Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Acronaudio

Upgrade em modulos amplificadores automotivos

Recommended Posts

TENHO que acompanhar isto. :legal:

TIVE UMA IDÉIA!! Que tal um review entre o que enviarei ao KLB e um Audiophonic 800.4!? Seria o maximo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum entendi ! É que estou pensando em montar um SQ básico ! No Bbuster 3000GL, melhorando a qualidade do áudio, detalhamentos das frequências, e melhorando subgrave digo: 20hz a uns 63hz, quanto fica $$ ?

Graves sensacionais (muito rapidos), olha valores entre em contato via MP ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acronaudio meu velho , tudo bem com voce ?

 

Me tire uma dúvida por favor....

 

sempre gostei de usar amps com a impedância no dobro da mínima nominal , sempre buscando deixar a fonte trabalhar com folga e para os graves obter maior amortecimento.

 

É bobagem agir assim ou tenho de fato mesmo algum ganho em algum sentido ?

 

Grande abraço :legal:

 

PS: Vê se não some muito tempo :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acronaudio meu velho , tudo bem com voce ?

 

Me tire uma dúvida por favor....

 

sempre gostei de usar amps com a impedância no dobro da mínima nominal , sempre buscando deixar a fonte trabalhar com folga e para os graves obter maior amortecimento.

 

É bobagem agir assim ou tenho de fato mesmo algum ganho em algum sentido ?

 

Grande abraço :legal:

 

PS: Vê se não some muito tempo :legal:

 

 

 

 

:+1

 

estou prestes a fazer isso,mas nao por opçao

 

 

ahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acronaudio meu velho , tudo bem com voce ?

 

Me tire uma dúvida por favor....

 

sempre gostei de usar amps com a impedância no dobro da mínima nominal , sempre buscando deixar a fonte trabalhar com folga e para os graves obter maior amortecimento.

 

É bobagem agir assim ou tenho de fato mesmo algum ganho em algum sentido ?

 

Grande abraço :legal:

 

PS: Vê se não some muito tempo :legal:

 

Tambem sempre fiz isso !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acronaudio meu velho , tudo bem com voce ?

 

Me tire uma dúvida por favor....

 

sempre gostei de usar amps com a impedância no dobro da mínima nominal , sempre buscando deixar a fonte trabalhar com folga e para os graves obter maior amortecimento.

 

É bobagem agir assim ou tenho de fato mesmo algum ganho em algum sentido ?

 

Grande abraço :legal:

 

PS: Vê se não some muito tempo :legal:

Rick, fazendo isto você aumenta mesmo o damping (graves mais controlados), mas a propria resistencia em excesso da bobina do falante leva a algumas desvantagens, como indutancia ou perdas momentaneas de damping, ou seja, de controle ( quando ela sai um pouco fora do gap, num grave mais forte, ela vai agir como um fio com muita resistencia, logo diminui momentaneamente o F.A., acentuando o efeito bummy em falantes inadequados). Outro detalhe: aumentando a impedancia de trabalho, como vc relata, perde potência, e você estara também aumentando a realimentação negativa na saída e na entrada do circuito, levando a um som mais velado, graves mais lentos, menor micro dinamica, granulação, etc. Mas realmente aumenta o damping (cuidando para a bobina do falante não sair muito fora do gap), em volume moderado.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o amplificador trabalha no dobro da impedância há também uma melhor resposta de frequência nos agudos, por exemplo se um amp responde flat até 17kHz em 2 ohms, ele poderia responder até 20kHz em 4 ohms (suposição), é verdade ou estou enganado?

 

Outra vantagem seria que com o amplificador trabalhando no dobro da impedância haverá a mesma capacitância para menos potência e a resposta nos subgraves tenderiam a ser melhores, não é mesmo?

 

 

Acron, me tire essas dúvidas, por favor.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem sempre fiz isso !

