Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
filipedanyalgil

baterias optima e heliar

Recommended Posts

estou montando meu primeiro som, aproveitei e montei um para o meu irmão, agora estou com uma duvida a respeito das baterias.

ja tinha uma 150A heliar e comprei 2 optima 75A coloquei as duas no meu carro, porem no golf do meu irmão coloquei a heliar 150A e nao gostei pois a bateria ficou atras do banco do motorista e se fosse a optima teria espaço para colocar na mala. li posts antigos mais nao tinha nenhuma resposta definida. Com mais experiência da galera será que tem algum problema de colocar na minha caminhonete uma heliar e uma optima pelo menos meu irmão fica com o carro dele sem gambiarras.

ps: 150A heliar + 75A optima mais potente que 2 de 75A opitma. ok?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem como colocar sim! Soh q pra carregar seria bom uma fonte tipo JFA!

Compartilhar este post

Link para o post

e como o bloom disse , e preciso de uma fonte...outra coisa , cada bateria tem sua resistencia interna , e essa resistencia que o alternador le e sabe o quanto de carga a bateria precisa !

num sistema com uma de 150 e outra de 75 vc ha de concordar comigo que uma vez que a de 75 estiver cheia a de 150 estara pela metade ....o que compromete a vida da bateria ! intao misturar baterias de correntes diferentes sempre teras problema ! ai vc diz mais todo mundo faz isso , intao eu digo ta todo mundo errado !!!

me corrigam se estiver errado ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu quando tinha uma de 100A + otra de 170A

eu tirava os cabo da que juntava com as de 170A caregava a de 100 e epois a de 170A (1 por ves )

:legal:

Editado por spiderpp

Compartilhar este post

Link para o post

eu quando tinha uma de 100A + otra de 170A

eu tirava os cabo da que juntava com as de 170A caregava a de 100 e epois a de 170A (1 por ves )

Essa eh uma alternativa! Outra seria usar um carregador inteligente! Mas fontes normais n vao carregar as duas adequadamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa eh uma alternativa! Outra seria usar um carregador inteligente! Mas fontes normais n vao carregar as duas adequadamente!

:+1 mesmo em carregadores convencionais se vc colocar baterias de ah diferentes a de menor amperagem completar sua carga 1º. nada a ver mas so para constar, camionetes usam/usavam duas 60ah/, ou duas 70ah, sempre par, o mesmo pode ser observado nos sistemas 24v dos caminhoes, usam 2 100ah ou 2 150ah e assim por diante....espero ter ajudado...

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor opção é carregar a bateria auxiliar com um carregador digital e deixar que o alternador carregue a unidade principal.

Também existem sistemas inteligentes de carga que são controlados por relé, que direcionam a carga para a bateria que está necessitando.

Um carregador que funciona bem aqui na empresa e que recomendamos é o Sentinela.

Abraço a todos

Editado por Carassa

Compartilhar este post

Link para o post

Minha bateria auxiliar de 100A esta ligada junto com a do Cofre de 45A, intaum a minha auxiliar nao esta carregando corretamente e vai ter uma vida util menor ???

Compartilhar este post

Link para o post

“num sistema com uma de 150 e outra de 75 vc ha de concordar comigo que uma vez que a de 75 estiver cheia a de 150 estara pela metade ....o que compromete a vida da bateria ! intao misturar baterias de correntes diferentes sempre teras problema ! ai vc diz mais todo mundo faz isso , intao eu digo ta todo mundo errado !!!

me corrigam se estiver errado !”

Galera desculpa a ignorância, mais olhando do lado técnico a idéia de uma bateria de 75ah carregar e depois a de 150ah não carregar direito não faz sentido. O alternador “entende” o sistema como 225ah e pronto. Lógico que a resistência das baterias é diferente, mais no momento em que uma esta carregada (75ah) sua resistência aumenta e a resistência da outra (no caso a de 150) "ficando menor" (que a de 75ah) passa a ser carregada por inteiro. Vamos exemplificar, duas caixas de água, uma de 100 litros e outra de 500 litros, ligadas por duas mangueiras (imitando os fios das baterias), uma vez que a de 100 estiver cheia a água somente correrá para a de 500 litros, ou corre da de 100 para a de 500 indiferentemente, é como se a outra nem ali estivesse, é o que acontece com as baterias (a energia flui para onde tem menos resistência).

Bom falei de maneira exemplificativa, tentei não usar termos técnicos, EU PARTICULARMENTE NÃO VEJO PROBLEMA ALGUM EM USAR BATERIAS DE Ah DIFERENTES, uso e continuarei usando, e nunca tive problema.

