Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rqueiroz83

Meu subwofeer queimou onde errei?

Recommended Posts

Tenho 2 subwoofer pioneer 10'de 2500 w pmpo (800w rms) tocados por uma roadstar digital de 1600w rms um sub por canal, em uma caixa dutada com uma bateira original de 60 amp e uma extra de 170 amp. Estou com um problema, estavam fedendo queimado direto, até que 1 não aguentou e queimou e antes de ligar os dois novamente gostaria de saber o que aconteceu? Estou achando que foi a litragem da caixa que esta pouca...alguém poderia me indicar a litragem correta desta caixa para esses subs? Mais se alguem tiver outra opinião sobre o que esta acontecendo ficarei grato. Abraço galera...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

So nao entendi pra quer tanto amperagem mais tdo bem.

quantos litros voce usou para as duas?

Compartilhar este post

Link para o post

uma penca de fatores ..........

provavelmente distorção aplicada nos subs (1600D não tem led clip ) e apavorando o dobro de potencia meu amigo, NÃO PODE TER UMA ONDINHA QUADRADA DE DISTORÇÃO - Se não vai pro saco mesmo.

Bassboost , loudness e outros geram uma puta distorção também.

Excursão excessiva dos subs por falta de usar o subsonic corretamente

Caixa pequena não estraga o sub , pelo contrario até protegeria o mesmo.....

Uma série de coisas podem ter criado problemas pra voce aí.

PS: 1600D só tem um canal , porém tem 4 conectores somente pra facilitar a ligação no amp :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pioneer Ts-W258? se sim, é de 350wrms, não de 800wrms.

pois bem, com um roadstar 1600D alimentando eles, se não for regulado corretamente é inevitável não cheirar queimado, pois o headroon é grande e provavelmente você estava mandando distorção para eles. Então você queimou por excesso de pôtencia e provavelmente distorção junto.

uma caixa adequada seria de 35 litros para cada com duto de 3"

Editado por Rvc

Compartilhar este post

Link para o post

Chuto que foi potência+distorção...

Tenho esse módulo em dois 308, e tem q usar com cuidado mesmo...

No carnaval usei só um 308 no 1600 e queimou [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um exemplo do pq sempre critiquei a modinha aki do forum de ficar indicando utilizar mais potencia do que os subs teoricamente aguentam........

Usar headroom é para poucos.... para quem sabe e possui os equipamentos certos..... fazer isso sem os devidos cuidados é fracasso na certa.

Vc já utilizou um amplificador sabiadamente ruim em qualidade(distorção de onda) e mesmo com esse sinal pelo visto acabou forçando demais os bichinhos.....

Compartilhar este post

Link para o post

qual sub é mesmo, pq não to lembrando qual pioneer de 10" com 800wrms..

e só pq o ampli não tem led clip q vai sair botando culpa nele, a culpa foi de quem estava usando os equips, poderia ter led clip q o cara ia queimar do mesmo jeito :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico uma pergnta

O sub pode queimar se mandar muita potencia mas sem distorcao????

tipo, o cara tava com um modulo mais potente que o sub, provavelmente estava distorcendo; se tivesse regulado como manda o figurino(com auxilio de um osciloscopio) sem distorcao, teria queimado do mesmo jeito ou a chance de queimar seria minima??? nao que isso tenha sido o problema

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o topico uma pergnta

O sub pode queimar se mandar muita potencia mas sem distorcao????

tipo, o cara tava com um modulo mais potente que o sub, provavelmente estava distorcendo; se tivesse regulado como manda o figurino(com auxilio de um osciloscopio) sem distorcao, teria queimado do mesmo jeito ou a chance de queimar seria minima??? nao que isso tenha sido o problema

Distorção é o pior veneno para os falantes...... mas não é o único....

Respondendo sua pergunta...... excesso de potencia pode sim queimar.....mas as chances são bem menores.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o sub do cara deve ser o Pioneer TS-W2501.

Ele tem 10 polegadas e 800w RMS.

Esse aqui: http://www.sonicelectronix.com/item_9235_Pioneer-Premier-TS-W2501D4.html

E como ele tem 2 subs desse, totalizando 1600w, provavelmente deve ter mandado muita distorção para os subs, e a caixa pode estar mal litrada. Pois este sub, pelo menos o de 12", é muito pesado e aguenta muita potência. Dá pra colocar tranquilo somente um desse na 1600D. Para dois subs, bom mesmo seria uma SD 2500.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o sub do cara deve ser o Pioneer TS-W2501.

Ele tem 10 polegadas e 800w RMS.

Esse aqui: http://www.sonicelectronix.com/item_9235_Pioneer-Premier-TS-W2501D4.html

E como ele tem 2 subs desse, totalizando 1600w, provavelmente deve ter mandado muita distorção para os subs, e a caixa pode estar mal litrada. Pois este sub, pelo menos o de 12", é muito pesado e aguenta muita potência. Dá pra colocar tranquilo somente um desse na 1600D. Para dois subs, bom mesmo seria uma SD 2500.

Você está respeitando os Ohms do módulo e do SUB?

- Quantos OHMS tem o SUB?

- A quantos OHMS toca o módulo?

- Se são dois SUBs eles estão ligado em paralelo ou série?

- São de bobina dupla?

Acho que sem estas especificações as respostas acima são apenas ACHO! vamos achar uma solução técnica real????????????

Posta os dados que te perguntei acima dai a discução é outra!

