Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kleyton_Aspx

caixa horn para 15-800

Recommended Posts

Quanto a caixa, tem um topico no DIY falando exclusivamente sobre os oversound!

E uma dica: tem muita spark estourando/secando baterias por aí... E eu não to dizendo que "eu acho"!!

prejudicando as baterias ? isso quase todas fazem, só o fato de se tratar de chaveamento e a plena carga

a capacitancia interna da fonte perde rendimento em termos de filtragem (não de segurar picos) mais uma coisa leva a outra.

eu sempre usei e indiquei a amigos meus que usam muito mais doque eu ( [^] rs) dependendo da potência consumida, ligar a fonte em intervalos de

1/2 em 1/2 hora ou de 1 em 1 hora... sempre evitar deixa-la o tempo todo ligado, quanto a sobre carga com o som ligado dessa forma

fica praticamente impossível que aconteça até porque são estabilizadas em 14,4 Volts, circuito PWM, más voltando ao assunto de prejudicar

baterias, isso praticamente todas sem excessão, devido a inúmeros fatores, alta frequência de chaveamento, harmônicos, perca de eficiência na filtragem etc..

tem cara que usa minha fonte a mais de um ano, e no set dele só tem uma pyramide + pioneer 308 e kit 2 vias, uma unica bateria de 60Ah rsrs

é só tomar os devidos cuidados.

mais como eu disse antes, JFA ou spark pra mim tanto faz... vai de gosto e bolso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As Fontes JFA vao até que amperes?Tem de até qtos amperes?Tem desde 50 ah a 500ah?

Cara.. tem a de 60a que vai ser "modernizada" pra 80a e a de 150ah.

A minha é de 150ah mas qdo tava tocando 3 sons chegava a bater 330ah nos picos de grave! Então vc tira por aí!

Ah, e isso sem chegar em 12,6v! Sempre acima disso mas nunca passando de 14,4v!

prejudicando as baterias ? isso quase todas fazem, só o fato de se tratar de chaveamento e a plena carga

a capacitancia interna da fonte perde rendimento em termos de filtragem (não de segurar picos) mais uma coisa leva a outra.

Não exatamente! A JFA controla carga x tensão de acordo com o consumo! Se tu deixar ligada direto fonte + bateria, ela vai zerar a carga e a tensão fica em 13,8v!

eu sempre usei e indiquei a amigos meus que usam muito mais doque eu ( [^] rs) dependendo da potência consumida, ligar a fonte em intervalos de

1/2 em 1/2 hora ou de 1 em 1 hora... sempre evitar deixa-la o tempo todo ligado, quanto a sobre carga com o som ligado dessa forma

fica praticamente impossível que aconteça até porque são estabilizadas em 14,4 Volts

A JFA oscila a tensão e carga de acordo com a necessidade! Eu muitas vezes ligo minha fonte na quinta na hora de dormir e desligo na sexta quando vou pra balada!

As baterias ficam topadas e até hooje NUNCA deu problema! ;)

E outra... se não fossem boas, pq os sons mais tops (não falo de grnades, mas sons feitos por ENGENHEIROS) tipo carro show da hinor... usam fontes JFA?

Ah, e um último detalhe! Procure saber sobre fontes Spark dando pau nas baterias! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

vou procurar saber sobre isso, más por enquanto não tem ninguém querendo me acertar kkk

as vezes até alugo a fonte, 0800 só pra amigos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde pessoal,

Dei uma sumida do forum por ter viajado mais já volto com algumas novidades:

1 - Já foi adquirido o T5000

2 - encontrei aqui em recife os 15-800 por R$440,00 cada (ps: encontrei na net por R$470,00 com 10 dias para entregar <_< )

e o principal, como o Bloon me indicou, fui no topico de DIY e estudei bastante os caixas que o Rodrigo Carvalho Testou e fiz uma.... vamos dizer adaptação da HD15"

ps: o desenho tá meio feio mais tá legal! :rolleyes:

