Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MrQuality

[Renault Scenic] Hi Fi (Focal Utopia N7)

Recommended Posts

Esse BAM da Focal é manta + material fonoabsorvente.

Ou seja, função estrutural e acústica.

E foi colocado só atrás do mid porque o objetivo ali era trabalhar apenas a primeira reflexão.

Exatamente, a Dynamat tambem tem um produto desses, acho que é DynaXorb...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dynamat, madisound, stinger... várias marcas tem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo porque, o que dizem é que são construídos para objetivos diferentes. A linha K2 seria mais para força/SPL, correto?

Sakata, gostaria que nos desse um breve relato sobre a Seladin, eu utilizei e gostei bastante, mas percebi que um soprador térmico se faz bastante necessário, assim como "esparramar" a manta e sobrepô-la para se ter uma maior rigidez.

Outra dúvida que tenho: Costuma utilizar algum produto dentro da caixa do sub, com relação à amortecimento e tal? Ex.: manta acrílica, etc.

Abraços.

Bruno

Sim, os K2 são mais para força.

Qto a instalação da Seladin, nao posso falar muita coisa, pois nao fui eu que fiz a instalação no meu carro.

Falando no resultado, acho que faz bem o papel de reforçar a lataria da porta. Não é uma Dynamat Extreme, mas cumpre bem o papel.

Nas caixas eu utilizo lã de rocha ou lã de vidro, a acrílica não costuma ser eficaz.

ABs

Sakata

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudando a sanar a dúvida, eu já usei ambos.

O K2 é mais forte.

O Utopia mais refinado.

Abraços.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Silvio qual a diferenca dessa BAM da Focal pra uma manta convencional?

Cyro

É o que o Crasher disse, além do reforço estrutural, faz o trabalho de damping tb.

Ela tem 3 camadas (1 de butyl, 1 aluminio e 1 de espuma acustica).

Retirado do site da Focal:

Description

3 materials, 3 functions

Honeycombed damping material

Just like the acoustic foam inside a loudspeaker, the honeycombed damping material attenuates the speaker back wave and then increases the speaker performance.

Aluminum sheet

essential component to the sandwich effect realization. This process permits to increase the performance of the viscoelastic complex.

Viscoelastic complex

Self-adhesive, the butyl complex absorbs the vibrations of the surface with which it’s in contact. It highly attenuates the outside noise that gets inside the car. Less noise means more music.

Abs

Sakata

Compartilhar este post

Link para o post

Sakata, no interior da porta, pq a manta apenas atrás do mid?

Alves

Coloquei para tirar a primeira reflexao.

Fiquei com receio de colocar na porta inteira e o som ficar fechado.

Abs

Sakata

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Sakata;O porquer da lã rocha?

Muda muito com lã e sem lã?

Eu sempre uso, Conseguir uns 3 rolos de lã rocha de um amigo que tava fazendo um estudio e olha é muito show ....

Fiz um teste nos peitinho ,deixei um com lã e o outro sem e olha achei que muda muito é pra melhor ...fica muito mais gostoso de se ouvir ....Pode comentar se é isso mesmo Sakata ????

Antonio

Lã de rocha, por ser um material com muito mais densidade que a lã acrilica.

Muda muito sim. Sem a lã parece que tem um ovo na boca da cantora....kkkkk

No meu caso dava uma ressonancia/pico na casa dos 400hz, e com a lã melhorou bastante

Abs

Sakata

Compartilhar este post

Link para o post

No fim de semana, finalizei o acabamento das caixinhas do painel.

Coloquei as telas de competição nos tweeters.

img0083vl.jpg

Na foto fica um pouco dificil de perceber, mas esse tweeter é o novo TBe, que é o mesmo utilizado nas caixas residenciais da Focal.

O porta malas ainda esta em fase de construção.

Compartilhar este post

Link para o post

Sakata,

e em relação a caixa para sub, recomenda o uso de lã ?

Davi

Com certeza, altamente recomendado.

Mas tem que tomar cuidado com a quantidade de lã e tb a localização delas dentro da caixa.

Abs

Sakata

Compartilhar este post

Link para o post

Maldita Scenic.

NUNCA tinha oucido algo como esse carro.

Detalhado, focado, palco alto, largo, profundo, todos os instrumentos bem recortados.

Pra piorar, meu carro tocando na sua pior fase...

INACREDITÁVEL o que toca a scenic.

E o porta malas nem é tão ruim assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Maldita Scenic.

NUNCA tinha oucido algo como esse carro.

Detalhado, focado, palco alto, largo, profundo, todos os instrumentos bem recortados.

Pra piorar, meu carro tocando na sua pior fase...

INACREDITÁVEL o que toca a scenic.

E o porta malas nem é tão ruim assim.

