Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Acronaudio

Upgrade em modulos amplificadores automotivos

Recommended Posts

Sim, concordo contigo nobre colega. O upgrade que faço é baseado em arte, e não somente na engenharia da audison. Tem também diversos graus, desde o mathing dos transistores a até a troca de capacitores eletrolíticos no caminho do sinal por outros de melhor qualidade, da fonte com menor ESR, operacionais mais refinados, mas garanto que mesmo o nível mais básico ainda daria um banho em um JVC 6700.

Acronaudio,

Eu acredito sim que possa existir um aperfeiçoamento de um amplificador para o nível dos ditos "State of the art"..

Porém, você falou em alterar trilha, selecionar componentes e coisas do gênero, que é praticamente refazer um novo amplificador.. Com muito mais requinte, cuidado e dedicação. Porém tudo isso exige um custo elevado!

Estamos falando dos custos das tuas ideias (conhecimento), da seleção dos componentes, equipamento de medição e avaliação, homologação de bons fornecedores e principalmente pra se colocar numa linha de produção, com treinamento de operadores, repetibilidade, controle de qualidades... E é pensando dessa maneira que empresas conceituadas criam seus amplificadores e justamente por isso que esses são tão caros.

Vamos falar em valores:

Quanto você me cobraria para fazer esse teu trabalho em um amplificador comercial (Pode ser o BBuster, mas de linha para que eu possa comprar um "normal" e compará-los) e me enviá-lo?

Arco com os custos de envio e do teu trabalho...

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha depois de ler todo o post fiquei interessado no assunto, se realmente for possivél essas modificações em amplificadores de baixa qualidade, também estou interessado em fazer essa modificação em meus modulos, é claro se vc fizer esse trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... agora sai meu Pyramid hi-fi...

já conversei sobre o assunto com pelo menos umas 3 pessoas da área.. mas ninguem animou de fazer as modificações..

Compartilhar este post

Link para o post

Acronaudio,

Eu acredito sim que possa existir um aperfeiçoamento de um amplificador para o nível dos ditos "State of the art"..

Porém, você falou em alterar trilha, selecionar componentes e coisas do gênero, que é praticamente refazer um novo amplificador.. Com muito mais requinte, cuidado e dedicação. Porém tudo isso exige um custo elevado!

Estamos falando dos custos das tuas ideias (conhecimento), da seleção dos componentes, equipamento de medição e avaliação, homologação de bons fornecedores e principalmente pra se colocar numa linha de produção, com treinamento de operadores, repetibilidade, controle de qualidades... E é pensando dessa maneira que empresas conceituadas criam seus amplificadores e justamente por isso que esses são tão caros.

Vamos falar em valores:

Quanto você me cobraria para fazer esse teu trabalho em um amplificador comercial (Pode ser o BBuster, mas de linha para que eu possa comprar um "normal" e compará-los) e me enviá-lo?

Arco com os custos de envio e do teu trabalho...

Att,

RenanLopes

Olá, Renan!

Eu agradeço pelo seu interesse e peço desculpas pela demora na resposta.

No upgrade, o que faço é a melhora na simetria e na linearidade do circuito, bem como na etapa de saída onde, por exemplo uso excitadores da Nec, Motorola ou On. Quanto ao valor fica bem em conta. Sou novato aqui, não sei se da para colocar preço nesta area.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Olha depois de ler todo o post fiquei interessado no assunto, se realmente for possivél essas modificações em amplificadores de baixa qualidade, também estou interessado em fazer essa modificação em meus modulos, é claro se vc fizer esse trabalho.

Claro, sem dúvida faço este trabalho sim, com toda satisfação. Aguardo seu contato.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto mesmo colegas, tenham um amplificador hi fi sem pagar uma fortuna. Um exemplo claro são duas stk 4141 (CI grande de som usado como saída de som em antigos receivers)- uma original e uma falsa - a diferença de qualidade de audio é esmagadora, porém o circuíto interno é identico. O segredo está no casamento elétrico dos componentes internos.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, gostei do topico...

Me fez lembrar de um video da Audiotec Fischer, fabricante Helix/Brax...

No video mostra, que ela seleciona, cada componente...

http://www.youtube.com/watch?v=LJHUe5A3A_o

Bom, o topico...

Ja fez algum amp do nivel dos famosos roxinhos do Sakata?

Abraco!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, gostei do topico...

Me fez lembrar de um video da Audiotec Fischer, fabricante Helix/Brax...

No video mostra, que ela seleciona, cada componente...

http://www.youtube.com/watch?v=LJHUe5A3A_o

Bom, o topico...

Ja fez algum amp do nivel dos famosos roxinhos do Sakata?

Abraco!