1 - http://imageshack.us/photo/my-images/651/caixa3d.png/ - Diagonal

2 - http://imageshack.us/photo/my-images/32/caixa3d2.png/ - Parte de Cima(acesso ao falante)

3 - http://imageshack.us/photo/my-images/42/caixa3d3.png/ - Lado

4 - http://imageshack.us/photo/my-images/856/caixa3d4.png/ - Frente

obs: antes de mais nada a Litragem da caixa está calculada em 78 Litros (ps: já retirado os litros do falante e dutos) e como o rodrigo indicou 75 Lts, acho que a litragem está na média pra a caixa.

obs2: a corneta tem a espessura de 14cm x 49cm na sua parte mais estreita, no caso, abaixo do gabinete do falante.

mais uma vez preciso da ajuda de vocês para analisarem esta caixa pois eu busco um rendimento superior as dutadas convencionais e com esta caixa que desenhei, a caixa continua sendo dutada mais com uma corneta a frente do falante e pelo que pesquisei na net caixas horn aumentam consideravelmente o rendimento do subgrave do falante.

desde já brigadão pela ajuda e até mais.

Editado por kleyton_Aspx

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde pessoal,

2 - encontrei aqui em recife os 15-800 por R$440,00 cada (ps: encontrei na net por R$470,00 com 10 dias para entregar <_< )

e o principal, como o Bloon me indicou, fui no topico de DIY e estudei bastante os caixas que o Rodrigo Carvalho Testou e fiz uma.... vamos dizer adaptação da HD15"

2 - http://imageshack.us/photo/my-images/32/caixa3d2.png/ - Parte de Cima(acesso ao falante)

obs: antes de mais nada a Litragem da caixa está calculada em 78 Litros (ps: já retirado os litros do falante e dutos) e como o rodrigo indicou 75 Lts, acho que a litragem está na média pra a caixa.

obs2: a corneta tem a espessura de 14cm x 49cm na sua parte mais estreita, no caso, abaixo do gabinete do falante.

mais uma vez preciso da ajuda de vocês para analisarem esta caixa pois eu busco um rendimento superior as dutadas convencionais e com esta caixa que desenhei, a caixa continua sendo dutada mais com uma corneta a frente do falante e pelo que pesquisei na net caixas horn aumentam consideravelmente o rendimento do subgrave do falante.

no site da oversound a litragem para 15/800 é recomendado 60 litros, acho q dá uns 75 litros sem desconto falante e duto. Acredito com essa litragem conseguir tirar max. dos falante. Com 78 litros liquidos, acho q vais forçar x-max dos mesmos, mas tenta ai, vai dar subgrave do ca****. rsrrsrsrsrsrr

Compartilhar este post

Link para o post

no site da oversound a litragem para 15/800 é recomendado 60 litros, acho q dá uns 75 litros sem desconto falante e duto. Acredito com essa litragem conseguir tirar max. dos falante. Com 78 litros liquidos, acho q vais forçar x-max dos mesmos, mas tenta ai, vai dar subgrave do ca****. rsrrsrsrsrsrr

beleza, vou reduzir a caixa para 65 ou 70 litros com os dutos e falantes para que o diametro da saída do grave aumente, e os outros 5 ou 10Lts vou reduzir usando manta ou espuma :legal: .

ps: mais você acha que vai ficar um bom grave pra fora?

ps2: outra coisa, vi que você utiliza os 15/800 no set, o que você achou dos falantes? grave de qualidade?

valeu pela dica da litragem!

