Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

6x9 respondendo PERFEITAMENTE a 20Hz!?

Recommended Posts

Galera, como alguns de vc`s já sabem, eu adoro uma boa "gambiarra"!!! :)

Pois é... Dessa vez resolvi fazer um 6x9 responder a 20Hz...

Esse 6x9 era da Pajero antiga do meu velho, ele tirou os originais e botou uns da pioneer lá... Ele tem 20w RMS 4Ohms. (Não tem nome, mas parece ter boa qualidade)

Então ótimo, eles ficaram jogados aqui até ontem quando resolvi faze-los responder aos tais 20Hz...

Mas, como saber a litragem correta para esse sub?

Simples! Não sabendo! :)

Resolvi que iria ser uma caixa de 30cm de comprimeto, por 20cm de largura e por 20cm de altura. Como é uma band-pass, no meio há uma divisão na proporção 1/3(frente) e 2/3(trazeira).

Medi a litragem agora e deu 8L na frente e 14L atraz.

Certo, então eu fiz a caixa, mto bem feita por sinal botei o 6x9 lá dentro e fechei. Só faltava o duto! Como estava com pregiça de sair para comprar cano, resolvi enrrolar uma revista VEJA e usar para testar que comprimento era ideal para o duto...

Primeiramente botei a revista inteira, que media 27,5cm... Liguei no som, e... Putzzz.. Nada de grave... Nada, nada msm!

Então cortei 5cm da revista, e liguei novamente. Ops! Já apareceu um gravezinho lá no fundo!

Cortei mais 5cm e BOMMMMMMMMMMMMM!!! Nossa! Sub-grave perfeito!!!

Começei a fazer o teste de frequencia, e para a minha supresa, lá estava a caixinha com um 6x9 respondendo a 20Hz!!! :)

Claro que não é nenhum SPL de tremer o juizo, mas nossa, tá muito gostoso de se ouvir!!! Botei a musica My Heart Will Go On da Celine Dion, e nossa! Aquela parte em que o grave desce bem muito ela responde perfeito! Fiquei até emocionado!

Alguem já imaginou que com um 6x9 fosse possivel atingir 20Hz!?

Fotinhas estão aqui, alguem posta para mim!?

Abraços e obrigado por ler minha biblia!

Fotinhas!!! (São grandes!)

d1.JPG

d2.JPG

d3.JPG

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha q ser o Abreu mesmo duto com revista veja :ol vou fazer minha caixa com o Jornal o globo..............

Compartilhar este post

Link para o post

se quizer coloco em ftp e te mando o link. tfriaa@yahoo.com.br

quando acabar o rolo de papel higienico ai,use o papelao que fica para os dutos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe.. legal cara..

mas como vc tá ligando esses falantes? "No carro" mesmo??

Compartilhar este post

Link para o post
Tinha q ser o Abreu mesmo duto com revista veja :ol vou fazer minha caixa com o Jornal o globo..............

auhhuauhahuhauhuahuahuhuahuahuahuhua

eu tenho aqui uma bazuca pro meu mid de 6 q eu fiz com aquelas abas de caixa de papelao,dai enrolei fita adesiva..deu um sonzim tb!!

ja experimentou botar um mid de 6 ou triaxial encaixado num cone de transito...toca bastante!!!

Compartilhar este post

Link para o post
se quizer coloco em ftp e te mando o link. tfriaa@yahoo.com.br

quando acabar o rolo de papel higienico ai,use o papelao que fica para os dutos. :legal:

Acabei de te mandar! Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

ahuhuahuauhahua ESSE ABREU!!!! :lol: :lol:

To esperando as fotos da arte!!!

Eu quero ver aquela da caixa de tenis que eu nao vi tb :legal:

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tio Abreu sempre inovando com produtos feitos de materiais recicláveis...

Vc poderia ajudar a Bravox a desenvolver um linha "ecologicamente correta"

:vts:vts:vts

Compartilhar este post

Link para o post
ahuhuahuauhahua ESSE ABREU!!!!  :lol:  :lol:

To esperando as fotos da arte!!!

Eu quero ver aquela da caixa de tenis que eu nao vi tb  :legal:

abraços

Caixa de cecular rapaz! Olha o respeito!!! :ol

Hehehe, aquela já tá na minha porta... Eu tinha as fotos, mas acho que a anormal da minha irmã apagou da cam digital... Depois eu tiro denovo...

HiHihihih! O capa postou! Fotossssss!!!!

Abraços!

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu vc é um genio!

Mas ta mais pra um genio maluko!

Parabéns pela invenção PROFESSOR PARDAL!!!

:ol OU :pirou: SÓ PODE!!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Duto de revista Veja, essa vc tem que patentear pra vender e começar a fazer concorrencia com a Ludovico, já pensou, duto da Playboy, da Sexy, os caras iam usar os dutos pra outras coisas... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Duto de revista Veja, essa vc tem que patentear pra vender e começar a fazer concorrencia com a Ludovico, já pensou, duto da Playboy, da Sexy, os caras iam usar os dutos pra outras coisas... :lol:

Auahuahuahuahuahuahuhaaa...

Mas é sério! O som ficou MUITO bom!!!

Agora tem esse efeito engraçado do grave LITERALMENTE SUMIR aos 40Hz!!! Normalmente as Band-Pass respondem bem até 80Hz... Heheheheee, mas até 40Hz ela tá dando xou!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

olha só que o que tá escrito na primeira foto.

