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Zen

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Primeira Parte - História

CASO NAO QUEIRA LER, PULE PARA A PARTE 2 POST 12

 

Olá pessoal. Já há algum tempo acompanho este fórum como espectador e recentemente me tornei membro. Não fiz nenhum post ainda pois como "aluno", estou na fase de estudos. E antes de seguir para as perguntas, preferi estudar um pouco as lições.

 

Por outro lado, não sou tão novo assim no assunto som, hi-fi, home theater, estúdios etc. Meu set doméstico inclui um par de caixas de referência KRK 8" de 100W RMS muito bem dispostas, conectadas em uma interface M-Audio e que uso para ouvir minhas músicas (não faço edições, apesar de acompanha-las na casa dos amigos).

 

Como disse, sou mais ligado em som doméstico do que em som para carro, até porque meu último carro, um peugeot 207, tinha uma acústica horrível, servindo apenas para SPL.

 

Recentemente adquiri um Fiat Bravo e fiquei impressionado com a qualidade acústica do novo brinquedo, mesmo com o som original.

 

Tirando o grave, que não é possível apenas com as caixas originais tradicionais, senti que o carro, com a distribuição atual, proporciona um bom palco com excelente ambiência. Apesar de entender desnecessárias as caixas traseiras para um som de qualidade, o conjunto original, com um par de 5" full range nas portas de trás fazem um bom trabalho de "sombra", atuando como uma mascara para compensar a falta do grave. Em palavras simples, elas passam a sensação de um som cheio, aconchegante. Devo tirar meu chapéu para a Fiat, porque normalmente som original é jogado dentro do carro só pra constar dos itens de série.

 

Ainda não desmontei as portas para analisar sua estrutura, mas pelo que percebi tirando a grade dos falantes dianteiros (6.5" - 2 vias), eles são selados. Os TW são direcionados, em ângulo de 60º com o centro do carro.

 

Também reparei no excelente isolamento acústico e no cuidado com "ruídos". Todos os pontos possíveis de ruídos foram revestidos com borracha, algo que achei fantástico.

 

 

PARTE 2 - PROJETO

 

 

Feita essa introdução, estou interessado em colocar um novo som no meu brinquedo, usando o HU original e os espaços ja determinados nas portas dianteiras. Não vou, como é obvio, colocar caixas nas portas traseiras. Vou ficar apenas com um kit 2 vias nas portas dianteiras e um sub no porta malas.

 

Também não pretendo um som de milhares de Watts pois não sou de ouvir som muito alto. Mas gosto de um som cheio, com tons definidos, em que eu possa sentir e ouvir os graves, medios e agudos.

 

O que eu tenho em mãos:

 

Amp Audiobank KA4060

Kit 2 Vias Infinity Reference 6030cs - 2ohms - 90W RMS cada

Sub Infinity Reference 1060W 10" - 4 ohms - 250 W RMS

HU Original (1 par saídas RCA) e 4 x 20W RMS

 

O que eu pretendo colocar no lugar de um conversor simples Alto - RCA:

 

Processador JL-Audio CL441dsp Signal Processor LINK

 

Quanto ao amp, ele vai ficar provisório até eu comprar um mais adequado ao set. Penso no Rockford Fosgate T400-4.

 

Minha pergunta é: alguém já montou algum projeto no Fiat Bravo (com ô)? No geral, alguma sugestão? Aguardo os ensinamentos com anseio.

 

Um grande abraço!

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Se nao me engano ainda não vimos projetos no bravo.

 

Acho que investir num bom processador é fundamental.

A fosgate esta lançando o 3.sixty.3. talvez seja uma boa opcao.

 

Talvez falando seu orçamento as pessoas possam lhe ajudar.

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Talvez falando seu orçamento as pessoas possam lhe ajudar.

 

Meu orçamento é limitado. Mas o limitado significa gastar o necessário para atingir meu objetivo que é um som equilibrado, gostoso, bem definido, dentro dos 400W RMS do Fosgate 400.4.

