Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
EliasSoares

[VW Novo Fox] SQ(PL) - Cross-over ok Pg 3 - 17/10

Recommended Posts

achei o carro bem bonito... e to curtindo o DIY!

Parabens pela iniciativa, cara

p.s.: curtiu o apoio moral?? kkk

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato. Não sei como tá respondendo tanto o sub como o mid, mas tentaria subir pra 60hz o HPF do mid.

Então, tanto o corte Low-pass do sub como o corte Hi-pass do Mid-bass, serão feitos pelo amplificador,

então vou poder definir bem direitinho quando estiver tudo tocando legal...

Por isso nem tô dando tanta atenção a esses cortes, fica pra depois, rs.

No amplificador posso fazer com que os cortes (todos ao mesmo tempo :() sejam 6dB/8ª ou 12dB/8ª,

isso vai me ajudar bastante também.

Legal o set, gostei pakas :legal: ! eu estou começando no mundo do SQ, me apaixonei por SQ depois de ler e vendo os projetos do pessoal ! Estou começando o meu vou usar um Bomber Upgrade 10'' 350w rms :rolleyes:

No caso dos cortes acho que fica bom sim o sub em LPF 100hz pois em um post você citou que sentiu falta na faixa dos 100hz então acho que com o sub respondendo em 100hz terá mais pegada assim você não sentirá mais falta de um 100hz na música

Acompanhando e Boa sorte :rever1:

SQ é realmente o proximo passo pra maioria que comecou no som automotivo a algum tempo, dificilmente o primeiro passo, rs.

Eu curto SQ não bem como um Hi-fi, pois SE eu sentir necessidade de um pico em alguma frequencia, eu vou colocar, rs.

Vejo o SQ como um som de qualidade, e que agrade ao mesmo tempo o gosto do(s) ouvinte(s).

Como falei acima pro Vinicius, vou deixar esses cortes pra depois, pois facilmente posso muda-los pelo amplificador.

Mas acho que o sub não vai resolver meu problema na faixa de 100Hz não, na verdade quem vai resolver é o mid-bass,

depois que eu atenuar bem as mid-ranges e tweeters para poder aumentar mais o ganho do canal.

achei o carro bem bonito... e to curtindo o DIY!

Parabens pela iniciativa, cara

p.s.: curtiu o apoio moral?? kkk

Valeu, rsrs

Curti o apoio sim, rs!

Amp bem bonito, acompanhando o andamento.

Realmente o amp me impressionou muito, como disse em beleza e em desempenho!

Esse amp pra quem vai fazer alguma viagem aos eua, tá custando meros 139 dolares + frete!

---------------------

Galera, finalmente comprei as pilhas recarregaveis da minha camera, prometo que amanha eu

posto fotos do set todo montadinho.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

SQ é realmente o proximo passo pra maioria que comecou no som automotivo a algum tempo, dificilmente o primeiro passo, rs.

Eu curto SQ não bem como um Hi-fi, pois SE eu sentir necessidade de um pico em alguma frequencia, eu vou colocar, rs.

Vejo o SQ como um som de qualidade, e que agrade ao mesmo tempo o gosto do(s) ouvinte(s).

---------------------

Galera, finalmente comprei as pilhas recarregaveis da minha camera, prometo que amanha eu

posto fotos do set todo montadinho.

Abraços!

:+1

Eu comecei com um SQ, mas bem simples, e com uma boa pitada de SPL... hehe

Com o tempo o grave foi aumentando, qualidade dos equipamentos também...

Hoje tá de meu agrado, mas a pitada de grave ainda continua! :P

Ahhh... E no aguardo das fotos! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Como falei acima pro Vinicius, vou deixar esses cortes pra depois, pois facilmente posso muda-los pelo amplificador.

Mas acho que o sub não vai resolver meu problema na faixa de 100Hz não, na verdade quem vai resolver é o mid-bass,

depois que eu atenuar bem as mid-ranges e tweeters para poder aumentar mais o ganho do canal.