Henrique

Fico feliz em saber que vc gostou do sistema, deu um belo trabalho pra acertar e ainda continuo trabalhando nele, vamos ver se consigo melhorar mais um pouco...

Abs

Sakata :legal:

Editado por MrQuality

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho muita curiosidade pra ver o Utopia N7 tocando, pra saber o que justifica o valor de 6/7 mil dólares. Enquanto Legatias e Scandinavias saem por 1500.

Eu tinha a mesma dúvida que você, até que o Reinaldo da Koyama me permitiu ouvir a Scenic.

No meu carro eu usava o Scandinavia e posso te dizer que nem chegou perto do Utopia n.7 bem instalado. Não é um som forte, não é um som de competição do tipo EMMA ou IASCA; mas é um som para que procura reporduzir o som de música ao vivo. Se a referencia da pessoa for CD, talvez ela não compreenda a diferença do sistema da Scenic; se a referencia for um músico tocando ou a sala São Paulo, aí sim a diferença é muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Rickfvb,

Para mim a Scenic tem apenas um defeito grave e talvez até insoluvel:

Ela me deixa triste.

Não por culpa dela, mas por culpa do som do meu carro. Ontem eu escutava uma música que tinha um camarada tocando gaita e quando coloquei o mesmo CD no meu carro, parecia que o instrumento era uma sanfona.

Espero que sua IB esteja ficando boa,

Um abraço.

Editado por n3n0

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza, Agenor.

Ao sair da Scenic, consegui entender o que falta para o meu carro chegar naquele nível.

Mas como conversamos ontem, não sei o quanto mais eu vou investir nisso. Hoje, eu digo, não vou investir nada.

A nitidez do palco, o posicionamento dos instrumentos, é coisa que eu jamais conseguirei no meu carro sem trocar o player, ou adicionar um processador que faça TA.

O que a Scenic me motivou (alem da conversa com a galera) é acertar meu carro, encontrar os problemas e buscar a solução, na base do trabalho.

Sakata, assim que meu carro estiver tocando melhor, apareço ai pra ouvir a Scenic de novo!

Ah, o sub em IB talvez demore mais tempo para se concretizar, não vai dar tempo de terminar tudo o que tenho pra fazer e mexer nessa nova caixa...

Abs

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Rickfvb,

Para mim a Scenic tem apenas um defeito grave e talvez até insoluvel:

Ela me deixa triste.

Não por culpa dela, mas por culpa do som do meu carro. Ontem eu escutava uma música que tinha um camarada tocando gaita e quando coloquei o mesmo CD no meu carro, parecia que o instrumento era uma sanfona.

Espero que sua IB esteja ficando boa,

Um abraço.

Agenor, essa da sanfona foi boa!!! kkkkkk..... :vts

Abs

Sakata

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza, Agenor.

Ao sair da Scenic, consegui entender o que falta para o meu carro chegar naquele nível.

Mas como conversamos ontem, não sei o quanto mais eu vou investir nisso. Hoje, eu digo, não vou investir nada.

A nitidez do palco, o posicionamento dos instrumentos, é coisa que eu jamais conseguirei no meu carro sem trocar o player, ou adicionar um processador que faça TA.

O que a Scenic me motivou (alem da conversa com a galera) é acertar meu carro, encontrar os problemas e buscar a solução, na base do trabalho.

Sakata, assim que meu carro estiver tocando melhor, apareço ai pra ouvir a Scenic de novo!

Ah, o sub em IB talvez demore mais tempo para se concretizar, não vai dar tempo de terminar tudo o que tenho pra fazer e mexer nessa nova caixa...

Abs

Henrique

Blz Henrique, fico no aguardo

ABs

Sakata

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha a mesma dúvida que você, até que o Reinaldo da Koyama me permitiu ouvir a Scenic.

No meu carro eu usava o Scandinavia e posso te dizer que nem chegou perto do Utopia n.7 bem instalado. Não é um som forte, não é um som de competição do tipo EMMA ou IASCA; mas é um som para que procura reporduzir o som de música ao vivo. Se a referencia da pessoa for CD, talvez ela não compreenda a diferença do sistema da Scenic; se a referencia for um músico tocando ou a sala São Paulo, aí sim a diferença é muito grande.

Realmente a diferença entre os sets é enorme.

Agenor, não achei o seu set ruim, na minha opinião ele se encaixaria em um SQ e agradaria muitas pessoas.

No entanto não tem como compara-lo com o set da Scenic em termos de qualidade, ficou evidente duas diferentes propostas de som.

Como eu disse ao Silvio, se meu set tocar 1/3 do dele já ficarei satisfeito... Isso que ele ainda não finalizou os ajustes!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, com tanta gente falando bem assim, fiquei morrendo de vontade de ouvir esse som...

Como faço Sakata? Seria possível?

Estou indo para São Paulo dia 02/09 ^^ hehehehehe