Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
wasdyn

Som de qualidade no encosto do banco

Recommended Posts

Eu gostaria de saber se é possível montar um sistema de som no banco do motorista, com um par de falantes localizados um pouco abaixo do encosto de cabeça, um de cada lado, direcionados diretamente aos ouvidos do motorista. Os falantes ficariam um pouco recuados para que ombros e/ou cabeça não encostassem neles.

No caso, o que teria que ser feito? Seria possível utilizar um BOM fone de ouvido ou ter-se-ia que utilizar falantes para carro mesmo (pequenos fullrange – aliás, fullranges conseguem reproduzir TODA a faixa de frequência audível ou apenas a maior parte, tipo 80 Hz a 14 kHz)?

Como os falantes serão pequenos e trabalharão com pouca potência (acho que não devem passar de 3”), não será necessária a utilização de um amplificador, correto?

Como fica o som num projeto desses, será possível cobrir toda a faixa audível com qualidade? Acredito que como os falantes trabalhariam para reproduzir o som apenas para o motorista não seriam muito exigidos, sendo assim possível atingir toda a faixa de frequência entre 20 e 20.000 Hz (como acontece nos fones de ouvido) – talvez até 18 a 22.000, para garantir.

Obviamente que um sistema desses seria dedicado exclusivamente ao motorista.

Com "som de qualidade" me refiro apenas à atinfgir todas as frequências audíveis e qualidade na reprodução, uma vez que não seria possível ter o palco sonoro.

Não encontrei nenhuma imagem para postar aqui, mas acho que deu para entender. Apenas para exemplificar, acho que em alguns arcades de corrida que têm em fliperamas (lojas) o sistema é semelhante.

Obs.: não tenho a intenção de montar algo assim, apenas me passou pela cabeça e pensei se seria ou não possível.

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

wasdyn, sinceramente não sei a resposta, mas a princípio acho q claramente o som viria de trás, pois frequências altas (acima de 100 hz) são direcionais. Mas parabéns pelos tópicos q vc abre. São sempre inteligentes e interessantes suas dúvidas. Diferentes de qual é melhor, x ou y? Qual devo comprar c/ x dinheiros? Focal é melhor q morel? Me parece q vc não quer uma fórmula pronta, mas sim aprender SQ.

Editado por AFCosta

Compartilhar este post

Link para o post

AFCosta, obrigado. Realmente, lendo vários tópicos aqui a primeira coisa que aprendi foi que não existe fórmula para se chegar no som perfeito, mas várias maneiras de se tentar chegar lá.

Compartilhar este post

Link para o post

é bem interessante , mas acho que seria bem BEM complicado reproduzir tudo naquele espaço tão pequeno...

E que eu saiba é proibido dirigir usando fones de ouvido.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Isso me lembrou de uma fotos que vi o dono do carro colocando o banco do motorista no meio do carro!(acho que varios fizeram isto)muito legal...

Realmente seria dificil achar um mid, full que toque abaixo de 70hz com um liniaridade boa.....fora ter o risco do objeto virar uma arma em um acidente de transito!rs....se for somente carro campeonato tudo bem!

Compartilhar este post

Link para o post

P-mAV

Sobre os fones, acho que não teria problema, uma vez que os falantes ficariam apenas próximos aos ouvidos, e não presos à cabeça/orelhas como um fone.

Em relação à reproduzir as frequências, o que me faz acreditar que dê são aqueles fones de ouvido que reproduzem todas as frequências audíveis (e até algumas inaudíveis). Pelo que pesquisei, como eles precisam de pouquíssima potência para funcionar e o som que reproduzem é bem baixo eles conseguem atingir essas frequências.

Guilherme_Vital

Banco do motorista central acho que é o sonho de qualquer um para fazer um palco perfeito. Mas aí o carro deve ser usado apenas para apresentação né? Porque tem que readaptar tudo, barra de direção, talvez a localização do motor, pedais, câmbio... Mas que o resultado deve sr perfeito, deve.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro que a LeSon tinha uns tweeter que se encaixavam no encosto, mais ou menos nesta posição. Só achar um destes e tá feito.rs.

Acho perfeitamente possível a idéia. O difícil seria achar um driver que se encaixe legal.

Se destruir um fone de ouvido, ele não deve ter SPL suficiente a alguns centímetros do ouvido.

Se usar um full comum, primeiro precisa de um que suba o suficiente. Tudo bem, existem alguns que fazem isso. Agora como fazer esse full descer legal? A solução pode estar na equalização, já que vc vai precisar de pouca potência, seria possível equalizar bem, e chegar com força até os mid-bass. Mesmo assim acho que precisaria de um falante dedicado para graves, em outro lugar.

Editado por R2_luciano

Compartilhar este post

Link para o post

Usa um fone de ouvido Hi-Fi =)

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Banco do motorista central acho que é o sonho de qualquer um para fazer um palco perfeito.

