Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

arthurparo

Cálculo área de duto

Recommended Posts

Postado em

Bom o título já diz tudo.. como saber se minha área de duto está correta para minha caixa e para tamanho do alto falante ??

Pesquisando não achei uma explicação exata ..

Mas percebi que envolve os seguintes parametros

Xmax do sub

Sd ou area de cone

Sintonia da caixa

O objetivo é estabelecer uma relação entre volume da caixa e tamanho do cone com a área de duto, a fim de não exagerar no duto nem deixa-lo muito pequeno.

Pesquisando na net achei uma página que diz o mínimo de ará de duto que precisa de acordo com a sintonia da caixa e xmax!

ta ai

http://www.carstereo.com/help/Articles.cfm?id=31

eu como tenho 1 t9 minha caixa atual tem área de duto de 220cm² fazendo estes cálculos com uma frequencia de caixa de 35hz apontou ser 235 cm² o mínimo e o máximo ?? até onde posso ir? e quais as vantagens de fazer uma áre de duto maior ou menor ??

Postado em

eu como tenho 1 t9 minha caixa atual tem área de duto de 220cm² fazendo estes cálculos com uma frequencia de caixa de 35hz apontou ser 235 cm² o mínimo e o máximo ?? até onde posso ir? e quais as vantagens de fazer uma áre de duto maior ou menor ??

sua caixa está soprando ? se não ou muito pouco a ponto que quase não se nota, está bom.

uma área muito grande vai demandar um maior comprimento dependendo da sintonia que você escolher.

exemplo se seu duto tiver 250cm2 de área numa caixa com volume bruto (total) de 100Litros.

e vamos supor que tem 35cm de comprimento, se você aumenta a área de 250 pra 300cm2 e quiser

manter a sintonia igual a anterior o comprimento vai se elevar. em consequência o volume liquido pro falante

vai cair. os parâmetros de resposta da caixa vão mudar independente de estar na mesma sintonia !

está correto também em se pensar no quanto o falante desloca de Ar, também é preciso se levar em conta

um controle de cone bom, independente da potencia aplicada você consegue ter o falante mais estável

óbvio quanto mais potencia aplicada mais vai excursionar o falante.

Postado em

sua caixa está soprando ? se não ou muito pouco a ponto que quase não se nota, está bom.

uma área muito grande vai demandar um maior comprimento dependendo da sintonia que você escolher.

exemplo se seu duto tiver 250cm2 de área numa caixa com volume bruto (total) de 100Litros.

e vamos supor que tem 35cm de comprimento, se você aumenta a área de 250 pra 300cm2 e quiser

manter a sintonia igual a anterior o comprimento vai se elevar. em consequência o volume liquido pro falante

vai cair. os parâmetros de resposta da caixa vão mudar independente de estar na mesma sintonia !

está correto também em se pensar no quanto o falante desloca de Ar, também é preciso se levar em conta

um controle de cone bom, independente da potencia aplicada você consegue ter o falante mais estável

óbvio quanto mais potencia aplicada mais vai excursionar o falante.

certo.. eu não quis entrar no detalhe da minha caixa! foi só um exemplo pra saber como deve ser feito o dimensionamento da área de duto com o comprimento e a sintonia da caixa.

ex:

para um falante de 15" que a caixa vai ser feita com sintonia em 35hz

qual deve ser a área de duto de acordo com a litragem que o proprietário vai fazer que lhe dará o melhor desempenho.. como deve ser feito este cálculo?

pois acredito que deva alterar e bastante o comportamento da caixa mesmo mantendo a frequência de sintonia!

outra questão é a velocidade do ar no duto ?? até que limite podemos ir para evitar o sopro ou turbulência do ar no duto ??

apenas discussão...

Postado em

como ja cv pelo msn.. eu desconhço foruma pra um determinado duto pra uma determinada caixa pra um deterninado sub...

oq sei foi cv com engenheiros amigos meus...

eu sempre analizo casa sistema..as excurçoes...os deslocamentos de ar... se vai ser subgrave..se vai ser trio..cada sistema tem um dutos bem distinto!

