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MrQuality

[Renault Scenic] Hi Fi (Focal Utopia N7)

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Esse BAM da Focal é manta + material fonoabsorvente.

Ou seja, função estrutural e acústica.

 

E foi colocado só atrás do mid porque o objetivo ali era trabalhar apenas a primeira reflexão.

 

Exatamente, a Dynamat tambem tem um produto desses, acho que é DynaXorb...

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Dynamat, madisound, stinger... várias marcas tem isso.

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Mesmo porque, o que dizem é que são construídos para objetivos diferentes. A linha K2 seria mais para força/SPL, correto?

 

Sakata, gostaria que nos desse um breve relato sobre a Seladin, eu utilizei e gostei bastante, mas percebi que um soprador térmico se faz bastante necessário, assim como "esparramar" a manta e sobrepô-la para se ter uma maior rigidez.

 

Outra dúvida que tenho: Costuma utilizar algum produto dentro da caixa do sub, com relação à amortecimento e tal? Ex.: manta acrílica, etc.

 

Abraços.

 

Bruno

 

Sim, os K2 são mais para força.

Qto a instalação da Seladin, nao posso falar muita coisa, pois nao fui eu que fiz a instalação no meu carro.

Falando no resultado, acho que faz bem o papel de reforçar a lataria da porta. Não é uma Dynamat Extreme, mas cumpre bem o papel.

Nas caixas eu utilizo lã de rocha ou lã de vidro, a acrílica não costuma ser eficaz.

 

ABs

Sakata

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Ajudando a sanar a dúvida, eu já usei ambos.

O K2 é mais forte.

O Utopia mais refinado.

 

Abraços.

 

:legal:

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Silvio qual a diferenca dessa BAM da Focal pra uma manta convencional?

 

Cyro

 

É o que o Crasher disse, além do reforço estrutural, faz o trabalho de damping tb.

Ela tem 3 camadas (1 de butyl, 1 aluminio e 1 de espuma acustica).

 

Retirado do site da Focal:

 

Description

3 materials, 3 functions

 

Honeycombed damping material

Just like the acoustic foam inside a loudspeaker, the honeycombed damping material attenuates the speaker back wave and then increases the speaker performance.

 

Aluminum sheet

essential component to the sandwich effect realization. This process permits to increase the performance of the viscoelastic complex.

 

Viscoelastic complex

Self-adhesive, the butyl complex absorbs the vibrations of the surface with which it’s in contact. It highly attenuates the outside noise that gets inside the car. Less noise means more music.

 

Abs

Sakata

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Sakata, no interior da porta, pq a manta apenas atrás do mid?

 

Alves

 

Coloquei para tirar a primeira reflexao.

Fiquei com receio de colocar na porta inteira e o som ficar fechado.

 

Abs

Sakata

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Beleza Sakata;O porquer da lã rocha?

Muda muito com lã e sem lã?

Eu sempre uso, Conseguir uns 3 rolos de lã rocha de um amigo que tava fazendo um estudio e olha é muito show ....

Fiz um teste nos peitinho ,deixei um com lã e o outro sem e olha achei que muda muito é pra melhor ...fica muito mais gostoso de se ouvir ....Pode comentar se é isso mesmo Sakata ????

 

Antonio

 

Lã de rocha, por ser um material com muito mais densidade que a lã acrilica.

Muda muito sim. Sem a lã parece que tem um ovo na boca da cantora....kkkkk

No meu caso dava uma ressonancia/pico na casa dos 400hz, e com a lã melhorou bastante

 

Abs

Sakata

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No fim de semana, finalizei o acabamento das caixinhas do painel.

Coloquei as telas de competição nos tweeters.

 

img0083vl.jpg

 

Na foto fica um pouco dificil de perceber, mas esse tweeter é o novo TBe, que é o mesmo utilizado nas caixas residenciais da Focal.

 

O porta malas ainda esta em fase de construção.

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Sakata,

 

e em relação a caixa para sub, recomenda o uso de lã ?

 

Davi

 

Com certeza, altamente recomendado.

Mas tem que tomar cuidado com a quantidade de lã e tb a localização delas dentro da caixa.

 

Abs

Sakata

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Maldita Scenic.

NUNCA tinha oucido algo como esse carro.

Detalhado, focado, palco alto, largo, profundo, todos os instrumentos bem recortados.

Pra piorar, meu carro tocando na sua pior fase...

INACREDITÁVEL o que toca a scenic.