Mas aí o carro deve ser usado apenas para apresentação né?

Porque tem que readaptar tudo, barra de direção, talvez a localização do motor, pedais, câmbio... Mas que o resultado deve sr perfeito, deve.

E de que adianta som automotivo se é apenas é para ser usado apenas em apresentações em um carro que precisa ser readaptado (e talvez nem ande), e não na prática do dia a dia? Para isto melhor e mais fácil é um som residencial...

Compartilhar este post

Link para o post

R2_luciano

Dando uma pesquisada realmente acho que você tem razão sobre os fones. Pelo que vi eles usam o próprio canal do ouvido e o espaço entre as orelhas e a "almofadinha" do fone como caixa. Deixando o fone fora do ouvido (mesmo que a poucos centímetros) já faz com que a "caixa" deixe de existir.

Sobre os full, acho que o problema fica realmente nos graves. Quem sabe utilizar dois falantes de cada lado...

Abreu

Como dito ao Luciano, acho que a ideia do fone acaba se tornando inviável.

LHL

Concordo com você, modificar o carro todo apenas para o motorista ficar no centro e obter um melhor palco mas não poder dirigir é besteira (minha opinião - respeito quem pense o contrário, mas não concordo); nesse caso compensa mais economizar um pouco e comprar um McLaren F1.

Editado por wasdyn

Compartilhar este post

Link para o post

R2_luciano

Dando uma pesquisada realmente acho que você tem razão sobre os fones. Pelo que vi eles usam o próprio canal do ouvido e o espaço entre as orelhas e a "almofadinha" do fone como caixa. Deixando o fone fora do ouvido (mesmo que a poucos centímetros) já faz com que a "caixa" deixe de existir.

Sobre os full, acho que o problema fica realmente nos graves. Quem sabe utilizar dois falantes de cada lado...

Talvez uns mids ou sub de 6" embaixo do banco, parecido com a BMW feita pela BassAudio.

Compartilhar este post

Link para o post

Banco do motorista central acho que é o sonho de qualquer um para fazer um palco perfeito. Mas aí o carro deve ser usado apenas para apresentação né? Porque tem que readaptar tudo, barra de direção, talvez a localização do motor, pedais, câmbio... Mas que o resultado deve sr perfeito, deve.

Obrigado.

E de que adianta som automotivo se é apenas é para ser usado apenas em apresentações em um carro que precisa ser readaptado (e talvez nem ande), e não na prática do dia a dia? Para isto melhor e mais fácil é um som residencial...

Coisa fácil de resolver... basta encontrar (e comprar)um Mclaren F1, onde o motorista viaja no centro e os passageiros (02) atrás dele... totalmente simétrico. OpO

McLaren_F1_at_Silverstone_by_moorhouse.jpg

mclaren-f1-2.jpg

Editado por marcosnf

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando a idéia da F1,que realmente é a mais facil , kkk , de resto não vejo a vantagem de usar os falantes assim =P

Compartilhar este post

Link para o post

O mazda MX5 Miata tinha encosto de cabeça com alto-falantes...

Bem, a idéia seria muito boa, não fosse o fato desses falantes competirem com o ruído do carro, o som deles refletir em diversos pontos do carro, ter outras fontes em diferentes distâncias...

Com fone funciona, pq ele "soca" tudo dentro dos seus ouvidos, você não tem nada como referência pra perceber que há "ambiente".

Compartilhar este post

Link para o post

Kleberlpa, dando uma pesquisada sobre esse Miata encontrei vários artigos na net (pesquisar por Headrest Speaker). Ainda não li qualquer deles, mas são vários e acredito que em alguns existam projetos de como dar um jeito de reproduzir (ou tentar) todas as frequências audiveis só por esses dois falantes (esquerdo e direito do enconsto de cabeça).

Você disse que o problema fica por conta de "...o som deles refletir em diversos pontos do carro, ter outras fontes em diferentes distâncias...". Como assim? O som acaba "refletindo" nos vidros e colunas e, de algum modo, fazendo com que se perca qualidade e/ou "sincronização" (com "sincronização" quero dizer o som de ambos os falantes chegarem exatamente ao mesmo tempo aos ouvido do motorista)? Sobre ter outras fontes de diferentes distâncias você quer dizer locais de onde o som/música está vindo (outros falantes)? No caso apenas esses falantes trabalhariam, sem quaisquer outros em portas, peitinhos, pezinhos, doorpods ou qualquer outro local (haveria um certo egoísmo por parte do motorista). Sobre competir com ruídos do carro acredito que o fato de os falantes estarem tão próximos aos ouvidos do ouvinte acaba sendo uma vantagem (do ponto de vista de ruídos internos/externos) sobre os tradicionais locais para se colocar os falantes, dando uma amenizada nesses ruídos.

Peço que me corrijam se eu tiver escrito alguma(s) besteira(s) e obrigado pela participação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...