Hehe meus primeiros sons foi tudo uma me*** street bass 4 ohms em corzus sw300 de 2 ohms ! 2 cruzader em uma bridge de um bb1600gl agora o próximo vai ser SQ claro que vou começar aos poucos com sq fraquinho até eu ajuntar $$ pra poder por um bacana

O Bom também é ir testando até deixar em um corte que você acha que ficou bom que não vai ter nem um buraco em uma faixa de frequência, Elias me diz uma coisa, em SQ o pessoal usa Cross ativo ?

:+1

Eu comecei com um SQ, mas bem simples, e com uma boa pitada de SPL... hehe

Com o tempo o grave foi aumentando, qualidade dos equipamentos também...

Hoje tá de meu agrado, mas a pitada de grave ainda continua! :P

Ahhh... E no aguardo das fotos! :vts

Meu intuito é esse, comprar os equipamentos simples barato e bom até ir fazendo os up's até chegar em um som forte e com boa Qualidade :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe meus primeiros sons foi tudo uma me*** street bass 4 ohms em corzus sw300 de 2 ohms ! 2 cruzader em uma bridge de um bb1600gl agora o próximo vai ser SQ claro que vou começar aos poucos com sq fraquinho até eu ajuntar $$ pra poder por um bacana

O Bom também é ir testando até deixar em um corte que você acha que ficou bom que não vai ter nem um buraco em uma faixa de frequência, Elias me diz uma coisa, em SQ o pessoal usa Cross ativo ?

Meu intuito é esse, comprar os equipamentos simples barato e bom até ir fazendo os up's até chegar em um som forte e com boa Qualidade :legal:

Cara, normalmente quando usam cross ativo é ou pelo player ou já um processador tipo audison bitone...

No meu vou usar passivo na maioria das vias, hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Porta-malas praticamente pronto, faltando apenas organizar os fios, passar o techflex no cabo do subwoofer, e quem

sabe trocar todos os carpetes pelo mesmo da caixa e fundo do porta-malas.

p8230614.th.jpg

p8230626.th.jpg

Modulo fixado no banco

p8230616.th.jpg

Detalhe do modulo e cabos rca DIY

p8230623.th.jpg

Peitinhos (provavelmente temporarios)

p8230620.th.jpg

p8230621.th.jpg

Local do airbag, onde ficará o crossover para o kit 3 vias, logo em breve!

p8230629.th.jpg

Editado por EliasSoares

Compartilhar este post

Link para o post

deu nem tempo de sair da casa do mlk e ele já posta fotos do dia

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Por que não faz um molde do painel + parabrisa + coluna em fibra, e coloca o mid + tw no canto do painel?

Dá um pouco de serviço, mas compensa! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Por ser DIY está excelente. Gostei muito do relato tb q mtas x é mto superficial em outros tópicos. Testa ele 100% on axis, já q é DIY msm. Parabéns pelo serviço!

Compartilhar este post

Link para o post

Por que não faz um molde do painel + parabrisa + coluna em fibra, e coloca o mid + tw no canto do painel?

Dá um pouco de serviço, mas compensa! :legal:

Então, vou mudar em breve o suporte para o mid-range e tw...

A ideia é colocar o Tweeter na tampa cega onde fica a regulagem do retrovisor nos carros que não vem com

retrovisor eletrico, e fazer o suporte para o mid-range integrado a coluna!

Mas por enquanto vai ficar pra depois, vou primeiro terminar o crossover, pois está insuportavel ficar com o

som sem tweeter e praticamente sem mid-bass.

Valeu!!

estou esperando chegar uns mids dayton tambem , quando estiver bem reguladinho posta mais comentarios do mid, estou comprando o dayton da linha reference rs150 vamos ver no que dá!!!!

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=295-354

Parece ser muito bom esse mid, e provavelmente deve subir bem mais limpo do que o meu, ótimo para um 2 vias ou um 3 vias com full-range menor...

Conta ai quando chegar... ;)

Por ser DIY está excelente. Gostei muito do relato tb q mtas x é mto superficial em outros tópicos. Testa ele 100% on axis, já q é DIY msm. Parabéns pelo serviço!

