Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

astra-taranis

Programa pra construcao de caixas

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, estou tentando projetar a caixa ideal pros meus subs, mas esta bem dificil

o prorama winsid difinitivamente tem algum erro de calculo, ja testei váários formatos e tamanhos e modelos, toda vez que busco o ideal os valores de litragem sao absurdamente altos (em alguns modelos, chegam a 3.7x o valor ideal recomendado pelo fabricante!)

o programa bassbox parece muito bom, mas o seu grafico é tao horroroso que nao consigo ver a diferenca entre construir uma caixa de 7, 10, 15 , 25 , 28 e 99 litros. Ele demonstra os parametros (e parecem estar proximos do correto) porem no grafico pra comparar é uma tristeza digna de opera ...

Alguem tem alguma opcao???

Se alguem quiser projetar eu tenho o seguinte:

2 subs clarion pxw 1052 (site da clarion tem dados mais especificos, se precisar mando os dados via e-mail do manual) sendo empurrados por um DPX 11551 clarion.

Atualmente eu tenho uma caixa parada de ~26 litros, usada para 2 subs de 12 (separados).

O Manual recomenda utilizar uma caixa de 15litros para cada sub.

Entao tenho algumas opcoes:

a) refazer a tampa da caixa atual (retirar fora e colocar outra) no tamanho dos falantes de 10 polegadas.

b) fazer uma nova caixa, com 15 litros

c) projetar uma caixa ideal de XX litros (que é o que eu desejo com os programas).

Minha caixa, tem mdf de 30mm, é um peso enorme e ocupa 50% ou mais do PM dum classic. Gostaria muito de diminuir o PESO e o tamanho (minha ideia é buscar o menor tamanho possivel, pois quero no futuro comprar uma ranger, aí já viu ....). Brincando minha caixa atual tem uns 30 kilos ou mais, é pesado pra caramba! Isso no dia a dia come um combustivel que eu nao estou afim de disponibilizar ehhehe

Vantagens de uma caixa de 15 litros:

- posso construir 2 caixas separadas, qdo viajar, fico com uma soh, qdo a viagem for longa, fico sem nenhuma

- peso menor, espaco maior

Desvantagens:

- o sub nao vai descer tanto.

As perguntas sao:

1- Vale a pena manter minha caixa?

2- A diferenca no descida do sub sera tao grande assim que compensa usar a caixa de 26 litros (26 pra cada sub...)????

3- Se nao valer a pena, sera 15 litros mesmo a melhor opcao?? Alguem consegue projetar uma caixa ai pra mim?

Postado em

Pessoal, estou tentando projetar a caixa ideal pros meus subs, mas esta bem dificil

o prorama winsid difinitivamente tem algum erro de calculo, ja testei váários formatos e tamanhos e modelos, toda vez que busco o ideal os valores de litragem sao absurdamente altos (em alguns modelos, chegam a 3.7x o valor ideal recomendado pelo fabricante!)

o programa bassbox parece muito bom, mas o seu grafico é tao horroroso que nao consigo ver a diferenca entre construir uma caixa de 7, 10, 15 , 25 , 28 e 99 litros. Ele demonstra os parametros (e parecem estar proximos do correto) porem no grafico pra comparar é uma tristeza digna de opera ...

Alguem tem alguma opcao???

Se alguem quiser projetar eu tenho o seguinte:

2 subs clarion pxw 1052 (site da clarion tem dados mais especificos, se precisar mando os dados via e-mail do manual) sendo empurrados por um DPX 11551 clarion.

Atualmente eu tenho uma caixa parada de ~26 litros, usada para 2 subs de 12 (separados).

O Manual recomenda utilizar uma caixa de 15litros para cada sub.

Entao tenho algumas opcoes:

a) refazer a tampa da caixa atual (retirar fora e colocar outra) no tamanho dos falantes de 10 polegadas.

b) fazer uma nova caixa, com 15 litros

c) projetar uma caixa ideal de XX litros (que é o que eu desejo com os programas).

Minha caixa, tem mdf de 30mm, é um peso enorme e ocupa 50% ou mais do PM dum classic. Gostaria muito de diminuir o PESO e o tamanho (minha ideia é buscar o menor tamanho possivel, pois quero no futuro comprar uma ranger, aí já viu ....). Brincando minha caixa atual tem uns 30 kilos ou mais, é pesado pra caramba! Isso no dia a dia come um combustivel que eu nao estou afim de disponibilizar ehhehe

Vantagens de uma caixa de 15 litros:

- posso construir 2 caixas separadas, qdo viajar, fico com uma soh, qdo a viagem for longa, fico sem nenhuma

- peso menor, espaco maior

Desvantagens:

- o sub nao vai descer tanto.

