Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

acz

Regulando o ganho no ouvido.

Recommended Posts

Postado em

Pessoal,

instalei ontem o modulo Xtant 202M, para o kit 2 vias. E minha única forma de regular o ganho é no ouvido.

Mas estranhei, que quando eu tinha o RF4.6x, depois de um certo ponto, começava distorcer o som.

Mas nesse modulo, o ganho no máximo não consigo perceber nenhuma distorção.

O volume do player está em 25/32. Exatamente como fiz quando instalei o RF4.6x.

Pra evitar qualquer problema, deixei o ganho na metade +/-. Mas fiquei encucado com o ocorrido.

Tem algo errado? Alguma explicação? Estou esquecendo de alguma coisa?

HU é um Clarion, RCA Knukonceptz.

Valeu,

André

Postado em

Eu acredito que isso tenha a ver com o THD de cada amplificador!

No caso o THD do Xtant deve ser bem mais baixo que do RF 4.6x.

Bom eu essa é a minha opinião.

:legal:

Postado em

Eu acredito que isso tenha a ver com o THD de cada amplificador!

No caso o THD do Xtant deve ser bem mais baixo que do RF 4.6x.

Bom eu essa é a minha opinião.

:legal:

se for isso mesmo,

poderia então utilizar o amp com ganho no máximo? já que não esta distorcendo pasmafaute

Postado em

Dudu, depois vou procurar essa informação nos manuais de ambos amplificadores.

I2afael, pois é, teoricamente sim, poderia usar no máximo.

Valeu.

Postado em

E Ai acz!

Então, você deve dar uma olhada no manual, como o amigo já falou, mas o que pode estar acontecendo é que o novo ampli deve ter uma menor sensibilidade do que o antigo, por exemplo, o antigo recebe de 0.5 a 5v e o seu som envia 2v, se vc regular para 0.5 vai distorcer pois ele receberá tensão mais alta. o novo deve ser de 2v a 10v, então quando vc regula ele no máximo, vc chega nos 2V, não aplicando mais tensão do que o regulado.

Isso você deve visualizar nos manuais como sensibilidade de entrada e no seu player como sensibilidade de saída!!!

Postado em

Bom, olhei os manuais, continuei em duvida. :banghead

Player: 4v

Xtant:

- entrada não balanceada: 100mV até 8.5V

- entrada balanceada: 100mV até 17V

RF4.6x

- 325mV até 5.5V

THD em ambos é < 0.08%

Postado em

Não sei o 202M, mas os Xtant que eu conheço têm uns jumpers na placa, que vão de -20 a +20dB.

Ou seja, o ganho se regula em duas etapas: a primeira, no jumper. A segunda é o ajuste fino no potenciômetro mesmo.

Comece com os jumpers em 0dB, se não atingir a potência, mude o jumper de posição e ajuste de novo.

Postado em

Não sei o 202M, mas os Xtant que eu conheço têm uns jumpers na placa, que vão de -20 a +20dB.

Ou seja, o ganho se regula em duas etapas: a primeira, no jumper. A segunda é o ajuste fino no potenciômetro mesmo.

Comece com os jumpers em 0dB, se não atingir a potência, mude o jumper de posição e ajuste de novo.

Hmm, obrigado pela dica, não sabia desse detalhe, vou procurar no manual pra ver se fala alguma coisa sobre isso. E se for o caso, abrir o amp e ver como está configurado isso.

Valeu.

Postado em

No manual até tem algo parecido com o que você falou.

Mas, ele chamada o jumper na placa de "INPUT gain adjust" e o potenciometro de "OUTPUT gain adjust", ou seja, um é entrada e outro é saída?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...