 

Também não posso dizer exatamente quanto vou gastar porque não vou comprar os equipamentos no BR.

 

O processador que me indicou parece interessante. Mas será que não consigo "equilibrar" as frequencias do HU, reconstruindo o sinal em flat com o JL que mencionei? O preço é interessante e pelo que vi no analisador de spectro, ele cumpre seu papel muito bem. Já o fosgate eu não conheço.

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Zen, vc. já 'sai na frente' da maioria dos sons originais por possuir uma saída de RCAs no seu player... minha sugestão é descolar um equalizador com seis saídas RCA, controle de nível do sub, corte, etc. Creio que o resultado (em termos de fidelidade) seja BEM melhor que colocar conversores (mesmo ativos, como os processadores) nas amplificadas... eu desligaria as amplificadas, e usaria este par de RCAs ligado ao equalizador/crossover. Pode ser um AudioControl Three.One, Four.One, Fosgate, etc.. a Clarion produz alguns tbem; são EQs pequenos e meia-altura (half-din), dá para montar no porta-luvas ou algum lugar discreto e, além do EQ, vc. ganha o controle do sub e até uma entrada auxiliar. A saída RCA provavelmente já é bastante 'FLAT', e aposto que terá qualidade melhor que uma amplificada (mesmo tratada pelo processador/DSP). Menos elos na cadeia do som, menos conversões, menos processamento, mais fidelidade.

 

Quanto ao amp, fico devendo - não conheço o t400.4; os Fosgates antigos eram muito bons, na sua faixa de preços. Eu olharia com carinho os Clarions atuais (4361 snme), são bastante honestos pelo valor cobrado. Um amp nesta faixa que tenho grande curiosidade é o Hertz EP4... tem bastante gente que tem, é fácil de encontrar e de encontrar reviews dele. Parece muito interessante.

 

No mais, é instalação bem feita, regulagem idem, ajuste fino... investir um pouco em cabos razoáveis (bitola correta na alimentação, RCAs bons, etc) e curtir o som! :legal:

 

abs,

Ricardo.

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Seu player original tem RCA?

Ah entao esquece essas amplificadas.

A maioria desses processadores utiliza só o par de RCA como imput.

Fica bom!

E amp, se fosse voce, desistiria de fosgate. Fosgate já era pra SQ. Agora é SPL.

Os novos equipamentos estao muito fraquinhos.

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Sim, tem um par de RCA! Mas veja só:

 

O RCA manda xWatts pro amp. Se eu catar 2 RCAs e dividir cada ponto em dois, o AMP vai receber menos potencia por canal e consequentemente vou ter q trabalhar com ganho alto. E isso, em tese, provoca perda final. O ideal é trabalhar o conjunto de acordo com as especificações dos equipamentos. Por isso pensei em conectar as saídas RCA num pré-amp ou um equalizador digital para q ele pegue as duas saídas e transforme em 4 saídas equalizadas e flat.

 

O que acham do JL Cleansweep que coloquei no post inicial? La tem o link.

 

Quanto ao Fosgate, não sabia que tinham virado SPL. O que sugerem pra SQ?

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Estou fechando o set pro meu carro.

 

Amplificador Boston Acoustics GTA 1005 Classe A/B e D ou o GT-475 classe A/B.

Processador Alpine PXE-H660 (talvez)

Kit 2 Vias Infinity Reference 6030cs - 2ohms - 90W RMS cada

Sub Infinity Reference 1060W 10" - 4 ohms - 250 W RMS

 

Bom, o GTA 1005 é de 5 canais com potencia perfeita para o meu conjunto. Mas para usá-lo, em tese, teria que colocar speakers nas portas traseiras e tudo seria corrigido com o processador. Ou seja, mais gastos.