As perguntas sao:

1- Vale a pena manter minha caixa?

2- A diferenca no descida do sub sera tao grande assim que compensa usar a caixa de 26 litros (26 pra cada sub...)????

3- Se nao valer a pena, sera 15 litros mesmo a melhor opcao?? Alguem consegue projetar uma caixa ai pra mim?

Opa amigo eu dei uma pesquisada para voce aqui mesmo no autoforum na parte de buscas e achei esse que pode te ajudar.

calculo da caixa <-----

o campo de procura sempre ajuda!!

Abraços e boa sorte

Postado em

Rica esse topico é classico pra qm procura os clarion, e eu levei ele em consideracao tb ..

Pena que ele nao projetou uma caixa com 15 litros (recomendado) pra gente ter uma ideia sobre o que iremos perder com o manual... Seria magnifico se tivesse.

Sobre uma caixa com 50 litros, sem chance, mas o topico meio que confirma o que eu disse acima que com 15 ou 50 litros, muda pouca coisa a f3 resultante e a faixa ideal tb se mantem a mesma (só é menos plana, nao sei o que isso quer dizer... mas ...)

Mais alguem?

Postado em

Astra, cálculo de caixa não é só apertar um botão e pronto.

Ou você sabe o que PRECISA, o que QUER e COMO chegar naquilo, ou use a caixa recomendada pelo fabricante, que o resultado será muito melhor.

Operar o programa, lendo qualquer manual on-line você aprende.

Saber a resposta às 3 questões lá de cima, só estudando. Simular caixa não é pra iniciante! Até porquê um erro de cálculo e o sub vai pro saco.

Postado em

pois eh kleber, é isso justamente o que tenho feito nos programas citados, achar justamente o COMO, aliado ao que quero e o que quero ehehhe mas nao ta facil, pq os programas sao incoerentes com os numeros apresentados. :(

Pelo visto eu vou ter que ir pruma caixa de 15 litros como manda a Clarion, (só ainda nao entendi se sao 15 litros com sub ou sem o sub, se for sem o sub, ja tenho a caixa e medidas prontas, talvez eu tente uma caixa de 20 litros, mas nesse caso, nao iria ganhar muita coisa em espaco e em peso em relacao ao que ja tenho hoje...)

estou quase pedindo ajuda prum Deus qualquer ehhehehe

Postado em

Mas aí é que está... o programa não sabe o que você quer.

E aí, quer resposta mais extendida, menos extendida? Quer perder SPL e ganhar resposta em baixas, ou quer ganhar SPL e perder resposta nas baixas? Como vai se comportar a cabine? O que você vai escutar? Precisa de controle em altas potências, ou vai precisar de pouco SPL?

Estas são apenas ALGUMAS perguntas que você tem que ser capaz de precisar, se quiser pensar em simular sua própria caixa. E ainda assim, vai ter que saber como e porquê atingir cada objetivo.

Postado em

vou tentar responder suas perguntas do modo como as entendi nos programas ok? Corrija se estiver errado...

--------

Mas aí é que está... o programa não sabe o que você quer.

Mas eu sei o que eu quero e o que eu tenho nas maos, sei que nao vou conseguir um subgrave forte, pois nao tem energia suficiente pra isso (bateria muito abaixo do que recomendado), portanto, nao posso pensar numa caixa dutada ou selada muito grande, alias, nao quero mesmo dutada nem uma selada imensa, quero pouco espaco! preciso de Economizar espaco e peso, portanto, meu pensamento é diminuir a atual caixa.

E aí, quer resposta mais extendida, menos extendida? Quer perder SPL e ganhar resposta em baixas, ou quer ganhar SPL e perder resposta nas baixas? Como vai se comportar a cabine? O que você vai escutar? Precisa de controle em altas potências, ou vai precisar de pouco SPL?

nao sei responder todas as perguntas, mas vamos la: nao quero o carro tremendo, to de saco cheio de reapertar o carro inteiro a cada mes, quero OUVIR o grave e nao apenas SENTIR, claro, que sem spl nao vai rolar, é gostoso sentir o corpo vibrar, ter uma pressao no carro etc, ou seja, nao quero um SQ/HI-END (embora acredite no potencial do equipo pra isso) mas tambem nao quero um SPL puro pra torrar as presilhas do acabamento do carro.

