Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guilherme Severo

Auxílio em caixa para subwoofer 18"

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

PRECISO DE AJUDA PARA TENTAR FAZER A CAIXA RENDER MAIS GRAVE PRA FORA.

Tenho um módulo Ricsom 3000wrms a 2 ohms e vou utilizar para tocar o woofer roadstar 18" 3000wrms. Utilizo uma bateria AGM NEWMAX 200ah. A caixa é uma bandpass 6ª ordem que está com a seguinte configuração:

Câmara Frontal: 50l líquidos, 4 dutos de 4" e 10cm de comprimento, sintonizado em +- 105hz

Câmara Traseira: 78l líquidos, 2 dutos de 4" e 16cm de comprimento, sintonizado em +- 50hz

O que acontece é que a caixa está rendendo muito pouco, não estou conseguindo aplicar mais potência no falante pelo descontrole do cone. Falo de som pra fora, pois para dentro toca muiiiiiiiito. Antes a caixa estava com os dutos na seguinte configuração:

Câmara Frontal: 4 dutos de 4" x 13cm de comprimento, sintonizado em 95hz

Câmara Traseira: 2 dutos de 4" x 26cm de comprimento, sintonizado em 42hz.

Nesta configuração estava melhor que a atual. Dentro do carro (CELTA) havia muito subgrave e grave, porém quando abria a porta malas o som perdia força... tudo dentro de casa vibrava mas nao se ouvia grave.

As configurações utilizadas no módulo não sei dizer, pois os antigos da Ricsom não possuem os números impressos nele. Mas tentei algo como highpass em 50hz e lowpass em 120hz. Também tentei valores maiores e menores para ambos os filtros, ou seja, creio que seja problema na caixa mesmo.

Por favor me ajudem. Sei que o Guto de Almeida e o Souza tem bons conhecimentos em bandpass...

Segue algumas fotos em anexo.

http://imageshack.us.../imagem1sq.png/

http://imageshack.us.../imagem1na.jpg/

http://imageshack.us.../802/1030m.jpg/

Quero rendimento de som pra fora, não me importa se a caixa ficar picuda. Não precisa ser muito flat.

O restante do set é 2 10pw3, 2 driver e 2 st spyder trio num bbuster 3600gl.

Segue os parametros (conforme fabricante)

Fs 32.2463 Hz

Qms 3.5117

Bl 17.4255 T· m

Cms 0.0854 mm/N

Cas 1.56 E-6 m 5/N

Cmes 938.9218 μF

Rat 5048 Ωa

Zmin 5.6242 Ω

η0 0.9234 %

Vas 218.2988 L

Qes 0.7609

dBspl 91.8541

Mms 285.1023 g

Mas 15.58 kg/ m 4

Lces 25.9449 mH

Rmt 92.3613 Ωm

Zmax 22.4598 Ω

L1khz 1.7385 mH

Re 4.0000 Ω

Qts 0.6254

Sd 0.1353 m 2

Rms 16.4492 Ωm

Ras 899 Ωa

Res 18.4598 Ω

Mmd 256.9447 g

Zavg 22.0803 Ω

L10khz 0.6888 mH

obrigado!!

Editado por Guilherme Severo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

3000wrms, BL 17, sens 91db.. bagaceira hein? rs

Compartilhar este post

Link para o post

creio uma caixa sintonizada em uns 45Hz ficaria bom pra ele. Quando fui no Py vi um desse, o woofer é um monstro, mas o conjunto magnético deixa a desejar um pouco...

Compartilhar este post

Link para o post

na boa.. tava dando uma olhada nesse falante..

pela cara dele não guenta 3000rms nunka!!!..

o conjunto dele é de falantes com no maximo 800 a 1000rms.

depois posta impressoes de como o falante se conporta.. se puder fazer um

comparativo com algum falante mais conhecido para se ter uma ideia..

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Acho q ele nao aquenta 3000 ,mas c der metade disso ja fica bom, he he he. Tinha topico ano passado sobre esse falante, tinha video d 2 tocando num vectra c nao me engano. Ja escutei 2 desses, ele nao e tao ruim assim gente, peca um poco musicalmente, mas pelo q custa, ta bom. Toca forte tbm. Faz ele numa caixa sintonia 50 hz. Nao aplica mais d q 1500 rms nele sinal limpo.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pelas informações... mas preciso de sugestões de caixa.

litragem a utilizar... e dutos.

junto a este woofer veio uma caixa de 80 e poucos litros, porém nao cabe no porta malas do celta e provavelmente vou ter q fazer outra... até pq esta já está muito pequena, e se fosse alterá-la, iria ficar menor ainda.

aguardo sugestões.

creio q numa caixa com sintonia em torno de 50hz fique bom... e o subsonico do taramps vai apenas até 50hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Menor ainda? 80 litros é pra falante de 15, de 18 precisa de caixa inda maior...

