Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Oraculoo

Algumas Duvidas

Recommended Posts

Olá, Antes que venham falar coisas como " use a busca ", "olhe outros topicos" e tals..

ja andei lendo muito topico no forum.. e sim eles me ajudaram muito, mais solucionaram apenas 80% das minhas duvidas, algumas n entedi direito, intao resolvi criar esse topico.

eu tenho 2x Bomber Bicho Papão 15" 550w RMS Bobina Dupla 4Ohms ligados em 1 Banda Voxer 9.8.

[E]dited:

A Questão é:

que usava o som em carro hatch e troquei por 1 sedan ( voyage novo )

ai fiz uma caixa com 100L (50/50) com duto de 4" para cada lado em cima da caixa.. usava Duto de 25cm.. tocava bem..

ai depois resolvi desmontar a parte traseira do carro que da acesso a mala, ai fiko so no ferro com uns espaços abertos e os 2 burracos para autofalantes de 6".. intao pensei vo jogar a saida do duto nesse buraco.. ai dexei o duto com 11 cm para dentro da caixa e 11 cm para fora da caixa na direção dos buracos faltando 1 cm para encostar nos buracos..

num link aki no autosom.net usei aquele negocio para calcular o duto la diz q com 22cm( meu caso ) a frequencia da caixa ia ficar em 45 Hz, mais n gostei do resultado o que posso fazer para melhor o rendimento no carro sedan ?

Abçs

OBS: Vou Editando o Topico Comforme as Duvidas são Esclarecidas..

Editado por Oraculoo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dois subs bobina dupla de 4 ohms não dá para fazer chegar a dois não hein !!

Ou 1 ou 4 ohms leia esse tópico aqui que vai te dar o caminho certo sobre a ligação dos subs.

http://autosom.net/artigos/subassoci.htm aprendi muito nele.

Quanto aos papões de 15 550 cuida bem deles tocam muito bem .

Tem gente que vai falar mal e tal falar que tem melhor mas esses antigos de 550 eram os melhores valiam cada centavo !

Esse player seu quando tiver uma oportunidade e puder trocá- lo por um pioneer perceberá um grande diferença de força no seu som .

Antes das regulagens eu acredito que você tenha que revisar sua ligação dos subs, era para estar desarmando seu módulo pois se tivesse ligado em paralelo estaria dessa forma:

4+4 4+4 paralelo

2 2 paralelo de novo

1 ohm resultado final de sua ligação em paralelo! e não 2

Quanto as regulagens 1° terá que revisar a ligação e esse seu módulo não será compatível com seu set!

Editado por VILLANOVA

Compartilhar este post

Link para o post

Dois subs bobina dupla de 4 ohms não dá para fazer chegar a dois não hein !!

Ou 1 ou 4 ohms leia esse tópico aqui que vai te dar o caminho certo sobre a ligação dos subs.

http://autosom.net/artigos/subassoci.htm aprendi muito nele.

Quanto aos papões de 15 550 cuida bem deles tocam muito bem .

Tem gente que vai falar mal e tal falar que tem melhor mas esses antigos de 550 eram os melhores valiam cada centavo !

Esse player seu quando tiver uma oportunidade e puder trocá- lo por um pioneer perceberá um grande diferença de força no seu som .

Antes das regulagens eu acredito que você tenha que revisar sua ligação dos subs, era para estar desarmando seu módulo pois se tivesse ligado em paralelo estaria dessa forma:

4+4 4+4 paralelo

2 2 paralelo de novo

1

Quanto as regulagens 1° terá que revisar a ligação e esse seu módulo não será ci9ompatível com seu set!

desculpe acho que nao me expresei bem por isso vc n intendeu..

eu uso 1 BP em cada canal do modulo o Banda 9.8 São 2 Canais Bridge 490w a 2 ohms eu ligo 1 sub em cada canal fechando 2 ohms em cada canal e não 2 ohms nos 2 subs ^^

e quanto as papões muita gente fala mal eu sei mais ja tive varios e numca tive problemas, nacional eu uso eles pelo preço, mais no prox up vo por um gringo =)

Editado por Oraculoo

Compartilhar este post

Link para o post

Minha sugestão é ligar a saida sub no banda , e deixar o cartão flat, faça os cortes low pass pelo cd player :legal:

Quanto a regulagem do ganho dá uma lida aqui que é esclarecedor: http://autosom.net/artigos.asp no artigo regulando ganho de amps.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Minha sugestão é ligar a saida sub no banda , e deixar o cartão flat, faça os cortes low pass pelo cd player :legal:

Quanto a regulagem do ganho dá uma lida aqui que é esclarecedor: http://autosom.net/artigos.asp no artigo regulando ganho de amps.