É como eu expliquei pro Rick, colocar alto falantes de impedancia elevada, ou arranjos de alta impedancia, eleva o fator de amortecimento (damping), mas veja que uma bobina de falante com impedancia alta tem maior resistencia ao longo do enrolamento, logo quando este ou parte deste enrolamento sai fora do campo magnético, ele vai agir como um fio com muita resistencia (note que até o cabo que vai para o alto falante influi no fator de amortecimento), causando distorsão. Quem sabe isso é elimindado com um alto falante mais adequado. Tem tambem, como expliquei, a desvantagem está também no aumento da realimentação negativa no circuito (aumentando a impedancia 'sobra' mais 'sinal' para a realimentação) e todos sabemos que em audio (hi fi) isso é 'negativo' he he...

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o amplificador trabalha no dobro da impedância há também uma melhor resposta de frequência nos agudos, por exemplo se um amp responde flat até 17kHz em 2 ohms, ele poderia responder até 20kHz em 4 ohms (suposição), é verdade ou estou enganado?

 

Outra vantagem seria que com o amplificador trabalhando no dobro da impedância haverá a mesma capacitância para menos potência e a resposta nos subgraves tenderiam a ser melhores, não é mesmo?

 

 

Acron, me tire essas dúvidas, por favor.

É, na verdade tem vantagens e desvantagens. Ex: maior indutancia nos arranjos (a não ser que você use falantes celestion da vida), maior realimentação negativa daria maior resp. freq., mas baixa fidelidade. Veja a resposta que fiz ao rick. Pra ter só vantagem tem que mudar o amplificador, diminuindo a realimentação negativa por calculos, e usar falantes certos, de menor compliancia.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, na verdade tem vantagens e desvantagens. Ex: maior indutancia nos arranjos (a não ser que você use falantes celestion da vida), maior realimentação negativa daria maior resp. freq., mas baixa fidelidade. Veja a resposta que fiz ao rick. Pra ter só vantagem tem que mudar o amp e usar falantes certos.

 

Essa parte que você respondeu ao Rick eu entendi, só queria saber se o que eu pensava era realmente verdade, pois eu já li algo parecido e não tinha a certeza se realmente funcionava assim. Mas valeu. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TIVE UMA IDÉIA!! Que tal um review entre o que enviarei ao KLB e um Audiophonic 800.4!? Seria o maximo!

 

Bom, eu não posso me comprometer a isto. Não tenho nenhum 800.4 por perto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa parte que você respondeu ao Rick eu entendi, só queria saber se o que eu pensava era realmente verdade, pois eu já li algo parecido e não tinha a certeza se realmente funcionava assim. Mas valeu. :legal:

Sim, te respondi, mas completando, o aumento nas respostas altas (20khz) é por causa da maior realimentação negativa, causada pelo aumento da impedância de saída, mas cuidado, falantes COMUNS de elevada impedancia tem maior indutancia, devido ao enrolamento ser maior, o que faz dar perdas nas altas frequencias, e aí, cadê os medios e agudos? Quanto ao que vc falou sobre a reserva na fonte, isso é verdade, ela trabalha com mais folga e simula maior capacitancia ok.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não posso me comprometer a isto. Não tenho nenhum 800.4 por perto.

Então colega, estou até hoje aguardando sua MP com o endereço pra envio, como ja falei antes, ... Aguardo.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Acronaudio, muito obrigado por sua paciência e por suas respostas .

 

Ajudaram muito mesmo , pois sempre via somente o lado positivo da coisa e ignorava as desvantagens.

 

Grande abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em questão de indutância, um falante de 8 ohms poderá ter indutância menor que um de 4 ohms. A corrente é menor, logo, o fio é mais fino. Você tem quantidades de fio parecidas, mas a bobina de 8 ohms será menor em dimensões, logo, indutância igual ou menor. Raramente será maior.

 

Além disto, você trabalha com a fonte folgada, menor corrente drenada pelo falante... vantagens são muitas. Eu não vejo nenhuma desvantagem, exceto a perda de potência.

 

Ainda existe uma grande vantagem: A diferença entre impedância da carga (falante) e impedância da saída (ou seja, resistência entre a fonte de energia e a saída) é maior ao se usar falante de alta impedância, o que melhora sensivelmente o Q do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí Acron, Obrigado pela resposta do Roadstar 5.1 . Ele é realmente uma maquina sensacional, pelo menos eu gosto.

 

Estou esperando o desenrolar disso tudo, e dai quem sabe ele(RS 5.1) vai dar uma volta pelo Paraná e volta turbinado!