Editado por ebert

Compartilhar este post

Link para o post

“num sistema com uma de 150 e outra de 75 vc ha de concordar comigo que uma vez que a de 75 estiver cheia a de 150 estara pela metade ....o que compromete a vida da bateria ! intao misturar baterias de correntes diferentes sempre teras problema ! ai vc diz mais todo mundo faz isso , intao eu digo ta todo mundo errado !!!

me corrigam se estiver errado !”

Galera desculpa a ignorância, mais olhando do lado técnico a idéia de uma bateria de 75ah carregar e depois a de 150ah não carregar direito não faz sentido. O alternador “entende” o sistema como 225ah e pronto. Lógico que a resistência das baterias é diferente, mais no momento em que uma esta carregada (75ah) sua resistência aumenta e a resistência da outra (no caso a de 150) "ficando menor" (que a de 75ah) passa a ser carregada por inteiro. Vamos exemplificar, duas caixas de água, uma de 100 litros e outra de 500 litros, ligadas por duas mangueiras (imitando os fios das baterias), uma vez que a de 100 estiver cheia a água somente correrá para a de 500 litros, ou corre da de 100 para a de 500 indiferentemente, é como se a outra nem ali estivesse, é o que acontece com as baterias (a energia flui para onde tem menos resistência).

Bom falei de maneira exemplificativa, tentei não usar termos técnicos, EU PARTICULARMENTE NÃO VEJO PROBLEMA ALGUM EM USAR BATERIAS DE Ah DIFERENTES, uso e continuarei usando, e nunca tive problema.

Não existe problema em usar baterias de Ah diferentes. E não é a falta de carga que irá comprometer a vida útil da bateria, mas sim, a sobrecarga. Bateria não tem resistência, como o amigo mencionou e também não tem inteligência como diz um comercial conhecido por aí. Quando se carrega junto baterias de Ah diferentes, a de maior amperagem levará mais tempo para carregar. O alternador não sabe ler amperagem; ele lê a voltagem. A bateria menor atingirá a carga total antes da bateria maior. No entando, o alternador continuará mandando carga pra essa bateria como se ela não tivesse totalmente carregada, pois na soma das duas voltagens ainda não atingiu os 13,5V. Isso causa sobrecarga na bateria de menor Ah, aumentando muito a sua temperatura interna (em alguns casos a solução chega a ferver). O resultado disso é que a massa ativa começa a se soltar das grades (placas), o separador pode queimar e as placas podem entrar em curto, devido à alta temperatura as placas podem empenar...

Se alguém quiser material sobre baterias pode mandar um e-mail pra mim que respondo com alguns manuais técnicos.

Att

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe problema em usar baterias de Ah diferentes. E não é a falta de carga que irá comprometer a vida útil da bateria, mas sim, a sobrecarga. Bateria não tem resistência, como o amigo mencionou e também não tem inteligência como diz um comercial conhecido por aí. Quando se carrega junto baterias de Ah diferentes, a de maior amperagem levará mais tempo para carregar. O alternador não sabe ler amperagem; ele lê a voltagem. A bateria menor atingirá a carga total antes da bateria maior. No entando, o alternador continuará mandando carga pra essa bateria como se ela não tivesse totalmente carregada, pois na soma das duas voltagens ainda não atingiu os 13,5V. Isso causa sobrecarga na bateria de menor Ah, aumentando muito a sua temperatura interna (em alguns casos a solução chega a ferver). O resultado disso é que a massa ativa começa a se soltar das grades (placas), o separador pode queimar e as placas podem entrar em curto, devido à alta temperatura as placas podem empenar...

Se alguém quiser material sobre baterias pode mandar um e-mail pra mim que respondo com alguns manuais técnicos.

Att

Mas me diz uma coisa, quando a bateria menor atingir a total carga, ele não poderá passar a carregar a outra bateria tbem ja que ta ligada em paralelo ?! E se isso acontecer então ao mesmo tempo ela vai estar perdendo carga tbem e com isso não haverá sobre carga?! Se o meu pensamento estiver errado, existe algum esquema pra evitar que aconteça do alternador envie ainda carga para a bateria?!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas me diz uma coisa, quando a bateria menor atingir a total carga, ele não poderá passar a carregar a outra bateria tbem ja que ta ligada em paralelo ?! E se isso acontecer então ao mesmo tempo ela vai estar perdendo carga tbem e com isso não haverá sobre carga?! Se o meu pensamento estiver errado, existe algum esquema pra evitar que aconteça do alternador envie ainda carga para a bateria?!

