Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

hiperim

Esquema de ligação de baterias

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, em agosto devo remontar meu sistema de SPL e preciso de uma luz sobre um esquema de ligação de baterias.

Inicialmente, estou com a seguinte idéia:

esquema1celta.jpg

Porém, surgiram algumas dúvidas nem tão comuns. Como usarei três baterias AGM e nenhuma delas ficará perto do amplificador, surgiu a necessidade de ter 3 pontos de aterramento diferentes (todos serão na lataria do carro, mas em locais distintos): um para as baterias que ficarão no cofre do carro, um para a bateria que ficará embaixo do banco do passageiro e um para os dois amplificadores. Isso poderá prejudicar a parte elétrica do sistema de alguma forma?

A outra dúvida é sobre o tempo de descarga da bateria (ESR). Como muitos sabem, uma das vantagens de se usar uma bateria AGM é poder usufruir do seu baixo tempo de descarga, o que acaba por suprir de uma melhor forma os picos de amperagem que o sistema necessita. Quando se utiliza um megacapacitor no sistema, o mesmo precisa ficar perto dos amplificadores aos quais está ligado para que possa, efetivamente, surtir algum efeito na parte elétrica no som. O mesmo ocorreria com a bateria? Quanto mais próxima do amplificador aos qual está conectada, mais efetiva se torna sua atuação?

Obrigado pela atenção!

Grande abraço

Postado em (editado)

baterias e caps quanto mais perto melhor, aterramento separado nao tem problema se for decente.

SEMPRE um fusivel logo no + de cada bateria!

GRANDE murilo! Sempre disposto a ajudar...

Então, no meu caso, o ideal seriam todas as baterias bem proximas do amplificador? Isso ficaria um tanto quanto inviável, mas posso arrumar um jeito de deixar a bateria original no cofre, enquanto que as duas AGM de 50ah que tenho ficariam no porta-malas.

Murilo, se eu acabar deixando a bateria de 100Ah embaixo do banco mesmo, você nao acha que um cabo mais grosso (70mm, por exemplo) ou até dois cabos de 50mm corrigiriam esse problema da distancia?

E mais: sei que você é contra o uso de MC, mas se eu deixasse o esquema de bateria do jeito que está e colocasse um MC bom (estilo Alumapro The C.A.P. 15F) no porta-malas, perto dos amplificadores, o problema seria sanado?

Editado por hiperim
Postado em

Brother, até tempos atraz eu via comentários que o certo seria deixar bateria AGM longe de calor, mais de repente a que vc vai usar não precisa disso, mais fico aí a dica.

Sabe o porque disso?

Postado em

Brother, até tempos atraz eu via comentários que o certo seria deixar bateria AGM longe de calor, mais de repente a que vc vai usar não precisa disso, mais fico aí a dica.

Já li sobre isso também, tanto que no proprio site da marca da minha bateria diz o mesmo.

Postado em

GRANDE murilo! Sempre disposto a ajudar...

Então, no meu caso, o ideal seriam todas as baterias bem proximas do amplificador? Isso ficaria um tanto quanto inviável, mas posso arrumar um jeito de deixar a bateria original no cofre, enquanto que as duas AGM de 50ah que tenho ficariam no porta-malas.

Murilo, se eu acabar deixando a bateria de 100Ah embaixo do banco mesmo, você nao acha que um cabo mais grosso (70mm, por exemplo) ou até dois cabos de 50mm corrigiriam esse problema da distancia?

E mais: sei que você é contra o uso de MC, mas se eu deixasse o esquema de bateria do jeito que está e colocasse um MC bom (estilo Alumapro The C.A.P. 15F) no porta-malas, perto dos amplificadores, o problema seria sanado?

hiperim,

Vou pedir ao Murilo a liberdade para te responder:

Como a bateria é um "capacitor infinito" e o custo de um MC acaba que saindo praticamente o mesmo preço, é infinitamente mais interessante usar a bateria.

Att,

RenanLopes

Postado em

Se eu acabar deixando a bateria de 100Ah embaixo do banco mesmo, você nao acha que um cabo mais grosso (70mm, por exemplo) ou até dois cabos de 50mm corrigiriam esse problema da disrancia?

E quanto a essa duvida, alguem sabe responder?

Postado em

hiperim,

Vou pedir ao Murilo a liberdade para te responder:

Como a bateria é um "capacitor infinito" e o custo de um MC acaba que saindo praticamente o mesmo preço, é infinitamente mais interessante usar a bateria.

Att,

RenanLopes

Vlw pela resposta, Renan!

Cara, mas no meu caso, como no de muita gente, as baterias nao cabem no porta malas.

Eu deixar as baterias longe dos amps, mas deixar um MC perto deles, supriria o problema existente em deixar as baterias afastadas?

Postado em

Dizem que se deixar a bateria agm perto de calor diminui a sua vida util! Por isso recomenda deixar elas longe de calor :D

Vlw cara!

P.s.: to respondendo um de cada vez pq to no celular.

Postado em (editado)

Opa Hiperim,

bom, vou deixar meus pitacos hehe

Como já disseram, as próprias fabricantes não recomendam AGM perto do calor;

a respeito da bateria longe (embaixo do banco), acredito que a 'perda' é quase que insignificante, e um cabo de 50mm já é o suficiente, até porque depois disso, os cabos vão ficar bem complicados de malhear.

Como o Renan disse, não vale a pena investir num MC, salvo em casos que o PM já não cabe mais uma agulha.

Não esquece de protejer o sistema com fuses em cada + das baterias.

Se você não vai competir, nem vai sentir a diferença da bateria do lado do amp ou 2 metros longe.