No site sitado acima tem os esquemas de ligação, vejam:

http://www.sonicelectronix.com/item_9235_Pioneer-Premier-TS-W2501D4.html

vai em Wiring Guide na última aba, tem todos os esquemas possiveis, adorei este site!

Valeu!

Editado por leandrocruiz

Compartilhar este post

Link para o post

uma penca de fatores ..........

provavelmente distorção aplicada nos subs (1600D não tem led clip ) e apavorando o dobro de potencia meu amigo, NÃO PODE TER UMA ONDINHA QUADRADA DE DISTORÇÃO - Se não vai pro saco mesmo.

Bassboost , loudness e outros geram uma puta distorção também.

Excursão excessiva dos subs por falta de usar o subsonic corretamente

Caixa pequena não estraga o sub , pelo contrario até protegeria o mesmo.....

Uma série de coisas podem ter criado problemas pra voce aí.

PS: 1600D só tem um canal , porém tem 4 conectores somente pra facilitar a ligação no amp :legal:

Olá amigo, ele é o ts-w2501D4 de bobina dupla, o módulo toca em 1 2 e 4 ohms, o sub está ligado em paralelo, mais não estão ligado em paralelo os dois subs cada um em uma entrada diferente, cada um está ligado individualmente no modulo apesar que como você citou acima a roadstar 1600d só tem um canal são dois conectores pra facilitar a ligação. Então cada um deles estão ligados em 2 ohms no modulo. Está certo o jeito de ligar ou você me recomenda mudar a ligação...colocar os dois subs em paralelo tbém pra baixar pra 1 ohms. Minha caixa tem 32 litros por sub, no total de 64 litros para os dois. Se eles estiverem ligados certo então pode ser realmente distorção que esteja queimando eles...como faço pra não mandar disctorção para eles?

Ficha completa:

2 subs ts-w2501D4 de bobina dupla;

roadstar digital 1600d

crossover CR-82 pyramid

Não sei mto mecher na regulagem do módulo e nem do crossover...

A regulagem do som o loudness sempre fica ligado...tenho que desligar esse regulagem...?

Me ajuda, não quero queima-los novamente...o outro que sobrou está quase indo pro saco tbém...

a bobina ja ta bem preta, só que não queimou ainda...mais com certeza não demorará mto pra isso acontecer...

mais não estou usando enquanto nào tirar as minhas duvidas...

grato pelos esclarecimentos...

abraço a todos...

Compartilhar este post

Link para o post

Estão ligados em 01 ohm seus subs....

Agora , tudo como loudness , bass boost e outros mais geram excessos em determinadas frequencias , que saturam a entrada do amp e GERAM distorção o que vai ferrar com os subs.

Amp sem led clip é um veneno pra acertar pra máximo desempenho sem correr riscos de ferrar com tudo.

Ainda tem o crossover aí no meio pra aumentar a chance de saturação do sinal na entrada do amp.

Amigo, leia bastante os artigos : http://autosom.net/artigos.asp

See quiser ...também tem coisas interessantes: http://autosom.net/instala.asp http://autosom.net/instala2.asp

Isso vai te dar uma luz legal sobre como acertar as regulagens de seus equipos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

e só pq o ampli não tem led clip q vai sair botando culpa nele, a culpa foi de quem estava usando os equips, poderia ter led clip q o cara ia queimar do mesmo jeito :legal:

pode ser o pioneer w2501 que é de 10" e 800rms, tem que ter muita distorçao em cima pra queimar um desses em um 1600d em.

Edit: nao tinha visto que o dono ja havia postado o modelo

Editado por Balaio_BASS

Compartilhar este post

Link para o post

Só se o cara for uma besta completa !

Pq já arriscado chegar no limite de potencia sabendo onde e o que está fazendo com um led clip (ainda mais se tiver headroom)

Sem led clip, sem ajuste com osciloscopio e SEM BAGAGEM nenhuma em som automotivo......Vai dar merrda ! :legal:

EDIT: E outra . amp classe D sem o bendito led clip é phoda de ouvir a distorção , pois os mesmos não tem boa linearidade de resposta igual a um classe AB .

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Só se o cara for uma besta completa !

Pq já arriscado chegar no limite de potencia sabendo onde e o que está fazendo com um led clip (ainda mais se tiver headroom)

Sem led clip, sem ajuste com osciloscopio e SEM BAGAGEM nenhuma em som automotivo......Vai dar merrda ! :legal:

EDIT: E outra . amp classe D sem o bendito led clip é phoda de ouvir a distorção , pois os mesmos não tem boa linearidade de resposta igual a um classe AB .

ta, mas agora uma pergunta, q não tenho certeza, mas o led clip acende só quando a fonte esta no limite, certo? então mesmo antes dela chegar lá vc pode mandar distorção vindo do sinal q vai ser amplificado, e o ampli amplificar isso ja todo errado, mas sem saturar a fonte, não é possivel?

mas igual o cara ia queimar sabe pq? ia ver aquele led piscando ou praticamente aceso, ia ver o grave rendendo pakaraioooo ia achar da hora e tocar assim mesmo, até q ia queimar... rsrs

por isso meu pensamento é q quem não sabe usar, não sabe usar com ou sem led clip. :legal:

e pouca distorção é dificil de perceber mesmo, ainda mais em som fortes.. só q essa pouca distoção não queima um sub assim, vai feder muito a verniz antes..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...