Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Francowharf

Full-range substitui kit 2 vias Hifi, com custo baixo

Recommended Posts

Franco, esse filtro RLC é o que? uma zobel ou notch? quanto ficou para fazer nesses vifas?

ALias, o que voces em geral olham nas especificações de um Full, alem do tamanho, para avalia-lo?

To numa puta duvida em um Fountek FR 89EX ou o Tangband W3 1364.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitem que o Franco levantou o circuito de correção RLC. Comprem componentes de primeira linha: "Clarity Cap SA, Mundorf Cap"...

Sem isso, a maioria dos fulls fica com o som "anazalado".

Meus fulls são maravilhosos em SPL, mas ainda possuem este sintoma pelo fato de não possuirem um corretor RLC.

Para projetar um corretor destes ele precisou de RTA, uma espécie de indutor variável, dentre outros que não sei ao certo...:)

Compartilhar este post

Link para o post

Nao seria um conjunto Resistor, indutor e capacitor para fazer um bandpass?

Ou seja, um filtro de baixa e um de alta para passar apenas uma banda, digamos por ex de 350Hz a 15kHz (no caso de ter um pico em frequencias altas)???

Editado por leorbolato

Compartilhar este post

Link para o post

Nao seria um conjunto Resistor, indutor e capacitor para fazer um bandpass?

Ou seja, um filtro de baixa e um de alta para passar apenas uma banda, digamos por ex de 350Hz a 15kHz (no caso de ter um pico em frequencias altas)???

Ai que tá. Pelo o que eu sei, capacitor e indutor são usados para filtro de segunda ordem. os mesmos valores inclusive servem para cortar HP ou LP. O que muda é a ordem. Eu nao entendi onde entra a resistencia ai. Ou se a resistencia é o proprio falante.

No caso, um capacitor em paralelo com o falante e um indutor no + disso, gera um LP. Invertendo a posição do indutor e capacitor, temos um HP.

Agora, se precisa de RTA e etc pra fazer isso e não sei. Quando estava lendo sobre os fulls pensei nisso, mas no afim acho que vou acabar colocando mesmo é ativo. Será que vai dar muita diferença? Não sei se é esse filtro que deixa ele menos "anazalado" como falaram, ou se é o corte.

Se for o corte, eu pretendo fazer ativo mesmo. Mas se for fazer ativo, pretendo fazer pelo menos uma rede zobel pra tentar equalizar a curva de impedancia.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que eu entendi, esse rlc eh um rejeita faixa, ou rejeita frequencia (dependendo do Q do circuito), justamente pra reduzir o pico na frequencia que causa o anasalamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai que tá. Pelo o que eu sei, capacitor e indutor são usados para filtro de segunda ordem. os mesmos valores inclusive servem para cortar HP ou LP. O que muda é a ordem. Eu nao entendi onde entra a resistencia ai. Ou se a resistencia é o proprio falante.

No caso, um capacitor em paralelo com o falante e um indutor no + disso, gera um LP. Invertendo a posição do indutor e capacitor, temos um HP.

Agora, se precisa de RTA e etc pra fazer isso e não sei. Quando estava lendo sobre os fulls pensei nisso, mas no afim acho que vou acabar colocando mesmo é ativo. Será que vai dar muita diferença? Não sei se é esse filtro que deixa ele menos "anazalado" como falaram, ou se é o corte.

Se for o corte, eu pretendo fazer ativo mesmo. Mas se for fazer ativo, pretendo fazer pelo menos uma rede zobel pra tentar equalizar a curva de impedancia.

O meu FULL TB está ativo, (250hz HP 12db/oitava), e não coloquei nda a mais...e não escuto esse som Anasalado não...não sei c muda isso de full pra full, mais no meu caso não vejo necessidade desse circuito não..

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que eu entendi, esse rlc eh um rejeita faixa, ou rejeita frequencia (dependendo do Q do circuito), justamente pra reduzir o pico na frequencia que causa o anasalamento.

Compartilhar este post

Link para o post

ah, e eu nao quis dizer que o vifa eh sempre anasalado... Depende do volume da caixa e da frequencia de corte. Possivelmente, no caso do Franco o pico surgiu, mas com volume e/ou corte mais alto, talvez nao houvesse pico.

Compartilhar este post

Link para o post

gariba, esse vifa eh superior ao tang band que o drico mencionou mesmo, mas custa bem mais.

Dependendo da musica, os vifa nem precisam de complemento de sub / woofer; e tw junto, so se for pra dar a extensao nos agudos.

O vifa é mais barato! U$22,59 do vifa contra U$26,71 do TB, ambos considerando que compre uma certa quantidade. O problema pra mim é trazer isso, se já está no Brasil é beleza. Se alguém que tivesse as manha de comprar fora juntasse um pessoal para pegar uma certa quantidade ficaria bom e barato.