Abraço

dei uma lida la mais n entendi tudo..

no manual do modulo ta assim:

Sensibilidade de Entrada 0.1 a 4.0 Volts

Impedancia de Entrada 150kohms

e no manual do radio n achei a voltagem da saida..

segui imagem

aaaydx.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

pq nao liga 1 papao em cada bridge ?

vai fica bem forte []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

opa, pelo q entendi vc jah tem um sub em cada bridgem, certo.

entao vamos as duvidas:

LP corta as frequencias abaixo do espeficicado e HP corta as frequencias acima. band pass corta no intervalo (ou nada nesse caso).

um detalhe, se o corte do amp eh 12db em 80hz, ele terah -3db em 80hz e -15db em 160hz e nao -12db como tah no manual, mas isso nao vem ao caso agora.

dexa o amp em flat e faz o corte pelo player, acho q em 78hz vai fica legal.

o ganho, precisamos saber o modelo do player pra pesquisar a voltagem de saida. mas deve ser 2 ou 4V, que eh a mais frequentemente usada.

entao na metade ou no minimo, depende da voltagem.

edit - o minimo nesse caso eh 4V e nao 0,1V tah.

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

opa, pelo q entendi vc jah tem um sub em cada bridgem, certo.

entao vamos as duvidas:

LP corta as frequencias abaixo do espeficicado e HP corta as frequencias acima. band pass corta no intervalo (ou nada nesse caso).

um detalhe, se o corte do amp eh 12db em 80hz, ele terah -3db em 80hz e -15db em 160hz e nao -12db como tah no manual, mas isso nao vem ao caso agora.

dexa o amp em flat e faz o corte pelo player, acho q em 78hz vai fica legal.

o ganho, precisamos saber o modelo do player pra pesquisar a voltagem de saida. mas deve ser 2 ou 4V, que eh a mais frequentemente usada.

entao na metade ou no minimo, depende da voltagem.

edit - o minimo nesse caso eh 4V e nao 0,1V tah.

Ola, obrigado pelas explicaçoes, sim eu uso cada papão em cada bridge o pessoal q n tava entendendo =/

acima eu postei uma print das especificaçoes do radio..

a do modulo eu achei

no manual do modulo ta assim:

Sensibilidade de Entrada 0.1 a 4.0 Volts

Impedancia de Entrada 150kohms

e no manual do radio n achei a voltagem da saida..

segui imagem

aaaydx.jpg

o Modelo é Sony CDX-GT227X ( sim e antigo ¬¬ )

andei dando uma pesquisada nums players.

fiquei entre 2 marcas e 4 modelos:

Sony ou Pioneer ?

os sonys são : CDX-GT657UI

CDX-GT647UI

e os pioneers são: DEH-8380SD

DEH-4280SD

e ai qual desses vcs recomendam ?

Editado :

Virei o cartao do cross para flat e dei os cortes pelo player em 78Hz, mais fico muito fraco.. com o cartao no low ele fica umas 3 x mais forte =/

Editado por Oraculoo

Compartilhar este post

Link para o post

Up !

o tamanho do duto influencia na frequencia apenas para dentro da caixa ou para fora tb influencia ?

Compartilhar este post

Link para o post

O oráculo é você... kkk

O tamanho do duto vai alterar sim, se não couber dentro da caixa, pode-se deixar uma boa parte pra fora que vai dar o mesmo resultado, estética 0 mas quem liga pra isso?

Compartilhar este post

Link para o post
No manual tem as seguintes especificaçoes: Low-Pass: 80 a 160Hz-12dB | High-Pass: 80 a 40Hz-12dB | Band-Pass (Flat).

isso quer dizer q o cartao no high ele reproduz frequencia menores q o cartao no low ? eu uso ele no Low intao so reproduz de 80Hz a 160Hz ? abaixo de 80HZ e acima de 160Hz ele n reproduz e isso ?

Acho que vc se enganou pois não percebeu que no High-Pass é na verdade :80hz a 40Khz, e 1 Khz equivale a 1.000hz.

