Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

neiluis

quantidade de dutos ?

Recommended Posts

Postado em

pois e ...

to com uma caixa de 90 litros com divisoria no meio para 2 matador 12" e na caixa tem 4 dutos de 4"x 12cm ...

parece que o grave ta saindo xoxo...

Postado em

pra esse matador ta de boa os dutos

o problema de estar xoxo eh pq ta curto demais o duto pow !!!!!!!

aumenta ele pra 40cm cada um, se nao couber usa curva 90º(joelho), mas deixa os 4 dutos com 40cm, vc vai mudar da agua pro vinho pod confiar

Postado em

vou providenciar entao esses dutos de 40 cm

pois sempre achei que ta fraco o som acho que eles podem render muito mais pois tenho tocando eles um RS1200d...

Postado em

pergunta interessante!

Duto tem como funçao "sintonizar" a caixa e delimitar a vazao de ar...

se voce poe um duto pequeno dimais e insuficiente voce vai "estrangular" o sub...desse modo ele nao ira render de forma adequada

se por MUITOS dutos ira deixar o cone sem controle e com baixa pressao na camara(oq é ruim pro dia a dia)...entao o segredo é usar a quantidade certa = )

Postado em

Olha eu sempre usei 2 dutos de 3" no meu sub que pelos calculos de vazão da um pouco maior que um duto de 4"...

Eu já usei um duto de 4" mas quando mudei para os 2 de 3" gostei muito mais , não me pergunte porquê...

Postado em

Seria bom vc simular essa caixa, pelo que entendi são duas camaras de 45L pra cada sub,numa caixa so.

Simule, e quando chegar a litragem igual a que está, veja qual duto mais que é pedido...

Se eu estiver errado alguem por favor me corrija....

Postado em

tava me perguntando a mesma coisa agora fazendo uma simulação pro Keybass Panther 8-115

fui pelo método "sugerido" e o duto ficou com 60mm X 311mm

achei muito grande os "311" e fui modificando o diâmetro pra ver no que dava

qto menor o diâmetro, menor também o comprimento (ex: 50mm X 205mm; 25mm X 39mm)

não entendi nada!

Postado em
:legal: Amigo, fazendo uns cálculos cada duto deve ter 45cm para que a caixa trabalhe com 46Hz como manda o fabricante assim seu sub iria trabalhar protegido com 40cm sua caixa esta em 48,3Hz porem como não sabemos o que esta empurrando os mesmos, fica difícil poder dar mais detalhes... []-[]hand26
Postado em

desculpe dar uma de coveiro, mas é q nao achei nada a respeito e recente, o topico mais novo é esse,

tenho duvidas em relaçao a quantidade de dutos, no q ela imfluencia, no sait http://autosom.net/artigos/box_design.htm

mostra q, por exemplo, podemos usar tanto um duto de 4" por 3,47 cm ou dois dutos de 4" por 14,5 cm para sintonizar uma caixa de 75 litros em 55 hz,

pela simulaçao da a mesma frequencia, mas a quantidade nesse caso muda algo? atrapalha na resposta?

obrigado..

Clodoaldo martins

Postado em (editado)

Não muda nada a quantidade, não é "quanto mais duto melhor", ou quanto mais largo melhor, poe em freeair de uma vez.

O resultado é a freq em hz que quer atingir, fs da caixa.

Literalmente quanto mais dutos tiver, mais você irá se foder, pois não irá sobrar espaço dentro da caixa de tanto cano. O volume da caixa em litros irão diminuir (por estar recheada de cano) e você se fode novamente.

Quanto mais largo for o duto, mais comprido será, e você mais uma vez se fode, enchendo de cotovelos, dobras, curvas...

É só calcular, qual frequencia quer atingir? Quantos litros você tem? Depois destas respostas é que você irá ter a resposta de qual

diametro e comprimento do duto.

Obs: fs alta eh pancadão, e o subwoofer pode ficar descontrolado em frequencias baixas, ou não flat, com picos em 60hz.

Fs baixa de mais subwoofers vagabundos nacionais tendem a bater bobina e desintegrarem em subgrave.

