Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SheidPulga

Qual o gargalo do sistema?

Recommended Posts

Chegou hoje o meu Helix A6, pelo jeito é o ultimo...rs Gostaria de saber qual o gargalo do meu sistema SQ? Vou descrever os produtos abaixo que comprei, postem ideias por favor.

HU - Clarion DXZ-785USB (3way, TA , RCA 5.8V)

Ipod - Classic 160GB (Bypass, musicas em WAV)

Kit - Morel Tempo 6" (tweeter direcional na porta, mid-bass na porta tratada com manta asfaltica)

Sub - JL Audio 10W0 - 8ohms (tenho 2, vou fazer caixa com 131.19L - 1.4L de cada = 128.39L/ duto de 20.78cm x 4", 26.22Hz em -3dB/ 31.2Hz em 0dB / sem picos)

Amp - Helix A6 (Classe A, 6x75rms 4ohms)

Cabos RCA's - Monster 404XLN + Knukonceptz MKS

Cabo de força e falante nao comprei ainda.

Pretendo fazer 3way sem os crossovers do Kit Morel, o sub fica em bridge na saida com 220wrms 4ohms (do Helix) os subs em paralelo 125w 8ohms + 125w 8ohms.

post-58095-066813700 1301698642_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 way?

não entendi bem o final, mas pra mim não tem garalo nenhum, todos os equipamentos de boa qualidade, tem tudo para ficar bem legal!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Se entendi bem, você vai mandar apenas 220w pros 2 subs? Acho pouco... Tem gente que manda 500w pra 1 só!

Tirando isso seu set está bem equilibrado. Acho que se tivesse mesmo que eleger o "gargalo" tirando o detalhe que já citei de pouca força para os subs, seria o kit Morel Tempo. Não é um kit ruim, mas já que você quer fazer bi amp, compre os componentes separados (tweeter e midbass). Tem coisas boas na madisound que tocaria melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q o q vc quer dizer é q vai fazer bi-amp no kit (cortando pelo player) e usar os outros 2 canais do amp p/fazer bridge p/os subs. Correto? ;)

Caixinha grande essa, hein!

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro - 3 way que citei é a bi-amplificação, 2 canais vão alimentar os tweeters, 2 canais os mid bass e 2 canais em bridge para os subs.

dds - Pensei nessa possibilidade de mandar mais potencia para os subs, tenho um punch 100 reserva aqui, 14V ele manda em bridge 420rms 4ohms/ Caso eu pegue outro kit ja parto para um kit 3 vias estou em mente com um Hybrid Audio L6 + L4 ou L3 + L1, mas sao para um futuro ai uso o A6 so para eles e o Punch para os subs.

Alves - Vou cortar pelo player. A caixa fiz o calculo no programa on line aqui do AutoSom, a resposta mais plana da caixa para SQ foi essa, tem alguma outra ideia pra caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Alves - Vou cortar pelo player. A caixa fiz o calculo no programa on line aqui do AutoSom, a resposta mais plana da caixa para SQ foi essa, tem alguma outra ideia pra caixa?

Uns 80l, no máximo 90l já tá bom. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

opa amigão só uma duvida qual sera o carro ???

E eu li certo uma caixa de 131 litors é isso ????

Se for não precisa disso tudo amigão !!!

Manda os paramentros que simulo pra ti e posto

Compartilhar este post

Link para o post

fiz pro alto uma caixa selada de 36 litros pro dois te atenderia perfeitamente qtc 0,9 ou uma dutada de 50 litros pro dois

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

o Carro é um Astra Hatch 2005

O calculo foi feito usando o programa do AutoSom. a resposta mais linear foi com a caixa com os dois nessa Frequencia 26.22Hz.

Os parametros thiele small 10w0 8ohms: Fs 25.6, Qes 0.413. Qms 8.56, Qts 0.394, Vas 69.4L, Xmax 8.6mm, 1w/1m 86.3dB, Sd 0.0353m, Re 6.43ohms, Impedancia 8ohms, Rms 125w, Mouting depth 137mm, driver displacement 1.4L

Compartilhar este post

Link para o post

creio que o gargalo esteja nos mids do morel tempo; a caixa pros 2 JL tá razoável pra sq (que eu me lembre, o Diana usava 70 litros pra cada 10w0 no vectra), mas com tanto volume, o sub perde um pouco a "pegada" nos graves, que é justamente o que falta nos mids tempo, deixando o som meio xoxo.