As duas recebem carga ao mesmo tempo. Porém a maior precisa de mais tempo de recarga. Como é energia elétrica sendo armazenada em forma de energia química, não existe transferência de carga de uma para outra. Então a menor continua recebendo carga, mesmo após estar totalmente carregada.

Existe um esquema com uso de relé que após a unidade principal estar carregada, passa a transferir a carga pra outra bateria.

Eu preciso procurar nos meus manuais antigos, pois não lembro de cabeça o esquema.

Assim que encontrar, vou postar aqui no fórum pro pessoal.

Att

Compartilhar este post

Link para o post

Att

opa, boa tarde, te afirmo com TODA CERTEZA que qualquer tipo de bateria do mundo tem resistencia (nao quero dizer que tem uma resistencia interna e sim a propria resistencia da bateria), em relaçao a aplicaçao pratica de alimentar baterias com ah diferentes, o aquecimento podera ocorrer, mais acho muito dificil. Sim a bateria menor atingira a carga completa antes, mais neste momento podemos dizer "que a energia vai simplesmente passar por ela sem carrega-la, indo diretamente para a outra", dizeres apenas exemplificativos. Em relaçao a bateria menor alcançar os 13,5v e a maior nao, isso nao ocorrerá se elas estiverem ligadas em paralelo, pois a diferença de potencial nao permitira, a tensao so c estabilizara no momento que as duas alcançarem carga maxima. Se vc tiver algum materia que diga algo contrário a isso por favor me mande no e-mail: augustoebert@gmail.com, adoraria analisa-los.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

As duas recebem carga ao mesmo tempo. Porém a maior precisa de mais tempo de recarga. Como é energia elétrica sendo armazenada em forma de energia química, não existe transferência de carga de uma para outra. Então a menor continua recebendo carga, mesmo após estar totalmente carregada.

Existe um esquema com uso de relé que após a unidade principal estar carregada, passa a transferir a carga pra outra bateria.

Eu preciso procurar nos meus manuais antigos, pois não lembro de cabeça o esquema.

Assim que encontrar, vou postar aqui no fórum pro pessoal.

Att

opa existe sim transferencia de carga de uma bateria para outra. Faça o seguinte: pegue uma bateria carregada e outra nao, ligueas em paralelo com cabos suficientemente grossos, apos certo tem a bateria sem carga estara com certa "carga". Pode fazer o teste que funciona.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

num sistema com uma de 150 e outra de 75 vc ha de concordar comigo que uma vez que a de 75 estiver cheia a de 150 estara pela metade

Praia, jamais duas baterias em paralelo estarão com cargas diferentes, e nem serão carregadas de forma diferente.

Se, por ventura, você ligar uma descarregada em paralelo com uma carregada, a carga nas duas se equilibrará com o tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bateria não tem resistência, como o amigo mencionou

Claro que tem. Todo gerador (químico, cinético ou o que quer que seja) possui resistência interna.

Porquê a tensão cai nos picos de grave? Porquê existe uma resistência interna. Esta resistência é tão maior quanto menor for a capacidade de converter energia.

O alternador não sabe ler amperagem; ele lê a voltagem.

O alternador não exerce qualquer controle sobre a carga, não lê baateria nem entende a quê ele está ligado. Ele é apenas um gerador. Joga 14,4V no sistema elétrico do carro, e pronto.

Quem cuida da sua carga é a bateria. A corrente de carga não é constante. Quanto menor a carga da bateria, menor sua tensão interna. Quanto maior a diferença de tensão da bateria, maior a corrente que circula por ela, e esta é limitada pela resistência interna da bateria. Baterias menores têm resistência interna maior, por isto demandam menos corrente pra se carregar.

Quando estão carregadas, as bateerias ficam em flutuação, condição onde não absorvem mais carga. A corrente que circula por elas é baixa.

Portanto, não existe uma bateria se carregar antes da outra, ou sobrecarregar, pois cada uma se carrega no seu tempo, e depois fica apenas flutuando. Não existe nenhum mecanismo que pare a carga. Por isto que um alternador com tensão acima de 14,4V pode acabar danificando a bateria.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que tem. Todo gerador (químico, cinético ou o que quer que seja) possui resistência interna.

Porquê a tensão cai nos picos de grave? Porquê existe uma resistência interna. Esta resistência é tão maior quanto menor for a capacidade de converter energia.