Nessa visao, as caixas que eu projetei chegaram ao minimo de 45hz +-, queria que descesse até uns 35, mas acho dificilimo, a caixa recomendada pelo manual, tem 55hz (f3... claro que vai descer mais, porem com menor resultato final, enfim, queria um f3 da caixa entre 35 e 40 hz e nao entre 45 e 55hz)

O amp tem bastante regulagem, entao vou conseguir controlar bem o impeto geral, mas nem acredito que vou precisar de grandes coisas, embora o amp seja muito bom, tenho pouca bateria entao vai tocar muito pouco do que ele pode entregar... Mais um motivo pra tentar diminuir a litragem.

Como vai se comportar a cabine? Nao entendi a pergunta .

Quero experimentar um grave diferente do que eu ouvia com meus antigos 2 de 12, quero algo rapido, nitido, que eu consiga OUVIR mais que SENTIR.

Escuto tudo, sou ecletico, sou metaleiro (heavy metal), mas minhas raizes sao modao de viola (nao sertanejo, moda moda mesmo), gosto de tecnera, enfim, toca de tudo, depende do meu saco no momento... Mais um motivo pra continuar na selada..

Normalmente eu corto o LPF em 80hz, e como nao tenho um stereo descente, vou utilizar essa frequencia mesmo, talvez chegue nos 100hz se o sub permitir, nao sei (nunca ouvi) como um sub se comporta nessa frequencia, acredito que seja mais prum mid do que prum sub, portanto, devo manter os 80hz de corte.

O que eu nao quero: grave pra ser visto e ouvido de longe, nao to nem ai pra quem ta do lado, alias, acho uma puta falta de respeito de quem escuta a SUA musica e obriga os outros a escutar o mesmo... Entao nao preciso de grave pra fora, ultra mega extendido (se for possivel descer será otimo mas nao é isso que eu vou focar), disparando alarme etc..

Nao quero uma caixa dutada: ok, sei que todas as caixas se forem bem construidas conseguem tocar maravilhosamente bem, mas sendo franco, pra chegar la, nao basta boa vontade, tem que ter tudo, equipo, energia, caixa, projeto etc, quero facilitar as coisas, se for pra fazer dutada, posso trocar o tampao da caixa atual, instalar dois dutos e colocar um tampao na caixa de 10 no lugar, fica perfeito pelo manual...

Também nao quero perder qualidade ou sensibilidade, quero algo que seja depois de 10 anos 2 de 12, tocar com mais qualidade e mais nitides do que antes, amp, hu, sub pra isso eu tenho.

O que eu nao faco:

-abrir o PM, nunca, PM pra mim serve pra por mala, nao pra exibir,

-ter som pra fora

-investir muito $$ (mais baterias, mais alternador etc, soh pra tocar um sub numa dutada por exemplo ou com mais spl...)

- perder espaco (ou eu fico com a caixa atual ou faco uma nova, MENOR... falta saber quantos litros...)

Opcoes:

- usar 1 sub ao inves de 2 ... Nao, nao é maluquice, usando 1 sub, eu consigo jogar 500watts limpos pra ele, usando dois, terei que diminuir isso em 2 ... Talvez nao seja tao vantagem assim....

- montar 2 caixas novas (resta saber qual litragem, 15 .. 20 ... 25 ???)

- trocar o tampao da minha caixa por uma de 10 polegadas... Sera que vai tocar igual, melhor ou pior que uma caixa de 15 litros? atualmente tem ~27)

Estas são apenas ALGUMAS perguntas que você tem que ser capaz de precisar, se quiser pensar em simular sua própria caixa. E ainda assim, vai ter que saber como e porquê atingir cada objetivo.

Postado em

Já utilizei o Bassbox e winsid.

Com o winsid tive um resultado muito bom com uma band-pass, em um voyage que tive a 8 anos.

Tocava muito bem.

Postado em

Bom Astra taranis, pelo que eu entendi voce quer um caro com qualidade e pressão sonora isso seria o que o pessoal chama hoje de "SQPL", bom resumindo com o que eu sei.

se quer SPL vá de dutada se quer baixa frequencia e tals vá de selada.

As caixas dutadas são sempre maiores e dispoe de um espaço bem maior porem voce consegue um SPL bem melhor mais geralmente são caixas com picos e tals.

