Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Fica a dica: Levantem seus médios e agudos! rsrs

Recommended Posts

Bom pessoal, vou contar de relance algo que alguns aqui já conhecem mas, enfim..

 

..liguei meu som última sexta numa festinha.. tinham umas 300 pessoas numa varanda grande mas "relativamente" pequena (pra 300 pessoas). Em resumo, tava lotado e apertado!

 

 

Daí eu reparei um detalhe no som que merece um comentário aqui! De longe do som, ouvia-se MUITO grave e o pessoal reclamando pra aumentar o som e baixar o grave! Mas de perto, o pessoal tava ADORANDO o som!

 

Porque isso? O som não tava "jgando longe"??

 

Errado!

 

O fato é que meu som (assim como a grande maioria dos sons automotivos) não segue os princípios do PA, near field e etc. Ou seja.. os médios e agudos ficam abaixo de 1,8m! Num local onde a galera tinha essa média de altura, ao juntar a galera "do gargarejo" pertinho do som, criou-se uma verdadeira "parede humana"!

 

Em resumo.. vc indo além de 5 mts do som o grave era marcante, forte.. tremia TUDO, inclusive com bons subgraves! Mas as altas? NADA!

 

Já perto do carro, a uns 2 mts.. era um SPL ABSURDO! Chegava a incomodar! Pq? Porque no momento eu tinha tomado umas e pensei em "aumentar" o volume pra compensar aquela barreira humana! Enfim, não deu certo, acabei reduzindo novamente o volume.

 

 

 

 

Então é isso, fica a dica pra vocês que ainda estão montando seus trios: Deem um jeitinho de colocar os médios e altas (mg, drive, tw) o mais alto possível.. pro caso de numa festa como essa que fui, teu som não ficar "abafado" pela galera que resolveu ver o som de perto!

 

E, pros curiosos, eu to pensando em fazer um par de caixas com 2x10' pw3 + 1 drive ti.. pra colocar em pequenos pedestais e espalhar melhor as "altas" pela festa.. pois GRAVE não faltou.. mas a voz, só pra quem estava perto!

 

 

 

 

 

 

E meio off, uma curiosidade: Antes eu usava 10pw3.. num Stetsom 2k5. Sem clipping, tocando com folga.. mas não tem milagres.. conforme o woofer esquentava, perdia rendimento e ia dando uma sensação de estar "baixo". Substitui os 10pw3 por snake ESV610 (não é muito mais caro), que tem parametros +/- similares (não é nada "extraordinário").. mas por ter sido feito pra 300wrms / 600w musicais (contra 150/300 do 10pw3), ele sofre MENOS compressão térmica e mesmo em volumes altos, ele não tá gerando tanta perda por calor quanto o 10pw3!

 

Enfim, fica a dica pra vocês! []-[]

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pow bloom aconteceu a mesma coisa comigo no sabado passado...colokei o som em um salao tinha um povo perto do som pow ninguem reclamou tava batendo seguro e a voz tava file aii quando eu fui pra fora do salao uns 30m eu axo o povo de fora pedindo pra aumentar so a voz disseram q o grave tava file so q nao deu pra aumentar so a voz pq kem tava perto axou ruim, aii é meio dificil agradar kem ta perto e kem ta longe kkkkkkkkkkkk...mais gostei dessa tua ideia aii de pow as altas em pedestais :rever1: + equanto ao pessoal q gosta de ficar escutando a musica em cima do som esse nao tem jeito so dando uma surra de spl no ouvido kkkkkkk...... mais fora isso adorei a dica tu e f*** :legal::rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo tópico amigo Bloom

 

Essa do médio-agudo não ir longe muita gente já deve ter passado por isso, e só se resolve levandando eles, como vc disse, uma boa dica, é colocar os mesmos na tampa da mala do carro, já se consegue uma altura melhor, e se tiver um crossover ou processador, que tire o "delay" que vai existir, fica 100%, se não tiver vai haver esse delay, mais como a distância do médio-agudo, para o grave que fica embaixo, um pouco mais recuado não é tão grande assim.

 

Sobre compressão térmica, outro bom detalhe, muita gente não se atenta a isso né cara, me lembro que vc foi um dos 1º a comentar sobre o target bass contr o SDS, e muita gente "metendo o pau" na tua opnião, que era a mais real e verdadeira, não tem pra onde correr, quanto mais watts, mais chance de esquentar, e pra guentar 1500w.rms direto tem que ter uma boa estrutura de refrigeração, coisa que o target não possui.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só por 10 driver e 5 "tuita" que acaba o problema!! []-[] []-[]

não há parede humana que abaixe a gritaria!!

brincadeiras a parte

bom tópico, a ideia serve de base pra quem quer montar um trio. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu que o diga..

 

meus medios(10pw3) e Ti(sd3100) estao +-1,5mt do chao(mala do gol),

e sofrivel quando tem muita gente em volta.

 

Penso em fazer uma caixinha com 2 Ti 1" (ou 2driver+1St)

para colocar acima da tampa qdo aberto.

