Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leandrocruiz

Ligação em Paralelo dos alto falantes

Recommended Posts

Dai rapaziada,

Dei uma procurada nos forums e no proprio Google e não achei nada a respeito, geralmente agente vê matérias referente a ligação dos SubWoofers em Série e Paralelo, porem não achei sobre a ligação dos alto falantes, sobre tudo com potências diferentes!

Minha dúvida é a seguinte:

Posso ligar os alto falantes 69 de 120RMS RoadStar em PARALELO com o kit duas vias Bravox de 65RMS ambos são 4 OHMS, sendo assim ficariam com 2OHMS. Vale lembrar que são de potências diferentes, eu quero ligar desta maneira para não perder o estereo do carro.

Pois a forma simples de resolver isso seria ligar no modulo Roadstar v12 de 4 canais o sub (pioneer 309s4) em bridge em dois canais, os 69 no 3º canal e o kit duas vias no 4° canal tudo em série, assim eu ligaria no canal o alto falante com a mesma potência, porem perderia o estereo. Segue dados do amplificador v12

Amplificador mosfet 4 canais mono e stereo.

*4 canais de 85 watts rms em 4ohms.

*4 canais de 135 watts rms em 2ohms.

*2 canais de 240 watts rms em 4ohms bridge.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para nao perder o estereo do som (L-R)

EU ligaria o lado esquerdo do 6x9 com o esquerdo de um lado do kit e mesma coisa com o direito.!!

e não 6x9 juntos e kits juntos ai vc perde o estereo.!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se tivesse procurado, teria visto que a potência é dividida igualmente. Ou seja, metade pra cada um.

Compartilhar este post

Link para o post

liga o 69 do lado esquerdo com o kit do lado esquerdo e direito com direito

nao tem problema nenhum os falantes serem de tamanhos diferente, afinal a potencia vai ser dividida igualmente

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, seja bem vindo !!!!

Pode ligar tranquilamente 1 de 6 com 1 6x9, mas... EU recomendo não fazer isso, pois mesmo eles recebendo a mesma potência, irão tocar de forma diferente, pq disso?

* Tamanhos diferentes ( por consequências respostas de frequências idem );

* locais instalados diferentes;

* sensibilidade maior ( provavelmente no 6x9 );

E principalmente pelo fato que não terá como colocar o som mais para frente ou atrás, e muito provavelmente o seu som irá puxar o " som " para os 6x9...

EU ligaria um par de 6x9 ou 6 ( vc quem escolhe ) no ampli e o restante no rádio ...

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, seja bem vindo !!!!

Pode ligar tranquilamente 1 de 6 com 1 6x9, mas... EU recomendo não fazer isso, pois mesmo eles recebendo a mesma potência, irão tocar de forma diferente, pq disso?

* Tamanhos diferentes ( por consequências respostas de frequências idem );

* locais instalados diferentes;

* sensibilidade maior ( provavelmente no 6x9 );

E principalmente pelo fato que não terá como colocar o som mais para frente ou atrás, e muito provavelmente o seu som irá puxar o " som " para os 6x9...

EU ligaria um par de 6x9 ou 6 ( vc quem escolhe ) no ampli e o restante no rádio ...

mas ai que os 6x9 iriam cobrir mesmo o kit 2 vias... , eu acho valido jogar os 6x9 no radio e o kit 2 vias no amp...

Compartilhar este post

Link para o post

mas ai que os 6x9 iriam cobrir mesmo o kit 2 vias... , eu acho valido jogar os 6x9 no radio e o kit 2 vias no amp...

Concordo com você! Mas é que tem gente que tem preferência em deixar os 6x9 mais fortes, tipo para um churrasco ou algo assim e controlar o som no FADER para um som interno.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com você! Mas é que tem gente que tem preferência em deixar os 6x9 mais fortes, tipo para um churrasco ou algo assim e controlar o som no FADER para um som interno.

Show!