E traduzindo LPF: filtro passa baixa, só passa frequencias baixas. HPF: filtro passa alta, só passa frequencias altas.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vc se enganou pois não percebeu que no High-Pass é na verdade :80hz a 40Khz, e 1 Khz equivale a 1.000hz.

E traduzindo LPF: filtro passa baixa, só passa frequencias baixas. HPF: filtro passa alta, só passa frequencias altas.

Realmente o Manual estava errado, teve problemas no manual..

o correto é :

● Linkwitz-Riley 12dB/Oitava:

~ Low-Pass: 16Hz a 80Hz

~ High-Pass: 80Hz a 40kHz

~ Band-Pass: (flat)

Problema resolvido =)

meu outro problema e: que usava o som em carro hatch e troquei por 1 sedan ( voyage novo )

ai fiz uma caixa com 100L (50/50) com duto de 4" para cada lado em cima da caixa.. usava Duto de 25cm.. tocava bem..

ai depois resolvi desmontar a parte traseira do carro que da acesso a mala, ai fiko so no ferro com uns espaços abertos e os 2 burracos para autofalantes de 6".. intao pensei vo jogar a saida do duto nesse buraco.. ai dexei o duto com 11 cm para dentro da caixa e 11 cm para fora da caixa na direção dos buracos faltando 1 cm para encostar nos buracos..

num link aki no autosom.net usei aquele negocio para calcular o duto la diz q com 22cm( meu caso ) a frequencia da caixa ia ficar em 45 Hz, mais n gostei do resultado o que posso fazer para melhor o rendimento no carro sedan ?

Editado por Oraculoo

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa band-pass ?

a minha caixa e dutada normal ( vented box )

me falaram para montar uma bandpass..

mais n sei direito como ela funciona. e qual a diferença entre 4º e 6º ordem?

Editado por Oraculoo

Compartilhar este post

Link para o post

a minha caixa e dutada normal ( vented box )

me falaram para montar uma bandpass..

mais n sei direito como ela funciona. e qual a diferença entre 4º e 6º ordem?

Boa pergunta qual a difereça entre 4º e 6º ordem ?

mais sei que band-pass é mlhor pra vc mais agora nao sei qual

a caixa band-pass é uma caixa dentro da outra

pq a caixa normal e o porta mala é outra caixa tendeu

a band-pass vai a funçao do porta malas pra lugar que o Pm é aberto

Compartilhar este post

Link para o post

4ª ordem:

sub3.gif

Se seu sub toca melhor em caixa selada, a band-pass deverá ser de 04 ordem, e essa é mais fácil de projetar do que a de 6 ordem.

6ª ordem:

sub5.gif

Se o sub tocar melhor em dutada, pode ser feita essa caixa que rende mais do que a de 4 ordem.

Compartilhar este post

Link para o post

4ª ordem:

sub3.gif

Se seu sub toca melhor em caixa selada, a band-pass deverá ser de 04 ordem, e essa é mais fácil de projetar do que a de 6 ordem.

6ª ordem:

sub5.gif

Se o sub tocar melhor em dutada, pode ser feita essa caixa que rende mais do que a de 4 ordem.

hum intao meu caso e 6 ordem..

mais n sei direito como essa caixa funciona..

por exemplo meus subs pedem na caixa dutada 50L

intao a parte de tras do falante e 50 L e a da frente ? tem um padrao ? ou e qualquer litragem ?

como funciona?

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade é preciso calcular por software, mas não é nada fácil, tenta entrar em contato com a Bomber e pedir um modelo de Band-pass pra seu Sub. Explica seu caso pra eles indicarem o tamanho da caixa e dos dutos.

Compartilhar este post

Link para o post

tenta uma mp pro guto de almeida ou o renan lopes. o guto fez uns trabalhos pra bomber e o renan ainda trabalha lah.

Compartilhar este post

Link para o post

tenta uma mp pro guto de almeida ou o renan lopes. o guto fez uns trabalhos pra bomber e o renan ainda trabalha lah.

dexei um e-mail no contato do site da bomber, pedindo um projeto de band-pass 6ª Ordem, que trabalhe a baixo dos 80 Hz.

vamo ve se eles respondem pq a umas 2 semanas atras mandei um e-mail pedindo os Parametros do meu Sub.. ate hoje nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de uns 3 e-mail, um cara me passou um projeto para 2 de 800 de 12" na BP 4ª ordem e ficou realmente uma

bosta ele me enviou um manual com algumas band pass, quando chegar em ksa c acha te envio por e-mail, abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...