Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobsonFm

Amplificador x Woofer.

Recommended Posts

Posso usar um ampli de 8000w rms para tocar 4 Woofer de 1200w rms?? Ou os woofer nao vao aguentar o ampli?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

4 woofer de 1200 dá um total de 4800W, vc vai aplicar quase o dobro da potência que eles aguentam. Na verdade até é possível faze-los tocar com o dobro de potência, desde que não mande distorção (quando acende aquele led "Clip" do módulo), mas aí vc terá que ir conferir a cada troca de musica, ou a cada mudança no regulagem de grave do seu cd-player, se o led Clip tá cendendo.

É mais seguro ligá-los em um ampli de 4000 ~ 5000 Watts, ou caso já tenha os Woofers e ampli, ligue os woofers de forma que fiquem com impendancia maior do que a mínima do ampli, por exemplo: se o ampli dá 8000 W á 02 ohms, ligue os Woofers pra fechar 04 ohms no final, assim o módulo vai mandar somente 4000 W pro falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

4 woofer de 1200 dá um total de 4800W, vc vai aplicar quase o dobro da potência que eles aguentam. Na verdade até é possível faze-los tocar com o dobro de potência, desde que não mande distorção (quando acende aquele led "Clip" do módulo), mas aí vc terá que ir conferir a cada troca de musica, ou a cada mudança no regulagem de grave do seu cd-player, se o led Clip tá cendendo.

É mais seguro ligá-los em um ampli de 4000 ~ 5000 Watts, ou caso já tenha os Woofers e ampli, ligue os woofers de forma que fiquem com impendancia maior do que a mínima do ampli, por exemplo: se o ampli dá 8000 W á 02 ohms, ligue os Woofers pra fechar 04 ohms no final, assim o módulo vai mandar somente 4000 W pro falantes.

Dobrando a impedância diminui na metade a potência do ampli? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Dobrando a impedância diminui na metade a potência do ampli? :blink:

sim. o amp mandaria pouco mais que a metade da potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado que esta regra de metade da potencia para metade da impedancia final não é sempre valida, ainda mais no caso dos digitais.

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado que esta regra de metade da potencia para metade da impedancia final não é sempre valida, ainda mais no caso dos digitais.

É, bem isso que eu tava pensando porq nem sempre um amp de por exemplo 1000watts a 1 ohm vai mandar 500 a 2ohms.. "geralmente" manda mais q a metade... Única coisa que eu ainda não consegui é olhando no manual de um amp achar essas informações, sabemos quanto a física que diminuindo a impedância aumenta-se a potência. Mãs não sei como encontrar no manual do amp. Alguém ae dê um help pra agente.. Por exemplo eu tenho intenção de por 6 falantes de 8ohms.. todos em paralelo me dão 1,33ohms se eu ligar eles numa Taramps 10200rms 1ohm.. quanto meu amp mandaria em 1,33ohms?

Caso isso fosse regra ficaria assim.. :blink:

1ohms ----- 100% 10.200 rms

1,33ohms -- 77% 6.834 rms

2ohms ----- 50% 5.100 rms

<_<

Como não é assim que se calcula.. Como seriam os cálculos pra potência do amp com impedância acima da mínima do amplificador?

Editado por ClaytonMaia

Compartilhar este post

Link para o post

Uma sd8000, deve bastar pra você, deve manda mais que 5000W a 1,33.

Tu nao falou o modelo do woofer, mas se diz ser 1200w rms tu pode regular o sd8000 na potencia maxima, clipou volta o ganho um pouco,

este headroom irá ficar por volta de 15% no maximo, pela natural queda de tensao de baterias por exemplo, cuida com bateria esse amplificador

puxa lá pelos 500A.

Editado por Mvrielink

Compartilhar este post

Link para o post

Uma sd8000, deve bastar pra você, deve manda mais que 5000W a 1,33.

Tu nao falou o modelo do woofer, mas se diz ser 1200w rms tu pode regular o sd5000 na potencia maxima, clipou volta o ganho um pouco,

este headroom irá ficar por volta de 15% no maximo, pela natural queda de tensao de baterias por exemplo, cuida com bateria esse amplificador

puxa lá pelos 500A.

