Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
cirso

Eeeee carai

Recommended Posts

Depois da busca do up de amp nesse tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=157649

O sub ficou meio embolado em volume acima do 20 (numa escala até 35) no meu HU, em músicas com mais graves tipo hip hop, e o duto tá soprando

O set é o da assinatura, a caixa qdo projetei no winisd a fiz dutada com 67 litros internos e duto de 4" por 33cm (ou 28, não lembro agora), sintonia em uns 30hz

Os gráficos da época:

delayhu8.jpg

gaineg1.jpg

splfi1.jpg

Nada de bass, ou equalização pra subir bass, bass boost no amp nem essas coisas

Xover no player setado a LP 60hz pro sub, daí pra cima é com os Endurance roxinhos

E agora? reduzir o duto? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por que nao seguir a caixa recomendada pela NAR?

Vi aqui, 12SW3, uma unicade, caixa de 60litros duto de 4" por 25cm sintoniza em 38,8hz

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

Está muito grande essa caixa!

Meu 12sw3 usava numa dutada de 50lts e tocava horrores e só embolava em heavy metal mesmo...

Se nao quer que embole sua solucao é uma caixa selada...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a NAR recomenda caixa até 83 litros (com duto de 12cm): http://autosom.net/shopp/prod/NAR12SW3.zip

Em tese quanto maior (mas com duto correto), mais plana seria a resposta não? foi até isso que consegui perceber nos gráficos quando eu projetava ela :huh:

Será que reduzir o duto pra uns 18/20cms melhora?

Compartilhar este post

Link para o post

Que tal usar o famoso método tentativa e erro.

Vai colocando uns saquinhos com arreia (+/- 1 kg que daria perto de 1 litro) dentro da caixa com isso reduzindo o tamanho dela, vai testando até achar o ponto que agrade mais. Depois vc refaz a caixa. Só uma idéia.

Abraço

Editado por VCastro

Compartilhar este post

Link para o post

quanto maior a caixa, mais plano sim nesse caso, porém há de se ter bom senso e analisar group delay também. Uma caixa dessas pode ficar ótima para ouvir música clássica por exemplo, mas para músicas mais "normais" acredito que não compensa a perda de controle de cone que uma caixa dessa proporção ocasiona.

qual o tipo de música que mais ouve?

Compartilhar este post

Link para o post

Diminua um pouco o volume da caixa e eleve a sintonia para algo entre 33 e 38Hz.

Ou parta para uma caixa selada e seja feliz. =)

Abraços.

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post

rock presumo que seja rock comercial, não? Nada de muito pesado, com bumbos muito rápidos... Acredito que o negócio seja diminuir mesmo o tamanho da caixa, sintonizando um pouco mais alto, ou então fazendo uma selada mesmo, que com certeza terá um controle muito maior do cone. Acredito que uma selada de uns 40 a 45 litros seja mais que suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz uma selada e nao vai ter problema com isso!

Compartilhar este post

Link para o post

O 12sw3 se comporta muito bem em uma selada de 40 a 45lts!

Mas uma dutada de uns 48-52lts fica otimo tb,uma sintonia por volta de 35hz

Compartilhar este post

Link para o post

Acho a Fb de 30hz muito baixa, para um sub de baixa potencia, com um conjunto mecanico/magnetico relativamente fraco !

Como ja disseram, tente aumentar a sintonia atraves dos dutos, mas acho que o ideal seria diminuir a caixa mesmo, voce pode colocar garrafas pet cheias de areia dentro da caixa, para simular a possivel diminuicao da litragem da caixa, gostando do resultado, parta para a efetiva diminuicao da caixa !

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Ouço mais rock, pop, hip hop

Receita pra rock é caixa selada. Não tem pq inventar nada diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Receita pra rock é caixa selada. Não tem pq inventar nada diferente.

Sim, mas curto um grave profundo tb, tipo o buuuuuuummmm, por isso eu quis montar a dutada, mas tentei conciliar a melhor qualidade com resposta mais plana numa caixona (nada de estucada esparramada :vts )

Será que reduzindo o duto dá pra evitar esse embolamento, ou necessariamente precisarei diminuir a litragem da caixa???