E o porta malas nem é tão ruim assim.

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Maldita Scenic.

NUNCA tinha oucido algo como esse carro.

Detalhado, focado, palco alto, largo, profundo, todos os instrumentos bem recortados.

Pra piorar, meu carro tocando na sua pior fase...

INACREDITÁVEL o que toca a scenic.

E o porta malas nem é tão ruim assim.

 

Henrique

 

Fico feliz em saber que vc gostou do sistema, deu um belo trabalho pra acertar e ainda continuo trabalhando nele, vamos ver se consigo melhorar mais um pouco...

 

Abs

Sakata :legal:

Editado por MrQuality

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Tenho muita curiosidade pra ver o Utopia N7 tocando, pra saber o que justifica o valor de 6/7 mil dólares. Enquanto Legatias e Scandinavias saem por 1500.

 

Eu tinha a mesma dúvida que você, até que o Reinaldo da Koyama me permitiu ouvir a Scenic.

No meu carro eu usava o Scandinavia e posso te dizer que nem chegou perto do Utopia n.7 bem instalado. Não é um som forte, não é um som de competição do tipo EMMA ou IASCA; mas é um som para que procura reporduzir o som de música ao vivo. Se a referencia da pessoa for CD, talvez ela não compreenda a diferença do sistema da Scenic; se a referencia for um músico tocando ou a sala São Paulo, aí sim a diferença é muito grande.

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Caro Rickfvb,

Para mim a Scenic tem apenas um defeito grave e talvez até insoluvel:

Ela me deixa triste.

 

Não por culpa dela, mas por culpa do som do meu carro. Ontem eu escutava uma música que tinha um camarada tocando gaita e quando coloquei o mesmo CD no meu carro, parecia que o instrumento era uma sanfona.

 

Espero que sua IB esteja ficando boa,

 

Um abraço.

Editado por n3n0

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Com certeza, Agenor.

Ao sair da Scenic, consegui entender o que falta para o meu carro chegar naquele nível.

Mas como conversamos ontem, não sei o quanto mais eu vou investir nisso. Hoje, eu digo, não vou investir nada.

A nitidez do palco, o posicionamento dos instrumentos, é coisa que eu jamais conseguirei no meu carro sem trocar o player, ou adicionar um processador que faça TA.

O que a Scenic me motivou (alem da conversa com a galera) é acertar meu carro, encontrar os problemas e buscar a solução, na base do trabalho.

Sakata, assim que meu carro estiver tocando melhor, apareço ai pra ouvir a Scenic de novo!

Ah, o sub em IB talvez demore mais tempo para se concretizar, não vai dar tempo de terminar tudo o que tenho pra fazer e mexer nessa nova caixa...

Abs

Henrique

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Caro Rickfvb,

Para mim a Scenic tem apenas um defeito grave e talvez até insoluvel:

Ela me deixa triste.

 

Não por culpa dela, mas por culpa do som do meu carro. Ontem eu escutava uma música que tinha um camarada tocando gaita e quando coloquei o mesmo CD no meu carro, parecia que o instrumento era uma sanfona.

 

Espero que sua IB esteja ficando boa,

 

Um abraço.

 

Agenor, essa da sanfona foi boa!!! kkkkkk..... :vts

 

Abs

Sakata

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Com certeza, Agenor.

Ao sair da Scenic, consegui entender o que falta para o meu carro chegar naquele nível.

Mas como conversamos ontem, não sei o quanto mais eu vou investir nisso. Hoje, eu digo, não vou investir nada.

A nitidez do palco, o posicionamento dos instrumentos, é coisa que eu jamais conseguirei no meu carro sem trocar o player, ou adicionar um processador que faça TA.

O que a Scenic me motivou (alem da conversa com a galera) é acertar meu carro, encontrar os problemas e buscar a solução, na base do trabalho.

Sakata, assim que meu carro estiver tocando melhor, apareço ai pra ouvir a Scenic de novo!

Ah, o sub em IB talvez demore mais tempo para se concretizar, não vai dar tempo de terminar tudo o que tenho pra fazer e mexer nessa nova caixa...

Abs

Henrique

 

Blz Henrique, fico no aguardo

 

ABs

Sakata

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Eu tinha a mesma dúvida que você, até que o Reinaldo da Koyama me permitiu ouvir a Scenic.

