Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Qual o melhor tamanho para um SUB?

Recommended Posts

Estive olhando o site do Revolution e analisei os testes que eles fizeram com todos os SUBs que tiveram acesso. Seja 2X 6" , 2X 8" , 1X 10" , 1X 12" e eles dizem que certamente o que apresenta melhor relação entre fidelidade X SPL é o de 12". No meu projeto iriamos colocar 2X 10" , agora troquei por 2X 12" Nordica, já que meu carro é uma SUV.

Anteriormente usavamos um JL 8w3v3 de 8" que tinha uma resposta muito boa, porém não preenchia o carro; agora com o novo set preciso de mais qualidade e mais spl.

Pergunto a vocês: Considerando a mesma posição, tamanho de caixa adequado (selada), qual tamanho de SUB vocês consideram ideal?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe resposta para essa pergunta.

Tudo vai depender do carro, potência disponível, tipo de caixa, espaço disponível, tipo de subwoofer.

São muitas variáveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho assim,para sistemas SQ e Hi-Fi o de 10" satisfaz a maioria das pessoas,poucas pessoas usam um subwoofer de 8" sozinho se não for por problemas de espaço/potencia. Mas como o ianaconi disse, existem N fatores,e até subwoofers de 18" já foram usados em sitemas de fidelidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma opinião PARTICULAR, de um cara que não conhece "nada" de som..

O pessoal do forum fala muito que sub de 10" é melhor para ter graves rápidos, quanto menor mais rápido, não sei o que, não sei o que lá... enfim, MUITA gente aqui condena subs grandes, dizem que embolam, se for em caixas dutadas então, nem se fala... é certeza de nariz torcido!!

MINHA opinião, é de que, COMO O IANACONI disse, depende de inúmeros fatores, então não é possível dizer o que fica bom e o que fica ruim, MAAASSS é claro que falamos de subwoofers "de responsa" e não de qualquer um..

Leio bastante pela net e em revistas, e algo que estou aprendendo (com muitas cabeçadas e testes em casa) é que não se pode acreditar em tudo o que se lê/vê, muito pelo contrário, pouquíssimas coisas são confiáveis em sua plenitude. Não tenho conteúdo para ensinar ninguém, e tento passar apenas minhas idéias e experiências, mas...

Na MINHA teoria, um sub BEM fabricado, com boas e corretas especificações, tem TUDO para tocar bem, da maneira para a qual foi construído, qualquer música. Por exemplo, no tópico do Antnbarao, quase que unanimidade para que ele colocasse os subs em selada, o próprio Ianaconi falou isso (não que não tocaria bem), mas como ele falou, de acordo com as specificações dos subs, eles tocam melhor em dutada, então por que não colocar em dutada? EU, PARTICULARMENTE sou a favor de testar, mas... enfim... Meu subwoofer mesmo, o Hertz ML3000 tocaria melhor em dutada, segundo o manual e especificações do mesmo, por isso, farei a box dutada (lembrando que o ML3000 é de 12 pol.).

Quer ver minha teoria na prática??

Acesse aqui E sobre isso, o Ianaconi é a melhor pessoa para falar, afinal viu ao vivo e escutou, provavelmente.

Tomei a liberdade de separar as fotos que ilustram isso:

Olhe o tamanho destes subwoofers e quantos estão em caixas dutadas >>>

5540819793_45646fa2a8_z.jpg

DSC00264.jpg

DSC00355.jpg

DSC00289.jpg

DSC00196.jpg

Pergunte também para o Abreu o que ele achou dos JLs 13W1...

Agora, como já dito, não depende apenas do sub em si, mas de habitáculo, caixa, potência aplicada, controle de cone que o amp. fornece, OBJETIVO, em fim, a coisa deve ser estudada como um todo, para que o melhor resultado seja obtido.

É o que EU ACHO!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns desses carros das fotos usam mais de um sub! ou seja, um de 15 para baixas (muito baixas) frequencias e outro menor!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende muito do conjunto, não adianta ter um sub grande p/tocar até 70, 80Hz, embola mesmo. Mas com um 3 vias onde o midbass desça até 40, 50Hz até dá pra usar um sub desse sem problemas pois ele não vai ser tanto exigido, apenas tocando com força em frequências que mesmo subs de 10" não chegam

Compartilhar este post

Link para o post

Depende principalmente do objetivo do sistema.