Na caixa selada você tem uma resposta melhor em baixas frequencias e tambem tera uma resposta bem plana(depende da caixa)

Em relação a peso da caixa, acredito que você esta super dimensionando a espessura da MDF no caso como voce informou de 30mm (na minha opniao um exagero)

Vamos ao calculo pelas informaçoes que voce disse:

Eu calculei no BassBox tendo em vista uma resposta plana e deu em media selada de 33litros.(na verdade o calculo deu outro só que fui acertando acertando até aparecer uma caixa plana que iria me satisfazer).

Agora voce pode utilizar uma mdf de 18mm bem travadinha que não tera problemas ou melhor ainda de 20mm, isso vai te aliviar bastante no peso,

e eu não sei você mas eu não curto aproveitar caixas, costumo cada sub ou cada projeto novo faço uma caixa para ele especifico.(calculo para 1 sub)

Agora assim, fica a sua escolha, e no caso da duvida estar comendo seu cerebro um conselho que acho que todos dariam a você, Vá nas informações do manual!!

Espero ter ajudado.

Abraços

Agora vá de você pensar um pouco se é isso mesmo que voce vai ter e etc.

Postado em

Vou falar o que eu realmente acho, ok?

Sub pra ouvir eu acrdito que nao existe. A maioria dos sets realmente voltados para qualidade que eu ouvi tinham sub até 50hz. A partir disso, é midbass

Outra coisa: "ouvir" o grave vai ser o midbass quem vai fazer e não o sub. Acredito que voce limitando a resposta do sub, ele consiga tocar bem melhor disso pra baixo. Krebi me corrija se eu estiver errado, mas por exemplo, se colocar o sub rpa tocar até 80hz tem grande probabilidade de ele perder eficiencia nas frequencias mais baixas e o som ficar evidenciado com vindo da parte de tras (ainda mais no carro que é sedan.

Eu não conheço esses Clarions, mas, pelo oque eu vi apenas um JL de 12, modelo w6, na dutada do manual ficaria bom pelo o que voce diz. Pra voce ter uma ideia, o rick andava no carro com o sub desligado a maior parte do tempo, e se nao me engano, cortado nos 40hz.

Postado em

mais tarde eu posto mais coisas agora nao da... fica soh uma pergunta:

- se a caixa q eu consigo a f3=45hz ou a caixa do manual indica f3=55hz , como eu vou cortar o sub a 40hz? vou ficar com a faixa ideal de resposta (-3dB a 0db) inutilizada?? Entao estamos jogando dinheiro no lixo...se abaixo da f3 o resultado piora repentinamente, pra que cortar abaixo dele? nao entendi...

Nao posso pensar em alterar o estereo no momento, como sao coaxiais fr e tr , nao tem jeito, vai o que tem e vamo que vamo... tem que usar o possivel.

Postado em

mais tarde eu posto mais coisas agora nao da... fica soh uma pergunta:

- se a caixa q eu consigo a f3=45hz ou a caixa do manual indica f3=55hz , como eu vou cortar o sub a 40hz? vou ficar com a faixa ideal de resposta (-3dB a 0db) inutilizada?? Entao estamos jogando dinheiro no lixo...se abaixo da f3 o resultado piora repentinamente, pra que cortar abaixo dele? nao entendi...

Nao posso pensar em alterar o estereo no momento, como sao coaxiais fr e tr , nao tem jeito, vai o que tem e vamo que vamo... tem que usar o possivel.

Não é por que voce tem F3 em tantos Hz que disso pra baixo não vai tocar... Vai tocar mas com menos SPL. A explicação está no link abaixo sobre o que é cada um dos F's. Sobre jogar dinheiro fora, ai é relativo, na minha opinião voce a jogando sua grana fora ao montar o grave antes do estereo. Pensa bem, voce nao sabe até quanto o seu kit vai descer e até quanto o sub terá de subir. Com essas respostas, com certeza voce poderia comprar um sub mais direcionado a o que voce precisa. Pra mim os W1 sao muito bons pra completar o som e tocar até os 40~50hz. Mas pra isso voce precisa de um kit pra fazer a integração. No link abaixo tem uma explicação talvez fique melhor pra voce enteder a F3 e tudo mais.

Edit: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=160236&view=findpost&p=2394846

Em caixa selada, a F3 tende a ser maior mesmo, uma vez que a busca pela resposat é a mais plana possivel. Ja em dutada, a F3 pode ficar "proxima" a Fs.

Postado em

Bom Astra taranis, pelo que eu entendi voce quer um caro com qualidade e pressão sonora isso seria o que o pessoal chama hoje de "SQPL", bom resumindo com o que eu sei.

se quer SPL vá de dutada se quer baixa frequencia e tals vá de selada.