 

Se eu usar o GT 475, as potencia em 2 Ohms é de 120W RMS, bem acima da potencia do kit 2 vias que eu tenho, que é de 90W RMS. Por outro lado, a potencia em bridge para o SUB é de 225W RMS sendo o SUB de 250W RMS. Sem falar que a linha GT da BA tem potencia real de 20 a 30% acima da especificada. Minha real preocupação é com o kit 2 vias que trabalha a 90W RMS suportando picos de 270W RMS.

 

Estou bem em dúvida sobre o que fazer. Alguma sugestão?

Editado por Zen

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Sim, tem um par de RCA! Mas veja só:

 

O RCA manda xWatts pro amp. Se eu catar 2 RCAs e dividir cada ponto em dois, o AMP vai receber menos potencia por canal e consequentemente vou ter q trabalhar com ganho alto. E isso, em tese, provoca perda final. O ideal é trabalhar o conjunto de acordo com as especificações dos equipamentos. Por isso pensei em conectar as saídas RCA num pré-amp ou um equalizador digital para q ele pegue as duas saídas e transforme em 4 saídas equalizadas e flat.

 

O que acham do JL Cleansweep que coloquei no post inicial? La tem o link.

 

Quanto ao Fosgate, não sabia que tinham virado SPL. O que sugerem pra SQ?

 

Zen, o RCA vai direto para o processador ou para o equalizador (Three.One ou algo assim). Ele não vai ser dividido (nada daqueles derivadores "Y" aqui), o processador ou EQ precisa apenas de um par RCA mesmo, que é o que seu CD tem... aí, dentro dele, ele vai trabalhar este sinal (equalizar, fazer os cortes, se for processador o Time Alignment tbem) e então enviar para seis ou oito saídas RCA, cada qual com seu preamp interno (normalmente um amp operacional). Daí sim, vc. tem uma 'coleção' de saídas RCA já equalizadas/cortadas corretamente e, se for um processador, com o time alignment tbem.

 

O PXA-H660 parece-me uma boa pedida, eu tenho muita vontade de experimentá-lo. :legal:

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Set fechado:

 

Amplificador Boston Acoustics GT4100 A/B 900W RMS

Kit 2 Vias Infinity Reference 6030cs - 2ohms - 90W RMS cada

Sub Infinity Reference 1060W 10" - 4 ohms - 250 W RMS

Cabeamento, fusível, caixa, distribuidor, etc Tsunami

 

O processador ficará por último caso seja necessário.

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Zen,

 

tudo bom? Acabei de adquirir um Bravo e estou com dúvidas em relação ao som de fábrica.

 

Em todos os meus carros anteriores sempre preferi escolher meu próprio aparelho de CD/MP3, sempre escolhendo com 3 saídas, controle de sub, saídas de alta voltagem, porém, agora não vou usar o meu bom e velho Pionner, mas sim o som atual que vem no Bravo.

 

A minha maior dúvida é quanto a saída RCA. Pelo que verifiquei, ele só tem 01 RCA, correto? Como faço para ligar os demais canais do meu ampli?

 

Eu pretendo usar o mesmo som que tenho no meu carro atual, onde o ampli é o Megacharge 1500 WRMS de 4 canais.

 

Abraços,

Denis

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Zen,

 

tudo bom? Acabei de adquirir um Bravo e estou com dúvidas em relação ao som de fábrica.

 

Em todos os meus carros anteriores sempre preferi escolher meu próprio aparelho de CD/MP3, sempre escolhendo com 3 saídas, controle de sub, saídas de alta voltagem, porém, agora não vou usar o meu bom e velho Pionner, mas sim o som atual que vem no Bravo.

 

A minha maior dúvida é quanto a saída RCA. Pelo que verifiquei, ele só tem 01 RCA, correto? Como faço para ligar os demais canais do meu ampli?

 

Eu pretendo usar o mesmo som que tenho no meu carro atual, onde o ampli é o Megacharge 1500 WRMS de 4 canais.