Eu consideraria fazer uma caixa menor pros subs, pro resultado final ficar mais agradável e correto.

Editado por potato

Compartilhar este post

Link para o post

Com um ajuste bom você consegue tirar bastante desse set, no máximo eu testaria um amplificador dedicado para os subs.

Compartilhar este post

Link para o post

creio que o gargalo esteja nos mids do morel tempo; a caixa pros 2 JL tá razoável pra sq (que eu me lembre, o Diana usava 70 litros pra cada 10w0 no vectra), mas com tanto volume, o sub perde um pouco a "pegada" nos graves, que é justamente o que falta nos mids tempo, deixando o som meio xoxo.

Eu consideraria fazer uma caixa menor pros subs, pro resultado final ficar mais agradável e correto.

Razoavel amigão 131 litros pra dois sub de 10 pol nem no residencial usaria esse volume Tu tens ideia quanto é 131 litros

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

sim Antonio, eu tenho idéia de qto são 130 litros... A caixa do meu sub automotivo tem 50 litros, pra 1 sub de 10". Continuo achando 130 litros razoáveis pra sq, com esses subs, e corte baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

sim Antonio, eu tenho idéia de qto são 130 litros... A caixa do meu sub automotivo tem 50 litros, pra 1 sub de 10". Continuo achando 130 litros razoáveis pra sq, com esses subs, e corte baixo. Tudo depende da finalidade pra qual se quer o som. Claro que eu ficaria muito satisfeito com um sub que tocasse absurdos sem ocupar espaço algum, mas tudo tem seu preço.

Compartilhar este post

Link para o post

sim Antonio, eu tenho idéia de qto são 130 litros... A caixa do meu sub automotivo tem 50 litros, pra 1 sub de 10". Continuo achando 130 litros razoáveis pra sq, com esses subs, e corte baixo. Tudo depende da finalidade pra qual se quer o som. Claro que eu ficaria muito satisfeito com um sub que tocasse absurdos sem ocupar espaço algum, mas tudo tem seu preço.

Beleza então :legal::legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente esses subs W0 pedem litragem alta mesmo, no entanto reduzir 10/15L nao vai alterar muito o F3, tente fazer esse teste nos programas.

Tratando-se de um ambiente automotivo onde espaço/peso sao muito importantes, EU faria uma caixa menor para os subs.

Compartilhar este post

Link para o post

10/15 para cada lado (caso faça os lados separados), brinque bastante nas simulacoes.

Compartilhar este post

Link para o post

Antonio com certeza vc ja deve ter feito testes ne?? viu os parametros que postei ai em cima? Qual programa vc usa pra calculo??

Eu usei o programa on line, este me deu uma curva bem aceitavel comparado com a curva de exemplo que eles usam para SQ. Coloquei as duas na imagem aqui abaixo. A frase que estava perto da segunda imagem era:

"Para qualidade: A curva tem que passar pela linha de -3dB entre 20Hz e 40Hz e nao ter pico acentuado acima de 30Hz "

Gostaria de saber, para SQ devo seguir esse programa? Estou fazendo o corte pela HU do sub em 50Hz o morel tempo em porta tratada esta dando conta do recado, desce bem.

Hoje eu utilizo o 1 JL só, numa caixa 48.12L - 1.4L = 46.72L com um duto de 18.5cm Fb da caixa esta em 43.5Hz dá um grave bom, mas acho que não desce tanto quanto qdo eu coloco duto de 63cm.

