Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Tiago Fernandes

crossover passa-banda

Recommended Posts

e æ pessoal, eu tenho aqui uns capacitores e queria colocar nos meus médiograves de 6", a pergunta é, eu posso colocar em cada falante dois capacitores despolarizados em série no positivo (cortando o grave) e mais dois ligados paralelamente + com - (pra cortar os agudos) ???

essa dúvida me veio depois que eu vi aquele artigo sobre crossovers e só não comprei um crossover já montado porque no momento tô na "onça" :vts

Editado por Tiago Fernandes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se vc quizer entra nesse link somecarro entre em consultoria tecnica/curso/crossover que tem um artigo explicando essas coisas.

eu acabei de dar uma olhada nesse site e vi que tem explicando o mesmo que o artigo aqui do autosom.net.

Compartilhar este post

Link para o post

...explicando melhor minha dúvida:

em um cross passa-alta se coloca o capacitor em série com o + e o indutor em paralelo com + e -, correto?

já no cross passa-baixa é o inversso, certo?

aí é que vem a dúvida!

colocar capacitor em paralelo + com - pra cortar a freq alta, colocar capacitor em série no + pra cortar as freq baixas afim então de fazer o cross passa-banda só com capacitor, valew!?!?!? :vts

será que pode? dá certo?

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que eu já me meti a besta de testar em casa, se vc colocar apenas um componente em paralelo, o corte não vai funcionar. capacitor em série corta graves, em paralelo eu não consegui ouvir corte e o som ficou todo bagunçado, estranho. imagino que seja a mesma coisa com o indutor.

veja que o primeiro componente do corte é sempre colocado em série, capacitor para passa-altas, indutor para passa-baixas. seria o caso de vc colocar o capacitor pra HP e achar um indutor compatível pra fazer o LP.

mas enfim... não custa tentar, também.

Compartilhar este post

Link para o post
e æ pessoal, eu tenho aqui uns capacitores e queria colocar nos meus médiograves de 6", a pergunta é, eu posso colocar em cada falante dois capacitores despolarizados em série no positivo (cortando o grave) e mais dois ligados paralelamente + com - (pra cortar os agudos) ???

essa dúvida me veio depois que eu vi aquele artigo sobre crossovers e só não comprei um crossover já montado porque no momento tô na "onça" :vts

Não, vc não pode. Na frequência de sintonia do filtro q está em paralelo vc teria um sério problema com a impedância, já que o sinal seria desviado ao terra...

Se vc fizer isto na entrada de sinal do módulo (no caso de módulos com RCA) funciona. mas fora não. É dar um beijo de adeus no amp.

Filtros passa banda usam bobinas e capacitores. Só com capacitor não funfa não.

Compartilhar este post

Link para o post

pois é acabei fazendo o teste e realmente num deu em nada, não consegui perceber nenhum corte da freq. o jeito vai ser eu "gastar o que não tenho" ;) pra comprar uns indutores. à propósito, eu tenho um indutor aqui só que eu não sei se dá pra usá-lo, nele tem escrito 490K, e os capacitores que eu vou usar são de 220mf 50v. Será que dá pra usar esse indutor mesmo pessoal ?

se der eu terei então que comprar só + um dele!! (economizo dindin !!!) :)

Editado por Tiago Fernandes

Compartilhar este post

Link para o post
pois é acabei fazendo o teste e realmente num deu em nada, não consegui perceber nenhum corte da freq. o jeito vai ser eu "gastar o que não tenho" ;) pra comprar uns indutores. à propósito, eu tenho um indutor aqui só que eu não sei se dá pra usá-lo, nele tem escrito 490K, e os capacitores que eu vou usar são de 220mf 50v. Será que dá pra usar esse indutor mesmo pessoal ?

se der eu terei então que comprar só + um dele!! (economizo dindin !!!) :)

Dependendo de quanto vc vai gastar com os crossovers e como vai ficar o corte, vale mais a pena comprar um módulo com 2 canais (algo com menos de 50W RMS já serve) e deixar só pros tweeters, fazendo os cortes com crossover ativo, q vc pode montar em casa. O Ri7 já montou o dele e tá funcionando. Se tiver alguma dúvida, posso te dar um help.

Compartilhar este post

Link para o post
pois é acabei fazendo o teste e realmente num deu em nada, não consegui perceber nenhum corte da freq. o jeito vai ser eu "gastar o que não tenho"  ;) pra comprar uns indutores. à propósito, eu tenho um indutor aqui só que eu não sei se dá pra usá-lo, nele tem escrito 490K, e os capacitores que eu vou usar são de 220mf 50v. Será que dá pra usar esse indutor mesmo pessoal ?

se der eu terei então que comprar só + um dele!!  (economizo dindin !!!)  :)

Dependendo de quanto vc vai gastar com os crossovers e como vai ficar o corte, vale mais a pena comprar um módulo com 2 canais (algo com menos de 50W RMS já serve) e deixar só pros tweeters, fazendo os cortes com crossover ativo, q vc pode montar em casa. O Ri7 já montou o dele e tá funcionando. Se tiver alguma dúvida, posso te dar um help.

beleza então cara, :legal: é o seguinte, eu tô meio sem grana e queria fazer um crossover passivo mesmo para os médio grave de 6" e 60w, eu já tenho uns capacitores de 220mf 50v, e tenho só um indutor que tem escrito nele 490K (ñ sei o que significa), precisaria comprar outro indutor desse por que só tenho um. mas antes de mais nada, estas especificações estão de acordo? eu fiz um teste com este indutor e ele cortou um pouco o agudo, eu achei bacana o resultado, resta saber se estes componentes são adequedaos!!

ah, meu amp é um de 4 canais estereo pyramid superpro500 (não é nenhum top de linha mas é o que posso ter no momento), ele tem x-over além de controle de ganho, grave e agudo independentes para cada 2 canais. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tem um cara no ML que atende muito bem e faz esses indutores com cortes pra Mid por R$ 10,00 cada um...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...