 

Abraços,

Denis

 

Vai ter que transformar as das saídas em 04 usando cabos Y. Eu, por outro lado, coloquei um processador Alpine PXE-H660 no meio do caminho. Ele pega as 2 saídas, processa e transforma em 7. Ficou EXCELENTE!

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Pessoal, depois de ler muito aqui e em outros fóruns, fiz a primeira instalação.

 

Atualmente, estou com os seguintes equipamentos:

 

HU original da fiat - não pretendo trocar por alguns motivos, entre os principais: 1) integração perfeita da HU com os demais sistemas do carro, tal como o Blue&Me, acabamento do painel: 2) não desperta interesse de ladrões de som e 3) tem equalizador eficiente de 8 bandas.

Amplificador soundstream Rubicon 4.600 classe A/B

Kit 2 vias Harman Kardon linha Infinity Reference 6,5" - 2 ohms - 90W RMS

Subwoofer Infinity Reference 1060W 275W RMS 4ohms (amplificado com 300W RMS) em caixa selada de 22L

Processador Alpine PXE-H660

Parte elétrica: 100% Tsunami

RCAs MONSTER do processador pro Amplificador

 

O que vem por ai:

 

- tratamento das portas dianteiras com Dynamat (material a caminho);

- troca dos cabos dos speakers para canare 4S8 OU chord carnival (ainda calculando o melhor conjunto)

- chutar o crossover passivo da Infinity (excelente) para bi-amp

- instalar mais um amplificador soundstream para tweeter e rear fill (Srs. Puristas, respirem fundo e continuem lendo)

 

Nas portas traseiras eu tenho espaço para 5.25" e pretendo instalar um midrange ou midbass. Estou em dúvida.

 

Atualmente, deixei as caixas traseiras ligadas direto no player e atenuadas (Acreditem, mesmo originais, elas tem uma agradável definição). Essas caixas completaram o ambiente. Se desligar, por conta do interior do carro, fica um rombo no som.

 

Fiz um teste e liguei meu antigo amplificador em um par de selenium de 6.5" (60W RMS) que eram do meu antigo carro e integrei no processador, refiz a calibração e escutei por uma tarde. O preenchimento, a qualidade, a definição, o palco, etc mudaram da água para o melhor vinho alentejano da safra 2006. A integração do rear fill ao palco foi espetacular. Alinhamento perfeito. Quase chorei na hora de desligar.

 

Por isso, o que sugerem para o rear fill? Os de 6.5" não cabem nas portas traseiras. Tenho de colocar 5.25. Estou sentindo um pouco de falta de médio.

 

O sub ta com corte em 50Hz.

Os tweeters entram em 2.5khz

Ja subi o sub até 60Hz mas não gostei. Embolou.

 

O que sugerem? De qualquer maneira terei que por outro amplificador pra bi-amp e o preço de um mono, 2 canais ou 4 canais fica, em tese, igual. Então acrescentar mais um par de 5.25 pra integrar ao sistema não vai mudar muita coisa.

 

Finalmente, como perceberão nas fotos, ainda a instalação está um pouco bagunçada porque havia um amp menor no lugar. Vou organizar tudo quando der o upgrade de cabos e amps.

 

Finalmente 2: o som ta espetacular. Ta mais definido do que minhas caixas de referencia da KRK com interface m-audio. E só to tocando lossless no carro.

 

img0173ij.jpg

 

img0175ppg.jpg

 

img0176uy.jpg

 

img0178lw.jpg

 

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img0186ns.jpg

 

img0187jf.jpg

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Que marca é essa fiação para os autofalantes?

 

Toda a parte elétrica e fiação dos auto falantes é Tsunami. Cabos excelentes.

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Tambem tenho um bravo, mas está com o "kit hi-fi" da fiat, não se encaixa nem como low-sq, amanha vou mudar um pouco ele. Transformar ele em um SQ.