Minha dúvida é se não queima o modulo ou o alto falante, não achei nenhum texto que fale a respeito disso (Eu li que a potencia que vai para eles é igual), o kit duas vias está no DVD hoje + o trixial de 5 na porta traseira, pois o som que sai do KIT DUAS VIAS é uma maravilha com DVD, porem pede um modulo quando estou ouvindo MP3 por exemplo. o trixial de 5 (Saida traseira) eu regulei no DVD pra receber menos potencia, só completa o som do carro....portanto não posso ligar o 69 nele, pois já tem o de 5 :( ..... Só depois que comprei o de 5 é que decidi usar o 69 :)

A idéia de colocar o kit e o 69 no modulo é poder cortar os graves destes dois no modulo, pois quando coloco o equalizador no ROCK por exemplo que tem mais grave não fica tão legal em um volume maior, rola uma distorcida que com o modulo eu evitaria tanto no Kit duas Vias quanto no 69.

Quanto ao perder a regulagem de jogar o som pra trás ou frente não vou usar mesmo! :) no máximo vou regular no DVD e jogar pra trás (Trixial) que esta ligado direto no DVD, com isso tirando o grave que minha mãe e esposa tanto odeião! huahauhaua...

Liguei o 69 na saida traseira do DVD quando eu estava colocando o trixial de 5 na porta, e reparei que ele toca no mesmo volume que o KIT, porem distorce mais, pois não tem crossover, novamente a idéia de usar no modulo e regular o corte, tirando assim os graves do 69.

DICA: nunca tinha usado ou visto tocar um KIT DUAS VIAS, olha! deveria ser proibido vender alto falante sem crossover! a qualidade é impressionante, é um pouco mais caro (paguei 170), porem vale demais apena, a qualidade do audio fica outra!

mais é isso ai rapaziada, vou ligar o

- KIT + 69 (Esquerdo) no canal 1 => 135 RMS / 2 = 67,5 RMS em 2ohms

- KIT + 69 (Direito) no canal 2 => 135 RMS / 2 = 67,5 RMS em 2ohms

- SUB Pioneer 309s4 em Bridge no 3 e 4 => 240 RMS

Valeu mesmo e e escrevi besteira ai em cima nas ligações escrevam aqui ou quem concorda também, toda opnião é bem vinda! só vou instalar no começo do mês (05.05.2011)

Compartilhar este post

Link para o post

Vai rolar um upgrade antes de instalar!!! :) ao invés do V12 vou pegar um Power One (V12 vendi prum brother)

Só estou trocando o módulo, pois quero mais grave, e com o Power One ganho mais de 100RMS. Assim que estiver tocando eu posto um video.

Potência V12 (Antes)

- SUB Pioneer 309s4 em Bridge no 3 e 4 => 240 RMS

Potência Power One(Agora)

- 4 canais de 100 watts rms em 4 ohms estéreo

- 4 canais de 180 watts rms em 2 ohms estéreo

- 2 canais de 360 watts rms em 4 ohms bridged

vai ficar da seguinte maneira:

- KIT + 69 (Esquerdo) no canal 1 => 180 RMS / 2 = 90 RMS em 2ohms

- KIT + 69 (Direito) no canal 2 => 180 RMS / 2 = 90 RMS em 2ohms

- SUB Pioneer 309s4 em Bridge no 3 e 4 => 360 RMS em 4ohms

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mandei um e-mail pro suporte da Bravox e tenho uma posição oficial sobre a ligação em paralelo, segue abaixo:

----- Original Message -----

From: Leandro Ruiz

To: 'TecBR'

Sent: Sunday, April 24, 2011 3:16 PM

Subject: RES: Website Bravox - Contato Bravox

Olá Osiel,

Mais um dúvida, eu adquiri um 69 de 4ohms também, meu modulo aceita tanto 4 quanto 2 ohms eu posso ligar estes dois alto falantes em paralelo? Exemplo!

Modulo de 4 canais:

- Em bridge pro Sub nos canal 3 e 4.

O Kit tem 65 RMS e o 69 tem 120RMS porem ambos são de 4 ohms eu posso fazer eles trabalharem em 2 ohms sem queimar? Ou algum problema nesta ligação?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

De: TecBR [mailto:tecbr@bravox.com.br]

Enviada em: terça-feira, 28 de abril de 2011 15:06

Para: leandroc.ruiz@hotmail.com

Assunto: Re: Website Bravox - Contato Bravox

Olá,

Obrigado por nos contatar.

Dá para ligar sim, porém o nível de distorções aumenta um pouco e deve-se tomar cuidado com esse inconveniente a fim de não danificar seus falantes.