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em questão de indutância, um falante de 8 ohms poderá ter indutância menor que um de 4 ohms. A corrente é menor, logo, o fio é mais fino. Você tem quantidades de fio parecidas, mas a bobina de 8 ohms será menor em dimensões, logo, indutância igual ou menor. Raramente será maior.

 

Além disto, você trabalha com a fonte folgada, menor corrente drenada pelo falante... vantagens são muitas. Eu não vejo nenhuma desvantagem, exceto a perda de potência.

 

Ainda existe uma grande vantagem: A diferença entre impedância da carga (falante) e impedância da saída (ou seja, resistência entre a fonte de energia e a saída) é maior ao se usar falante de alta impedância, o que melhora sensivelmente o Q do falante.

Pois eu já trabalhei (quando era piazão a uns 10 anos), recondicionando woofers e subwoofers, numa autorizada, e alto falantes de 8 ohms tinham um enrolamento maior e mais amplo que um de 4 ohms (da mesma marca e potência), então isto significa que os de 8 ohms tem maior indutância (bobina com maior enrolamento = maior indutância) , pois geralmente para dobrar a impedância, o enrolamento PODE SER MAIOR, e não necessariamente TER a fiação mais FINA e enrolamento mais CURTO, salvo alguns alto falantes diferentes e projetados com mais cuidado. Como já disse antes, impedância mais alta na saída aumenta a realimentação negativa interna no amplificador, e, em se tratando de alta fidelidade, amplificadores mais tops, o feedback acima do projetado 'suja' o som. Claro, em amplificadores mais inferiores a única desvantagem é mesmo a perda de potência, já que o próprio projeto não pede alta fidelidade, mas em se tratando de powers mais renomados é bom usar a impedância recomendada pelo fabricante. Claro, o uso de alto falantes de maior impedância traz vantagens, para o F.A, para a macrodinâmica, musicalidade, etc, mas em audio hi-fi precisamos sempre de muita exatidão, para não ganhar de um lado e perder de outro.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí Acron, Obrigado pela resposta do Roadstar 5.1 . Ele é realmente uma maquina sensacional, pelo menos eu gosto.

 

Estou esperando o desenrolar disso tudo, e dai quem sabe ele(RS 5.1) vai dar uma volta pelo Paraná e volta turbinado!

 

Abraço!

Tudo bem gaúcho, estamos aguardando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acron, mas bobina de reposição não é parâmetro, pois os caras fabricam trocentos tipos, não dá pra ter 20 variedades de fios.

 

Pra matar a dúvida, olhe o Qts de um falante de 8 ohms em comparação com a mesma versão de 4 ohms. Bons falantes exibem mínimas variações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acron, mas bobina de reposição não é parâmetro, pois os caras fabricam trocentos tipos, não dá pra ter 20 variedades de fios.

 

Pra matar a dúvida, olhe o Qts de um falante de 8 ohms em comparação com a mesma versão de 4 ohms. Bons falantes exibem mínimas variações.

Kleber, os que eu desmontava eram originais, da Selenium, era uma oficina autorizada onde eu trabalhava aos 16 anos de idade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, você trabalhava de som desde dos 16 anos ? Também quero :rolleyes: aushas ! To chegando lá !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber, os que eu desmontava eram originais, da Selenium, era uma oficina autorizada onde eu trabalhava aos 16 anos de idade.

 

Em que ano? As linhas melhores da Selenium são bem criteriosas! Uma bobina com o dobro da indutância praticamente desconfigura todo o projeto daquela linha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, você trabalhava de som desde dos 16 anos ? Também quero :rolleyes: aushas ! To chegando lá !

Quem me ensinou sobre audio foi meu avô, seu Zé Aleixo, e eu trabalho profissionalmente a 12 anos, desde os 16, pausei aos 19 para servir o Exercito e retornei aos 21, mas mais por hobie.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em que ano? As linhas melhores da Selenium são bem criteriosas! Uma bobina com o dobro da indutância praticamente desconfigura todo o projeto daquela linha.

Em 1999 / 2000, agora te digo nem tudo que brilha é ouro, só desmontando pra ver he he.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...