Todos os que fiz ficaram fantásticos, musicalidade, dinamica e qualidade na reprodução melhoram 200 por cento. Amplificadores que usam componentes smd no circuito tornam inviavel as mudanças, é bom lembrar.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Cara teria como melhorar um power one? Se sim me manda mp? Valeu e ótimo trabalho amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara teria como melhorar um power one? Se sim me manda mp? Valeu e ótimo trabalho amigo!

Olá, o Power One, da Roadstar usa em cada um dos 4 blocos uma plaquetinha, que fica suspensa na vertical, com componentes SMD (peças pequenas, semelhante às de celular, de difícil remoção e compra), por isso o upgrade nele sai mais caro.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem disposição para mandar um modelo de amp modificado para audição?

Aqui no ES, nos temos alguns amplificadores legais para a comparação! Alias, vai rolar um grande teste de amps daqui poucas semanas... Se for bom o quanto voce fala, voce vai ter muitos clientes...

Se tiver disposição, vc me fala, agente negocia o frete e o mais rapido possivel agente manda o amp devolta para voce...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

O upgrade que faço consiste em adotar um casamento perfeito no pares diferenciais (geralmente duplos) tornando o circuito de espelho de corrente mais simétrico, o que resulta em maior lineariadade, velocidade, menor distorsão harmônica, o que permite diminuir a realimentação negativa. Basicamente está aí o segredo de grandes marcas como jl audio, audio art, zapco, dentre outras. Fiz ontem em um bbuster 3000 e sumiu a sujeira no som, agúdos grudentos agora viraram agúdos refinados, desapareceu a fadiga auditiva, médios soam líquidos e abertos (não ardidos). Graves mais redondos, sólidos e compassados, sabe aquele som que te deixa orgulhoso.

Pois a qualidade é proporcional ao grau de simetria.

poucos amps usam espelho de corrente nos pares diferenciais de entrada, e na maioria dos casos, a pequena e quase imeperceptivel diminuiçao na realimentaçao nao altera em nada a qualidade do som.existem outras mudanças que dao maior resultado :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Tem disposição para mandar um modelo de amp modificado para audição?

Aqui no ES, nos temos alguns amplificadores legais para a comparação! Alias, vai rolar um grande teste de amps daqui poucas semanas... Se for bom o quanto voce fala, voce vai ter muitos clientes...

Se tiver disposição, vc me fala, agente negocia o frete e o mais rapido possivel agente manda o amp devolta para voce...

Abraço

Os que tinha vendi todos, estou fazendo um e fica pronto em 12 dias.

Compartilhar este post

Link para o post

poucos amps usam espelho de corrente nos pares diferenciais de entrada, e na maioria dos casos, a pequena e quase imeperceptivel diminuiçao na realimentaçao nao altera em nada a qualidade do som.existem outras mudanças que dao maior resultado :rolleyes:

Meu caro, quase todos os amplificadores usam duplo par diferencial (npn e pnp) e o circuito deve ser muito simétrico , meu trabalho não envolve somente a diminuição da realimentação negativa, mas tudo o que envolve ela.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Meu caro, você está enganado, quase todos os amplificadores usam duplo par diferencial (npn e pnp) e o circuito é muito simétrico (espelho de corrente), meu trabalho não envolve somente a diminuição da realimentação negativa, mas tudo o que envolve ela.

quase todos usam sim pares diferenciais,mas poucos usam espelhos de corrente/current mirror

http://www.odyseus.nildram.co.uk/RFIC_Theory_Files/Current_Mirror.pdf

a maioria ,como esse que vc citou,usa apenas um resistor no lugar do

CURRENT MIRROR:

post-45137-090665800 1309711913_thumb.gif

Compartilhar este post

Link para o post

quase todos usam sim pares diferenciais,mas poucos usam espelhos de corrente/current mirror

http://www.odyseus.nildram.co.uk/RFIC_Theory_Files/Current_Mirror.pdf

a maioria ,como esse que vc citou,usa apenas um resistor no lugar do

CURRENT MIRROR:

Qual é sua formação / graduação em eletrônica? O que é, no seu conceito Amplificação Por Espelho De Corrente e Por Diferenciação De Corrente? Você se baseia apenas nos pares???

Compartilhar este post

Link para o post

acron você participa de algum outro fórum ?