As caixas dutadas são sempre maiores e dispoe de um espaço bem maior porem voce consegue um SPL bem melhor mais geralmente são caixas com picos e tals.

Na caixa selada você tem uma resposta melhor em baixas frequencias e tambem tera uma resposta bem plana(depende da caixa)

Em relação a peso da caixa, acredito que você esta super dimensionando a espessura da MDF no caso como voce informou de 30mm (na minha opniao um exagero)

Vamos ao calculo pelas informaçoes que voce disse:

Eu calculei no BassBox tendo em vista uma resposta plana e deu em media selada de 33litros.(na verdade o calculo deu outro só que fui acertando acertando até aparecer uma caixa plana que iria me satisfazer).

Agora voce pode utilizar uma mdf de 18mm bem travadinha que não tera problemas ou melhor ainda de 20mm, isso vai te aliviar bastante no peso,

e eu não sei você mas eu não curto aproveitar caixas, costumo cada sub ou cada projeto novo faço uma caixa para ele especifico.(calculo para 1 sub)

Agora assim, fica a sua escolha, e no caso da duvida estar comendo seu cerebro um conselho que acho que todos dariam a você, Vá nas informações do manual!!

Espero ter ajudado.

Abraços

Agora vá de você pensar um pouco se é isso mesmo que voce vai ter e etc.

Rica, acho que me expressei mal ...

Atualmente, na minha caixa tenho mdf de 30mm e quero diminuir isso, é muito peso, muito material, muito tudo, pretendo seguir o manual, 20mm, nem mais nem menos, pra mim, ta otimo, creio até que 15mm daria conta pois nao costumo ouvir o som no talo.

Minha caixa atual é uma coisa só, ou seja, 2 subs direto nela (com uma separacao de mdf entre eles, perfeitamente selada), isso é ruim, primeiro pq nao me oferece nenhuma opcao de mudanca, seja ela de local dentro do PM ou de utilizar o PM (por exemplo, é ou CAIXA ou SEM CAIXA, nao tem outro jeito, como viajo muito, acabo ficando SEM caixa). Alem de gastar mais freio, mais combustivel, mais mola, mais amortecedor, ser um peso a mais etc etc etc... Por isso eu estou projetando nos programas 1 caixa para cada sub (na realidade, vou usar 2 subs mas para efeito de calculos no programa e evidenciar tudo mais facilmente, estou calculando apenas com 1 sub disponivel, ja fiz as projecoes com 2 subs (um em cada caixa) e a diferenca é despresivel em termos sonoros, aumenta o spl, um pouco a f3 mas nada que compense o trabalho de ficar projetando, fora que toda vez que projetamos no programa 2 subs, ele ja calcula a caixa duplicada/unificada, entao pra mim é só um trabalho a mais pra calcular td de novo...

Nos meus calculos a caixa recomendada também esta perto dos 33 litros (na realidade, 31.4l se nao me engano...). Ou seja, o DOBRO de espaco que o manual pede, é MUITA diferenca concorda? E também fica maior que a minha atual caixa, exatamente o oposto que eu desejo, portanto, opcao descartada. O ideal pelos programas é muito diferente do ideal do manual, é justamente isso que estou tentando entender/casar com o projeto.

Ora, se o manual pede 15 litros, tem um por que disso. Só pra ficar claro, no manual da clarion, temos sugeridos varias opcoes por exemplo : selada - SQ, dutada - SQ (poderia usar essa pois daria certinho com o que ja tenho mas quero espaco, portanto to fora..), dutada - SPL, BandPass - SOL e Dual Dutada - Street (nao faco ideia o que qr dizer essa ultima opcao).

O que eu quero saber usando os programas é :

Manual - 15 litros

Ideal - 31 a 33 litros (vai do gosto do fregues)

Opcao "c"- Algo entre 15 e 30 litros ... MAS PRA ISSO, O QUE EU GANHO E O QUE EU PERCO ? Os programas, numericamente, nao respondem isso ... Fica tudo tao proximo que parece que tanto faz... E nao é verdade, sabemos que uma caixa com 15 bate uma coisa, com 25 bate outra e 33 outra ...

Postado em

Vou falar o que eu realmente acho, ok?

