Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

DaniLowz!

[DIY] Caixa selada + Rack para módulo

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala pessoal!

Há um tempo atrás ae, postei um tópico com questões sobre um projetinho SQ para um VW PolO! Tópico Original.

Bom, já comprei os equipamentos, alguns ainda estou esperando chegar, mas enquanto isso iniciei meu projeto DIY de uma caixa selada para meu carro... O kit será o seguinte:

HU: Pioneer AVH-3280BT

Amp: Hertz EP4

2Vias: Helix E62C

Sub: N.A.R SW1004-SW2

RCA: Knukonceptz Krystal 4channel

Para inicio, fiz um projetinho básico, tirei várias medidas e cheguei a um esboço de projeto:

projetot.png

A caixa selada para o NAR terá 24L, e usarei MDF de 15mm. A litragem foi recomendada pelo suporte técnico da NAR (entre 20~25 litros).

Tendo tudo medido, é hora de cortar as madeiras:

26022011209.jpg

Iniciar a montagem do "esqueleto" da caixa...

dsc03052vr.jpg

Cola de madeira em todas as junções...

dsc03053gn.jpg

Primeiro teste de encaixe

26022011208.jpg

Continuar a montagem, agora a divisão das câmaras

dsc03054eq.jpg

O fundo da caixa selada

dsc03055s.jpg

detalhe que tive que fazer na caixa, por conta de um sobressalto q tem no porta malas do polo:

dsc03056r.jpg

01032011211.jpg

Detalhe do alinhamento da caixa com a parte plástica do porta malas:

01032011212.jpg

01032011215.jpg

Fechando o detalhe do canto da caixa:

01032011213.jpg

dsc03057f.jpg

Ficou feio mesmo.. hehe mas depois selei tudo com massa plástica.. e outra, vai ficar por dentro mesmo, não tem problemas a estética nessa parte!

Vamos dar início a selagem da caixa, com massa plástica:

dsc03059yt.jpg

O detalhe do canto da caixa precisa ser selado (e muito bem!) tbm...

dsc03060p.jpg

Selando a caixa...

dsc03062pp.jpg

reparem na precisão da aplicação da massa... hahaha poxa, primeira vez que trabalho com massa, até q tá bom!

O detalhe do canto da caixa, sendo selado por fora...

dsc03064f.jpg

Depois eu removi toda essa sobra de massa... ficou certinho....

A caixa vista de frente, com a chapa inteiriça

02032011218.jpg

Caixa vista por trás:

02032011219.jpg

O módulo, Hertz EP4:

dsc03066qe.jpg

Fazendo as medições e marcações para recortar o encaixe do módulo:

dsc03070tw.jpg

Já recortado..

dsc03074q.jpg

Rebaixo na madeira para os conectores do modulo:

dsc03075w.jpg

tá, concordo que ficou feio, mas funcional! hehe..

Medindo os suportes "pés" do módulo

dsc03071q.jpg

dsc03072.jpg

Aqui o módulo com seus apoios:

dsc03077da.jpg

Encaixado, simulando...

dsc03078x.jpg

dsc03080g.jpg

reparem que o modulo está alinhado com a parte mais baixa... ficou mesmo mais saltado a parte do meio do módulo...

Aqui a caixa já com a frente, fazendo o primeiro teste drive...

dsc03086i.jpg

Visto de cima, o quanto sobrou de porta malas no polo...

dsc03085y.jpg

Por enquanto é só pessoal!

Ainda falta o sub chegar para poder fazer o buraco dele na caixa. Quero tentar colocar ele rebaixado, vamos ver como vai ficar...

Depois acarpetar, e pronto!

Só dar continuidade no projeto... passar cabos, instalar kits nas portas... pena q NADA chegou ainda! hehe

Espero que gostem.. utilizei ferramentas amadoras... minha tico-tico é bem vagabunda.. hehe vou atualizando assim que for caminhando com o projeto!

Abraços!

Ps.: pra quem quiser, aqui tem o link com todas as fotos tiradas... Album completo

Editado por DaniLowz!
Postado em

Valeu cara... fiz todo os cálculos internos, deu isso mesmo... é q a caixa ficou alta, né?