Postado em (editado)

certo.. eu não quis entrar no detalhe da minha caixa! foi só um exemplo pra saber como deve ser feito o dimensionamento da área de duto com o comprimento e a sintonia da caixa.

ex:

para um falante de 15" que a caixa vai ser feita com sintonia em 35hz

qual deve ser a área de duto de acordo com a litragem que o proprietário vai fazer que lhe dará o melhor desempenho.. como deve ser feito este cálculo?

pois acredito que deva alterar e bastante o comportamento da caixa mesmo mantendo a frequência de sintonia!

outra questão é a velocidade do ar no duto ?? até que limite podemos ir para evitar o sopro ou turbulência do ar no duto ??

apenas discussão...

sim eu sei más eu perguntei hehe. quanto a soprar o duto não pode ser estreito ter uma área pequena demais, então quanto maior o x-max do falante maior seria a área de duto, e pra não perder volume líquido também a caixa inteira pois como eu disse antes em função de uma área grande a caixa também será "grande" em função da sintonia calculada. pois quanto mais baixa a sintonia mais teria que aumentar o comprimento do duto.

ou manter uma área pequena pra ter um comprimento menor, podendo ter alguns litros de vol. a mais na caixa.

falantes com x-max menor podem ser montados com dutos "menores" pois o Ar deslocado também é menor.

agora até onde podemos abaixar ou elevar a área do duto usando um sub parrudo. vai um pouco de experiencia pois nem sempre programinhas de Pc

acertam o resultado no real.

edit erro

Editado por ((thytoin.))
Postado em

Bom ... pelas várias pesquisas que fiz em fóruns gringos

eles utilizam o seguinte pensamento.

de 12-16 sq.in (polegadas quadradas) por ft^3 (por pé cúbico)

no site acima que citei o minimo calculado foi de 235cm² para meu mtx 9515

e justamente as 12" quadradas mínimas pedidas resultam em 232 cm² de área de duto

caixa que simulei foi de 3 pés cúbicos...

ao meu ver está muito coerente o raciocínio com os resultados apresentados.

agora alguém me ajuda com a velocidade do ar no duto ??

devo deixar a baixo de quantos m/s a fim de evitar o sopro ?

o que acham desse cálculo??

abraçoo

Postado em

Voce está usando algum software?

Se não, baixa o bassbox.

Velocidade do ar abaixo de 34 m/s, segundo bassbox.

sim uso bassbox

certo...

acima disso o duto sopra ?? qual a explicação ?

valeu ajuda

Postado em

Eu utilizo o winISD ! você coloca o duto cilíndrico e pôem as medidas certas da sintonia ai você clica pra ficar retangular ai ele muda as medidas pra medidas de retangular com aquela sintonia ! :legal:

Postado em

Mudei a área do duto da minha caixa de 3" pra 4" e achei que piorou (Sub roadstar RS-1220 que não tem controle de cone pra tocar em dutada), então pensei no seguinte:

Levando em conta o EBP (Efficiency Bandwidth Product) que diz que subs com resultado perto de 50 ou menos são melhores em caixas seladas e falantes com EBP em torno de 100 são melhores em caixas dutadas. Notei o seguinte:

Selenium Street Bass: EBP=71

Pioneer TS-W308D4: EBP=54

Vejam que o TS-W308 fica no limite entre selada e dutada, e no manual sugere 1 duto de 3", e o Street Bass tem forte indicação pra dutada e no manual sugere dois dutos de 3" (que equivale a uma área maior do que 1 duto de 4").

Então, não seria correto dizer que se o sub tem EBP <50 (indicado pra selada) no caso de usá-lo em dutada usar dutos com áreas menores pra dar uma controlada no cone pois o sub não dá conta sozinho. E pra subs com EBP >50 aí sim quanto mais área melhor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...