 

eu na troca dos pw3 colocaria over 10/300 ou 400

 

mais nao colocaria 2k5 em qlq um de 10", rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico interessante, daqui umas semanas vou passar por uma situação parecida mas agora fiquei na dúvida se no meu caso é preciso erguer os médios. O ambiente tem uns 70Mt² com 60/70 pessoas, o que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

belo topico bloom ! isso e mais do que veridico ! e por isso que caixas simples com pouca coisa na altura certa tocam mais do que muitos som montados de qualquer forma....o que vc disse ai e a mais pura vdd.... :legal: vlw...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juro que quando li o titulo, pensei que tavam falando pra almentar o numero de drivers, ai pensei, ue, a galera do auto forum mandando colocar mais drivers rsrsrsrs

 

(o galera, to chegando ai no forum a um tempo acompanho mais nunca posto, mas sou veterano la na STE, talvez alguns aqui me cocheçao de la) valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é uma bela dica pro carnaval, que sempre fica aquele amontuado de pessoas em volta do carro, no paredão da minha equipe as etd7200 ficam em cima, e as d250x do lado, mais fica relativamente "alto", é muito coerente isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que quando montei meu TRIO as as cornetas e tweeters ficaram lááá em cima!

OgAAAPVCb63C5-_DnMsJyaM_Xsl9OF0jGdACbXhk1j42tG5S0rD9KvHO8Wo9Of9ZyI0mZxowruxrZVOlHodY3Svnz-sAm1T1UA8WUE46tCNXCb7v9zJgDT2JfCye.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa bloom bolom pow

 

e pra quem vai montar trio em sedan, uma boa é colocar a caixa de medio/agudo na tampa da mala, da uns 1.60m do chão ? por ai!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OgAAAPVCb63C5-_DnMsJyaM_Xsl9OF0jGdACbXhk1j42tG5S0rD9KvHO8Wo9Of9ZyI0mZxowruxrZVOlHodY3Svnz-sAm1T1UA8WUE46tCNXCb7v9zJgDT2JfCye.jpg

será q se eu usar esse argumento a patroa dexa e troca os 2 tornado por 4 sw1p, ai os medio sobe [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa bloom bolom pow

 

e pra quem vai montar trio em sedan, uma boa é colocar a caixa de medio/agudo na tampa da mala, da uns 1.60m do chão ? por ai!! :legal:

no meu caso "hatch" a tampa fica acima da minha cabeça( +- 1,80... 1,90mt)

 

alguns Sedans vao ficar por 1,60, com medios nao vai perde taanto.

 

porem e baixo para drivers/st alcançar alguma distancia com muita gente em volta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra sugestão, organizar a galera por altura, os mais baixos na frente, e os mais altos no fundão! kkkkk

Resumindo mulherada na frente, e os homens babando ao fundo!

 

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora mais sério, se o Player tiver como regular o TA, será q vale a pena regular com uma altura mediana, para possibilitar melhor dispersão sonora?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e por isso que os line dos P.A's ficam bem altos

Ae é por outro motivo....

 

Com a inclinação, cada via toca em um tempo diferente, assim consegue-se fazer a varredura da festa sem delay do grave....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

inda bem que tirei os driver e ST de cima dos falante e coloquei no tampão

rs

ja fica uns 50cm mais alto ahaha

:legal:

 

qual seus falante para grave mesmo ? BlOom

Editado por spiderpp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa bloom!

 

realmente já aconteceu comigo também isto.

 

no lugar do pedestal acho que uma caixinha com 2x 10pw3 + 1 D220ti em cima do carro já ajuda e muito nesse probleminha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro que a dica é boa, mas ela está baseada no conceito que diz que as freqüências mais altas são direcionais.

 

Para ouvi-las com clareza, precisamos estar à frente do campo sonoro dos falantes.

 

Se existe um anteparo, claro que o som não vai chegar da mesma forma.

 

Experimente ficar atrás das caixas de altas, para verificar se vai ouvir o som do mesmo jeito?

 

Claro, que os corneteiros não se preocupam com isso. O negócio deles é incomodar mesmo e os é que arrebetem seus ouvidos.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa bloom bolom pow

 

e pra quem vai montar trio em sedan, uma boa é colocar a caixa de medio/agudo na tampa da mala, da uns 1.60m do chão ? por ai!! :legal:

 

o meu trio, apesar d NÃO ser "grande", com os médios e agudos mais altos (carro sedan)ja ajuda pouco, mas, ja estava d olho muitas vezes em botar 2 MG 10-300 e 2 etd 7200, q numa ocasião dessas tava um tapa no ganho e reforçava bastante essa carencia.

 

http://img814.imageshack.us/i/moto0358.jpg/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu trio, apesar d NÃO ser "grande", com os médios e agudos mais altos (carro sedan)ja ajuda pouco, mas, ja estava d olho muitas vezes em botar 2 MG 10-300 e 2 etd 7200, q numa ocasião dessas tava um tapa no ganho e reforçava bastante essa carencia.

 

http://img814.imageshack.us/i/moto0358.jpg/

 

poiseh,

 

no meu caso deveria ter umas 80~100 pessoas, recebi vários elogios do som.

 

mas percebi que quanto mais longe ia do som, o médio e agudo se tornava mais "apagado" que o grave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante bloom, você chegou a testar com o medios-garves no porta malas e os drivres em cima na tampa?

 

 

tinha pensado esses tempos atraz em fazer caixa soltas e colocar pendurada na tampa do porta malas. com drives da pra fazer a tampa aguenta de boa (dependendo da quantidade) mas com medio grave e driver pesa ai tem que escorar e dependendo do carro ainda fica baixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em carro sedan uma boa é colocar em cima da tampa :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...