Editado por Felzero
Postado em (editado)

Clodoaldo, construa a caixa do manual !! essa caixa que o manual oferece nao é uma caixa feita de qualquer forma ,é a melhor caixa que e sub possa ter,. com ela vc pode aplicar potencia maxima no falante.

Quando a fabrica coloca uma caixa no manual,. ja ta mais que claro que o fabricante testou antes vaaarios modelos de caixas para esse sub e que sem duvidas a que o manual oferece foi a que melhor rendeu,.. Afinal de contas "a experincia de um engenheiro nunca se compara com a de um doidao que quer contruir uma caixa hiper fodastica e dar mais grave que todo mundo......."" rsrsr

... pra construir uma caixa requer no minimo muita experiencia. e nao digo experiencia de som automotivo,isso todo mundo acha que tem,.. digo é experiancia com caixa acustica.. contruir muuitas, vaarias caixas.. calcular e recalcular umas trocentas vezes cada...

A caixa do manual é uma caixa completa. se vc tentar construir outros tipos de caixas, elas iram dar grave, claro,. mas concerteza nao vai ser melhor que a do manual,... pode ser no maximo que vc construa uma caixa com alguns picos gigantesco em alguns frequencias, e assim tera mais grave nessa frequencia ,. mas em outras frequencias vc vai literalmente acabar com seu alto-falante... pode ter certeza, ( pois uma musica é feita da uniao de varias freq.).....

...a unica escapatoria para se sair da caixa do manual é se vc for um competidor de spl com muuita experiencia,. no minimo uns 2 anim competindo....

È engraçado que ja notei ,que muita gente(ESTALADOR) constroi uma caixa foooda , e diz que sua caixa e de fuuder, é "a mais forte de todas" , mas o cara mesmo nunca fez uma caixa original,. pois a ignorancia é tao grande que ele acha que sabe mais ate que quem fez o falante.!!! é mole.

A dica que dou é fazer a caixa original !,. depois se quiser "brinca" um pouco com os dutos.

Editado por --hz
Postado em

obrigado pelos esclarecimentos,

felzero, obrigado por esclarecer minha principal duvida,

--hz, obrigado pelas dicas, e eu tentei fazer a caixa do manual, mas fiquei indeciso ja

q no manual do tornado fala 60 ou 90 litros ai decidi fazer a maior q conseguice devido ao espaço

do carro q é uma parati quadrada, (sem tirar o banco) e a ideia de colocar 4 de 15,

ai ficou 76 litros brutos pra cada falante mas nao caberia dutos redondos, assim entrei no sait q citei acima e

simulei o duto redondo de 4 polegadas para sintonizar em 55 hz, ai com 2 dutos daria uma profundidade de 14, 5 cm e com 1 duto daria apenas 3,5 cm

então optei por 1 duto mesmo, mas mesmo assim nao caberia, então calculei a area e transformei o duto para quadrado q deu 34 por 2,4 cm e a profundidade

continuou 3,5 cm, então pelo q me falaram e o q eu fiz acho q ficou + - certo né?, vo tirar uma foto e posto aki amanhã,blz

obrigado aos q me ajudaram,

Clodoaldo Martins

Postado em

Blz,. coloca as fotos ai

... cara melhor ainda que o site da autosom que vc indicou acima, é dar uma ligada la na selenium mesmo e perdir pra falar com o setor... os caras vao te explicar tudo que vc pensar.. dao ainda mais varias dicas maneiras,. tem a experincia de ter montado caixas com 1 falante,.. com 2falantes......3 falantes,....4,.... e por ai vai...acoplamento,empilhamento,freq. ,sint. , caixa e duto retangular ideal, tudo.... . Liga la e troca uma ideia completa com os caras..

...fotos...

Postado em

huahuhauh, o numero discado não pode ser acessado por essa area geografica, essa é a frase q a voz fala quando tento ligar pra lá,kkkkk f****,

vô tentar encomtrar um contato deles aki na net,

obrigado a todos por emquanto..

Clodoaldo Martins

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...