Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Acronaudio

Upgrade em modulos amplificadores automotivos

Recommended Posts

Quem me ensinou sobre audio foi meu avô, seu Zé Aleixo, e eu trabalho profissionalmente a 12 anos, desde os 16, pausei aos 19 para servir o Exercito e retornei aos 21, mas mais por hobie.

Aah bacana ! Eu mesmo estudo som automotivo a 2 anos, tenho apenas 12 anos aushushuash, Com 12 estou montando um SQ básico, imagine com uns 30 ? Vai ser um hi-end fuderoso aushuahs !

 

Meu sonho é ser um audiofólio :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aah bacana ! Eu mesmo estudo som automotivo a 2 anos, tenho apenas 12 anos aushushuash, Com 12 estou montando um SQ básico, imagine com uns 30 ? Vai ser um hi-end fuderoso aushuahs !

 

Meu sonho é ser um audiofólio :rolleyes:

Kkkkkk meu amiguinho, c/ 12 anos esta montando um sq no carro do seu pai ou do seu irmão? Kkkk

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do meu pai rsrs ! Meu irmão não gosta de som interno, ele curte trio asauhsuahsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do meu pai rsrs ! Meu irmão não gosta de som interno, ele curte trio asauhsuahsu

Meus parabens cara, vejo que é um cara muito inteligente, anda comendo muito espinafre rs, rs. Som e musica são muito saudaveis, ainda mais na sua idade, muito bem!! Se tiver qualquer duvida sobre som é soh perguntar pra galera que lhe respondemos.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Acronaudio.

 

Tenho aqui em casa sobrando 1 audiophonic 900.1, tem como fazer um upgrade nele? Melhorar potencia e qualidade.

 

Se você estiver interesse em mexer nesse ampli, me manda mp com mais detalhes :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus parabens cara, vejo que é um cara muito inteligente, anda comendo muito espinafre rs, rs. Som e musica são muito saudaveis, ainda mais na sua idade, muito bem!! Se tiver qualquer duvida sobre som é soh perguntar pra galera que lhe respondemos.

Obrigado pelo elogio :rever1:

Eu gosto muito de qualidade de áudio ! Apesar que é a minoria aqui no Brasil :(

 

Da uma olhada no meu tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=171578&st=0 opina lá please :rolleyes:

Editado por Viepper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Morreu o assunto ?

 

até que alguem faça testes, não tem muito o que falar!

 

Tô de férias... com idéias na cabeça... a grana ta curta, mas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

até que alguem faça testes, não tem muito o que falar!

 

Tô de férias... com idéias na cabeça... a grana ta curta, mas...

 

ei gabriel, parou mesmo com as vendas cara?!

 

aproveita que ta de férias pra ganhar um troco! kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ei gabriel, parou mesmo com as vendas cara?!

 

aproveita que ta de férias pra ganhar um troco! kkkkk

 

 

e ir no py na semana de natal? UAHEUHEAUHEAUHAEUHAUAEHeA

 

tá louco né?

 

UAHEUHEAUAEHUAEUAEHEA

 

passando as festas pretendo aproveitar as ferias!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ir no py na semana de natal? UAHEUHEAUHEAUHAEUHAUAEHeA

 

tá louco né?

 

UAHEUHEAUAEHUAEUAEHEA

 

passando as festas pretendo aproveitar as ferias!

 

kkkkkkk

 

mas parou mesmo!? eu tava querendo pegar uns equipos contigo, mas nunca responde no msn ;)

 

ps. sem querer embolar o tópico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Acron tem q colaborar!!! se o produto dele eh bom msm....ele vai mandar e a pessoa q testar vai falar bem do produto....ou seja....mais pessoas com equip's medianos irao mandar fazer o Upgrade....q ele ira lucrar com isso!!!

 

eh so ele pagar a ida do produto dele, q sera bom pra ele para a divulgaçao do produto e a outra pessoa pagar o envio de volta!!! vamos la Acron....vc vai ganhar muita clientela com isso!!!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu enviei uma MP pra ele!

 

Me disponho a pagar o frete (é aqui no PR msm)!

 

Só posso testar depois da semana q vem pq to sem sistema pra testar, mas já estou com os falantes no jeito, e tenho boas sobras de madeira que quero usar pra fazer caixas teste para pesinho/peitinho essa semana, e começar a testar o sistema do carro!

 

posso comparar com um 1600GL original que tenho aqui, e possivelmente com um 3600GL sem grandes dificuldades! Isso além de um MTX old school e meu Kenwood residencial! A fonte do sinal pode ser um Sony CDX690UB, minha placa mãe e um DVD Pioneer xing ling!

 

seria um teste honesto! Se ele aceitar me enviar, to aqui! Se gostar do resultado do MOD o 1600GL já vai junto com o 3000GL dele pra que ele faça as modificações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô aguardando, em janeiro o Acron ficou de me enviar.

 

Achei que tinha melado o combinado de vcs!

 

Mto bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei que tinha melado o combinado de vcs!

 

Mto bom!

 

Não, só atrasou.

