Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jhonatas

Oversound Insanno x Tomawawk Evolution

Recommended Posts

Amigos eu nem sei se devia postar aqui ou na parte de trio, mas a questão é exatamente essa, não consigo me decidir.

Tenho um SD 2300 2 ohms, queimei dois DD 1512 esses dias com excesso de potência, e agora quero montar outro som apenas com 1 de 12", mas não consigo me decidir entre sub ou woofer.

Aviso desde já que não sou nenhum audiófilo, não prezo por uma qualidade absurda, porém não quero somente barulho, desejo ouvir o que toca no som.

Depois de muito pesquisar fiquei em dúvida entre dois modelos destintos de auto falantes

Optei pelos dois abaixo devido à alta potência suportada, pois não pretendo queimar mais nada por enquanto.

Tomahawk Evolution 12" 2500rms ou Oversound Insanno 3000 de 1500 rms

Minhas considerações:

O tomahawk muito provavelmente vai me dar um som mais gostoso de ouvir para o dia a dia, pois é um sub que diz descer até 24hz, porém tem sensibilidade baixa, de 88db, e sendo assim eu acredito que no dia a dia com volume mais baixo ouvindo minhas músicas sertanejas universitárias o sub vai ser pouco excitado por causa da sensibilidade e com isso "talvez" eu já não goste muito, pois já prefiro um sub com mais sensibilidade para tocar legal com volume baixo, além disso quando eu resolver abrir a mala e tocar com toda potência acredito que ele não vá tocar pra fora tão bem quanto tocaria com a mala fechada.

Já o Oversound Insanno é um woofer que diz ter uma resposta de frequência acima de 45hz, tem uma ótima sensibilidade de 96Db, o que pelo meu conhecimento vai tocar mais alto do que o Tomahawk com volume mais baixo no dia a dia, porém com menos qualidade por ser woofer, já quando abrir a mala, acredito que vai tocar bem melhor do que o Tomahawk, pois é woofer e tem bem mais sendibilidade, o SD é de 2ohms e o insanno de 4ohms, sendo assim acredito que o SD em 4ohms vai mandar aproximadamente os 1500 rms aceitos pelo Oversound.

Resumindo, como podem ver, não sei bem o que quero, e a dúvida é exatamente essa:

maior qualidade + maior SPL + baixa sensibilidade X maior sensibilidade + menor qualidade + melhor som pra fora + melhor preço.

Me deem suas opiniões, o carro é um Megane sedan e o que eu gosto mais de ouvir é música sertaneja no dia a dia, mas gosto muito de um pancadão engolindo uns cara preta de vez em quando com a mala aberta.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. taí um dilema que 99% da galera passa ou vai passar! Trio ou SPL?

Mas em resumo vc tem que responder com consciencia: Vc costuma abrir a mala? Tocar som em festas médias/grandes? Tocar em porta de shows, eventos?

Enfim.. pq trio é uma coisa meio exagerada (depende da idade e ponto de vista da pessoa).. e montar um trio grande pra ouvir num churras com a família é desperdício de dinheiro e espaço!

Se quer algo interno, ou pra ouvir num churras ou festinha sem compromisso, vai de SPL.. monta focando qualidade.. e faz uma caixinha "trio" pra quando tiver essas festinhas! Uma caixinha com 1 10pw3 + 1 drive + 1 tw!

AGora, se teu lance é tocar em festa com 50~200 pessoas (meu caso), chácaras lotadas de amig@s, praias e etc... aih vai de trio!

Mas outra coisa, não recomendo nada do que vc "sugeriu".. tudo equipamento de quem não entende! Dá uma lida nos trios mais montados, principalmente pela galera mais experiente.. pra ver o caminho correto! Insanno, Tomahawk.. foge disso!

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa.. tem muito mito no que tu postou! Não acredite em propagandas, muito menos em vendedores!

Amigos eu nem sei se devia postar aqui ou na parte de trio, mas a questão é exatamente essa, não consigo me decidir.

