Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RicaBR

Como Funciona um 3way

Recommended Posts

Postado em

Opa galera eu tenho uma duvida que acredito que os Senhores possam me esclarecer.

Como montar um kit 3 vias??

posso utilizar o meu kit 2way e acrescentar mais uma via?

Como faço isso?

existem divisores 3 vias a venda? ou alguem que faz por encomenda?

Obrigado

Postado em

Opa galera eu tenho uma duvida que acredito que os Senhores possam me esclarecer.

Como faço isso?

Obrigado

R:Midbass+Midrange+Tweeter

R:Sim, entretanto o crossover deverá ser descartado pois os cortes serão totalmente diferentes.

Como faço isso?

R: O Cross pode ser feito de forma ativa ou passiva. Os cortes ativos podem ser feitos por: HU's que façam 3-way ou 4-way, Amplificadores que tenham LPF e HPF compatéveis com o que você irá precisar, processadores de áudio como o Bit-One, crossovers ativos.

R: Sim, existem prontos de outros kits, mas nem sempre vão atender ao que você precisa pois cada um foi feito p/falantes de diferentes impedâncias e pontos de corte/slope diferentes tb. Quem quer montar um kit e pretende usar cross passivo, o mais viável é fazer um cross artesanal msm, tem users que fazem esse serviço aqui no forum.

Postado em

entao estou querendo adquirir um DB DRIVE SPA 90.4, vai me servir??? ou melhor outro amp.

atualmente utilizo um quebra galho um huricane hr4.120 2 canais pra frente no Soundstream rbc-6 e 2 canais pra traz nos soudstream PCS 52n.

tive em duvidas sobre trocar o amp, pois gostaria de comprar um que me direciona-se para o uso do 3way pois pretendo retirar o coaxial de traz

Pensei no amplificador Soundstream tarantula trx 4.420

ou como disse o DB Drive spa 90.4.

qual se encaixa melhor ou outro indicado mais ou menos no valor, 1000, mil e pouco.

E ja quero agradecer pelas informações dadas a respeito do 3way

Postado em (editado)

Se investir num crossover passivo, acabará economizando com amp. Mas se quer fazer bi-amp para o kit ou usar player com x-over 3way, vai gastar bem mais com amp e cabos (RCA e speakers) tb.

Editado por Alves
Postado em

Já passei por esse dilema e não é mto simples de resolver não qd se quer ter um kit 3 vias + sub. Se o kit não tiver cross próprio vira uma novela. Uma solução não tão cara é fzr o cross apenas p/o mid-range e tweeter e o restante fazer de forma ativa.

Exemplo 1:

HU: Deve possuir 3 pares de RCA e cross interno

Amp1: 4 canais entre 50 e 100WRMS (4Ohm) (cross interno LPF até 300Hz). 2 canais p/mid+tw e os outros 2 p/os midbass

Amp2: 1 canal p/o sub (não precisa ter cross interno)

Cross passivo: Ponto de corte de 5000Hz 12db/8ª (HPF p/o tw e LPF p/o midrange)

- Usando modo comum de um cd-player que tenha 3 pares de RCA e cross interno. Apenas cortes HPF p/mid e High. Corte LPF apenas p/Low

>>>High<<<

TW: HPF em 5000Hz (Passivo)

Midrange: LPF em 5000Hz (Passivo)

Midrange: HPF em 300Hz (Ativo da HU)

>>>Mid<<<

Midbass: LPF em 300Hz (Ativo do amplificador)

Midbass: HPF em 60Hz (Ativo da HU)

>>>Low<<<

Sub: LPF em 60Hz (Ativo da HU)

Postado em

Acho melhor investir mais forte em alguma HU top que ofereça configurações para 3-way.

:+1

Se investir num crossover passivo, acabará economizando com amp. Mas se quer fazer bi-amp para o kit ou usar player com x-over 3way, vai gastar bem mais com amp e cabos (RCA e speakers) tb.

:+1

Enfim, e um cobertor curto, como algumas pessoas dizem.. Economiza-se de um lado, e gasta-se mais do outro, então...

Mas a coisa, definitivamente, não é tão simples assim não...

Veja bem... Para ter um set estereo 3 vias, deve estar querendo algo mais refinado, certo?? Pois se não, continuaria com o 2 vias mesmo...

Para ter um set 3 vias refinado, não é só aplicar um corte de 5000hz a 12 db a 8ª e por para tocar... Cada componente deve ser estudado e de acordo com sua faixa de frenquência, emitir sua melhor resposta!!!

Uns pitacos??

Player com 3 way é muito bom, mas não resolverá seu problema, pois para isso, precisaria controlar 4 vias independentemente (4 way).