Sub pra ouvir eu acrdito que nao existe. A maioria dos sets realmente voltados para qualidade que eu ouvi tinham sub até 50hz. A partir disso, é midbass

Outra coisa: "ouvir" o grave vai ser o midbass quem vai fazer e não o sub. Acredito que voce limitando a resposta do sub, ele consiga tocar bem melhor disso pra baixo. Krebi me corrija se eu estiver errado, mas por exemplo, se colocar o sub rpa tocar até 80hz tem grande probabilidade de ele perder eficiencia nas frequencias mais baixas e o som ficar evidenciado com vindo da parte de tras (ainda mais no carro que é sedan.

Eu não conheço esses Clarions, mas, pelo oque eu vi apenas um JL de 12, modelo w6, na dutada do manual ficaria bom pelo o que voce diz. Pra voce ter uma ideia, o rick andava no carro com o sub desligado a maior parte do tempo, e se nao me engano, cortado nos 40hz.

scult:

Concordo contigo, alias, eu e todos do forum... Sub nao TOCA de verdade, ele bate ehhehe Acredito que o rick tenha midbass etc certo? Aí sao outros 500...

Eu tenho uma problema/caracteristica do amp DPX11551, em baixos volumes ele simplesmente nao toca, tem que aumentar pra ouvir sua atuacao, portanto, preciso elevar um pouco o corte LPF (80hz por exemplo) pra qdo eu ouvir em baixo/medio volume, o sub se faca presente, se eu cortar a 40hz, precisarei de aumentar amis ainda o som pra ser ouvido, ou to errado? Na pratica sinto isso pelo menos...

Postado em

Não é por que voce tem F3 em tantos Hz que disso pra baixo não vai tocar... Vai tocar mas com menos SPL. A explicação está no link abaixo sobre o que é cada um dos F's. Sobre jogar dinheiro fora, ai é relativo, na minha opinião voce a jogando sua grana fora ao montar o grave antes do estereo. Pensa bem, voce nao sabe até quanto o seu kit vai descer e até quanto o sub terá de subir. Com essas respostas, com certeza voce poderia comprar um sub mais direcionado a o que voce precisa. Pra mim os W1 sao muito bons pra completar o som e tocar até os 40~50hz. Mas pra isso voce precisa de um kit pra fazer a integração. No link abaixo tem uma explicação talvez fique melhor pra voce enteder a F3 e tudo mais.

Edit: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=160236&view=findpost&p=2394846

Em caixa selada, a F3 tende a ser maior mesmo, uma vez que a busca pela resposat é a mais plana possivel. Ja em dutada, a F3 pode ficar "proxima" a Fs.

scult:

vi que apagou o que escreveu mas mesmo assim vou responder, ok ? eu nem me preocupava muito com o Fb, mais F3 e 0db, acho que só um print das projecoes pra tentar explicar melhor, vou tentar fazer isso e posto no forum... Verao que nao tem muita diferenca pratica entre 15 e 33 litros, ate mesmo para 99 litros (segundo o bassbox). Isso pra selada, pra dutadas a conversa muda completamente de figura, tom, timbre, volume, etc hehehehe Nem calculei dutada ...

Nao posso mexer no stereo agora, alias, tenho o set há muito tempo, mas devido a queima dos subs e do amp, resolvi dar um UP geral, continuei com o estereo pois me atende por equanto, melhorei o amp dele (sai dum booster prum PRS-d4000f), refiz a parte eletrica e de sinal (DIY, cansei de ver esta-lá-dor falando asneira) e tirei o amp queimado dos subs e passei prum DPX11551.

Legal, fiz isso, mas regulei errado os parametros do amp, na primeira metade da LOCALOCA - SHAKIRA, ja torrei ambos os subs, entao pesquisando, gostei muito dos clarion, comprei, ja estao comigo, 2 subs PXW1052 - 4ohms (queria o 1052 que sao 2OHMS mas...).

Sao subs que tocam bem tanto em SQ quanto em SPL, pedem caixa selada pra SQ e parti entao pra eles.

Pq? Pq sao de 10 pol (cansei do tamanho dos 12, queria experimentar um sub de qualidade e menor pra ver o que iria acontecer), tem alta potencia (500watts rms), e preco baixo ...

Por isso o estereo esta definido, os amps tb, os subs tb, falta a caixa :D

Estou rodando ha 1 mes e pouco sem os subs, nao aguento mais, só estereo é muito chato, preciso dos subs pra tirar meu stress do trabalho eheehhe

Só me resta saber a caixa ideal, ou melhor, a litragem ideal, pois as medidas vao ser diferentes do que os programas projetam, pois o sub pede 14cm de distancia da madeira traseira pro sub e as caixas sugeridas normalmente nao consideram isso... Enfim, preciso da litragem, com isso projeto as dimensoes que encaixem exatamente nessa litragem que estamos discutindo aqui.

