Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

Acoplamento para alta eficiência..

Recommended Posts

Foristas,

Trago para vocês o projeto que fiz para um cliente e que infelizmente ficou apenas no papel.

Projeto visa elevados níveis de pressão sonora em toda banda passante audível.

Respeita o perfeito acoplamento das vias e alinhamento vertical, visando obter o mínimo de cancelamentos e busca a formação de onda cilíndrica.

PS.: Nem preciso comentar sobre o processamento que precisa empregar para alinhar todas as vias nos seus específicos pontos de crossovers, assim como o ajuste de fase da BP4.

O projeto contempla:

Alto-Falantes:

12 x SWPT15-800-D4 – Nessa configuração* suporta 1.500Wpico por falante, 18.000W total;

10 x WPT12-650-D4 – Nessa configuração* suporta 1.000Wpico por falante, 10.000W total;

12 x MGPT8-B4 - Nessa configuração* suporta 500Wpico por falante, 6.000W total;

06 x DB200 – Nessa configuração* suporta 150Wpico por falante, 900W total;

06 x Guia de Ondas Bomber.

*Utilizando as caixas acústicas/guia de ondas sugeridas, filtros com slope mínimo de 12dB/8ª e sinal isento de distorção (clipping).

Caixas Acústicas:

- Subgrave: Band-Pass 4ª Ordem com banda passante de 40Hz-80Hz / Flat. Câmara Selada individual e Câmara Sintonizada Dupla;

- Grave: Bass Reflex ("Dutada") com banda passante de 80Hz-300Hz / pico em 120Hz;

- Médio: Closed Box ("Selada") com banda passante de 300Hz-2KHz. Amortecimento Butterworth Qtc 0,707;

- Agudo: Guia de Ondas + Driver. Frente de onda plana para acoplamento da via.

Fotos:

boogproj01.jpg

boogproj02.jpg

boogproj03.jpg

boogproj05.jpg

boogproj07.jpg

boogproj09.jpg

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
  • Upvote 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

simplesmente ANIMAL!!

fico muito curioso pra algum dia poder ouvir algo proximo a este projeto.

Parabens pelo projeto Renan, espero que tire logo do papel!

edit:

olhando novamente o projeto me bateu uma GRANDE duvida.

Renan, você tem idéia do Peso total?

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

simplesmente ANIMAL!!

Acho que descreve bem o que eu pensei.

Qual alimentação desse mosntro?

Compartilhar este post

Link para o post

simplesmente ANIMAL!!

fico muito curioso pra algum dia poder ouvir algo proximo a este projeto.

Parabens pelo projeto Renan, espero que tire logo do papel!

edit:

olhando novamente o projeto me bateu uma GRANDE duvida.

Renan, você tem idéia do Peso total?

Rafael,

Só a caixa acústica (sem falantes), simulada em software, tem 408Kg..

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que descreve bem o que eu pensei.

Qual alimentação desse mosntro?

kanei,

A especificação sustenta 35KWrms para todo sistema.

Mas em função da boa eficiência, já toca muito bem com potência menor.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Uma maneira muito divertida de se gastar uns 20~25mil reais!

Compartilhar este post

Link para o post

Belo projeto, Renan!

Compartilhar este post

Link para o post

Como é legal ver um projeto assim, aparentemente bem equilibrado! Grave e sub-grave bem presentes e médias e altas sensatamente, moderadas e suficientes!

O pessoal do trio deveria se inspirar mais em projetos dessa categoria, não nos rachas de pancadão e corneteiros, eu teria satisfação em ouvir um projeto desses tocando.

Uma pena MESMO não ter saído do papel, Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Foristas,

Pretendo fazer um artigo para publicar para vocês falando sobre acoplamento vertical (Line Array).

Mas deixar numa linguagem mais fácil de entender e não focar apenas nesses lines que normalmente vemos em eventos, pois estes por sua vez, visam pequenas caixas para fácil transporte.

A idéia é continuar montando esses "paredões" que o pessoal está acostumado, e o artigo irá ajudar a melhorar o arranjo.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Foristas,

Pretendo fazer um artigo para publicar para vocês falando sobre acoplamento vertical (Line Array).

Mas deixar numa linguagem mais fácil de entender e não focar apenas nesses lines que normalmente vemos em eventos, pois estes por sua vez, visam pequenas caixas para fácil transporte.

A idéia é continuar montando esses "paredões" que o pessoal está acostumado, e o artigo irá ajudar a melhorar o arranjo.

Att,

RenanLopes

no aguardo Renan! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e tbm por ter paciencia de ocupar seu tempo com isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Bacana o projeto hein!

Da umas otimas ideias esse esquema de BP4 atrás e medios na frente, pra carros sedans e pickups [-]

Esperando o artigo do line array :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

no aguardo Renan! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e tbm por ter paciencia de ocupar seu tempo com isso!

Miranda,

Gosto muito do que faço, pra mim será gratificante dividir o conhecimento com vocês.

Afinal de contas, foi nesse fórum que aprendi muito de audio!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Como é legal ver um projeto assim, aparentemente bem equilibrado! Grave e sub-grave bem presentes e médias e altas sensatamente, moderadas e suficientes!