Então, como disse pro Vinicius ali em cima, vou mudar o suporte do mid-range, e farei 100% on axis. Passageiro que se fo**, rsrs.

Hoje estou sem a tweeter tocando ainda, e por isso, eu só escuto o agudo do mid-range do passageiro, pois é o que fica mais direcionado

ao meu ouvido.

Isso tá incomodando bastante, e matando um pouco o palco e direcionamento. Não vejo a hora de mudar. rsrs

------------------------------------------------------

Esses dias comecei a enrolar os indutores, enrolei os 2 indutores do Low-pass do mid-range, 0,212mH... Corte vai ficar por volta de 9000Hz, inicialmente com um

resistor de 4 Ohms em série com o Mid-range, afim de atenuar um pouco ele, fazendo o mid-bass tocar mais alto.

E ontem comecei a enrolar o Low-pass do mid-bass, que é beeeem grandinho. Estou usando como nucleo um cano de pvc de 25mm, e ele vai ter 8 camadas de 50 espiras.

Fio 16AWG... Então o indutor vai ficar com uns 70mm de largura, 25mm de nucleo, e uns 50mm de diametro total... Dá pra imaginar o tamanho, rs.

Quando terminar de enrolar tudo, vou montar um esquema pra medir eles usando a placa de som do pc, e ajustar bem certinho para igualar os cortes.

Bom, tirei só uma foto do indutor de 0,212mH...:

p8260007.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Elias,

Tem um ótimo site italiano para cálculo de crossovers... Assim que eu me lembrar o nome ( :unsure: ), eu posto aqui!

Usava este para cálculo dos cross, e outros para cálculo do indutor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso o WinISD para calcular os crossovers, e calculo o indutor usando o software "Calc Bob"...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso o WinISD para calcular os crossovers, e calculo o indutor usando o software "Calc Bob"...

Bem na hora que tava pesquisando, caiu a luz aqui, e esqueci de ver novamente depois.

Bem, eu uso esse para cálculos: http://www.mariohifi.it/calcjava.htm

Para cálculo do indutor usava este: http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/Inductor/

Depois tinha achado um + completo e preciso... Mas era meu amigo que me passou o link, amanhã vejo se ele se lembra ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessantes os links...

Eu queria mesmo era algum pdf falando mais sobre construção de indutores, como por exemplo problemas que podem ocorrer,

defeitos que podemos criar ao enrolar um indutor de forma não tão perfeita, etc...

Agorinha a pouco encomendei os capacitores para o crossover!!! Madisound, frete para 3-5 dias uteis, vamos ver se chega, rs!

Até que saiu barato, ficou 30 dolares por 2 Solen de 25uF e 4 Solen de 1,5uF e 4 Resistores de 4 Ohms/15W, o fo** é que o frete

saiu do preço das compras, 30 dolares. rsrs

Para o corte Hi-pass em 500Hz dos mid-range, vão ser usados dois capacitores associados em paralelo, 25uF e 1,5uF, totalizando 26,5uF.

Para o corte Hi-pass em 9000Hz dos tweeters, vai um Solen de 1,5uF para cada tweeter.

E tanto tweeter como mid-range vão ter um resistor de 4 Ohms/15W em série para atenuar em relação ao mid-bass.

Agora sim, eu to ansioso pra chegar essas coisas, rs.

Enquanto isso, vou brincando de enrolar o maldito indutor do low-pass do mid-bass.

Na verdade, estou pensando seriamente em deixar ele sem low-pass, pois ele ja sobe bem sofridamente, quando liga o mid-range, nem dá

pra escutar nada de voz dele... o que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Pequenas novidades:

Hoje já sem paciencia pra ficar ouvindo o som sem tweeter, peguei aqui um par de crossovers alpine que eu tinha aqui parado e coloquei pra tweeter.

Bom, o som como era de se esperar melhorou muito, mas também como era de se esperar, a tweeter tá beeem gritona, e não sei por qual razão o atenuador do cross alpine não funciona.