Outra coisa, usei o Winisd, mas não entendi mto bem... inseri os parametros do sub, e coloquei a litragem da caixa..

de acordo com gráfico gerado, a faixa de -3db, passa pela frequencia de 45hz... essa é a sintonia da caixa?

Esse valor é bom ou ruim?

Postado em

Então cara.. eu fiz os cálculos com os parametros do SUB antigo da NAR.. este modelo novo que adquiri muda os parametros!

Refiz os cálculos aqui, e deu 37Hz agora...

mas deu um pico de +3db entre 60hz e 65hz...

Postado em

cara so tocando p v se vc gosta! eu curto -3 de em uns 25hz subindo rapido p 0db e uma linha linear p frente mais eu curto mais o sub mesmo

Postado em

Bom, a litragem (20~25) foi recomendação do fabricante para este modelo de Sub... deixei com 24, mas com os descontos fica intermediária...

Olha o email q o pessoal da NAR mandou:

Possui pequenas diferenças de parâmetros. Para caixa selada recomendamos entre 20 e 25 litros.

Pessoalmente usaria a de 20 litros como em nosso VW Gol, postado em nosso blog 'Nick Boom Club'. A caixa de 25 litros é mais adequada para sistemas Hi-Fi (ela possui resposta mais plana, mas perde um pouco de SPL).

A escolha deve ser de acordo com seu gosto.

N.A.R Audio

Postado em (editado)

e oq eu te falei! bota p tocar e ve se vc gosta, ate pq vc n tem muita coisa p fazer pq a caixa ja esta pronta. mas caso vc n goste, tenta regular com duto. posso esta falando besteira pois n conheço os parametros desse sub mais eu acho q seria o unico modo de tentar mudar a frequencia dele.

Editado por cy777
Postado em

Bom pessoal, sem previsão para progresso do projeto...

Os correios fizeram o favor de perder minha encomenda com Sub, cabos, parafusos etc... tudo o que eu tinha comprado!!

Fiz uma reclamação, mas está em análise ainda... só Deus sabe qto tempo vai demorar pra resolver essa novela! :banghead

Desanimador esse correios!!

Postado em

Fala Danilo! Blza?

Em primeiro lugar parabéns pelo projeto, Acompanhando!! :legal:

Deixa te perguntar, to querendo fazer uma caixa+rack bem parecida para o meu Palio, como vc fez pra saber o "ângulo" entre o banco e o chão do PM? Pra pegar a medida exata da placa maior(tampo - 23cm) e da placa menor (base - 7cm)

Abraços!

Boa sorte com os correios... rsrs

Postado em

Fala Taviaum, beleza?

Obrigado pelo elogio cara... pena q tá parado!! dá um angústia q vc não acredita! e o pior, não posso fazer nada, pq dependo da boa vontade dos correios!

Bom, pra saber a angulação correta do banco, eu peguei uma madeirinha que desse o tamanho do assoalho do PM até a altura q eu queria a caixa, no meu caso 44cm, e encostei ela na lata da traseira do banco... fiz isso em uma garagem plana, pra não ter problemas de nivelamento, e com a ajuda de um "nível", (aqueles que pedreiro usa, com uma aguinha verde geralmente) ajustei a madeirinha pra q ela ficasse 100% na vertical, e com uma trena medi qual foi a distancia da onde a madeira tava encostando no assoalho até a lata do banco traseiro...

no meu caso deu 16cm... ... aih tive um triangulo de 16 de base por 44 de altura... essa é a relação que vc terá...

depois disso, vc vai ajustando.. se puxar 3 cm na parte de cima, coloca mais 3 na base.. e assim vai, até encontrar a medida ideal pra chegar na litragem q vc quer...

Se ficar alguma dúvida, me dá um toque q tiro umas fotos do processo... mas não tem segredo..

Abraço!

Postado em

@Danilo

Pow vlws cara deu pra entender sim (:

Espero que os correios resolvam logo tua situação xd

To esperando meu som tem uns 2 anos e sei como é fo**...

@beraldo

Cara, no caso fazendo a medição igual vc mostrou na imagem, a base no chão do PM, deu por exemplo "30cm", se eu precisar de 34cm, é só adcionar mais 4cm em cima também, certo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...