O alternador não exerce qualquer controle sobre a carga, não lê baateria nem entende a quê ele está ligado. Ele é apenas um gerador. Joga 14,4V no sistema elétrico do carro, e pronto.

Quem cuida da sua carga é a bateria. A corrente de carga não é constante. Quanto menor a carga da bateria, menor sua tensão interna. Quanto maior a diferença de tensão da bateria, maior a corrente que circula por ela, e esta é limitada pela resistência interna da bateria. Baterias menores têm resistência interna maior, por isto demandam menos corrente pra se carregar.

Quando estão carregadas, as bateerias ficam em flutuação, condição onde não absorvem mais carga. A corrente que circula por elas é baixa.

Portanto, não existe uma bateria se carregar antes da outra, ou sobrecarregar, pois cada uma se carrega no seu tempo, e depois fica apenas flutuando. Não existe nenhum mecanismo que pare a carga. Por isto que um alternador com tensão acima de 14,4V pode acabar danificando a bateria.

Valeu Kleber, tava tentando explicar isso so que como nao sou tecnico ou qualquer coisa do genero nao sabia os termos corretos. A unica coisa que fiquei com duvida é que vc disse que as baterias menores tem resistencia maior que as maiores, isso nao é relativo. Explica um pouco mais sobre isso por favor. flw

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é rrelativo.

Uma bateria de 50A/h tem resistência interna maior que a de 100. Em via de regra, metade, mas tudo depende da construção.

O que importa na realidade é olhar a capacidade/hora (A/h), que te diz qual é a capacidade da bateria, e o Crank, que te diz qual é a capacidade de corrente da bateria.

A/h depende da espessura das placas. Quanto mais espessas, mais tempo ela leva pra descarregar. Crank depende da área de contato dessas placas com a solução. Quanto maior a área de contato, maior é a quantidade de reações que essa bateria pode fazer, e por isto, mais corrente ela pode fornecer.

Pra baterias comuns, existe meio que o projeto-padrão. Portanto, a de 50Ah vai mesmo ter maior resistência interna que a de 100. Na prática, Ah não tem muita utilidade. Só te dá uma NOÇÃO do tempo de carga. O que importa mesmo no dimensionamento elétrico é o "crank", que deve ser pelo menos 3x maior que o consumo do amplificador (em um sistema bem dimensionado).

As optimas tem seu foco em entregar corrente, e não tem tempo de descarga. Por isto possuem muitas placas finas, com um espaço bem pequeno entre elas. Entregam muita corrente, mas tem baixos valores Ah. Estas em baixa resistência interna. Porém uma Optima de 75A/h terá resistênciaa interna maior que uma de 100A/h.

Só um detahe, pra quem é do trio: Por terem placas finas e muito pouco espaço entre elas, as Optimas podem ser FACILMENTE danificadas numa descarga além do limite especificado em seu projeto. Nenhuma bateria automotiva é feita pra descarregar 30%.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é rrelativo.

Uma bateria de 50A/h tem resistência interna maior que a de 100. Em via de regra, metade, mas tudo depende da construção.

O que importa na realidade é olhar a capacidade/hora (A/h), que te diz qual é a capacidade da bateria, e o Crank, que te diz qual é a capacidade de corrente da bateria.

A/h depende da espessura das placas. Quanto mais espessas, mais tempo ela leva pra descarregar. Crank depende da área de contato dessas placas com a solução. Quanto maior a área de contato, maior é a quantidade de reações que essa bateria pode fazer, e por isto, mais corrente ela pode fornecer.

Pra baterias comuns, existe meio que o projeto-padrão. Portanto, a de 50Ah vai mesmo ter maior resistência interna que a de 100. Na prática, Ah não tem muita utilidade. Só te dá uma NOÇÃO do tempo de carga. O que importa mesmo no dimensionamento elétrico é o "crank", que deve ser pelo menos 3x maior que o consumo do amplificador (em um sistema bem dimensionado).

As optimas tem seu foco em entregar corrente, e não tem tempo de descarga. Por isto possuem muitas placas finas, com um espaço bem pequeno entre elas. Entregam muita corrente, mas tem baixos valores Ah. Estas em baixa resistência interna. Porém uma Optima de 75A/h terá resistênciaa interna maior que uma de 100A/h.

Só um detahe, pra quem é do trio: Por terem placas finas e muito pouco espaço entre elas, as Optimas podem ser FACILMENTE danificadas numa descarga além do limite especificado em seu projeto. Nenhuma bateria automotiva é feita pra descarregar 30%.