No meu carro eu usava o Scandinavia e posso te dizer que nem chegou perto do Utopia n.7 bem instalado. Não é um som forte, não é um som de competição do tipo EMMA ou IASCA; mas é um som para que procura reporduzir o som de música ao vivo. Se a referencia da pessoa for CD, talvez ela não compreenda a diferença do sistema da Scenic; se a referencia for um músico tocando ou a sala São Paulo, aí sim a diferença é muito grande.

Realmente a diferença entre os sets é enorme.

Agenor, não achei o seu set ruim, na minha opinião ele se encaixaria em um SQ e agradaria muitas pessoas.

No entanto não tem como compara-lo com o set da Scenic em termos de qualidade, ficou evidente duas diferentes propostas de som.

Como eu disse ao Silvio, se meu set tocar 1/3 do dele já ficarei satisfeito... Isso que ele ainda não finalizou os ajustes!

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Rapaz, com tanta gente falando bem assim, fiquei morrendo de vontade de ouvir esse som...

 

Como faço Sakata? Seria possível?

 

Estou indo para São Paulo dia 02/09 ^^ hehehehehe

 

Você não poderia comparecer no encontro que estamos organizando dia 06 (terça-feira)??

 

Gostaria MUITO de ouvir seu set e o do franco, com o full da VIfa..

 

Abraços.

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Eu tinha a mesma dúvida que você, até que o Reinaldo da Koyama me permitiu ouvir a Scenic.

No meu carro eu usava o Scandinavia e posso te dizer que nem chegou perto do Utopia n.7 bem instalado. Não é um som forte, não é um som de competição do tipo EMMA ou IASCA; mas é um som para que procura reporduzir o som de música ao vivo. Se a referencia da pessoa for CD, talvez ela não compreenda a diferença do sistema da Scenic; se a referencia for um músico tocando ou a sala São Paulo, aí sim a diferença é muito grande.

 

Boa colocação Agenor. Ainda que os falantes mais vencedores nas histórias de EMMA, IASCA, USACI tenham sido com Focal, existe essa diferença entre sistemas "de competição" e o real. Eu particularmente defendo que normalmente os juízes destes campeonatos não deveriam julgar pois a maioria tem experiência com alto-falantes, com sistemas de reprodução e não com música pura, instrumentos musicais. Para a Focal, ter ganhado as premiações em 2009 e 2010 na MIPA são até mais importantes, pois quem julgou foram 100 revistas do mundo inteiro, especializadas em instrumentos musicais e áudio profissional. Pessoas do universo da música, mais que do áudio. Vários músicos adotaram Focal, incluindo minha musa máster Sade e sua banda. A voz dessa mulher no meu 165VB me deixa em êxtase. No carro do Sakata então, ela aparece lindona bem na minha frente, cantando para mim... O.O

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Essas horas queria morar em SP, para poder ter a oportunidade de ir a encontros e escutar alguns desses sistemas citados!

 

Abraço!

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Opa Sakata, vlw pela resposta

 

estou com uma caixa no estepe do gol g5 com 18 litros. gostaria de testa-lá com lã, alguma dica ???

 

abraços

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eu uso la de acrilico, botei bastante, praticamente so ficou o espaco do sub, e digo, os graves ficaram mais planos, suaves... como se a cx fosse maior!

eu senti q ficou melhor, mais agradavel!

 

eu usei cola em spray pra colocar, ficou dahora!!! e axo q ajuda bem qnd a cx eh irregular ou c muitos cantos. tem um termo bem usado no meio de estudios musicais sobre as ondas graves em cantos com quinas, n lembro agora do nome...

 

Se usa tbm muito em colunas com midranges/fullranges.

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O problema de usar muita lã acrilica(ou qualquer outro material absorvente) é "matar" demais o som.

 

No caso de subs, perde-se controle e a capacidade de reproduzir batidas mais secas.

Em mids/fulls, a região dos médios começa a ficar apagada. Perde definição e modifica a tonal.

 

O padrão é sempre começar com nada e adicionar apenas o necessário, se necessário.

Ou então só fixar algum material apenas atrás do falante, como foi feito na Scenic, de forma apenas a trabalhar a primeira reflexão, o que sempre é benéfico.

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Sakata, poderia passar uma listinha de músicas "referência" que você usa?

 

como estarei ai com o pessoal da Servtech, creio que será possível ouvir seu carro... tendo essa lista antes dá para melhorar a memória auditiva, e tentar melhorar nos ajustes e idéias.

 

eu gosto muito dos cds da Focal (é bem variado), da IASCA 1998, Sade, Eric Clapton Unplugged, James Taylor...

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