Postado em

Faz a caixa do manual mesmo, você não sabe usar os programas ainda...

Po obrigado pela dica. Valeu absurdamente. Sabe que inclusive vou utilizar essa filosofia de vida: se vc nao sabe, nao faca. Nao aprenda. Nao debata. Irá facilitar a vida né?

Alias, deixaria o forum bem mais limpo, mais curto pra ler, menos informacao né? Facilita tudo ...

Valeu, já imprimi aqui e vou mandar tatuar na minha testa, assim poderei passar para outras pessoas mesmo que elas nao queiram.

Postado em

scult:

li o topico que indicou, bastante rico! Da uma olhada la, acho que na pagina 3 se nao me engano, quando comecam a falar dos cortes, pelo que disse um usuario, sobre o corte relacionado a Fs do sub, o ideal pros subs em questao seria um corte maaaaxximo perto dos 95hz (nao fiz as contas pra saber qual seria mesmo, fiz uma analogia pelos exemplos dados no topico, mas isso bate perfeitamente com as projecoes que eu tenho feito pras caixas, na realidade, eu poderia realizar o corte proximo dos 105hz, mas a diferenca musica entre uns 90hz ate 130hz é quase nula, segundo OS GRAFICOS, CLARO...)

Postado em (editado)

Como eu tinha te falado antes num outro topico.

Voce ja pensou que talvez a caixa do manual (15 litros) não tenha resposta plana ou seja mais picuda em determinada faixa de frequencia?

Lembro que simulando o NAR 10SW2 com o parametros de fabrica o resultada para 30-35 litros era o mais plano com bom volume (desempenho vs espaço). Mas a NAR mesmo recomendava caixa a partir de 20 litros. De curioso coloquei os 20 litros no programa e vi que a caixa tem um pico em 60hz de 2db e F3 em 46,3hz. Ja na caixa que eu achei "melhor" (casando espaço e desemepnho) com 30~35 litros, tem F3 em 42,1Hz e nos mesmo 60hz tem 0.4db de ganho, apenas.

Agora, o resultado mais plana da caixa, segundo o programa são 68.3L comb Fs e, 39,3Hz e nenhum pico em nenhuma frequencia. Isso tudo na selada.

Entendeu onde quero chegar?

Outro ponto: Acredito que o unico modo de um sub tocar ABAIXO de usa Fs é usando Caixa tipo LT (certo gente?). Ou seja, seu sub tem fs em 33,56Hz, nao acredito que ela consiga tocar abaixo disso em selada ou dutada.

Infelizmente eu acredito que o problema ai nao seja o subs e sim o estereo. O sub pra mim toca até os 63hz, e acima disso até os 250hz é mid cara, e pode ter certeza que isso tem uma GRANDE influencia. Ouvi um NAR SW2 empurrado pela brigde de um punch 400 da RF e cortado a 80hz. Fazia boom, tremia o carro e tinha uma otima pressão, mas nao tinha tanta qualidade e o pior: a sensação de grave vindo de traz era muito evidente.

Se o espaço é primordial, eu faria o seguinte. Faz a Caixa com os 30 e poucos litros. O que voce pode fazer é colocar garrafas com areia dentro da caixa pra dimunuir a litragem interna e testar com os 15 litros do manual. Depois tira essas garrafas e testa a caixa com os 30 e poucos litros. Ve o que te agrada mais. Ainda tem a possibilidade de ir tirando e colocando as garrafas de areia gradativamente pra encontrar a litragem ideal em espaço e desepenho do sub. Depois, Faz uma caixa definitiva pro sub com a litragem que voce acha mais ideial.

Sobre não tocar com pouco volume, isso (pelo o que eu sei) tem a ver com a sensibilidade desse subwoofer e com o ganho do amplificador. Ai tambem entra a questão de regulagem do subwoofer no player (nao sei como funciona no sue player, alias, qual é?)...

scult:

li o topico que indicou, bastante rico! Da uma olhada la, acho que na pagina 3 se nao me engano, quando comecam a falar dos cortes, pelo que disse um usuario, sobre o corte relacionado a Fs do sub, o ideal pros subs em questao seria um corte maaaaxximo perto dos 95hz (nao fiz as contas pra saber qual seria mesmo, fiz uma analogia pelos exemplos dados no topico, mas isso bate perfeitamente com as projecoes que eu tenho feito pras caixas, na realidade, eu poderia realizar o corte proximo dos 105hz, mas a diferenca musica entre uns 90hz ate 130hz é quase nula, segundo OS GRAFICOS, CLARO...)