Complicado isso, se são 4 Woofers de 1200watts rms = 5000watts rms.. ligado numa sd5000 com 1,33ohms como vai ter headroom? Os falantes vão receber menos de 1200watts rms cada um com certeza.. Ah não ser q vc confundiu a SD5000 com SD8000 na SD8000 tudo bem, vai mandar de 5000rms pra cima nesse caso teria um headroom mas não temos como saber pois temos que calcular qual a potência enviada pelo amp em 1,33ohms.. E é isso que ta faltando aqui na minha caxola haeoiuahe

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa errei o numero, é como no inicio da frase SD8000, mil desculpas hehe

Qual o modelo do woofer? Dai saberemos de suporta ou não hehe

Editado por Mvrielink

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa errei o numero, é como no inicio da frase SD8000, mil desculpas hehe

Qual o modelo do woofer? Dai saberemos de suporta ou não hehe

É ehehoa é q fiquei na dúvida. Pois é dizendo a marca e modelo da pra saber o xmax o bl e outros parâmetros ai da pra fecha numa sd8k

abrass

Compartilhar este post

Link para o post

Bastar ter alimentaçao adequada e nao deixar clipa! quando voce toca MUSICA num amplificador ele nao fica no regime maximo de potencia...

Compartilhar este post

Link para o post

Gente!

Um RS1600D diz q manda 1600Wrms a 1Ohm! mas essa é a máxima potência q pode ser solicitada, n quer dizer q ele sempre vai manda os 1600w, ele vai mandar conforme a carga ( que nosso caso são os alto-falantes).

Para queimar um alto-falante o que pode ocorrer é Ruído no sinal, ou forçar o sistema a uma potência muito acima da especificada!

Ex: vc tem um WOOFER de 500W e um modulo que poder mandar 1000w, ai o sabixão resolve ligar o volume do player no maximo, o amp vai enviar apenas os 500W que o Woofer exige! então pq ele corre risco de queimar?? pq ele vai trabalhar no seu limite com isso ele vai esquentar e a resistência de sua bobina tende a cair fazendo com que o sistema entre em colapso!

Compartilhar este post

Link para o post

Gente!

Um RS1600D diz q manda 1600Wrms a 1Ohm! mas essa é a máxima potência q pode ser solicitada, n quer dizer q ele sempre vai manda os 1600w, ele vai mandar conforme a carga ( que nosso caso são os alto-falantes).

Para queimar um alto-falante o que pode ocorrer é Ruído no sinal, ou forçar o sistema a uma potência muito acima da especificada!

Ex: vc tem um WOOFER de 500W e um modulo que poder mandar 1000w, ai o sabixão resolve ligar o volume do player no maximo, o amp vai enviar apenas os 500W que o Woofer exige! então pq ele corre risco de queimar?? pq ele vai trabalhar no seu limite com isso ele vai esquentar e a resistência de sua bobina tende a cair fazendo com que o sistema entre em colapso!

Então, se isso q vc falou for regra.. Eu por uma taramps 10200watts rms com um falante de 150watts rms de 10" ligado em bridge pro amp mandar máxima potência então o amp só vai mandar 150watts rms? Háá vai explodir o falante vai cuspi a bolota do cone longe e não é pq ele mandou só 150watts ele mandou muito mais q isso pois é por isso q se existe dimensionamento do sistema pra vc ajustar as potências aplicadas aos falantes corretamente, se vc por um falante de 500watts rms num módulo q oferece 1000watts rms, com volume máximo e ganho correto ele vai queimar não só por estar enviando distorção devido ao volume máximo do player mas também pelo envio de potência excessiva ao falante, caso ele envie os 1000watts rms apenas em picos musicais não vai queimar pois provavelmente é a potência de pico do falante a (pmpo) agora se mandar os 1000watts contínuos com certeza vai queimar.. Por isso eu acho q ta errado o q foi dito um amp de 1000watts vai enviar os 1000watts pro falante desde q estejam em impedâncias corretas! Se fosse assim não existiria headroom :(

Editado por ClaytonMaia

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...