O pessoal do trio deveria se inspirar mais em projetos dessa categoria, não nos rachas de pancadão e corneteiros, eu teria satisfação em ouvir um projeto desses tocando.

Uma pena MESMO não ter saído do papel, Parabéns!

Hoje em dia nego prefere gastar 20Mil reais em um som pra racha que 20mil em um som pra ouvir musica.

Editado por kanei

Compartilhar este post

Link para o post

Renan,

Parabens pela iniciativa e projeto da mesma... A anos não via um projeto decente.

sem aquele, horror em excesso de drivers!

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma vez..

parabens Renan, suas contribuiçoes sao sempre de otima avalia.

projetos assim devem ser divulgados com mais frequencia,

assim quem sabe um dia ouviremos musicas nos trios.

projeto otimo.

Rafael S Rodrigues.

Compartilhar este post

Link para o post

Belo projeto...

Pergunta: Vc saiu da Selenium ???

[]s

Binho,

Sim, sai.

Estou desde 09/2009 na Bomber.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o fórum está voltando a ser interessante.

Ultimamente os tópicos estavam se baseando em assunto muitas vezes discutidos, somente com mudança de títulos.

Esse não, é baseado em estudos, prática e etc e quem tem interesse em aprender e não tem conhecimento suficiente ou não tem tempo (meu caso) possa acompanhar.

É justo que o Renan explore e promova os produtos da empresa na qual ele trabalha, mas creio que para ficar um bom artigo e a gente possa aprender um pouco mais, o ideal é que seja o mais completo possível, explificando por exemplo a quantidade mínima de falantes para que se tenha um rendimento razoável, quais as características (parâmetros) levados em consideração para um arranjo desse tipo, entre outros.

Não sei se estou certo, mas vez por outra caimos nesse que eu chamo de grande paradigma de se projetar sistemas sonoros.

"Como escolher o falante ideal para cada situação, normalmente é "X" da questão"

Um colega em outro tópico falando sobre LT, tornou o tópico mais interessante, porque explicou as características que o falante deve ter e citou marcas, se bem que ele pode não estar ligado a empresa alguma, mas aí a gente tem de respeitar a vontade do Renan.

A gente só pode elogiar iniciativa desse tipo e só tenho mesmo é aprender.

Compartilhar este post

Link para o post

Gomes... os MELHORES artigos que já, foram do Prof. Homero (EX. Selenium) e todo artigo dele tinha SELENIUM como ex.!

Não vejo problema usar ex. com falantes da Bomber, se ela tiver na sua linha de produção os falantes necessários para o Artigo, ótimo =)!

Compartilhar este post

Link para o post

tenho mta curiosidade de ouvir um som desse porte e que toque musica

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o fórum está voltando a ser interessante.

Ultimamente os tópicos estavam se baseando em assunto muitas vezes discutidos, somente com mudança de títulos.

Esse não, é baseado em estudos, prática e etc e quem tem interesse em aprender e não tem conhecimento suficiente ou não tem tempo (meu caso) possa acompanhar.

É justo que o Renan explore e promova os produtos da empresa na qual ele trabalha, mas creio que para ficar um bom artigo e a gente possa aprender um pouco mais, o ideal é que seja o mais completo possível, explificando por exemplo a quantidade mínima de falantes para que se tenha um rendimento razoável, quais as características (parâmetros) levados em consideração para um arranjo desse tipo, entre outros.

Não sei se estou certo, mas vez por outra caimos nesse que eu chamo de grande paradigma de se projetar sistemas sonoros.

"Como escolher o falante ideal para cada situação, normalmente é "X" da questão"

Um colega em outro tópico falando sobre LT, tornou o tópico mais interessante, porque explicou as características que o falante deve ter e citou marcas, se bem que ele pode não estar ligado a empresa alguma, mas aí a gente tem de respeitar a vontade do Renan.

A gente só pode elogiar iniciativa desse tipo e só tenho mesmo é aprender.

fcoelhogomes,

Minha idéia não é apenas defender os produtos da empresa, pretendo esclarecer as dúvidas referentes a aplicação correta dos sistemas de audio e seus acoplamentos, de uma maneira genérica, abordando os principio físicos e a maneira para se obter tudo isso. O produto ideal para cada aplicação será decidido pelo próprio consumidor, mediante as informações.

Só preciso conseguir um pouco de tempo na minha agenda para redigir um artigo sem pressa!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelhogomes,

Minha idéia não é apenas defender os produtos da empresa, pretendo esclarecer as dúvidas referentes a aplicação correta dos sistemas de audio e seus acoplamentos, de uma maneira genérica, abordando os principio físicos e a maneira para se obter tudo isso. O produto ideal para cada aplicação será decidido pelo próprio consumidor, mediante as informações.

Só preciso conseguir um pouco de tempo na minha agenda para redigir um artigo sem pressa!

Att,

RenanLopes

ESTAMOS no aguardo.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tá de parabens Renan, muito interessante o tópico, você como sempre buscando repassar conhecimentos e ajudar a galera.

Acompanhar pois até que enfim o nível do forúm tá voltando como era antes!

Abraço

Wandick Wagnner

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...