Agradecemos pela preferência, qualquer dúvida estamos a disposição.

At.

Osiel Nunes

Depto Técnico

www.bravox.com.br

-------------------------------------

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o que vai trabalhar em 2ohms vão ser os canais do amplificador...

E relaxa se você regular direitinho o ganho não vai ter tanta distorção.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.. achei que não fosse achar alguem com um caso igual meu, 4 dias procurando, mas achei ahahaha

Tb peguei um Power One pra empurrar um Upgrade 350w 4ohms + 6x9 + 6". O Aparelho é um Sony CDX GT627, ele tem 3 RCA's(front, rear e Sub).

Minha intenção é deixar exatamente desse jeito:

primeirosom3b.gif

A duvida tb é sobre como fazer a ligação.

poweronek.jpg

Pelo que vi, pra ligar o Sub é só fazer Bridge no Positivo do CH 02 + Negativo CH 03, correto?

E os 2 CH restante como que faz pra ligar os 4 falantes? (Pensamento leigo...É 1 fio com 2 pontas pra cada falante, total 8 pontas por isso a grande duvida..rss)

Pode ligar assim:

Falante de 6 LD + 6x9 LD as duas negativas juntas + duas positivas juntas diréto no ampl? Seria só isso ou preciso de algo pra dividir antes??

Outra coisa, eu to com 2 cabos RCA's aqui, ligo um deles na saida sub do aparelho ou é os 2 RCA para os falantes?

Bom, por enquanto é isso..ficarei muito agradecido se responderem todas as duvidas.. Estou ansioso para por pra tocar.. [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.. achei que não fosse achar alguem com um caso igual meu, 4 dias procurando, mas achei ahahaha

Tb peguei um Power One pra empurrar um Upgrade 350w 4ohms + 6x9 + 6". O Aparelho é um Sony CDX GT627, ele tem 3 RCA's(front, rear e Sub).

Minha intenção é deixar exatamente desse jeito:

primeirosom3b.gif

A duvida tb é sobre como fazer a ligação.

poweronek.jpg

Pelo que vi, pra ligar o Sub é só fazer Bridge no Positivo do CH 02 + Negativo CH 03, correto?

Não, a bridge se faz juntando ou os canais 3 e 4, ou os canais 1 e 2. Quando vc pegar o módulo vai ver escrito perto dos parafusos onde ligar.

E os 2 CH restante como que faz pra ligar os 4 falantes? (Pensamento leigo...É 1 fio com 2 pontas pra cada falante, total 8 pontas por isso a grande duvida..rss)

Pode ligar assim:

Falante de 6 LD + 6x9 LD as duas negativas juntas + duas positivas juntas diréto no ampl? Seria só isso ou preciso de algo pra dividir antes??

Certo, mas ative o crossover no módulo pra hi-pass nos canais que ligar o 6" e 6x9" pra não mandar grave neles.

Outra coisa, eu to com 2 cabos RCA's aqui, ligo um deles na saida sub do aparelho ou é os 2 RCA para os falantes?

Dar pra ligar com um único RCA, mas com dois vc poderá regular o grave pelo Fader, ligando 1 RCA pro falantes na saidas RCA dianteiras do player, e outro RCA pro Sub nas saidas RCA traseiras do Player, então pelo Fader se vc jogar o som mais pra frente vai diminuir o grave, se jogar o som mais pra tras vai diminuir a voz. O fader não vai mais influenciar os 6" e 6x9" pois eles estarão ligados juntos.

Bom, por enquanto é isso..ficarei muito agradecido se responderem todas as duvidas.. Estou ansioso para por pra tocar.. [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

jpchiullo, muito obrigado pelas respostas cara, ajudou muito.

Mas ainda fiquei meio assim sobre isso...é só pra ter certeza mesmo.

Certo, mas ative o crossover no módulo pra hi-pass nos canais que ligar o 6" e 6x9" pra não mandar grave neles.

Se baseando na foto, imaginando que o fio azul é Positivo e marrom negativo.

Seria só emendar os 2 azuis e por no Positivo do Ampl. Emendar os 2 marrons e por do Negativo do ampl??

filtrouv6.2045.jpg

Muito obrigado novamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...