Na medida do tempo eu posto algo sobre assistência técnica em audio e vídeo, etc, gosto de dividir meu conhecimento. Tenho cadastro bem reputado no Mercado Livre.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é sua formação / graduação em eletrônica? O que é, no seu conceito Amplificação Por Espelho De Corrente e Por Diferenciação De Corrente? Você se baseia apenas nos pares???

um amp com espelho de corrente nao muda em muita coisa ,em se tratando de qualidade..outras mudanças sao mais notaveis:

1.uso de fonte independente da fonte principal pra alimentar o estagio

de entrada e driver,ate o circuito de saida,que permanece com a fonte original.tb e possivel ISOLAR o circuito de entrada do power atraves de circuito r/c ,mas de pior desempenho

2.troca dos ampops do pre por algum de melhor desempenho

3.fonte de +15-15 do pre independente da fonte principal ou anexa a

ela

4.capacitores inter-estagios de melhor qualidade

5.uso de resistores nos estagios entre acoplamentos dos transistores da saida~.proporcionam realimentaçao local

6.adaptaçao de entrada balanceada em amps que nao o possuem,pois permitem o uso de linha balanceada e eliminam o uso do cabo rca blindado entre hu e amplificador.melhora ruido..dinamica..custo..etc..

7.diminuiçao do valor do cap miller,melhora do slew rate

8.mudança do ponto de retorno do sinal de realimentaçao em relaçao

ao circuito de entrada,feita diretamente na pci.diminuiçao da t.h.d

9.etc....

na proxima eu coloco as mudanças que fazem pouca diferença na qualidade do som e as mais radicais

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

um amp com espelho de corrente nao muda em muita coisa ,em se tratando de qualidade..outras mudanças sao mais notaveis:

de entrada e driver,ate o circuito de saida,que permanece com a fonte original.tb e possivel ISOLAR o circuito de entrada do power atraves de circuito r/c ,mas de pior desempenho

ela

5.uso de resistores nos estagios entre acoplamentos dos transistores da saida~.proporcionam realimentaçao local

6.adaptaçao de entrada balanceada em amps que nao o possuem,pois permitem o uso de linha balanceada e eliminam o uso do cabo rca blindado entre hu e amplificador.melhora ruido..dinamica..custo..etc..

9.etc....

na proxima eu coloco as mudanças que fazem pouca diferença na qualidade do som e as mais radicais

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Amiguinho suas idéias são ótimas, mas de resultados leves. Tenho outras também:

1) Casar, (trocando pares diferencias), em hfe e vbe - melhor dht e permite reduzir a realimentação, igual a som mais natural, dinamico, limpo.

2) Resistores em paralelo na saída (ex 3 de 1 ohms) reduz a indutancia resistiva, e em outras partes críticas pré e power pode ser adaptado SMD (tem menor indutância).

3) Excitadores mais rapidos e ao mesmo tempo robustos (alguns motorola, on). Graves mais encorpados, médios mais abertos, agúdos mais precisos, som mais detalhado.

4) Otimização de resistores, envolve o estudo do circuito, engenharia, visa melhora a simetria, o corpo harmônico.

5) Melhores capacitores onde necessário (mais detalhamento, som mais aberto).

6) Bancada da fonte melhor (colocação de mais capacitores, e de melhor desempenho),

com capacitores de qualidade, com artifícios no circuíto para maior velocidade de carga/descarga.

7) Correção de defeitos, ex: (-) ligados juntos nos bornes, deve-se ligar individual na fonte, como os troncos de uma arvore.

8) Transistores de saída e excitadores com hfe mais próximo (estudados o ganho junto aos antecessores), mas não tão proximos também (aí entra uma certa 'arte'), tornando o circuíto altamente simétrico, mais veloz.

9) Engrossar e encorpar as trilhas de alimentação da saída (mas não com estanho, e sim fio cilíndrico e rígido) correção da simetria, visa aumentar damping e reduz a coloração (som metálico)

10) melhorias no crossover, melhora dinamica, ruído, amplitude de frequências, slew rate inicial (do pré).

11) Engrossamento das trilhas 'terra' - torma os canais mais individuais e seu efeito é semelhante ao que você citou de 'fonte individual'.

12) Mais 31 mudanças ao gosto e bolso do cliente... (não vou me estender).

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

ela

9.etc....

hand26

Sem dúvida, fazemos sim tudo isso e muito, MUITO MAIS, como as que descrevi antes, claro, depende da viabilidade e da vontade do cliente em investir, grande abraço.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

ela

9.etc....

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Acron,

Seja bem vindo!

Li todo o tópico e fiquei interessado nessas modificações, parabens pela sua atitude de querer dividir o seu conhecimento com os leigos e pela sua educação já que em alguns posts ficou claro que a intenção era te provocar.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Amplificação por espelho de corrente?

Current Mirror é um ACESSÓRIO ao par diferencial.

ism-fig10.gif

Nem todo LTP usa espelho de corrente, e por isto muitas vezes é preciso dar um "tapinha" nos resistores ao redor dos transístores que formam o par diferencial por conta da diferença de ganho. Creio que é isto que você faça, certo? Casa com maior precisão o par, e dá um acerto fino pra aumentar a linearidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...