Se for SQ/Hi-fi estamos falando de subgrave somente como complemento.

É totalmente diferente do que muitos (eu inclusive) usa no dia a dia.

Para um som de competicao um sub de 10 eh mais que suficiente...

Pra mim se for de 12, obrigatoriamente, caixa selada...

Se for dutada, na minha opiniao, nao serve (salvo raras excessoes)

Essas fotos de sistemas com subs enormes (15"18") tem uma proposta bem diferente.

Sao subs muito rapidos com caixas enormes (IB as vezes) é um outro tipo de objetivo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu particularmente gosto de sub de 12 e 13"... geralmente descem + do que os menores.

é questão de gosto mesmo....

Compartilhar este post

Link para o post

Vai muito a questão de gosto tambem, EU, por exemplo(assim que trocar de carro :mac1 )vou em 1 ou 2 subs de 6,6" [¨] [¨] pois gosto de graves rápidos.

Editado por cgw

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, a pergunta não é qual o melhor tamanho de sub e sim qual o melhor sub que vc pode usar...

Pra responder isso vc precisa definir algumas coisas:

- Quanto vc quer gastar?

- Qual a sua amplificação?

- Quanto espaço você tem disponível?

- Até quantos Hz o sub vai precisar subir?

- Quanto você quer de SPL no sistema?

Na minha opinião eu iria sempre com um sub de cone MAIOR, mas é mais difícil achar um sub grande com qualidade e controle e mais conmplicado ainda, pra mim, achar espaço para fazer uma caixa adequada. O Focal 18" da foto é um excelente exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Em geral gosto dos 12". Mas é como o pessoal disse, depende da aplicação. Eu não sou da modinha 10". E nem dessa de "sub grande é lento sub pequeno é rapido". Falar isso pra mim é falta de estudo.

E não sou fã de graves fortes, vivo de boa com 6.5", potência e um pouquinho de EQ.

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

Em geral gosto dos 12". Mas é como o pessoal disse, depende da aplicação. Eu não sou da modinha 10". E nem dessa de "sub grande é lento sub pequeno é rapido". Falar isso pra mim é falta de estudo.

E não sou fã de graves fortes, vivo de boa com 6.5", potência e um pouquinho de EQ.

Pois é, quero saber como é o novo subzinho da HAT, qual sub vc tá usando Pad?

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive bons resultados com sub de 8" (Scanspeak) e com sub de 12" (Hertz).

O tamanho do cone é somente uma das variáveis.. :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, quero saber como é o novo subzinho da HAT, qual sub vc tá usando Pad?

No momento um Alpine Type-R 12", bem atenuando. E fazendo um "notchzinho" com o EQ, consegui deixar o grave na frente de forma surpreende. Coisa que quando peguei ele fiquei um tanto frustrado, pois a sensação do grave sempre vinha do PM. Peguei na época pelo preço mesmo, e embora ele consiga dar um SPL bom, se corretamente utilizado ele não faz feio para qualidade.

Porém estou com os Peerless SLS nas portas, e só eles já me satisfazem em graves. O Alpine fica para um extensão no low end.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive bons resultados com sub de 8" (Scanspeak) e com sub de 12" (Hertz).

O tamanho do cone é somente uma das variáveis.. :+1

É verdade esqueci de citar o Balan, que ganhou uns camps. com o mesmo sub que vou utilizar...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

E nem dessa de "sub grande é lento sub pequeno é rapido". Falar isso pra mim é falta de estudo.

Pad,

Será que vc poderia me explicar um pouco melhor?

Sabe porque, eu até concordaria com vc se falarmos isso de maneira geral, mas se pegarmos o mesmo sub, mesma marca, mesma linha, com mesmo projeto de caixa, mas de tamanhos diferentes (é claro), não chegariamos numa conclusão mais ou menos desta (claro que de maneira bem superficial)?