Quanto ao complemento, acredito que um par de mids com bom grave já me agradaria de boa, já os tws, só testando mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

RLC é qualquer filtro que envolva R (resistência, ou resistor) L (indutor) e C (capacitor).

Um crossover de segunda ordem é um filtro RLC. Um de primeira ordem pode ser RC ou LR. Uma zobel é um filtro RC por definição... Um notch é um filtro RL...

Há muitos filtros RLC pra uso em áudio. Alguns cabos trazem um filtro passa-baixa com indutor, pra limitar sinais de alta frequência no cabo, e seus problemas em cabos de alta capacitância.

No caso de alguns falantes, o uso de um filtro RLC se deve à necessidade de aplainar a resposta. Você pode, por exemplo, usar um filtro notch no ponto de ressonância do cone, pra matar aquele pico chato que acomete muitos falantes, pode fazer um filtro pra reduzir a potência nas frequências mais baixas e aumentar nas mais altas (coisa que um resistor em série também faz), melhorando a resposta nos agudos... Por exemplo, o Linkwitz transformer é um filtro que faz com que um subwoofer receba mais potência quanto mais baixa for a frequência.

No caso do Franco, eu creio que seja pra acertar a resposta mesmo, removendo o pico.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

..."1 capacitor 13uF Vac , paralelo a

1 resistor de fio de 8 R1- 5W ,e também em paralelo a

1 indutor de núcleo de ar de 270 uH"...

Franco,

Onde compro componentes de qualidade? Onde vc compra eles vendem pra consumidor final?

Se alguem tiver alguma indicação...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

RLC é qualquer filtro que envolva R (resistência, ou resistor) L (indutor) e C (capacitor).

Um crossover de segunda ordem é um filtro RLC. Um de primeira ordem pode ser RC ou LR. Uma zobel é um filtro RC por definição... Um notch é um filtro RL...

Há muitos filtros RLC pra uso em áudio. Alguns cabos trazem um filtro passa-baixa com indutor, pra limitar sinais de alta frequência no cabo, e seus problemas em cabos de alta capacitância.

No caso de alguns falantes, o uso de um filtro RLC se deve à necessidade de aplainar a resposta. Você pode, por exemplo, usar um filtro notch no ponto de ressonância do cone, pra matar aquele pico chato que acomete muitos falantes, pode fazer um filtro pra reduzir a potência nas frequências mais baixas e aumentar nas mais altas (coisa que um resistor em série também faz), melhorando a resposta nos agudos... Por exemplo, o Linkwitz transformer é um filtro que faz com que um subwoofer receba mais potência quanto mais baixa for a frequência.

No caso do Franco, eu creio que seja pra acertar a resposta mesmo, removendo o pico.

Exatamente!!

Foi para acertar o espectro, corrigindo a linearidade da resposta final, nas condições "ideais" !

Compartilhar este post

Link para o post

..."1 capacitor 13uF Vac , paralelo a

1 resistor de fio de 8 R1- 5W ,e também em paralelo a

1 indutor de núcleo de ar de 270 uH"...

Franco,

Onde compro componentes de qualidade? Onde vc compra eles vendem pra consumidor final?

Se alguem tiver alguma indicação...

[]s

Alguns componentes ,terão que ser associados ,para poder atingir os valores necessarios;

EX : 1 capacitor de 10 uF , + 2 capacitores de 1,5 uF ,resultam em 13 uF!

!3 uF costuma ser fora do padrão!

Algumas marcas bem conceituadas poderão ser utilizadas ,Ex: Wima, Mundorff,Clarity cap ,Wonder Cap, etc

Quanto aos indutores com nucleo de ar , vc poderá mandar alguem fazer ,ou me liga que te passo + algumas dicas.

Gde abs :legal:

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Franco, esse filtro RLC é o que? uma zobel ou notch? quanto ficou para fazer nesses vifas?

ALias, o que voces em geral olham nas especificações de um Full, alem do tamanho, para avalia-lo?

To numa puta duvida em um Fountek FR 89EX ou o Tangband W3 1364.

Eu costumo avaliar uma serie "ampla" :banghead , de parâmetros e limitações ,pra poder escolher um determinado!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Franco, eu estou com um parzinho de TB 2" aqui parados, estou sem tempo para mexer mas se você quiser brincar com eles é só falar que eu disponibilizo.

http://www.parts-express.com/pe/pshowdetl.cfm?&Partnumber=264-805

Vou ver com o rick dependendo voce pega com ele.

Opa, se possivel ,manda sim ,que eu levo pro laboratorio e dou uma avaliada nele!

:legal:

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Idéias assim sao bem legais, pro pessoal sair da receita de bolo de duas vias e sub.....