Não leve isso como verdade. Leia o que o pessoal falou logo depois dele e voce entenderá melhor. Pra mim, esse tipo de relação (fs com corte) não tem nada a ver. Alais, voce ja ouviu um sub tocando a 105hz? Acho que nem em trio eletrico eles colocam isso...

Editado por ScuLt
Postado em

Astra, vi que você quer aprender, e isto é bom.

Infelizmente, o aprendizado só vem com a prática, então se vc está disposto a fazer pelo menos umas 2 ou 3 caixas, com certeza vai acertar a mão, e de quebra, vai entender como funciona.

Seguinte, o programa de simulação vai te mostrar apenas a resposta (que sequer é a resposta na realidade... é uma previsão) e se o sub poderá se danificar por excesso de deslocamento ou não.

E só.

Só que as caixas maiores dão maior extensão, deixam aquele grave bonito... e tendendo a embolar. E as menores dão graves mais secos, porém mais precisos.

Isto muda TUDo na hora de projetar a caixa.

Além disto, aquela resposta do gráfico é bem diferente da resposta dentro do carro. No gráfico, onde aparece F3 em 45Hz, consegue-se muita coisa abaixo de 45 numa cabine pequena e com bastante potência aplicada.

A caixa recomendada é sempre um bom ponto de partida, até que você saiba o que precisa REALMENTE. Se você montá-la, e descobrir que quer um grave mais extendido, aí vc parte pra caixas maiores.

Receita mágica o programa não te dá. A realidade é que a simulação é só o ponto de partida no projeto da caixa. Quem o usa como única ferramenta de projeto geralmente faz caixas medíocres, com muita coisa pra melhorar.

Postado em

senhores, fiz minhas projecoes, pensei, refleti, vai prum lado, pensa de outro, analisa cá e lá e cheguei a conclusão: vou na caixa pedida pelo manual: 15 litros liquidos (com o sub).

Portanto, vou fazer uma caixa de 20,5litros a 21 litros (estou na fase de calculos mais exatos...), a idéia é forra-la com lan de vidro ou poliester (enchimento de edredon) ou talvez aquela espuma com gomos triangulares.

Sobraram algumas perguntas (claro):

1 - Qual consideram a melhor opcao? (preenchimento dito acima)

2- Caixa trapezoidal ou quadrada (prefiro trapezoidal, pois nao corro o risco de anular nenhuma onda)?

3- Como o manual nao fala da distancia a ser montada o fundo da caixa do imã, utilizei como parametro o que pede a RF no seu P3 10", ou seja, entre 21 e 51mm

Nessa projecao usando a referencia o P3 (mais fundo que o meu sub)calculando daria a altura da caixa identica a altura da minha atual, mas bem menor em questao de fundura (-7cm). Se eu for seguir a idéia de 14cm de distancia entre o imã e a madeira, teria uma caixa bem menor em altura e largura, mas com fundura aproximadamente de 3 a 6cm (trapezoidal).

O que será que fica melhor? Imagino que qqr espaco acima da caixa, o uso é restrito, dificil usar esse espaco como algo util de verdade, agora qqr espaco no chao do portamalas faz muita diferenca, o que compensa mais? Menor altura e largura ou menor profundidade?

Lembrando que serao 2 caixas ( 1 para cada sub) que pretendo construir (assim eu posso tirar 1 ou as 2 caixas qdo for necessario).

Postado em

Trapezoidal aproveita melhor a mala. Mas não tem nada de ondas estacionárias. Isto é besteira que o povo vem repetindo há décadas.

Caixa selada não precisa de nada dentro além do ar. Não há nenhuma vantagem em usar pra graves. ALGUMAS vezes, em dutadas ele pode corrigir algo.

Postado em

Trapezoidal aproveita melhor a mala. Mas não tem nada de ondas estacionárias. Isto é besteira que o povo vem repetindo há décadas.

Caixa selada não precisa de nada dentro além do ar. Não há nenhuma vantagem em usar pra graves. ALGUMAS vezes, em dutadas ele pode corrigir algo.

Discordo totalmente, já fiz caixas seladas em forma de cubo, e também caixas com formas variadas: porem com mesma litragem.

Retangulares e quadradas não tocam com as de outros formas + irregulares.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...