Editado por kleyton_Aspx

Compartilhar este post

Link para o post

Cara e um falante top, qualidade incrivel, forte, musical, toca td mesmo. Vale cada cemtavo q custa

Compartilhar este post

Link para o post

nao nao a caixa q a over recomenda sao 60 litros apenas descontando a espessura da madeira, internamente

a rigor seria +/- 51 litros com falante e duto

so q fica uma caixa q tem f3 em +/- 57hz

Compartilhar este post

Link para o post

nao nao a caixa q a over recomenda sao 60 litros apenas descontando a espessura da madeira, internamente

a rigor seria +/- 51 litros com falante e duto

so q fica uma caixa q tem f3 em +/- 57hz

caraca :blink: , somente 51 litros?

acho que vou fazer o seguinte: vou construir a caixa com 78 Litros e vou reduzir para a litragem correta com a manta e espuma! com isso se caso eu for usar outro falante futuramente posso utilizá-la fazendo os devidos ajustes de litragem.

ps: mais e ai pessoal? o que acharam da caixa? vocês acham que o grave vai ser mais agressivo do que os mesmos falantes em caixas dutadas convencionais?

obs: teria algum modo de calcular se o rendimento seria maior? no caso o WinSD faz isso?

valeu pela ajuda mais uma vez.... estou com as mãos coçando para fazer a caixa :mac1 !

Editado por kleyton_Aspx

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde pessoal,

Boa Tarde!

UP!.... pessoal? o que vocês acham da caixa? teoricamente esta caixa teria um grave maior do que a mesma sendo simplismente dutada?

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

caraca :blink: , somente 51 litros?

acho que vou fazer o seguinte: vou construir a caixa com 78 Litros e vou reduzir para a litragem correta com a manta e espuma! com isso se caso eu for usar outro falante futuramente posso utilizá-la fazendo os devidos ajustes de litragem.

ps: mais e ai pessoal? o que acharam da caixa? vocês acham que o grave vai ser mais agressivo do que os mesmos falantes em caixas dutadas convencionais?

obs: teria algum modo de calcular se o rendimento seria maior? no caso o WinSD faz isso?

valeu pela ajuda mais uma vez.... estou com as mãos coçando para fazer a caixa :mac1 !

kleyton,

faça a caixa com no máximo 75l brutos, fiz a minha com 79l e perdia muito o controle de cone, reduzi para 75 e o problema acabou.

fica a dica :legal: :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

kleyton,

faça a caixa com no máximo 75l brutos, fiz a minha com 79l e perdia muito o controle de cone, reduzi para 75 e o problema acabou.

fica a dica :legal: :legal:

Beleza cara, na verdade eu iria fazer com 80 Lts brutos e iria reduzir a litragem com manta para unir o útil ao agradável (grave macio e litragem reduzida) :legal:

valeu mesmo pela dica! e sobre a caixa, o que você axa?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite pessoal!

estou terminando de construir a caixa de grave e me surgiu uma dúvida:

qual o tempo que deixo a mesma parada pra secar a cola branca?

posso colocar um ventilador em cima pra adiantar o processo ou na verdade atrasa?

o melhor material para selar a caixa seria uma boa massa plástica?

obs: tirei algumas fotos da situação atual da caixa, como está na camera do meu irmão e o são joão está rolando e talz []-[] amanha a tarde posto pra vocês darem uma olhada.

abraço e bom São João a todos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa pelo menos 12horas pra cola secar bem mesmo, eu deixo 24h. Sobre o ventilador, eu desconheço, deixa secar sem ele mesmo, nessa média de tempo que lhe falei, vc usou pregos e parafusos pra travar a caixa certo?

Pra "vedar" a caixa, coloca a mistura de cola branca com pó de serra da madeira, tem coisa melhor não, isso pra vedar os cantos da caixa que vc tá falando né.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa pelo menos 12horas pra cola secar bem mesmo, eu deixo 24h. Sobre o ventilador, eu desconheço, deixa secar sem ele mesmo, nessa média de tempo que lhe falei, vc usou pregos e parafusos pra travar a caixa certo?

Pra "vedar" a caixa, coloca a mistura de cola branca com pó de serra da madeira, tem coisa melhor não, isso pra vedar os cantos da caixa que vc tá falando né.

