Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Felipe Algumacoisa

Instalador quer puxar 2 cabos direto da bateria. É pior?

Recommended Posts

Galera, nao tinha aberto outro topico, utilizei outro que tinha criado pra tirar a duvida, mas ai que o instalador me confunde.

Como instalarei 2 Amps, o pessoal indicou puxar 1 cabo da bateria, e utilizar um distribuidor na mala indo 1 cabo pra cada Amp.

Ficaria no caso: Bateria 80ah > Cabo 35mm > Distribuidor na mala > indo 1 Cabo 21mm pro Clarion APX4361, e outro Cabo 16mm pro Corzus HT600.

Dai vo la falar sobre a instalaçao, e ele disse que nao precisa, que pode puxar 2 Cabos direto da Bateria pros Amps.

Iai posso confiar, ou pode ter problemas puxando 2 cabos diretos?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar o assunto me interessa.

:+1 no meu caso vai ser dois amplificadores e cada precisara de cabos de 16mm,como vai ser? que tipo de destribuidor eu vou precisar?

Editado por danielfire

Compartilhar este post

Link para o post

como disse o nosso amigo vxice, não há problema algum em puxar 2 cabos! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw pelo retorno galera, e pelo jeito ja serviu pra mais gente. []-[]

Fico encucado de ficar um por cima do outro no "pitoco" da bateria, e ficar com mal contato, mas se vcs dizem q nao tem pro, vo deixar ele fazer assim mesmo entao.

Ficara: Bateria 80ah > Cabos direto da bateria, 1 Cabo 21mm (APX4361) e 1 Cabo 16mm (HT600).

Esses Disjuntores que ainda me preocupam tmb. O que levo em cosideraçao pra dimensiona-los(Disjuntores), Bateria, Espessura do Cabo, Potencia do Amp?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo artigo do Autosom.net calcula-se pela potencia do Amp.

E deu Fusível de 113,3 pro APX4361, entao usarei 120A.

No HT600 deu 55,5... Uso 60A.

Ta correto isso?

E se for usar Disjuntor ao invéz do Fusível, é a mesma proporçao tambem?

Se puderem me dar esse ultimo "empurrao" pro primeiro Set...

Compartilhar este post

Link para o post

Se for disjuntor automotivo pode usar um de 180 Amperes. Para dimensionamento de disjuntores se eleva em consideração a amperagem nominal(que e a da soma de todo o consumo no circuito) e a amperagem de pico(que e a soma de todo o consumo de pico que cada equipamento ligado ao circuito consume).

Se for usar o disjuntor automotivo so leve em consideração o consumo nominal dos equipamentos ligados ao circuito. Se for residencial, tem que se levar em consideração os dois consumos(nominal e de pico) para se determinar a curva correta do disjuntor, se nao ele nao vai desamar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for disjuntor automotivo pode usar um de 180 Amperes. Para dimensionamento de disjuntores se eleva em consideração a amperagem nominal(que e a da soma de todo o consumo no circuito) e a amperagem de pico(que e a soma de todo o consumo de pico que cada equipamento ligado ao circuito consume).

Se for usar o disjuntor automotivo so leve em consideração o consumo nominal dos equipamentos ligados ao circuito. Se for residencial, tem que se levar em consideração os dois consumos(nominal e de pico) para se determinar a curva correta do disjuntor, se nao ele nao vai desamar.

Opa,

mas nesse caso irei puxar 2 cabos diretos da bateria, entao os Disjuntores seriam 120A e no outro cabo 60A.

Ta muito, ta pouco, ta correto?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Os disjuntores voce pode usar em paralelo, vai dar certinho pode ir na fe, se forem automotivos. Quanto aos dois cabos voce pode so reforcar o aterramento da bateria (utilizando o cabo de mesma bitola do positivo) e puxar um positivo la da frente, e melhor do que arriscar passar os dois lado a lado.

Pois ai seriam dois riscos:

1- O do negativo do cabo que voce puxou fechar curto no positivo que voce puxou tambem la da frente.

2-O positivo fechar curto na lateral do carro ou qualquer parte aterrada do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Usa o distribuidor !

Vc, além de economizar com cabo, vai ter menos chance de dar problema (menos cabos passando = menos chance de dar problema).

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Os disjuntores voce pode usar em paralelo, vai dar certinho pode ir na fe, se forem automotivos. Quanto aos dois cabos voce pode so reforcar o aterramento da bateria (utilizando o cabo de mesma bitola do positivo) e puxar um positivo la da frente, e melhor do que arriscar passar os dois lado a lado.

Pois ai seriam dois riscos:

1- O do negativo do cabo que voce puxou fechar curto no positivo que voce puxou tambem la da frente.

2-O positivo fechar curto na lateral do carro ou qualquer parte aterrada do carro.

Hoje tive cólicas de tanto rir ....

PAssei num estaladô na esperança do fdp ter na loja boca de porco dele , porta fusivel ANL tipo faca .

Falei pro imbecil que precisava de 2 porta fuse , um no cabo saindo da batera origineba e outro no mesmo cabo chegando na batera auxiliar na mala.

O bostão cheio de marra deu maior gargalhada e disse que eu estava maluco de usar dois porta fuse ....que era só passar o cabo onde não tivesse contato com a lataria.. :pirou:

Eu retruquei o fdp : "PRa que então vc coloca o fuse na batera do cofre ? Deixa as duas bateras sem nada...dá no mesmo !

O animal está pensando até agora no que eu falei........

Compartilhar este post

Link para o post

NUNCA coloque fusivel no terra do amplificador...

Se o fusivel do terra romper, ele vai sair phodendo o terra do RCA do player.

Fusivel de proteçao eh no positivo.

Compartilhar este post

Link para o post

SEMPRE passei um unico positivo e usei distribuidor...

Maaaaas esses dias um professor de umas escola de som me disse que o correto é passar dois cabos, um para cada módulo!

Vou continuar a passar só um cabo, mais barato...rs

Compartilhar este post

Link para o post

nao tem porque passar 2 cabos. Eh so dime nsionar bem o cabo e usar um divisor.

EU descasco os cabos e soldo bem, por isso nao uso distribuidor.

Compartilhar este post

Link para o post

nao tem porque passar 2 cabos. Eh so dime nsionar bem o cabo e usar um divisor.

EU descasco os cabos e soldo bem, por isso nao uso distribuidor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre acho melhor passar um maior e usar um distribuidos por que? Quando maior a bitola do fio menor fica a resistencia do cabo, assim gerando menos queda de tensão,

um cabo 35mm chega a dar menos de 0,1V de queda de tensao dependendo do seu tamanho. Se você usar um cabo de por exemplo 8mm já vai dar uma perda bem maior pode ter certeza.

Flw

Compartilhar este post

Link para o post
Eu sempre acho melhor passar um maior e usar um distribuidos por que? Quando maior a bitola do fio menor fica a resistencia do cabo, assim gerando menos queda de tensão,

um cabo 35mm chega a dar menos de 0,1V de queda de tensao dependendo do seu tamanho. Se você usar um cabo de por exemplo 8mm já vai dar uma perda bem maior pode ter certeza.

Flw

Tambem tem a questao dos materias de que sao feito o cabo, se for Pirelli (que agora e ate de outra empresa) a condutividade eletrica e muito mais eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera eu sempre passei um cabo da bateria (com fusivel perto da bateria)e utilizei um divisor com fusivel dividindo o cabo para os modulos...

acho que se o dimensionamento dos fios estiverem de acordo, nw tem o pq de passar dois fios para dentro do carro...

alem de economizar $$$

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...