A pergunta é sigo ou não o programa? Me indicam outro programa? Kit Morel é mesmo o gargalo do sistema? Ele tem faixa de frequencia de 40-22000Hz bem baixa em relaçao a maioria dos kits desce bem e nao sobe muito ate 32KHz como os MB Quart ou 25Khz do Morel Supremo porem o mesmo desce a 25Hz.

post-58095-038709400 1302046655_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

vai duas simulações que fiz no power x caixa selada e dutada

o que tu simulou o meu deu aquele valor mas o sofware sempre vai te dar um valor pra caixa com uma resposta mais plana isso não quer dizer que se tu fizeres difrente não vai funcionar

olhou os volumes agora mais aceitavel ???

Sobre os cortes pra quer cortar o sub em 50hz????

se tu cortar teu sub em 5o hz tu vai ter que cortar o mid bass no minimo em 50 hz se não vai ficar um vale tem certeza que tu consegue baixar esse mid e aplicar potencias nessa frequencia

novaimagem1.png

novaimagemvt.png

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

vai duas simulações que fiz no power x caixa selada e dutada

o que tu simulou o meu deu aquele valor mas o sofware sempre vai te dar um valor pra caixa com uma resposta mais plana isso não quer dizer que se tu fizeres difrente não vai funcionar

olhou os volumes agora mais aceitavel ???

Sobre os cortes pra quer cortar o sub em 50hz????

se tu cortar teu sub em 5o hz tu vai ter que cortar o mid bass no minimo em 50 hz se não vai ficar um vale tem certeza que tu consegue baixar esse mid e aplicar potencias nessa frequencia

Vi suas simulações, achei otimo, tenho ate um ganho acima do 0dB chegando com pico em +2dB em 50Hz ...show. No programa on line nao consegui jogar la embaixo a frequencia.

Nos meus estudos de SQ vi que seria melhor cortar em 50Hz o sub, os mids descem bem, por esse motivo comprei os TEMPO, mas pretendo pegar outro que desça mais. As portas tratadas ajudaram muito nisso.

Muito obrigado pelo calculo e as imagens viu. Pela dedicaçao de tempo pra ajudar principalmente. Como vc usa seu Helix A6 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, só tenho uma coisa a dizer, e o pessoal já ta careca de me ouvir escrever hehehe...

Morel Tempo?? Combina com pezinhos, de cerca de 6 litros.. pode fazer 1 e testar para ver o mid "xoxo" que tem nas mãos...

Os cortes você deve fazer levando em consideração também o quanto seus mids descem, mas nas portas, não sei se eles estão indo aos 50 hz hein... poderia testar os cortes um pouco mais altos, como 63hz (dependendo das opções que seu player oferecem). Mas acho que esta é uma questão de acerto, para apenas DEPOIS do som todo tocando!!

Boa sorte ai, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao tempo o que eu pude perceber é que seu comportamento depende muito da porta e da alimentação...

Em bi-amp bem alimentados e em uma porta com manta eles rendem legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Morel tempo de 5" em pezinhos de 4,6 litros, tocavam bem ( eram bi-amp)

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno obrigado pela dica dos pezinhos. Mas tenho certeza que nao vou me adaptar e com certeza vou pisar neles..rs Mas com certeza são mids muito bons entao, nao seriam o gargalo desse sistema. O corte do player para sub é 50Hz, acima disso é 80Hz. Um "probleminha" do DXZ 785, mas nao liguei ainda em bi-amp, acho que a regulagem deve ficar diferente.

Leorbolato o Tempo esta tocando muito bem nas portas, fiz um tratamento muito bom, a porta esta bem rígida. Vc teve um em porta tratada?

Byronald valeu pela dica do pezinho, os fosgate tocam melhor que o tempo???

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usei o Tempo tanto em pezinhos, quanto em porta tratada... Gostei mais dos pezinhos, mas se prefere em portas, tranquilo, só acho que dará um pouco mais de trabalho para acertá-los, mas não é impossível não!!!

Quanto ao corte, o que pode ser feito é cortas o sub em 50 com slope de 6db a 8ª.. deixará passar uma boa quantidade de frequências e assim não terá um vale... mas isso é história para ir tentando quando estiver com tudo tocando.. por tanto, só essa foi apenas mais uma sugestão... se puder postar ums fotos ai, agradeceria.. hehehehehe

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...