Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
307z

Musicalidade de um subwoofer quanto a bobina/impendancia

Recommended Posts

Depois de muita luta e com ajuda desse link da bravox (http://www.bravox.com.br/textostecnicos_bobinadupla.asp) conseguí entender como funciona o esquema das bobinas! ;)

Agora uma dúvida que eu tenho.. Quanto a musicalidade, qual toca melhor, sub de bobina simples, dupla, 2 ou 4ohms? São diferenças perceptíveis? Uma faixa de impedancia/bobina foca mais sub graves, médios e etc?

PLus: Amps que dizem fazer bridge em 4ohms, fazem tambem em 2 ou 8ohms? (exemplo do bbuster 3600gl).

Obrigado pela força!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso não tem nada a ver com a musicalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

olha pro dia a dia vc nao vai ver diferença ! porem eu tambem ja tive essa duvida , e fiz os testes , e realmente existe sim uma diferença entre eles , mais e tao pequena que pode ser disconsiderda ! :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

ALguns parametros alteram se dor Bobina simples ou Dupla, mas pelo que eu já acompanho sobre som, os fabricantes fazem bobina dupla ou simples para você casar com o seu projeto!

Módulos Mono, enviam maior potencia com menor valor da impedancia! Maldita lei de Ohm!

Mas quando você coloca seu Sub para ligar em um módulo que vc utilizará em Bridge, normalmente eles casam com no mínimo 4ohm!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

agora todo amp que faz bridge em 4ohms, faz tambem em 8 ou isso varia de fabricante?

Compartilhar este post

Link para o post

depende do fabricante, alguns modelos de algumas marcas nacionais, como banda, sd e taramps fazem bridge a 2 ohms, outros 4.

xing ling e a grande maioria de nacionais e importados tbm, tem bridge a 4 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Ler alguns topicos te ajudaria = )

:+1

Normalmente, você pode colocar maior impedancia do que o ampli fala, por exemplo colocar 8Ohm em uma Bridge de 4Ohm, o que não se pode fazer é colocar menor impedancia, ex 2Ohm na mesma bridge de 4ohm!

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de muita luta e com ajuda desse link da bravox (http://www.bravox.com.br/textostecnicos_bobinadupla.asp) conseguí entender como funciona o esquema das bobinas! ;)

Agora uma dúvida que eu tenho.. Quanto a musicalidade, qual toca melhor, sub de bobina simples, dupla, 2 ou 4ohms? São diferenças perceptíveis? Uma faixa de impedancia/bobina foca mais sub graves, médios e etc?

PLus: Amps que dizem fazer bridge em 4ohms, fazem tambem em 2 ou 8ohms? (exemplo do bbuster 3600gl).

Obrigado pela força!

Pelo que sei o principal objetivo da Bobina dupla é trocar de indepedância de acordo o amp.

Eu particularmente acho que tem uma pequena diferença de bobina simples para dupla.. mais vai saber..

Vlw.. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentando a impedância na bridge, por exemplo bridge em 4ohms e ligando um alto-falante de 8ohms, o amplificador vai enviar metade da potência com o dobro de fator damping, dando a sensação que o som estará tocando mais macio!

Outra coisa que muda nos parâmetros de um alto-falante de bobina dupla é a BL (força do conjunto magnético), quanto maior o valor, mais forte vai ser o conjunto magnético e com isso ele vai segurar mais o cone!

Bom isso pode trazer vantagem e desvantagem!

Mas isso tudo na minha opinião afeta a musicalidade de um alto-falante!

Se eu falei besteiras Dondocas, me perdoem!

:unsure:

Edit: Tópico interessante! :legal:

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentando a impedância na bridge, por exemplo bridge em 4ohms e ligando um alto-falante de 8ohms, o amplificador vai enviar metade da potência com o dobro de fator damping, dando a sensação que o som estará tocando mais macio!

Outra coisa que muda nos parâmetros de um alto-falante de bobina dupla é a BL (força do conjunto magnético), quanto maior o valor, mais forte vai ser o conjunto magnético e com isso ele vai segurar mais o cone!

Bom isso pode trazer vantagem e desvantagem!

Mas isso tudo na minha opinião afeta a musicalidade de um alto-falante!

Se eu falei besteiras Dondocas, me perdoem!

:unsure:

Edit: Tópico interessante! :legal:

ótima explicação... obrigado! Agora entendo pq costumam comprar amplificadores com potência "de sobra" para alguns subwoofers

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...