EU faria da seguinte forma: Compraria um kit três vias com cross passivo, assim não precisaria trocar HU e poderia utilizar um amp. com 4 canais tranquilo.

Espero ter ajudado e não confundido mais.. hehehehehe

Abraços.

Postado em

Para ter um set 3 vias refinado, não é só aplicar um corte de 5000hz a 12 db a 8ª e por para tocar... Cada componente deve ser estudado e de acordo com sua faixa de frenquência, emitir sua melhor resposta!!!

Em momento algum disse q isso é receita de sucesso p/um set 3 vias, foi apenas "UM EXEMPLO", como citado.

Postado em

Em momento algum disse q isso é receita de sucesso p/um set 3 vias, foi apenas "UM EXEMPLO", como citado.

Já tinha ficado claro Alex, só citei seu exemplo, para dizer que não seria fácil.. :legal: :legal:

Abraços.

Postado em

Bom galera primeiramente agradecendo todos pelas ajudas.

Agora vamos la, meu player é um pioneer 5280sd(estou querendo trocar pois é horrivel a qualidade do mesmo.

porem ele tem os cortes no aparelho e tem 3 pares de rca.

o que eu tinha na cabeça?

Assim, adquiri um DB DRIVE SPA90.4 no qual o usaria para tocar apenas a frente deixando o kit duas vias soundstream usando 2 canais, e os dois outros canais utilizaria para o pezinho fazendo os cortes.

e como ainda falta trocar a parte do grave estou atraz de um Amp e sub, gostaria de montar com 2 subs pois curto um SPL tambem.

Ou mesmo pensei em utilizar algum crossover ativo para fazer essa divisão, só que esta dificil achar um cross de marca boa que me faça o 3way, antigamente eu tinha um crass da alpine que fazia isso e nunca utilizei 3way . o que eu tinha ALPINE 3672.

aparelhos eu andei vendo alguns com 3way mas achei usado, e nao abro mao do meu usb para o pendrive.

pelo que tenho de stereo o que voces acham que poderia acompanhar como grave? um kit (amp x sub) que me desse qualidade mas com um pouco de SPL tambem??

Obrigado novamente

Postado em

Cara, há mais ou menos 1 ano eu resolvi investir num 3 vias (frankstein mais ta bom demais) composto por mid bass e full NAR, tweeters 1tw1 e cross passivos Alchemyway, gostei muito do resultado, valeu cada centavo, tenho a opção de usar-lo em bi-amp que da pra brincar bastante. Gastei quase o mesmo preço de um bom 2 vias, conforme já citaram, estude cada componente, teste e faça o direcionamento que mais lhe agradar.

Postado em

Se eu foose montar um 3 vias hoje, provavelmente compraria componentes na Madisound. Com uns R$ 1000,00 dá pra fazer um kit bem bacana.

Primeiro escolheria um full-range que subisse bastante, aí sobra pouco trabalho pros tweeters. Os cortes HP do tweeter e LP do full podem ser feitos em primeira ordem mesmo, na casa dos 7K.

Tweeter pode comprar um bem baratinho, já que praticamente ele só vai tocar 1 oitava.

Mid bass, se tiver amp possante pra tocá-lo, o peerless SLS é uma ótima pedida, senão tem bastante variedade também...

Postado em

vamos ver no que vai dar, vou tentar utilizar o que eu tenho , caso nao fique bom vou trocando depois, pois como disse acabei de comprar os equipes.

agora só esta faltando executar o projeto do 3way (se é que vale a pena com meus equipes)

e definir subwoofer e amp pra ele, que é o que mais esta me matando.

Abraços

Postado em

vamos ver no que vai dar, vou tentar utilizar o que eu tenho , caso nao fique bom vou trocando depois, pois como disse acabei de comprar os equipes.

agora só esta faltando executar o projeto do 3way (se é que vale a pena com meus equipes)

e definir subwoofer e amp pra ele, que é o que mais esta me matando.

Abraços

Deixa p/escolher o sub no final. Só conte q ele vai fzr parte do sistema.

Postado em

Deixa p/escolher o sub no final. Só conte q ele vai fzr parte do sistema.

É que sou muito ansioso, e como gosto bastante de grave, dessa vez nao quero nada muito agressivo(pankada),

Alguem ai ja escutou tocando o Subwoofer Audiophonic Cl-12d2, estive pensando em colocar 2 em uma bandpass.

outra duvida minha, sempre quiz ter uma caixa bandpass, mas meus instaladores no decorrer do tempo sempre me desencorajam a fazer,

Oque voces acham da ideia de uma band???

Obrigado e Abs

Postado em

Po galera consegui achar um Cross Ativo ALPINE 3672 3way + Sub separado.

sera que isso só basta para fazer um 3way? obrigado

Abraços

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...