Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Acronaudio

Upgrade em modulos amplificadores automotivos

Recommended Posts

Amplificação por espelho de corrente?

Current Mirror é um ACESSÓRIO ao par diferencial.

ism-fig10.gif

Nem todo LTP usa espelho de corrente, e por isto muitas vezes é preciso dar um "tapinha" nos resistores ao redor dos transístores que formam o par diferencial por conta da diferença de ganho. Creio que é isto que você faça, certo? Casa com maior precisão o par, e dá um acerto fino pra aumentar a linearidade.

Olá, eu retiro todos os transistores e encontro pares casados mais precisos, na verdade se encontra no máximo 4 pares, quando o modulo de 4 canais usa 8. Então eu colo outro que pego de fornecedores. Não se faz casamento apenas de resistores. Caso também a saída, excitadores (calcula-se o ganho para 'dançar' junto com os diferenciais e geradores de tensão e corrente). Isto é a mudança que mais influi na dinamica e na musicalidade do amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa tudo bem brother, eu tenho um Hurricane HA-4000 1100RMS, teria como fazer essas modificações nesse ampli ?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa tudo bem brother, eu tenho um Hurricane HA-4000 1100RMS, teria como fazer essas modificações nesse ampli ?

Com certeza, fica perfeito, aguardo seu retorno.

Compartilhar este post

Link para o post

Acronaudio no caso dos BB1600 você substitui os AOps 4558 por equivalentes ou somente torna o amp mais equilibrado ? (simétrico e o mais idêntico possível nos valores de Hfe, resistores, capacitores com baixa ESR, aops e transistores mais rápidos, etc..)

edit. completando.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Acronaudio no caso dos BB1600 você substitui os AOps 4558 por equivalentes ou somente torna o amp mais equilibrado ? (simétrico e o mais idêntico possível nos valores de Hfe, resistores, capacitores com baixa ESR, aops e transistores mais rápidos, etc..)

edit. completando.

Sim, é possível ser trocado este operacional por um de melhor qualidade, claro, tudo se soma, mas eu particularmente não vejo este o prioritário, vejo mais vantagem então em o cliente trocar o cd player por um eclipse, alpine top, etc, pois de nada adianta um bom opamp e um player de péssima qualidade, pois é dele que vem o som, concorda? (que tem maior impacto na pre amplificação do sinal do que os operacional do crossover em si). Mas pode ser trocado a pedido do cliente, caso queira somar maior refinamento, mas não vejo grande vantagem relativa a outras melhorias, tanto que tem muitos opamps piores que o 4558 e estão por aí.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os que fiz ficaram fantásticos, musicalidade, dinamica e qualidade analítica na reprodução melhoram 200 por cento. Amplificadores que usam componentes smd no circuito tornam inviavel as mudanças, é bom lembrar.

Eu fiz um aqui e melhorou 197,8976887 % a mais.. Garantido, foi medido pelo ouvido da vizinha e ela garantiu que tava tocando quase 2 vezes a mais que antes, sendo assim garanto a probabiliade de estar tocando 1,97 vezes melhor que antes dos ups..

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz um aqui e melhorou 197,8976887 % a mais.. Garantido, foi medido pelo ouvido da vizinha e ela garantiu que tava tocando quase 2 vezes a mais que antes, sendo assim garanto a probabiliade de estar tocando 1,97 vezes melhor que antes dos ups..

Isso que foi feito sem medição em laboratório, eu faço com instrumentos próprios para audio, medidor dinamico de hfe, corrente de base, medidor preciso de resistencias, medidor de esr, osciloscopio, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Dweme.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é possível ser trocado este operacional por um de melhor qualidade, claro, tudo se soma, mas eu particularmente não vejo muita vantagem neste quesito, vejo mais vantagem então em o cliente trocar o cd player por um eclipse, alpine top, etc, que tem maior impacto na pre amplificação do sinal do que o operacional do crossover em si. Mas pode ser trocado a pedido do cliente, caso queira somar maior refinamento, mas não vejo grande vantagem relativa a outras melhorias.

minha dúvida mesmo era no quesito qualidade desses aops, sempre fui um pé atrás com eles. más tb nunca vi ninguém reclamar deles kk :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

minha dúvida mesmo era no quesito qualidade desses aops, sempre fui um pé atrás com eles. más tb nunca vi ninguém reclamar deles kk :legal:

Sem dúvida, eles tem importancia sim, mas tem fatores que influenciam bem mais...

