Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

{PASSO-A-PASSO} FABRICANDO um SUB-WOOFER

Recommended Posts

O falante ficou muito bonito mesmo na caixa, apesar da mesma ser só pra teste e não ter acabamento.

Uma música que provoque uma boa excursão vai deixar muita gente de boca aberta, pois a primeira impressão é que se trata de um woofer.

Edit:. portuga.

Editado por efshope

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, brigado por ter passado por aqui! :legal:

Eu não tinha $como$ fazer esse Anel... a forma mais em conta e Funcional foi esta que vc viu ae rsrsrs. Eu to usando o falante no meu carro, e realmente precebi que ficou BEEEM leval a troca de calor... Usando um SD 3K, o cheiro de verniz vem, mas a calota fica FRIA (sei que não é um parâmetro muito técnico isso, mas como se diz por aqui, "é o que tem pra hoje" :vts

Eu particularmente não achei o xmax Grande... eu achei ACEITÁVEL, e imagine só se eu tivesse colocado um cone com Suspensão de Borracha ou Espuma? Esse Xmax seria ultrapassado MUITO MAIS Fácil, por isso escolhi essa de suspensão de tecido!

O Cone que uso, é praticamente IGUAL ao do Bicho Papão... só muda a suspensão, não se engane pensando que é leve, pois realmente não é rsrsrs. Eu também imaginei que ficaria com características de Pancadão, mas GRAÇAS A DEUS NÃO!... Na verdade, não toca quase NADA pra fora, mesmo usando caixa com sintonia alta (50hz)... o falante tem o "pézinho" no sub Grave mesmo... o que é muito interessante por se tratar de um falante com suspensão de tecido!

O FS eu iria tirar mesmo, pra me auxiliar na sintonia da próxima caixa... só estou amassiando ele um pouco pra tirar um parâmetro confiável!

Renan, mais uma vez obrigado por passar aqui no tópico, vc sabe que sua opinião 100% importante =)! Um grande abraço!

Guto,

Esse anel você poderia ter feito até de madeira. Ele levantaria a aranha e teu deslocamento não ficaria comprometido pela colisão da aranha na carcaça.

Mesmo tendo um conjunto magnético parrudo, Xmax muito grande exige muito controle, principalmente alto Beta .. Esses Xmax exagerados que vemos, sem controle, deixa o falante "molengo". Mas de fato, esse teu está aceitável.

Outra coisa, independente do tipo de suspensão que você colocasse, o deslocamento total do sistema móvel é dada pela força do motor [bL] e o controle mecânico do deslocamento é dado 80% pela aranha.. Os outros 20% ficam na suspensão. A partir do momento que você entrega parte maior desse controle para a suspensão, você acaba quebrando a borda do cone. Então é bom ter cuidado nessa distribuição..

Bem.. E sendo seu cone realmente pesado, sacrificarás a sensibilidade, mas terás baixa FS.

Aguardo os parâmetros T/S e se precisar de ajuda, grita ai!

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

efshope, logo mais estarei com vídeo pra galera ver =)! valew ae por acompanhar o tópico mano!

Renan, Acho que esse essa COLISÃO que vc está imaginando, num vai acontecer , pois diz teste em FreeAir e não existe Barulho ALGUM com ele funcionando a todo vapor, já vi falante até enrugarem a centragem, e esse pelo contrário, está perfeitinha, Efim, tomara que vc esteja errado hahaha!

Eu concordo que eu deveria ter uma aranha MAIOR, mas nada é perfeito rsrsrs ainda mais quando vc quer Reaproveitar as coisas! hahaha

vamos ver se consigo tirar essas parâmetros... no mínimo os Básicos rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

efshope, logo mais estarei com vídeo pra galera ver =)! valew ae por acompanhar o tópico mano!

Renan, Acho que esse essa COLISÃO que vc está imaginando, num vai acontecer , pois diz teste em FreeAir e não existe Barulho ALGUM com ele funcionando a todo vapor, já vi falante até enrugarem a centragem, e esse pelo contrário, está perfeitinha, Efim, tomara que vc esteja errado hahaha!