Tenho um SD 2300 2 ohms, queimei dois DD 1512 esses dias com excesso de potência, e agora quero montar outro som apenas com 1 de 12"

1x12' vai dar SPL limitado, principalmente pra trio! Não espere milagre. Quem move o ar é o cone... então, o máximo em SPL que vai conseguir com 1x12' é um RE-XXX da vida.. pois já que não podes aumentar o SD (área de cone), aumenta o x-max (56mm, no caso do RE-XXX). Já woofer, 1x12' OU vai tocar baixo (caso monte algo de qualidade, tipo um EROS 312LC) ou vai tocar mono-nota!

mas não consigo me decidir entre sub ou woofer.

Aviso desde já que não sou nenhum audiófilo, não prezo por uma qualidade absurda, porém não quero somente barulho, desejo ouvir o que toca no som.

Depois de muito pesquisar fiquei em dúvida entre dois modelos destintos de auto falantes

Optei pelos dois abaixo devido à alta potência suportada, pois não pretendo queimar mais nada por enquanto.

Tomahawk Evolution 12" 2500rms ou Oversound Insanno 3000 de 1500 rms

Potência não significa muita coisa. Vou te contar algo que talvez vc não acredite, mas é fato!

Um Insanno de 1500wrms contra um E312LC de 300wrms.. se ligar um do lado do outro por meia hora... o Insanno vai ter uns 30% a mais de SPL! Toca a mais? Toca, claro! Mas precisa de 5x mais potência, 5x mais bateria, cabos mais reforçados.. entendeu??? Vc é quem decide!!!

Minhas considerações:

O tomahawk muito provavelmente vai me dar um som mais gostoso de ouvir para o dia a dia, pois é um sub que diz descer até 24hz

Vc acredita nisso? nem eu! Alias, quem lê sobre som a algum tempo sabe q isso é impossível! Tomahawk, mesmo as linhas tops não tocam bem abaixo de 35hz e não tocam quase nada abaixo de 30hz! O forte deles é 40~60hz!!!

porém tem sensibilidade baixa, de 88db, e sendo assim eu acredito que no dia a dia com volume mais baixo ouvindo minhas músicas sertanejas universitárias o sub vai ser pouco excitado por causa da sensibilidade e com isso "talvez" eu já não goste muito, pois já prefiro um sub com mais sensibilidade para tocar legal com volume baixo, além disso quando eu resolver abrir a mala e tocar com toda potência acredito que ele não vá tocar pra fora tão bem quanto tocaria com a mala fechada.

Já o Oversound Insanno é um woofer que diz ter uma resposta de frequência acima de 45hz, tem uma ótima sensibilidade de 96Db, o que pelo meu conhecimento vai tocar mais alto do que o Tomahawk com volume mais baixo no dia a dia, porém com menos qualidade por ser woofer, já quando abrir a mala, acredito que vai tocar bem melhor do que o Tomahawk, pois é woofer e tem bem mais sendibilidade, o SD é de 2ohms e o insanno de 4ohms, sendo assim acredito que o SD em 4ohms vai mandar aproximadamente os 1500 rms aceitos pelo Oversound.

Resumindo, como podem ver, não sei bem o que quero, e a dúvida é exatamente essa:

maior qualidade + maior SPL + baixa sensibilidade X maior sensibilidade + menor qualidade + melhor som pra fora + melhor preço.

Me deem suas opiniões, o carro é um Megane sedan e o que eu gosto mais de ouvir é música sertaneja no dia a dia, mas gosto muito de um pancadão engolindo uns cara preta de vez em quando com a mala aberta.

Enfim.. PRECISA ser 1x12? Se sim, vai ser complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta amigo, sua resposta foi bem clara, pensando no que você disse, eu dificilmente abro a mala em festas e churrascos, e mesmo assim, quando abro é coisa pra pouca gente, só família mesmo, então é bem melhor eu ir mesmo para Sub.

Realmente tem que ser só 1 de 12" pois isso já está 100% decidido, pois não posso ocupar muito do porta malas.

Tenho uma bateria Alpha Cell no porta malas, se não me engano é de 140 ampéres e outra de 100 na frente, tudo isso para poder alimentar bem o SD, já pensei até em vender o SD e o piramid que uso somente para voz e comprar um amplificador misto, com 4 canais que fizesse uma bridge de uns 600 rms, dessa forma eu poderia me livrar também da bateria extra.

