa os SET muito mais gostoso de escutar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...