Os capacitores do crossover estão chegando, espero eu que sem taxas.

http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=EC971371888US

Compartilhar este post

Link para o post

Não consegue atenuar um pouco pelo player?

O player é o iPod, infelizmente o equalizador é bem simples.

Tenho um aplicativo de tocar musica nele que permite fazer um equalizador grafico,

mas não é muito bom de usar, então eu prefiro usar o player do proprio ipod, pois

ele é mais integrado a tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eae, conseguiu terminar os crossover's ? ficou bom ?

To acompanhando :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Elias, parece q ta ficando legal a brincadeira, hein?! hehe

Uma duvida: ligando o ipod ao amp., precisou de algum pre amp.?

Grande abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Elias,

Ainda não tinha visto seu tópico...

Belo Trabalho!

Deixa eu te fazer duas perguntas:

1º Vi que vc o quer um bom SQ, e que não pretende nada HI-FI, mas vc já tentou sentir alguma diferença em usar uma boa HU e o Ipod (mesmo que seja na USB da HU)? Eu uso um Clssic de 160Gb no meu player, e percebo diferenças, pequenas é verdade, mas sinto... Mas tb não sei se são da gravação/conversão dos arquivos... O que vc acha?

2º Qual o motivo que vc escolheu slopes baixos? É porque vai fazer quase tudo passivo? Ou prefere assim por gosto pessoal mesmo? Eu sempre prefiro deixar em 12db/8ª ou 24 db/8ª, assim não atrapalha muito as fases, mas nem sempre é possível, né?

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Elias,

Ainda não tinha visto seu tópico...

Belo Trabalho!

Deixa eu te fazer duas perguntas:

1º Vi que vc o quer um bom SQ, e que não pretende nada HI-FI, mas vc já tentou sentir alguma diferença em usar uma boa HU e o Ipod (mesmo que seja na USB da HU)? Eu uso um Clssic de 160Gb no meu player, e percebo diferenças, pequenas é verdade, mas sinto... Mas tb não sei se são da gravação/conversão dos arquivos... O que vc acha?

2º Qual o motivo que vc escolheu slopes baixos? É porque vai fazer quase tudo passivo? Ou prefere assim por gosto pessoal mesmo? Eu sempre prefiro deixar em 12db/8ª ou 24 db/8ª, assim não atrapalha muito as fases, mas nem sempre é possível, né?

[]s

Rui

Então Rui...

A questão do iPod é puramente por falta de dinheiro. Não acredito que a diferença em relação a qualidade seja monstruosa, pelo menos não para meus ouvidos.

Porém, um player decente vai me permitir algumas coisas que o ipod não permite, como um equalizador DECENTE (E não aquele equalizador triste do iPod), time align

que me faz muita falta para ajustar bem o palco, assim como ajuste de balance.

Além do mais, cá entre nos é muito chato usar algo que não tem botões físicos enquanto está dirigindo, fica bem chato mesmo.

Mas em breve junto uma grana pra comprar uma HU decente.

Quanto aos filtros, escolhi slopes baixos principalmente pela dificuldade em enrolar indutores, e aos custos do projeto. Fazer todos com 12db/8a vai dobrar a quantidade de indutores no projeto.

Decidi então fazer todos em 1a ordem, inclusive dos tweeters. Se ficar muito feio, vou ter que refazer, mas não estou esperando ter problemas com isso.

Na verdade, o que mais é importante no meu crossover, alem do cross da tweeter, é o HPF do mid-range, que se eu não cortar, fica feio, entao estou tendo que tocar tudo com hpf em 500hz pelo

amplificador, o que simplesmente mata o mid-bass nas portas.

-----------

Noticias....

Recebi um email da Selenium/Harman com os parametros de Le e Re do tweeter 1TW1, e se futuramente eu sentir necessidade, vou fazer uma Zobel para os tweeters.

O som está uma maravilha, mas estou planejando trocar de subwoofer, o que voces sugerem com valor de até 300 reais de 10"?

Eu também considero a possibilidade de pegar dois BONS subs de 8", e fazer caixas bem generosas para eles...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...