Eu concordo que eu deveria ter uma aranha MAIOR, mas nada é perfeito rsrsrs ainda mais quando vc quer Reaproveitar as coisas! hahaha

vamos ver se consigo tirar essas parâmetros... no mínimo os Básicos rsrsrs

Guto,

É fácil definir se ele irá colidir ou não:

Some a espessura da tua arruela (Top Plate) com o Xmax (10mm) e acrescente uns 15%, a resultante será uma prévia de deslocamento máximo do teu falante.

Se esse valor exceder a distancia da colagem da aranha + bobina até a carcaça teu falante corre risco. Você terá que ter o máximo de cuidado com altos deslocamentos e a caixa deve estar bem afinada pra evitar essa colisão.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, no caso o Top Plate tem 10mm, o xmax é 10mm, logo 10+10 = 20+15% = 23mm . A distancia da colagem da aranha + bobina dá mais ou menso 28mm !

é... passou rsrsrs ...

:banghead :banghead :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, no caso o Top Plate tem 10mm, o xmax é 10mm, logo 10+10 = 20+15% = 23mm . A distancia da colagem da aranha + bobina dá mais ou menso 28mm !

é... passou rsrsrs ...

:banghead :banghead :banghead

Gênio!

Então vai sussa.. Cuida com a caixa pra não ter descontrole do cone e não exagera na potência!

PS.: Esses 28mm é da aranha até a carcaça ou até o top plate depois que você elevou com arruelas?

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Não é essa medida que você marcou, mas a distância de onde colou a aranha na bobina até onde essa junção possa colidir no top plate.

No teu caso, a colisão será na carcaça, já que separo-a.

Medida "X":

img1gc.jpg

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

ixi Nego, num tem como eu medir isso com o falante montado não pow rsrsrs ... só dá pra fazer um aproximado, e mesmo assim tenho que tirar o "bendito" da caixa rsrsrs... Vou ver se faço isso amanhã!

Obrigado pela atenção e esclarecimentos! Estão me ajudando muito!!! Vou abrir uma loja de falante de baixo orçamento rsrsrs! Acho que dá pra ter um público rsrsrs!

Brincadeira rs!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Renan, eu fiz a medição que você disse, e deu 24mm pasmafaute ! 1mm é prejudicial ?

Hoje irei tirar o FS do falante, pois estava lendo uns PDF's sobre AIR COUPLE e fiquei MUITO interessado em experimentar, já que não precisarei de tantos parâmetros T&S para a construção! (basicamente precisarei do FS e do SD)

O que vcs acham? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Renan, eu fiz a medição que você disse, e deu 24mm pasmafaute ! 1mm é prejudicial ?

Hoje irei tirar o FS do falante, pois estava lendo uns PDF's sobre AIR COUPLE e fiquei MUITO interessado em experimentar, já que não precisarei de tantos parâmetros T&S para a construção! (basicamente precisarei do FS e do SD)

O que vcs acham? :legal:

Guto,

Tendo controle e juízo da pra seguir assim mesmo...

Muito cuidado com a air couple que ela pode descontrolar o sistema móvel do falante.

E lembre-se que ela tem uma banda passante muito pequena, geralmente atuando uma oitava acima e 1 oitava abaixo da freqüência ajustada para o comprimento da linha, fora dessa margem existem cancelamentos assombrosos. A vantagem é que você pode conseguir um slope de 6dB nas freqüência baixas, contra os 12dB da selada e 24dB da dutada!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Se esse falante for enjoado tocando em free air (do tipo que não aguenta potência em free air), no aircoupler a coisa vai ficar feia... chance total de travar.

Compartilhar este post

Link para o post

pra os ESPERTOS que não SABEM, eu trabalhava para A BOMBER! <_<

E Era responsável pela Dodge Ram com sistema LINE... Esses Falantes foram se juntando devida a Manutenção que QUALQUER CARRO SHOW tem, não vão pensando que carro show não queima nada pq é mentira... só reparar em campeonatos de som onde os caras tem CAIXAS de falantes NOVOS pq queimam !

ESSE é o Motivo dos falantes acumulados em minha casa ! E Modesta parte falando ... depois que EU comecei Tomar conta desse carro em SP , não tiveram mais queimas desse tipo !!! o Carro veio do Rio de Janeiro TODO FUÇADO pq BURROS não sabem o que é um processador Digital e ficam enfiando o dedo onde não deve !