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Amiguinho suas idéias são ótimas, mas impraticáveis. Tenho outras:

1) casar trocando pares diferencias em hfe e vbe - melhor dht e permite reduzir a realimentação, igual a som mais natural, dimamico, limpo.

2) resistores em paralelo na saída (ex 3 de 1 ohms) reduz a indutancia resistiva, e em outras partes críticas pré e power.

3) excitadores mais rapidos e ao mesmo tempo robustos (alguns motorola, on). Graves mais encorpados, médios mais abertos, agúdos mais precisos

4) otimização de resistores, envolve o estudo do circuito, engenharia, visa melhora a simetria, o corpo harmónico.

5) melhores capacitores onde necessário

6) bancada da fonte melhor,

com capacitores de qualidade, com artifícios no circuíto para maior velocidade de carga/descarga.

7) correção de defeitos, ex: (-) ligados juntos nos bornes, deve-se ligar individual na fonte.

8) transistores de saída e excitadores com hfe mais próximo (estudados o ganho junto aos antecessores) tornando o circuíto altamente simétrico, mais veloz.

9) engrossar e encorpar as trilhas de alimentação da saída, correção da simetria, visa aumentar f.a e reduz a coloração (som metálico)

10) melhorias no crossover, melhora dinamica, ruído, amplitude de frequências

11) engrossamento das trilhas 'terra' - torma os canais mais individuais e seu efeito é semelhante ao que você citou de 'fonte individual'.

12) mais 31 mudanças ao gosto e bolso do cliente...

todas sao praticaveis..ja fiz isso muitas vezes

Compartilhar este post

Link para o post

Tem disposição para mandar um modelo de amp modificado para audição?

Aqui no ES, nos temos alguns amplificadores legais para a comparação! Alias, vai rolar um grande teste de amps daqui poucas semanas... Se for bom o quanto voce fala, voce vai ter muitos clientes...

Se tiver disposição, vc me fala, agente negocia o frete e o mais rapido possivel agente manda o amp devolta para voce...

Abraço

Acronaudio, eu creio que seu trabalho realmente dê resultado, vc não tem porque mentir e nem se negar a participar dessa ótima oportunidade apresentada pelo Vinicius, de "provar" os resultados. Um teste assim, valeria mais do que mil palavras.

Além do mais, ganharia credibilidade para trabalhar através dos classificados, ao inves de anúncios por todo fórum.

Tenho certeza que muita gente aguarda um teste do tipo.

abraços! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que pegar um amp bem fulerinho...e transformar num hi fi seja IMPOSSIVEL>..pq se fosse facil assim todas as marcas teriam amps hi fi!...da pra melhorar o audio e MUITO...mas deixar hi fi nao da nao

ate pq hi fi nao existe..é uma procra pela qualidade..existe som de qualidade...uns mais outros menos feis(curintha mano)

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Acronaudio, eu creio que seu trabalho realmente dê resultado, vc não tem porque mentir e nem se negar a participar dessa ótima oportunidade apresentada pelo Vinicius, de "provar" os resultados. Um teste assim, valeria mais do que mil palavras.

Além do mais, ganharia credibilidade para trabalhar através dos classificados, ao inves de anúncios por todo fórum.

Tenho certeza que muita gente aguarda um teste do tipo.

abraços! :legal:

Claro que sim, como eu procedo? Ninguem nos instrui, nem entra em contato, eu não sou o Mr. M., rsrsrsrs.... nem tenho bola de cristal, rs, rs.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que pegar um amp bem fulerinho...e transformar num hi fi seja IMPOSSIVEL>..pq se fosse facil assim todas as marcas teriam amps hi fi!...da pra melhorar o audio e MUITO...mas deixar hi fi nao da nao

ate pq hi fi nao existe..é uma procra pela qualidade..existe som de qualidade...uns mais outros menos feis(curintha mano)