 

Aonde vc vai prender o processador?

 

O processador tem "controle" dentro do carro?

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duplicou.

Editado por Felzero

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Tambem tenho um bravo, mas está com o "kit hi-fi" da fiat, não se encaixa nem como low-sq, amanha vou mudar um pouco ele. Transformar ele em um SQ.

 

Aonde vc vai prender o processador?

 

O processador tem "controle" dentro do carro?

 

Eu até queria ouvir esse kit "hi-fi" da Fiat. Eu ouvi uma vez no Linea e achei bem ruim.

 

Eu prendi um suporte de MDF com carpete no banco traseiro, onde atualmente está o distribuidor e o amplificador. Quando eu receber os cabos dos speakers e completar o "upgrade", vou colocar um painel maior para prender tudo.

O processador é calibrado uma vez e depois bastam alguns ajustes e pronto. Nunca mais vai ser mexido. No entanto, ele vem com um controle remoto e um receptor que pode ser levado para dentro do carro. Você terá controle de volume, médio, agudo e grave.

 

Porém, como ele está ligado nas saídas RCA do Rádio, eu tenho controle interno de grave, agudo e posso mexer na equalização. Quando calibrei o processador, deixei o rádio em flat justamente para usar esse controle do som. Digo que ficou muito bom.

Editado por Zen

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Bem legal o projeto, não tinha visto.

 

Valeu!

 

Eu to trabalhando nele ainda. Ta bem "bagunçada" a instalação. Essa semana chega a manta asfáltica da dynamat. Estou a espera dos cabos da Canare (sinal e speaker) e dos conectores da Neutrik, do techflex, dos cable pants, heatshrink etc para construir os cabos. Também termino essa semana os baffles em MDF para as portas. Infelizmente tenho só algumas horas na semana para trabalhar nas peças e no carro! :)

 

 

Preciso colocar as fotos! Alias, preciso TIRAR fotos.

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Terminei os Baffles das portas dianteiras do Bravo. A madeira está feia, mas o MDF é de qualidade. Ficou manchada pq optei por deixar bem liso, tanto o interior quanto o exterior do Baffle. E pra igualar as irregularidades fiz uma mistura de cola com pó de serra e apliquei. Depois que secou bem, lixei! E claro que ficou em tonalidade diferente. Afinal.. DIY. O que interessa é que ficaram excelentes e mt lisos.

 

PS: Usei um MDF revestido que tinha sobrando aqui, por isso as manchas mais fortes na base.

 

PS2: Também chegaram hoje os Dynamat.

 

Agora estou a espera do cabo Canare, dos conectores Neutrik, techflex, cable pants e td o resto pra construir bons cabos.

 

E claro, algumas fotos:

 

img0305g.jpg

 

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img0301ol.jpg

Editado por Zen

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Essa semana comecei a mexer no carro. Estou substituindo os atuais cabos de audio por cabos Prysmain Sintenax Flex (clique) 4x2.5mm2.

 

Vou usar bi-amp no kit e esse cabo já carrega todos os cabos necessários. Fiz testes pra saber se teria diferença entre usar dois cabos sintenax ou usar um cabo para ligar os dois elementos do kit. Bom, meu ouvido de 30 anos não notou diferença acústica nenhuma ligando os dois elementos em cada par do cabo ou os ligando em cabos separados, usando um par de fios para cara polo.

 

Agora estou terminando de aplicar as mantas dynamat nas portas dianteiras, somente na parte externa da porta e no forro. Nada na parte interna. Ela já conta com uma mantinha de fabrica. Vi e ouvi um bravo com manta aplicada interna, externamente e na parte de dentro do acabamento. E o meu apenas na parte externa (dynamat) e acabamento. Não houve diferença acústica entre a minha porta e a porta do outro bravo, a não ser o peso descomunal q ficou aquilo! A porta do bravo ja é naturalmente mega pesada. Com a manta ficou muito mais pesada.