 

Aliás, uma dica ao Acron, dica de publicitário e de empresário: Invista.

 

Se vc tem algo bom, com potencial de retorno financeiro, invista. Monte um sample para demonstração, envie a quem pode testar e convencer outros. O mercado de mod existe, tem gente ganhando dinheiro, se vc tem esse dom, vai fundo. Se quiser, eu te dou apoio nisto no que puder, só não posso te puxar pela mão.

 

Olha aí uma oportunidade: Eu testo, o Sub testa... Outros testam, relatam... você pode fechar um combinado com o Sub, pra ele buscar os bichos no paraguai e te repassar pra Mods préviamente solicitados (como se fosse um Kit, amp + mod por x reais, e o bicho já sai da sua mão pro cliente).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, só atrasou.

 

Aliás, uma dica ao Acron, dica de publicitário e de empresário: Invista.

 

Se vc tem algo bom, com potencial de retorno financeiro, invista. Monte um sample para demonstração, envie a quem pode testar e convencer outros. O mercado de mod existe, tem gente ganhando dinheiro, se vc tem esse dom, vai fundo. Se quiser, eu te dou apoio nisto no que puder, só não posso te puxar pela mão.

 

Olha aí uma oportunidade: Eu testo, o Sub testa... Outros testam, relatam... você pode fechar um combinado com o Sub, pra ele buscar os bichos no paraguai e te repassar pra Mods préviamente solicitados (como se fosse um Kit, amp + mod por x reais, e o bicho já sai da sua mão pro cliente).

 

Eu ajudo no que puder tbem!

 

Se o problema dos chineses é componente mal acertado e tem como corrigir isso ter ganhos significativos, vamos aproveitar a base barata, e agregar valor em cima! É lucro pra todo mundo, inclusive pra quem comprar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Pessoal!

 

Vamos esperar o Acron se pronunciar. Que nem o LeoHas falou, se o produto dele é bom mesmo, ele só tem a ganhar com tudo isso.

 

Acho que agora é complicado, passando as festas de final de ano talvez se resolva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Pessoal!

 

Vamos esperar o Acron se pronunciar. Que nem o LeoHas falou, se o produto dele é bom mesmo, ele só tem a ganhar com tudo isso.

 

Acho que agora é complicado, passando as festas de final de ano talvez se resolva.

 

ele respondeu minha MP! Vai mandar para o Kleber no começo do ano, e depois pra mim! O Kleber vai fazer um teste neutro, ao que parece, e eu vou fazer um teste comparativo com outros BBuster originais (vou tentar, não prometendo nada, conseguir um 3000GL pra fazer o teste)!

 

agora é vencer a preguiça e vontade de passar a tarde tomando terere e jogando Skyrim, e usar minhas férias pra fazer as caixinhas de teste! HUAEHAUEHAUEH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera blz? Então, estive de viagem, e cheguei esta semana. Vamos enviar então um amplificador com modificações pra nosso colega, e vou dar dicas, neste post, a quem tem prática com eletrônica em como fazer um upgrade em um amplificador residencial ou automotivo.

 

Então, a princípio você deve verificar o tipo de circuito que ele usa, pra depois elaborar as mudanças.

 

Quase todos usam 1, 2 ou mais pares diferenciais na entrada. Pertencem ao primeiro estagio e neles estão o segredo de grande parte da fidelidade e musicalidade do amplificador. Os transistoes usados neste estágio, que é o primeiro bloco do power são muito importantes. Deve ser usados transistores de grande qualidade, linearidade, baixo ruído e estabilidade. Você deve adquirir um lote de 500 unidades, do mesmo fabricante, e todos com a mesma faixa de ganho.

 

Na sequência deverá coloca-los em um equipamento de precisão, para medir o HFE, que deve estar em exatos 10%, sendo que o transistor de entrada deve ter exatos 10% a menos de ganho com relação ao transitor de realimentação negativa. Deve ser feito uma medição dinamica, em vários graus de voltagem, e deve também ser escolhido os mais lineares possíveis. Estes 10% propiciam ao som um calor melhor. Na sequência você deve medir o VBE, que deve estar em no máximo 1% para este par, sendo que os transistores devem ser exatamente iguais neste aspecto, pra que não apareça nenhum indício de som metálico e falta de foco na musica, no som.

 

Cada par casado deverá ser colocado o mais próximo possível um do outro, e derramado pasta térmica sobre eles e a seguir devem ser isolados e totalmente vedados com silicone, isto é pra manter o par com a mesma temperatura.

 

Depois da calibração deste primeiro estágio você pode tranquilamente diminuir, com a ajuda do osciloscópio, a realimentação negativa, até que a distorção harmônica não passe de 0,01%, a melhor sonoridade está no limiar desta distorsão harmônica. Ao diminuir a realimentação negativa o amplificador ganha mais musicalidade e a sonoridade fica mais natural, com menos coloração ok.Com uma melhor linearidade no primeiro estágio, você pode eliminar também o capacitor em paralelo com o resistor de realimentação, e diminuir o valor dos resistores de degeneração dos emissores dos pares diferenciais, usando um osciloscópio e observando os resultados, sempre até o limiar das distorções.