Esse é o objetivo ,alem de se obter um bom foco , e uma precisão tonal fantastica!

Full-range vicia !

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Hj chegou o outro par de Vifa ( NE65W-04) ,só que menores em 1/2 polegada :

https://www.madisound.com/store/product_info.php?manufacturers_id=153&products_id=9049

O aspecto visual é bem semelhante ,agora só falta montar ,ajustar e testar.

Postarei os resultados o + breve possivel! :legal:

Este tem a bobina de Titanium!!

Editado por Francowharf

Compartilhar este post

Link para o post

Franco o que pode ser feito pra um amp casar perfeitamente com o falante ?

Compartilhar este post

Link para o post

Franco o que pode ser feito pra um amp casar perfeitamente com o falante ?

Sim ,é totalmente possivel ,mas por encomenda.

Abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

a experiência mais próxima que tenho em Fulls é de um (não riam, please!) kit Cambridge Soundworks antigão, de 1999, com um sub 5" e dois fulls 2". Por incrível que pareça, é extremamente equilibrado e detalhado o áudio, e com uma fonte boa (saída limpa) eu ouço por horas sem fadiga auditiva. Já ví fotos (snme num carro do Ri7) sets usando estas caixinhas do meu kit em colunas, e eu mesmo já pensei muito nisso... mas creio que se for partir para algo assim, use fulls 3" e caixas pequenas em fibra mesmo.

Franco, estes fulls que vc. mostrou exigem caixas ou existe algum que possa ser usado em IB, como o L3 da HAT (legatia)???

Sem caixa, consigo no carro atual um plate e vedação traseira indo para o painel (o C4 tem um 'furo' para o tweeter de 3", que sai para o painel)... cada vez que ouço falar em fulls, e lembro do áudio do kitzinho 2.1 de casa, me vêm estas idéias!! :)

abs, e excelente tópico!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vários fulls/mids surpreendem quando utilizados em IB, mas o único jeito de descobrir é testando.

Nem precisa calcular nada a princípio. Simplesmente corte um plate(equivalente a 6" por ex, para um full de 2"), faça o furo, monte o falante e largue em qualquer canto do painel.

Mas não vale sem plate nenhum, claro. Por mais tosco que seja, precisa de um plate. Solto no espaço falante nenhum rende.

Se for para dar certo, vai tocar bem logo de cara.

Precisão tonal, detalhamento, transientes, num IB são coisas que impressionam muito.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

a experiência mais próxima que tenho em Fulls é de um (não riam, please!) kit Cambridge Soundworks antigão, de 1999, com um sub 5" e dois fulls 2". Por incrível que pareça, é extremamente equilibrado e detalhado o áudio, e com uma fonte boa (saída limpa) eu ouço por horas sem fadiga auditiva. Já ví fotos (snme num carro do Ri7) sets usando estas caixinhas do meu kit em colunas, e eu mesmo já pensei muito nisso... mas creio que se for partir para algo assim, use fulls 3" e caixas pequenas em fibra mesmo.

Franco, estes fulls que vc. mostrou exigem caixas ou existe algum que possa ser usado em IB, como o L3 da HAT (legatia)???

Sem caixa, consigo no carro atual um plate e vedação traseira indo para o painel (o C4 tem um 'furo' para o tweeter de 3", que sai para o painel)... cada vez que ouço falar em fulls, e lembro do áudio do kitzinho 2.1 de casa, me vêm estas idéias!! :)

abs, e excelente tópico!! :legal:

Ironia do destino ,mas te compreendo plenamente ,pq tenho até hj este sistema da Cambridge Soundworks (1998) (era branco ,mas agora esta um pouco bege :) )funcionando no meu Desk-top. É um belo Full-range ,e muito bem equilibrado.

Estão tocando agora , aqui na minha frente!

Abs

Editado por Francowharf

Compartilhar este post

Link para o post

Franco, depois de suas explicações acabei de adquirir um full Vifa NE85W igual ao teu e um midrange Peerless PPB 830870 - 4" (HDS) também para testar.

O vifa vou testar na coluna e o HDS em pezinho de 4L selados, ambos testando junto com o mid SLS 6.5. Vamos ver como se comportarão aqui no meu carro.

Valeus.

Compartilhar este post

Link para o post

Franco, depois de suas explicações acabei de adquirir um full Vifa NE85W igual ao teu e um midrange Peerless PPB 830870 - 4" (HDS) também para testar.

O vifa vou testar na coluna e o HDS em pezinho de 4L selados, ambos testando junto com o mid SLS 6.5. Vamos ver como se comportarão aqui no meu carro.

Valeus.

Parabens pela sua aquisição,mas não se esqueça do filtro ,e do volume de 0,5 lt pra cada Vifa.

Qualquer duvida ,me procure. abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...