Prezado henrique, é possível sim, os fabricantes não fazem devido ao trabalho de selecionar transistores casados, então eles compram um lote e colocam no ampli, funcionou, deu som, vendeu..., beleza!!!! Em audio é preciso arte, em selecionar componentes mais casados e refinados, e isto tem custo operacional, de tempo (e tempo é dinheiro rsrsrs!!!), enfim, como é possível um fabricante vender um amplificador a 200 pilas com tudo isso? Não tem como, por isso se torna caro, até um outro colega comentou sobre isso aqui, dê uma olhada lá atrás, mas é possível sim, eliminar distorsões, aumentar a dinâmica, enfim, um monte de coisas são possíveis, é só usar a inteligência e o conhecimento pra isso, valeu!!!

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Possível é... tira tudo de dentro, e usa a carcaça... :vts

Não é isto, se aproveita sim o circuito do amplificador, e não é o circuito o responsável pela qualidade de som, e sim os componentes escolhidos adequadamente, e algumas mudanças, mas nada que faça você tirar 'tudo' e usar somente a carcaça. A qualidade de reprodução depende dos componentes, circuitos antigos, super simples, ainda hoje destilam um som muito limpo e musical, que bate em muitos equipamentos e circuitos modernos, então isto significa que a qualidade dos componentes é o diferencial. Ou qualquer fabricante ficaria rico, bastaria copiar um circuito de um jl audio, ou de um accuphase e sair por aí clonando, e vendendo por um absurdo... espero que tenha entendido...

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

He he, eu entendi tira tudo e usa cachaça, pois no seu nick tem a foto de um copo de marafa, rs,rsrssrrs (brincadeira). Veja só, não precisa tirar tudo, os mesmos transistores de saída toshiba usados em clarion, audiophonic são usados no bbuster 1600gl por exemplo, então tem um monte de bons componentes, basta fazer um bom casamento, algumas mudanças que proponho e que nosso colega lá atrás comentou, enfim, não precisa jogar tudo fora, eu vejo que vc está com o fator psicologico de marca e grife impregnado no seu subconsciente, como a maioria das pessoas, até concordo, claro, quem não gostaria de ter no carro um mcintosh, um audison, pra fazer moral, até eu, mas prefiro guardar meu dinheirinho pra outras coisas (mulher cachaça, cerveja e viola rsrsrsrs...).

o Krebi saca muito de amplificadores e eletronica em geral, ele tá careca de saber que tem essa possibilidade sim ! afinal amplificador é mesmo circuito aqui e lá no japão, concordo com sua teoria com um tratamento mais "delicado" com componentes, fabricantes não fazem por ser inviável e é preciso vender ou seja montou funcionou UM ABRAÇO kkk

pode não atingir o nível de alguns amps renomados quase feitos "99%" a mão kk porem acredito que tenha melhora boa sim.]

se você quiser provar é fácil prepara um ampli, do tipo BB1600 mesmo, envia ao Krebi ou pro Vinícios, eles testam o amp com

outros bons equipamentos agregados ao sitema (cabos RCA, HU, transdutores etc) :legal:

é só mandar MP pra eles.

se aprovarem seu trampo, você pode entrar em contato com a administração do Fórum e ver uma possibilidade de um anuncio pra você.

Compartilhar este post

Link para o post

o Krebi saca muito de amplificadores e eletronica em geral, ele tá careca de saber que tem essa possibilidade sim ! afinal amplificador é mesmo circuito aqui e lá no japão, concordo com sua teoria com um tratamento mais "delicado" com componentes, fabricantes não fazem por ser inviável e é preciso vender ou seja montou funcionou UM ABRAÇO kkk

pode não atingir o nível de alguns amps renomados quase feitos "99%" a mão kk porem acredito que tenha melhora boa sim.]

se você quiser provar é fácil prepara um ampli, do tipo BB1600 mesmo, envia ao Krebi ou pro Vinícios, eles testam o amp com

outros bons equipamentos agregados ao sitema (cabos RCA, HU, transdutores etc) :legal:

é só mandar MP pra eles.

se aprovarem seu trampo, você pode entrar em contato com a administração do Fórum e ver uma possibilidade de um anuncio pra você.

Eu acho que vou fazer isso sim, vou virar famoso...