Mas e agora, qual sub você me recomenda, eu queria mesmo um que suportasse uma boa potência e tivesse uma boa sensibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

o que você me diz do novo selenium extreme challenge de 1500rms?

porém eu queria mesmo algo mais barato.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, as bateria é um incomodo, mas aconselho a ficar, pq o essencial d 1 sistema d som é a energia e cabeamento, 1 de 12" pra akilo q vc quer, na minha opinião pega 1 pioneer 309 ou 308, mas 1 cornetinha, mais tw, ( ou drive TI) claro pra isso teu SD será muito. Eu ja tinha 2 307, é um sistema d entrada pra naum fazer feio (toca som misto). Não rola bota 2 de 12"??? c sim naum vais te arrepender. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu tinha 2 dd1512 na caixa, o grave era muito forte, estava esfolando meu carro todo, soltando tudo quanto é parafuso, aí resolvi botar só 1 de 12" para desocupar o porta malas, pois logo em breve terei que carregar carrinho de bebê.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já ouvui falar do DD serie 400 ? São de 420Wrms

Estou afim de por 1 de 15" se tiver.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

o que você me diz do novo selenium extreme challenge de 1500rms?

porém eu queria mesmo algo mais barato.

Esse extreme challene tá muito caro pro que vale! Pelo preço dele tu pega um MTX T9.. que é beeem mais sub!

Se for 12', eu no teu lugar.. arriscaria de kicker L7 (pra subgraves insanos), Fosgate p3 (misto de subgrave com musicalidade..) ou na "pior" das hipóteses.. um JBL / JL / NAR 12'.. pra mais qualidade acima de tudo!

Qualquer um desses vai tocar na situação que vc descreveu:

dificilmente abro a mala em festas e churrascos, e mesmo assim, quando abro é coisa pra pouca gente, só família mesmo

E caso queira tocar num churras, faz como falei.. uma caixinha com um 8 ou 10 pw3.. um drive e um tw. Tá bm demais!

DD? Eu não curto! Opinião pessoal mesmo.. não acho ele muito musical! É bruto, forte.. mas não consigo me agradar com o timbre dele! :(

Compartilhar este post

Link para o post

ja é o milezimo topico que ja vejo com essa duvida.... SPL de fato é fazer pressao sonora ate 80hz é funk..e parte do eletrico pega nisso..

mas aqui no forum SPL é dedicado a subgrave hip hop(ate 50hz)

Compartilhar este post

Link para o post

pô galera a agonia é demais de ficar sem som, olhando no mercado livre tinha um cara vendendo um DD 2512 por r$ 500,00 e dava a caixa de grave de brinde, nota fiscal e garantia, não resisti e comprei.

Coloquei e gostei muito do timbre do sub, porém veio outro problema, já tô achando que ele não vai durar muito tempo, não sei se é meu SD que está com problemas, mas acho que o sub está excursionando demais, mesmo com subsônico em 50hz, corte no sub do player em 80hz, LP do SD +- na metade e ganho abaixo da metade, loud desligado, acho que até o sinal não clipar o sub não toca quase nada, uma piscadinha do nada no clip, e parece que o sub tá batendo a bobina do fundo.

Será que meu SD pode estar com problemas? O Sub acredito que não seja porque o cara testou num SD 2500 na minha frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Vo deixa um relato aqui dos tomahawk evolution pra dia a dia eu fugiria, tive um evolution 12E 1800wrms 12" com 4 meses de uso eu queria taca fogo nele, era forte mas pra spl campeonatos e tals, mas qualidade no dia a dia nada, com 1 ano ele queimou reparo, gastei 200 reais, com mais 6 ele tava fazendo barulho de cone de novo, depois disso joguei ele num canto em casa pois o bicho é ruim de comercio, e comprei um p3 metade do valor do evolution mas pra dia a dia sinceramente, não troco o punch p3 por nada essa história de spl dia a dia dos tomahawk evolution ae pra mim é uma boa conversa!

Desculpe sair um pouco do assunto do topico, me embasei na sua referencia sobre os tomahawks no inicio do topico!

quanto ao problema descrito no ultimo post!

tentou usar outro falante no amplificador pra ver como se comporta se ele fica firme se excursiona demais, em todo caso se for o falante leva pra garantia ver o que pode fazer, como você disse tem nota fiscal e garantia!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...