"ME META.........."

hahahhahahahahahhahahahahaaa.......

Compartilhar este post

Link para o post
olha só que o que tá escrito na primeira foto.

"ME META.........."

hahahhahahahahahhahahahahaaa.......

Auahuahuahuhauhaa.. é ME MATA... ;)

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Agora tem esse efeito engraçado do grave LITERALMENTE SUMIR aos 40Hz!!! Normalmente as Band-Pass respondem bem até 80Hz... Heheheheee, mas até 40Hz ela tá dando xou!

Isso é possível (sumir com freq), pq a caixa de banda passante tem esta característica: o corte passa alta (pela câmara traseira) E o passa baixa (pela sintonia da câmara dianteira). Quanto à sentir tais freq., além da sintonia baixa, temos que levar em conta que o ambiente é grande (é um quarto, bem maior que a cabine de um carro), daí vc tem espaço pra onda formar. :legal:

Mas isso não desmerece o trabalho, pelo contrário. Agora, Abreu, já experimentou simular com outra revista? Será que com uma de Áudio de casa não melhora?? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

ahuhahuauhauhauhuhauuha.....afff....ow abreu....hauhuahua...

mano...quais os tóxicos que vc usa???qta viagem...huahuhahuahu

ow...agora diz uma coisa...como é que vc sabe que tá realmente respondendo a 20hz hein hein???tem RTA aih?? :P interessante...huauhahu...

agora pega um coco e usa como molde pra uma selada de um coaxial :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é possível (sumir com freq), pq a caixa de banda passante tem esta característica: o corte passa alta (pela câmara traseira) E o passa baixa (pela sintonia da câmara dianteira). Quanto à sentir tais freq., além da sintonia baixa, temos que levar em conta que o ambiente é grande (é um quarto, bem maior que a cabine de um carro), daí vc tem espaço pra onda formar. :legal:

Mas isso não desmerece o trabalho, pelo contrário. Agora, Abreu, já experimentou simular com outra revista? Será que com uma de Áudio de casa não melhora?? :lol:

Fala Caucius... Nas band-pass as frequencias costumam sumir a 80hz... Aqui tá morrendo em 40Hz!!! Heheheheheee... mas tá legal!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
ahuhahuauhauhauhuhauuha.....afff....ow abreu....hauhuahua...

mano...quais os tóxicos que vc usa???qta viagem...huahuhahuahu

ow...agora diz uma coisa...como é que vc sabe que tá realmente respondendo a 20hz hein hein???tem RTA aih?? :P interessante...huauhahu...

agora pega um coco e usa como molde pra uma selada de um coaxial :lol: :lol:

Heheheheee, RTA naum... Eu uso o gerados de sinal do winISD... Ai a 20hz dá para sentir aquele "tummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm" lá no fundo... Uma coisa assim que vc não consegue dizer de onde vem, mas sabe que tá ali... Entendeu!?

AUhauhauhaua, abraços!

Ah, gostei da ideia do côco!!! :) Vou botar na lista de projetos! :P

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
teu system toca 20hz?

O receiver? Toca sim... :) Ele era o HI-END da epoca rapaz! ;) Meu pai disse que custou uma fortuna!!! Minha audigy tb toca! ;)

Dei uma ajustada no duto agora e o som melhorou mais ainda! Cortei um pouco mais, ela ta descendo menos, agora ela aparece em 25hz, mas tá melhor pois tá indo até 50Hz... O grave melhorou tb, tava um pouco preso, agora tá xou!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Nas band-pass as frequencias costumam sumir a 80hz... Aqui tá morrendo em 40Hz!!!

Isso depende de como vc sintoniza ela... não é regra.. vc pode fazer a banda passante da maneira que quizer.. plana, com pico (em forma de pirâmide, com alto ganho e bem estreita)...

Coloque os T&S do falante no WinIsd e plote uma caixa com as dimensões e dutos desta... aí vc vê a curva de resposta ao ar livre.

Compartilhar este post

Link para o post
ai Abreu,se ajudar tem um teste de frequencias de grave ai...

http://www.tomasfriaca.uaivip.com.br/Server/teste.MP3

Valeuuuuu Capa... Já tenho esse testezinho aqui! ;) Mas o que tenho é mais completo.. Esse ai pula de 25Hz para 40hz, o meu vai de 10Hz a 100Hz...

Abraços!

Para o Caucius: Exato.. Mas pena que não tenho como conseguir os parametros desse 6x9... :(

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

hahauhuauhauhhuahu.....essa do coco eu pensei qndo eu tava breaco...uhauhuhuauhhua...

Compartilhar este post

Link para o post
hahauhuauhauhhuahu.....essa do coco eu pensei qndo eu tava breaco...uhauhuhuauhhua...

Heheheheheheee...

Pessoal o que esse teste mostra é que:

A caixa é uma coisa muito importante! Quanto bem feita, ela pode fazer milagres (como esse)... Então, por melhor que seja o sub, sem uma boa caixa, ele não é nada! ;)

É por isso que as vezes se supreendemos quando vemos um cara com um Bravox Premium tocando melhor do que outro que tem um JL-Audio...

Ou seja, não adiantA de nada teR um Sub HI-END e uma caixa mal construida...

Por tanto, não vamos economizar na caixa! :legal:

Abraços!

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...