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que vou fazer isso sim, vou virar famoso, mas é perigoso os fabricantes jl audio e audison me contratarem e eu não quero sair do Brasil. hi hi hi...

pensa aí, se não num adianta ficar falando 1.000.0000 de vezes o mesmo refinamento etc... kkkkk

encare como uma critica construtiva :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

não fazia idéia de que era possivel melhorar significativamente a qualidade de um amp substitituindo apenas alguns compontes, agora fiquei curioso com esssa possibilidade. tentei intender como funciona a alteração mas fiquei perdido pra caramba, pois apesar de ser fã não intendo quase nada de eletrônica. quando eu pegar meu 1600gl talvez eu vá ai pra fazer as modificações já que Corbélia fica quase aqui do lado, então sai bem mais em conta que pagar frete.

Compartilhar este post

Link para o post

Acronaudio, a idéia é boa e pode te render uma grana legal!

te dou 2 conselhos:

1º faça todos os trabalhos, como se fosse pra você mesmo. não economize "capricho"!

2º jamais assuma algo que não possa cumprir, não to falando de capacidade tecnica, pois isso você já mostrou que tem. a questão é assumir um trabalho e entregar no prazo, na teoria é simples mas na prática com muita demanda não é bem assim que funciona.

boa sorte! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

não fazia idéia de que era possivel melhorar significativamente a qualidade de um amp substitituindo apenas alguns compontes, agora fiquei curioso com esssa possibilidade. tentei intender como funciona a alteração mas fiquei perdido pra caramba, pois apesar de ser fã não intendo quase nada de eletrônica. quando eu pegar meu 1600gl talvez eu vá ai pra fazer as modificações já que Corbélia fica quase aqui do lado, então sai bem mais em conta que pagar frete.

Nossa, que beleza, você é meu conterraneo, nasci em Cascavel. Sim, fica super facil. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

He he, eu entendi tira tudo e usa cachaça, pois no seu nick tem a foto de um copo de marafa, rs,rsrssrrs (brincadeira). Veja só, não precisa tirar tudo, os mesmos transistores de saída toshiba usados em clarion, audiophonic são usados no bbuster 1600gl por exemplo, então tem um monte de bons componentes, basta fazer um bom casamento, algumas mudanças que proponho e que nosso colega lá atrás comentou, enfim, não precisa jogar tudo fora, eu vejo que vc está com o fator psicologico de marca e grife impregnado no seu subconsciente, como a maioria das pessoas, até concordo, claro, quem não gostaria de ter no carro um mcintosh, um audison, pra fazer moral, até eu, mas prefiro guardar meu dinheirinho pra outras coisas (mulher cachaça, cerveja e viola rsrsrsrs...).

Assim como você, eu sei onde e como um amp pode chegar...

MAS, já diz o poeta: "pau que nasce torto mija fora da bacia". Não adianta querer transformar um amplificador boqueta em ultra high-end, pq o custo é maior, e o resultado inferior, a um amplificador partindo do zero. Ao invés de usar LTP com fonte de corrente (ou nem isto, na maioria dos amps baratos), dá pra usar espelho de corrente, entre outras topologias que não são usadas em amplificadores baratos porquê aumentam o custo operacional da fabricação. Ao invés de casas 2 transístores por canal, nego vai ter que casar 4, ou mais.

A própria placa, o layout... tudo afeta a sonoridade.

Mais vale uma linda mulher usando C&A, que uma mulher marromenos usando Versace. Um bom projeto com componentes medianos pode facilmente tocar mais que um projeto mediano com excelentes componentes.

Pra quem não pode gastar os tubos num amp top, modificar um amp mediano é uma excelente pedida. Eu mesmo já fiz muito isto, e já acompanhei muito serviço assim. Só que tem um limite. Fazer um amplificador "high End" em cima de um amplificador marromenos é um custo que começa a não valer a pena. Vale mais descartar tudo, ou uma parte, do que ficar remendando uma topologia fraca com componentes caros.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu so queria ouvir um original e um modificado... rs

Eu acho que o termo Hi Fi ou Hi End para esses amps, é um pouco forçado, quem sabe um SQ !

Abraco!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...