Abraço

Isso mesmo, coloquei pó de serra mais cola pra vedar toda a caixa. ps: coloquei parafusos(bastante parafusos)para segurar a madeira, não sei se foi exagero mais coloquei parafusos em cada 5 cm de madeira... já gastei uns 250 [^] mais fiz um teste de "peso" pra testar a caixa e ficou parecendo uma parede :legal: .

sim, mais quando a cola e o pó de serra secar eu posso passar a massa plástica para arredondar as quinas da caixa ou não é necessário?

brigadão pela ajuda. abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, coloquei pó de serra mais cola pra vedar toda a caixa. ps: coloquei parafusos(bastante parafusos)para segurar a madeira, não sei se foi exagero mais coloquei parafusos em cada 5 cm de madeira... já gastei uns 250 [^] mais fiz um teste de "peso" pra testar a caixa e ficou parecendo uma parede :legal: .

sim, mais quando a cola e o pó de serra secar eu posso passar a massa plástica para arredondar as quinas da caixa ou não é necessário?

brigadão pela ajuda. abraço!

Rapaz, eu costumo colocar de a cada 10cm o parafuso, e entre eles, 1 prego.

Rapaz como vc aplicou a cola e o pó, por dentro, tem necessidade de arredondar as quinas não, o ganho em db's quase não existiria, ah não ser que fosse algo feito com base em calculos pra conseguir a inclinação correta e tals, então deixa do jeito que está que ficara ótimo, qualquer coisa passa a massa só pra deixar mais bem acabada, nos cantos que vão aparecer na caixa.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, eu costumo colocar de a cada 10cm o parafuso, e entre eles, 1 prego.

Rapaz como vc aplicou a cola e o pó, por dentro, tem necessidade de arredondar as quinas não, o ganho em db's quase não existiria, ah não ser que fosse algo feito com base em calculos pra conseguir a inclinação correta e tals, então deixa do jeito que está que ficara ótimo, qualquer coisa passa a massa só pra deixar mais bem acabada, nos cantos que vão aparecer na caixa.

Abraço

beleza então Teixeira, vou retomar a construção da caixa hj já que a cola secou bem! depois posto as fotos para a análise e opinião da galera :legal:

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza então Teixeira, vou retomar a construção da caixa hj já que a cola secou bem! depois posto as fotos para a análise e opinião da galera :legal:

abraço.

Blz, ficamos na espera.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa fiquei curioso agora para o ver o resultado dessa caixa. Eu quando fiz a caixa manifold, eu coloquei alguns pregos so pra segurar a madeira das parades umas nas outras ai colocando parafusos a cada 5 cm. Ficou travada ao extremo rsrsrsrsrs

Sobre a litragem, se o projeto para esses falantes ficou com com a litragem recomendada, usa um bom controle de cone um processador adequado pras caixas.

Sobre as fontes, pq ninguem aki indica a SD 120?!?! O que aconteceu com ela?!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente.... a SD120 tem até um preço legal, e outra também que andei pesquisando foi a Taramps tef-100.... alguem já usou estas fontes? recomendam?

ps: segunda-Feira vou postar as fotos da Caixa.... ela está exatamente do formato do desenho 3D :rolleyes: !!!

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser pelo fato dela não ser estabilizada.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço

ah é? :banghead não sabia deste detalhe....

ps: por enquanto estou optando pela spark usina :legal: !

Compartilhar este post

Link para o post

ah é? :banghead não sabia deste detalhe....

ps: por enquanto estou optando pela spark usina :legal: !

Pois é rapaz, elas tem esse detalhe.

Usina é boa sim, tem também as DBSound que são boas tb, e as novas da taramps tb são boas, só tem um custo mais elevado.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço

Vc fala isso pelo fato dela nao estabilizar a tensão de Saida, é isso?! Mas tipo é so vc usar ela com o som ligado que a bateria vai pedir carga pra fonte e com isso a tensão nao vai passar de 14 volts, mas teria que acompanhar claro com um multimetro digital ligado. Pelo preço q se consegue ela e pelo fato dela ser chaveada, acho que vale a pena ou estou errado ?!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...