 

Vou postando fotos conforme o andamento.

 

Para retirar o acabamento da porta, abaixe o vidro. Com uma alavanca plástica, remova o suporte do tweeter. Ele é preso sob pressão. Só forçar e puxar que ele sai. Remova agora o comando de abertura dos vidros com a alavanca plástica. Só forçar que ele pula pra fora. Retire o acabamento de borracha do porta trecos, solte os parafusos. Atrás da maçaneta, há uma portinha. Retire para acesso ao parafuso. Na parte de baixo da porta há mais dois parafusos. Retirados, basta forçar um pouco o acabamento que ele se solta. As presilhas são de ferro e não se quebram facilmente. Com ajuda de uma pessoa, solte o cabo de aço da maçaneta. Guarde o acabamento.

imagecify.jpg

 

Retire o acabamento dos trilhos laterais. A maioria é encaixada. Só ir puxando com cuidado. Caso não saia, veja se não há parafusos. Eles ficam escondidos nos cantinhos.

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Retire o porta trecos que esconde a caixa de fusíveis. É importante para que você tenha acesso fácil ao condutor que passa pela coluna e segue para a porta.

imagelfd.jpg

 

Veja que tudo é encaixado e não há muito espaço no condutor. Se o cabo a ser passado for mt flexível, você terá problemas! :) Prepare-se para suar muito agora. Dai para frente basta ir seguindo o caminho do condutor para a porta.

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foto03f.jpg

 

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Olha o cabo ai. A pior parte já foi feita. Agora é puxar um pouco e jogar dentro da porta. Refaça os encaixes dos condutores e pronto. Pode partir para o próximo passo.

foto04q.jpg

 

foto01dj.jpg

 

imageizc.jpg

 

Se for usar manta, retire a espuma. Retire o excesso de cola e de espuma. A cola que sobra não irá atrapalhar a aplicação da manta porque é cola de altíssima performance. Cuidado para não ficar colado à porta! :) Use solvente se for o caso. Eu limpei a cola e dilui um pouco a fim de q ficasse mais uniforme. Apliquei a Dynamat por cima. Ela agarrou com muita força. Retirar essa cola é trabalho herculano.

imagebkb.jpg

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Mto útil um passo a passo como esse. Gostei dos baffles tb, ficaram com qts mm no total? Outra questão é, vc importou a manta? Foi taxado?

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Cara, os baffles ficaram com 45mm. As mantas foram importadas e taxadas. Não ta passando mais nada. Creio que vá sobrar um ou dois pacotes de dynamat. Manta é show de bola. Cada porta dianteira do bravo usa pouco mais de um pacote de 4 ft sq.

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Algum moderador poderia mover o tópico pra galeria de projetos? :) Foi criado errado quando eu ainda era muito noob. Valeu!

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Mais algumas fotos:

 

imagexga.jpg

 

imageujg.jpg

 

Decidi dar um ângulo nos baffles, fazendo com que o speaker fique ligeiramente direcionado para cima.

 

imagexhq.jpg

 

Reparem nos dois cabos. O enrolado com malha é original e faz um caminho todo torcido. O cabo preto mais brilhante é o Pirelle e eu tive que dar um contorno idêntico para ele. Somente assim o vidro desce sem encostar. Esse é o único ponto que, se não observado e estuado, pode dar problema. O vidro passa super rente aos cabos. Então prenda muito bem.

 

imageyxiu.jpg

 

Porta traseira sem e com tratamento. Porta safada, não? Uma verdadeira caixa de fanfarra!

 

imagesax.jpg

 

imagevxa.jpg

 

Também estou tratando o acabamento das portas. Aqui o da porta traseira.

 

imagetlb.jpg

 

imageyiu.jpg

 

Vou também tratar o porta malas. Vem muito barulho daquela parte. E como tirei os bancos traseiros, vai ficar tudo muito mais fácil.

Editado por Zen

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