Compartilhar este post

Link para o post

Menor ainda? 80 litros é pra falante de 15, de 18 precisa de caixa inda maior...

o que eu disse foi que veio junto uma caixa de 80 e poucos litros, porém, pelo seu formato, nao cabe no porta malas. e caso eu venha a alterá-la, esta acabará ficando menor do que já é. por isso, terei q fazer uma caixa nova.

alguém consegue simular?

Compartilhar este post

Link para o post

dei uma beeeeela pesquisada na busca antes de abrir o tópico...

será q o taramps vai torrá-lo?

quando diz bem limitado, quanto acha q ele aceita de potência?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse falante eh uma icognita.. Tocando poucos segundos mt gente viu.. Mas num teste pesado, nunca! Cmo foi comenado, mt dificil ele suportar os 3000w!

Compartilhar este post

Link para o post

Po c ele tocar 1500 rms sem queimar ja ta otimo, com ampli d 3000/3500 rms toca bacana pq tacar 6000 nesses coitado??? Kkkkk o cara q tinha 2 desses tava ligado numa agressive e nao fazia feio.

Cara faz caixa d +_ 80 litros p falante mais 2 dutis d 4" p falante. Depois bota pvc d 20cm e c nao agradar vai cortando o pvc ate vc gostar da sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

depende. estao interelacionados volume da caixa area do duto e comprimento do mesmo.

(n0=0,92% snake 2180 é 4,80% spl n chega a 92dB... cone pesaado. parece um sub isso...)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal...

Fiz uma simulação no programa WINSD e o gráfico ficou da seguinte forma:

http://imageshack.us/photo/my-images/225/streetbass18pol.png/

Parece que ficou com o pico de ganho da caixa em uma frequência um pouco alta... certo? Mas também temos o ganho em torno dos 60hz pelo fato da caixa estar dentro do porta malas, correto?

Para que ficasse com o pico em torno dos 60~70hz teria que fazer a caixa com 140 litros. Iria ficar enorme...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal...

http://imageshack.us/photo/my-images/225/streetbass18pol.png/

Parece que ficou com o pico de ganho da caixa em uma frequência um pouco alta... certo? Mas também temos o ganho em torno dos 60hz pelo fato da caixa estar dentro do porta malas, correto?

Para que ficasse com o pico em torno dos 60~70hz teria que fazer a caixa com 140 litros. Iria ficar enorme...

nossa 140 litros p falante, nesse pico?? Ta certo isso?? vixe

Compartilhar este post

Link para o post

nossa 140 litros p falante, nesse pico?? Ta certo isso?? vixe

veja bem, no gráfico que coloquei em anexo, a caixa estava com 70 litros...

para fazer com que o pico da caixa fique em 60~70hz, precisa ser beeeem maior... calculei com a sintonia em 50hz, talvez baixando essa frequencia se consiga o pico em frequencias menores também, sacrificando um pouco o spl.

Compartilhar este post

Link para o post

deu uma olhada no gráfico SPL p ver a resposta?

Sim, conforme havia postado já:

Postou 25 julho 2011 - 14:16

Bom dia pessoal...

http://imageshack.us...tbass18pol.png/

Compartilhar este post

Link para o post

eu não arriscaria tocar frequências abaixo de 50hz com esse falante.

faria no chutômetro uma caixa com uns 95~100Lt sintonizada em 60hz. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

to querendo coloca 2 desse em minha saveiro i um modulo sd5000 só pra eles !! ok achao ?

Editado por saveiropancadao

Compartilhar este post

Link para o post

to querendo coloca 2 desse em minha saveiro i um modulo sd5000 só pra eles !! ok achao ?

c tocar dobro da impedancia até vai, senão os coitado vão pro saco, pode crer!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

"achão" seria o que? Um fera no pique-esconde? Que sempre encontra todo mundo?

Acham é o correto!

E eu te recomendaria uma lida nos comentários acima sobre o falante!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode colocar o SD5000. Tem um participante do fórum que tinha dois woofers deste (porém de 15") que conhece um sistema como o que tu quer montar (woofer roadstar + SD5000).E disse que toca bem. Quanto vai pagar nos woofers?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...