Abaixo a foto da caixa pra terem uma idéia (revestimento ainda da época do corsa, agora devo colocar carpete nela), foto tirada quando o som estava recém instalado no carro assim que o comprei, nem tinha fixado o blau ainda:

img9150.jpg

img9152lzc.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

snif snif

É que quero uma resposta plaaana tb heauheuaheuahuea

Compartilhar este post

Link para o post

snif snif

É que quero uma resposta plaaana tb heauheuaheuahuea

Essa tua caixa só ta boa pra ouvir opéra e musica classica

Faz uma selada se quer plana e se quiser força e qualidade faz uma de 50lts,cm fs por volta de 36hz

Não tem segredo.

Compartilhar este post

Link para o post

Caras, fui caçar as medidas de qdo fiz a caixa, encontrei o tópico do diy da época

Decidi pela de 73 litros TOTAIS aconselhada pelo Rodrigo Carvalho, mas estava pendendo pra de 50 pelo SPL maior, mas no fim a caixa ficou com 67,4 litros INTERNOS

As medidas da caixa: Frente: 42,5 x 95, Bm: 15, BM: 32,5

O duto que antes seria de 29cm (precisaria de curva), ficou com 25cm (corte inclinado), assim, segundo o Winisd a frequência da caixa ficou em 33hz

A madeira é 18mm SNME (se não for 20)

Deixo qtos litros totais pra ficar bacana na hipótese de descer o serrote? 60?

Lembrando que essa caixa de 73 litros era recomendada pelo Rodrigo Carvalho

Instalei o winisd aqui, vou refazer umas simulações

Edit: segundo os cálculos do http://autosom.net/artigos/box_design.htm se eu tirar 20cm da largura da caixa, a litragem interna vai pra 55litros, se tirar 25cm cai pra 50litros

Se eu pegar a atual e deixar com 15cm de duto, a frequência fica "sintonizada" em 40hz

Editado por cirso

Compartilhar este post

Link para o post

só o fato de sintonizar ela em 40 hz não vai garantir que o sub pare de embolar brother. Acredito que o que está contribuindo mais para o "embolo" do sub é o tamanho da caixa, pois com esse volume a resistência mecânica é baixa, deixando o sub bobo. Bom, eu sou suspeito, sou MUITO mais grave de selada do que de dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas curto um grave profundo tb, tipo o buuuuuuummmm, por isso eu quis montar a dutada, mas tentei conciliar a melhor qualidade com resposta mais plana numa caixona (nada de estucada

Vc pode usar selada com revestimento interno, como feltro ou algo similar. Assim vc baixa a freq de ressonância da caixa e o grave fica mais "macio"

Compartilhar este post

Link para o post

Bom moçada, vou lá passar o serrote nela agora de tarde

Vou arriscar 50litros e seja o que Deus quiser haeuhauehau

Compartilhar este post

Link para o post

Guenta a mão ae que vou dar uma simulada aqui.

Essa dutada de 50l esta de boa, pela simulação, o sub não vai embolar.

A selada de 30l faz o sub ficar bem mais rápido, eu faria ela. :rolleyes:

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

Cheguei aqui no Lucio (nojeeento aqui do forum) e o fdp tá na prima

Aproveitei pra entrar na net no 3g eqto o safado vem, estou no banco do passageiro, no note ouvindo Ludacris - How Low heauheuaheaha

Valeu Barroso, 50litros então fica o ideal né? é o que eu tinha pensado e simulado aqui, fiquei entre ela e a de 55litros

Editado por cirso

Compartilhar este post

Link para o post

O group delay numa dutada de 50l e sintonia em 34Hz ( F3 em 39Hz ) fica próximo de 12ms ( na sua faixa mais alta, perto de 20Hz ), sendo que na faixa "musical" fica próximo de 10ms, se o sub embolar é porque tem coisa errada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...