O problema é que as pessoas fazem comparações desproporcionais...Imagina querer comparar este Focal de 18" com um, por exemplo, Spider Nitro de 12"? Aí vc tem total razão na afirmação...

Meu lema sempre é: "Tudo depende". E é resposta para a pergunta de tópico também, pelo menos na minha opinião.

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Sub tem que ser grande. Pra sub pequeno deslocar ar suficiente, só realizando grandes deslocamentos.

Mas essa potoca que sub pequeno é melhor que sub grande, é potoca, tem que analisar caso-a-caso, pois tem muito sub pequeno com desempenho MUITO inferior a sub grande, mas o dono tá lá feliz pq o sub é pequeno.

Eu prefiro um sub grande (18", por exemplo) feito pra pequenos deslocamentos, que um de 10 tendo que deslocar 10mm pra tentar fazer a mesma coisa do grande.

O problema é que em ambiente carral não dá pra querer sub de 18", caixa grande e etc. Há um compromisso com tamanho, que faz com que o sub de 10" seja a melhor opção do mercado pra quem precisa de sub e de espaço.

Só pra relembrar, o subwoofer mais LENDÁRIO de todos os tempos equipa uma caixa Hi-End que, no Brasil, vale cerca de 70 mil reais, e que deixou de ser produzida a algumas décadas. É considerada ainda hoje como uma das melhores do mundo. Se chama Patrician 800.

E usa um sub de TRINTA polegadas, com x-max de apenas 3mm, tocando até 100Hz.

Ou seja, não adianta falar em tamanho. O que adianta é falar na qualidade do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez o kleber citou um exemplo muito bom. Não depende do tamanho do cone em si, mas da própria força do motor do wubwoofer:

Pega um Uno 1.0, 800Kg, e um Peugeot 307, 1.6, 1500Kg. O Peugeot é maior e mais pesado, mas tem mais força, e vai andar junto (ou na frente) do Uno.

Você tem que comprar laranja com laranja. Usar jaca para comparar com maça é tenso... Deixa sub para SQ com SQ, e SPL com SPL. São objetivos diferentes e construções diferentes.

Um artigo que eu gosto bastante é esse, em inglês. Se puder dá uma olhada: http://www.adireaudio.com/Files/WooferSpeed.pdf

Para mim esse "mito" surgiu daquele tipo de coisa. Maluco pega um 12" xoxo e acostuma. Aí resolve mudar, pega um 10" bom e põe no lugar. Poxa, 10" é bom e 12" é ruim! E sai cantando aos quatro ventos isso. Nada impede que um sub de 10" seja melhor que um de 12". Mas falar que todo sub de 10" é melhor para isso e pra aquilo, que 12" não serve, é porcaria, ou só se for mothafocka-end, aí é ignorância. É a mesma coisa que dizer que não dá para fazer um Hi-Fi com duas vias, apenas com 3 vias. Não é bem assim. Pode ajudar e dar resultados melhores, mas não é impossível.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber e Pad,

Beleza, penso exatamente assim como vcs...

Mas no caso da comparação que propuz acima, de pegarmos um sub de 10" e um de 12", da mesma marca, mesma linha e utilizarmos o mesmo projeto de caixa (claro que cada uma otimizando cada sub), a que conclusão chegaríamos?

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Se tudo for igual, mudando apenas o cone, o sub maior será mais "lento", de fato.

Beleza....

Agora Kleber, vc falou do Patrician com sub de 30" com 3mm de Xmax que tocava até 100Hz...Nem imagino como deve tocar uma caixa destas...

Vc diz que prefere subs grsndes com baixos deslocamentos a subs pequenos tentando fazer "papel" de grande, certo? Isso seria somente para uma proposta hi-end, ou estou enganado? Ou vc acha que mesmo para um SQ mais basico ainda vale isso?

Num sistema deste (no caso do Patrician) como fica o subgrave?

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

O maior desce mais e deve ser mais lento mesmo.

Pra usar abaixo de 40hz (que é como eu uso) ambos atendem.

Mas depende mto da caixa, botar um sub grande numa dutada pra tocar baixo é complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...