Editado por Fiapo
Postado em

As baterias AGM comuns, nao foram projetadas pra trabalhar com calor e sendo chacoalhadas toda hora, pode olhar no datasheet de suas bateiras, a indicaçao de vida util é uma a 20C, outra a 25C, em geral 2 anos de diferença, agora imagina aos quase 85C que pode chegar o compartimento do motor... sugiro derepente usar aquelas capas termicas...

Pro capeonato uma bateria AGM mais quentinha pode ter um efeito positivo, o Murilo que me corrija se eu estive errado, mas algumas AGM acima da temperatura nominal(20 C) chegam a passar 10, 20% a capacidade de drenagem de corrente por uns instantes...

As baterias AGM automotivas pode colocar la na frente sem problemas, o emcapsulamento delas foi feito pra isso já...

Quanto as distancia, pode usar 50mm ou 70mm sem problemas, acho que pra um sistema de SPL diario a situação nao é tao critica assim...

Sobre o MC, foge disso, coloca mais AGM no lugar, procure algumas pequenas que podem ir facilmente no PM, mas procure aquelas com um bom pico de corrente...

Postado em

hiperim,

Estou de acordo com as respostas do Fiapo e do Robson.

O MC só te ajudaria dos momentos de elevada dinâmica, ou seja, suprir energia nos picos..

A vantagem de usar mais baterias é que além de suprir essa necessidade de elevado consumo de corrente nos picos, você ainda tem carga reserva.

Att,

RenanLopes

Postado em

Beleza. O negocio vai ser arrumar um jeito de colocar as duas de 50ah no porta malas, enquanto que a de 100ah continuara embaixo do banco.

Vlw pela ajuda, pessoal!

Postado em

Boa noite, aproveitando o topico tenho uma bateria AGM 200 amp perto do modulo tem algum problema? To pensando em tira a bateria de perto do modulo e por na frente do sub em uma caixinha de madeira a 10cm do subwoofer.

Postado em

Boa noite, aproveitando o topico tenho uma bateria AGM 200 amp perto do modulo tem algum problema? To pensando em tira a bateria de perto do modulo e por na frente do sub em uma caixinha de madeira a 10cm do subwoofer.

O melhor, pelo q disseram nesse topico, eh deixar o mais prox. possivel di amp.

Qdo vc criou seu topico sobre isso, algumas pessoas aconselharam vc a nao deixar na frente do sub.

Abracos

Postado em

vai funcionar legal o esquema, apenas seria bom mais fusiveis ou disjuntores pela questao da segurança

quanto à area da seção reta do cabo (bitola), nao afetará em nada se for 50 ou 70mm para fins de consumo de corrente, sendo que quanto maior mais seguro, pois há menos chance de aquecimento

abs

Postado em

vai funcionar legal o esquema, apenas seria bom mais fusiveis ou disjuntores pela questao da segurança

quanto à area da seção reta do cabo (bitola), nao afetará em nada se for 50 ou 70mm para fins de consumo de corrente, sendo que quanto maior mais seguro, pois há menos chance de aquecimento

abs

Mas nao pode haver perda de voltagem/amperagem com uma bitola menor?

Postado em

Se ela for menos que a necessária para o seu consumo, sim. Mas eu acho que não compensa você super-dimensionar cabos. Se um de 50mm é o suficiente pra passar a "carga" necessária, eu ACHO que usando um de 70mm por exemplo, não terá ganho algum.

Postado em

Ah sim, com certeza. Vamos supor que voce precise transportar uma corrente de 100ah, um cabo de 21mm bom é o suficiente, porem nao trabalharia com muita folga, o que poderia fazer o mesmo esquentar e assim perdendo eficiencia e nao entregando o necessario. Agora um cabo de 35mm ja trabalharia mais "folgado", ja estaria super-dimensionado para essa corrente, entao a partir dai nem precisa exagerar e por exemplo botar um de 50mm, 75mm, que seja. :)

Vai usar que tipos de cabos? Esses residenciais c x b, nao muito flexiveis mais baratos, ou um cabo "bom" como os da stinger, knu, monster, etc?

Postado em

a queda de tensão é proporcional ao comprimento do cabo e não à bitola, mas na prática com aterramento e conexões bem feitos e protegidos essa queda não é relevante; a bitola ja foi falado

Postado em

Pelo que eu me lembre, quando o cabo tb é mais grosso que o necessário, ele perde rendimento tb, alguém já ouviu falar nisso? Pq tipo, uma coisa é usar 2 cabos de 10mm², e outra é usar 1 cabo de 20mm², mesmo sendo que eles tem a mesma área né, pelo que eu sei, parece que os 2 de 10mm são melhores, só não me lembro pq pasmafaute

Postado em

Pelo que eu me lembre, quando o cabo tb é mais grosso que o necessário, ele perde rendimento tb, alguém já ouviu falar nisso? Pq tipo, uma coisa é usar 2 cabos de 10mm², e outra é usar 1 cabo de 20mm², mesmo sendo que eles tem a mesma área né, pelo que eu sei, parece que os 2 de 10mm são melhores, só não me lembro pq pasmafaute

blz teixeira, quanto tempo!

nao lembro de nada assim, relacionado a rendimento, inclusive nao sei onde o termo rendimento se aplicaria a cabos, o certo é que com 2 cabos terá mais area superficial, logo tende a reduzir efeito joule, como em sistemas com cabos subdimensionados

abs

Postado em

Usarei cabo para ferro de solda. Pouco mais caro que o residencual, mas bem mais flexivel. Clario que nao se compara a um shok, mas custa 4x menos...

Sobre amperagem, usarei baterias AGM que costumam mandar corrente de pico de mais de 1000A. A bitola do cabo nao influenciaria diretamente no transporte dessa corrente (ex.: qto maior a bitola, mais amperagem consegue fornecer)?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...