 

No caso do amplificador usar duplo diferencial na entrada, o par NPN deve ter 20% a menos de HFE do que o par PNP. Esta diferença deverá ser compensada no segundo estágio, que chamo de estágio miller. A diferença de ganho deverá ser compensada através dos dois transistores miller, ou seja, deve calibrar o ganho pra que fique, no final, exatamente iguais neste estágio.

 

Feito isto você deverá trabalhar o segundo estágio. Este estágio usa um transistor que excita os drivers de saída. Entre a base e coletor é usado um capacitor miller, que tem por função não deixar o amplificador oscilar nem deixar os agúdos oscilarem causando distorção. Este capacitor é crítico e geralmente, por segurança e economia, é colocado um valor acima do ideal, o que prejudica o som, pois diminui o slew rate do amplificador. A calibração deve ser feita no osciloscópio, injetando sinais de alta frequência e observando o resultado com varios valores de capacitores disponíveis no mercado. A melhor sonoridade estará no limiar da oscilação a partir de exatos 30 khz. Pode ser usado qualquer tipo de capacitor, mas o cerâmico não é muito bom. Este calculo é complexo pois também tem a ver com o transistor usado neste bloco.

 

Logo depois deverá ser calibrado e recalculado o estágio de saída. Você deverá pegar o datasheet dos transistores de saída, e verificar o datasheet dos drivers. Esta parte é complexa e deve ser usado um gerador de sinais e um osciloscópio, para verificar a faixa de linearidade deste estágio, ou seja, você deve escolher o melhor driver para aqueles transistores de saída, ou os melhores transistores de saída para aqueles drivers, ou pode trocar tudo (geralmente eu faço isto).

 

Verifique o offset na saída, que deve ser exatamente +2 milivolts. Esta pequena voltagem é necessária pra aumentar a microdinâmica. A corrente de repouso deve ser ajustada até um valor que esteje dentro da area de segurança e estabilidade da saída, ou seja, para a melhor sonoridade a corrente de repouso deve estar no limiar da segurança, por isto é importante transistores de saída robustos e um bom sistema de refrigeração. Isto deve ser feito com um voltimetro, um amperímetro, e um sensor de temperatura.

 

Nos acoplamentos de sinal de audio, troque todos os capacitores por outros de melhor qualidade, como Rubicon Black Gate, Elna, etc. Os opamps do pré pode ser trocados por outros de melhor qualidade, mas neste caso pesquise e teste vários, pois cada um vai soar de forma diferente dependendo do circuito, layout, polarização, alimentação, etc.

 

Troque os cabos de saída para os bornes (se houverem) por cabos rígidos, estes tem melhor sonoridade neste estágio, pois o audio, ao sair, se encontrar caminhos com obstáculos, pode ser sujado com barragem de elétrons, átomos, e realimentados imediatamete, poluindo o som.

 

 

Na bases dos transitores de saída, coloque resitores em SMD, Coloque 4 resitores em SMD em paralelo de 10r em cada base. Nos drivers da saída também coloque um resitor em cada base no valor de 22r. Isto reduz distorção harmônica, mas só use em amplificadores com tensão de fonte acima de 25 + 25 volts ok, senão eles são prejudiciais.

 

Por onde o sinal de audio passa, se tiver resistores, troque-os por resistores de alta qualidade, mas aqui vai uma dica, não encontrando, troque por resistores em SMD, tem menor indutancia, o som fica com palco mais largo.

 

Na saída, tem resistores ligados ao emissor dos transistores. Se tiver 1 de 0,10r, troque por 3 em paralelo, com 3 vezes menor potência, de 0,33r, em cada emissor. Assim você reduz a indutância com resistencia, um veneno pra alta fidelidade. A bobina que tem na saída deve ser trocada por outra, com a mesma indutancia (numero de voltas), porém com o fio mais grosso dentro das possibilidades ok;

 

O filtro zobel é composto, em amplificadores comuns low fi, por economia e segurança, de 1 capacitor de 100k em paralelo com um resitor de 10r. Coloque 2 capacitores de 100k em paralelo com um resitor de 6,8r, já os agudos ficam mais arejados sem oscilar (limpos), melhor slew rate.

 

continua, sempre deem uma lida que vou atualizando e editando..

Editado por Acronaudio
  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa em!!! mas melhor ainda seria se vc ilustrasse!!!

 

ae ficaria fino!!! todo mundo escutando som de 1ª!!! :legal:

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, então o principal mesmo, é trocar os transistores excitadores, e os transistores de entrada, que tenha o melhor casamento possível ?

 

Bom, no caso da trocar dos capacitores, tem que trocar por capacitores, de maior capacitância ? E voltagem também por segurança ou não ?

 

No caso, além da qualidade, melhorar a potência (em casos que o alto falante é mais potente que o ampli), seria "engorda" os trafos ? teria que alterar o pré também ?

 

E os mosfet's ?

 

[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...