Entendi. Poderiamos traduzir o Crank como Corrente de pico, ou de partida como alguns falam?

flw

Compartilhar este post

Link para o post

opa existe sim transferencia de carga de uma bateria para outra. Faça o seguinte: pegue uma bateria carregada e outra nao, ligueas em paralelo com cabos suficientemente grossos, apos certo tem a bateria sem carga estara com certa "carga". Pode fazer o teste que funciona.

abraço

Eu tbem acho que uma transfere corrente pra outra, afinal não existe o cabo "chupeta" que faz a transferência de corrente de um carro para o outro, quando um dos está sem carga na bateria !?!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tbem nao tava concordando muito com a ideia do colega forista que postou que causaria "Sobrecarga" na bateria. É como se fosse uma caixa d'agua, quando ela ta cheia nao segura mais água e se tiver outra do lado interligada por canos, a água que ta chegando vai toda pra outra. E outra, no carro quando o motor está ligado, ha um consumo de energia pelo sistema de ignição e ate mesmo o próprio alternador, que precisa de uma certa corrente para funcionar, diferentemente de um Dínamo, e com isso a tensão nuca vai passar de 14.4v

Editado por o_cara

Compartilhar este post

Link para o post

Praia, jamais duas baterias em paralelo estarão com cargas diferentes, e nem serão carregadas de forma diferente.

Se, por ventura, você ligar uma descarregada em paralelo com uma carregada, a carga nas duas se equilibrará com o tempo.

kleberlpa pelo contrário, em estado estacionário duas baterias com capacidades de cargas diferentes jamais terão cargas iguais elas terão cargas proporcionais... a única possibilidade das baterias terem cargas iguais é se elas forem iguais ou seja caso apresente a mesma capacidade de carga.

Por exemplo: Um capacitor pode ser considerado uma bateria com resistência muito pequena (nula).. imagine que eu tenha um capacitor de 100 microF carregado com 12V e eu ligo ele em paralelo com um capacitor de 20 microF descarregado..

A equação que rege o comportamento do capacitor é C =q/V (eq1)

Onde

C = capacitância

V = tensão

q = carga

Então temos

C1 = 100 microF V= 12V -----> q = 1200 micro Culomb (achei a carga usando a eq 1)

C2 = 20 microF V = 0 -----> q =0 micro Culomb (ache a carga usando a eq 1)

Ao ligar em paralelo, sabemos que a tensão dos dois capacitores devem ser iguais, a soma das cargas devem se manter (1200 +0 ) = 1200 C e a capacitância total deve ser 100 microF + 20 microF = 120 microF ( capacitores em paralelo se somam ). Então usando a equação 1 e sabendo que em paralelo a capacitância total é 120 microF encontraremos que a tensão de equilíbrio é 10V.

Então usando a equação 1 para o capacitor 1 teremos: ( lembrando que a tensão após os dois serem ligados em paralelo é 10 V )

q = c*v = 100 microF*10 = 1000 microC

para o capacitor 2 teremos

q = c*v = 2o microF*10 = 200 microC

Ou seja apesar da tensão ficar igual a carga não ficou.. como disse antes a carga fica proporcional a capacidade de reserva ( proporcional a capacitância) ou seja o C1 ficou com 83,33% da carga total.. visto que ele tem 83,33% da capacidade de armazenamento de carga e C2 ficou com 16,67% da carga visto que sua capacitancia é 16,67% da capacitância total..

Eu usei o capacitor por simplicidade de equacionamento, mas esta mesma idéia serve para as baterias, como disse um capacitor é uma bateria com “resistência nula” :legal:

[]’s

Flavio

Compartilhar este post

Link para o post

kleberlpa pelo contrário, em estado estacionário duas baterias com capacidades de cargas diferentes jamais terão cargas iguais elas terão cargas proporcionais...

Sim, isto está implícito, não? Até porquê, nem totalmente carregadas, ambas terão a MESMA carga, ao pé da letra.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, isto está implícito, não? Até porquê, nem totalmente carregadas, ambas terão a MESMA carga, ao pé da letra.

Se está implícito eu não sei eu nao consegui perceber.. hehehe.. mas resolvi comentar pois alguns estão ainda começando a entender. Eu expus este ponto pq achei que poderia gerar confusão para aqueles que ainda estão no inicio... mas sim nunca terão cargas iguais, afinal elas tem capacidades de reserva de carga diferentes... mas reafirmando ao dono do tópico pode colocar sem problema as duas em paralelo que vai funcionar perfeitamente, soh não esquece de colocar proteção ( fusível ou disjunto nas duas baterias)

[]'s

:legal: Flávio

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...