Me desculpe se fui grosseiro, mas é que isso é uma BOLA DE NEVE , daqui a pouco vão começar dizer que a Bomber só tem falante que queima e BLA BLA BLA !!!

PS. Meu trabalho com a Bomber acabou, não tenho mais vínculos com a Marca, antes que digam alguma coisa!

HAHAHA e por isso que nao paravam de queimar foi so o guto entrar que botou tudo fogo nos bichinhos ahahha. Esse mdf ai se quima a bobina o mdf pega fogo nãohehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Renan e Kleber, O falante realmente é PARRUDO... não tem muita frescura não! Digamos que não é um falante de 1000 RMS, mas 500RMS LIMPOS vai que vai! e vai BEM!

Eu realmente quero ele pra SUB-GRAVE ... e os PDF que tava lendo, estava me animando bem até para uso em festinhas em locais Fechados! Tinha até uma teoria de "acoplamento" de uma Corneta para maior rendimento para uso externo! Achei Demais isso rs!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Guto, aí tem bastante BL, não?

Dependendo, pensar em mais de 15mm de xmax não é nenhum exagero, é pouco até! Esse sub vai excursionar muito, basta pensar um pouco pra ver que, na sintonia, ele vai ter menos carga acústica que um falante em free air!

Diria que é bem tenso. Se for pra montar um pra AC, eu pensaria em algumas mudanças pra essa bobina não escapar.

Compartilhar este post

Link para o post

ow Klebão, c tá pensando que vou usar quanta potência aplicada nesse Sub? rsrsrs o SD3000 é de cliente... (que na verdade SUMIU DO MAPA, daqui a pouco vai ser meu mesmo uhauahuaha) minha realidade ($$$) vai ser pra usar um amp.zinho de uns 300 RMS por ae !!! Não acho que vai ter esse problemão não (quero acreditar nisso rsrsrs)!

Compartilhar este post

Link para o post

ae povo, eu dei uma sumida, mas é que agora que entregou as chaves do Apt. fodeu rsrsrs vai ser uma correria da po*** rsrsrs!

mas eu vou continuar os testes!!! deixem comigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite ae gutto, por curiosidade quanto se gasta para fazer uma reconstrução dessas? eu to com um falante bomber upgrade modelo antigo aqui que esta judiado e precisa de uma reforma, masssss, nao esta queimado só que estava jogado na casa de um primo meu e ressecou e estourou a borda, quebrou a a cordoalha de 1 das bobinas, os 4 bornes estao quebrados...etc...eu levei em um cara que recondiciona aqui na cidade e tudo para ele é 70 reais...tem alguma sugestão? da para fazer isso em casa eu mesmo ou tem que ter conhecimento maior?...qualquer coisa posso colocar umas fotos aqui!

Valeu abraço...e parabens pelo projeto ein...mostrando que cada dia mais o forum ta evoluindo...curioso para ver esse mostrinho tocando...esperando o video!

Compartilhar este post

Link para o post

trevizolli, se vc acompanhar as páginas, vai ver que gastei 40 e poucos reais!

Mas eu não recomendo vc reformar se não tiver total certeza do que está fazendo, pois vc pode perder grana! Reforma de um Upgrade é coisa de 50,00 conto! e tem bobina pra vender fácil!

Compartilhar este post

Link para o post

e ai guto eu nao li os post mais oque deu no fim se ta com o woofer ?

se tive filma ai quero ve a batida dele :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Como vc definiu essa quantidade de enrolamento da bobina dentro do GAP? esse é o segredo que eu que gosto de recondicionar como hobby tento desvendar, de tanto desmontar subwoofers tenho visto uma média de +/- bem grosseira de 50% de enrolamento dentro do GAP, eu monto assim, mas gostaria de saber mais detalhes, com pesquisas encontramos muitas variações nas afirmações.

Outro ponto tb que vi e não entendi muito foi a sua conta para chegar no valor do x-max, eu aprendi no google que a conta era a medida do enrolamento que ficou fora do gap dividido por 2, mas então estou errado. Se puder ajudar seria ótimo.

Me adimirei que vc usou uma centragem só, o controle do cone ficou legal com apenas uma? pois na air coupler vai precisar de um bom controle de cone Guto

Abraço, e acompanho o projeto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

é SUB malander rsrsrs SUB rsrsrs é woofer não rsrsrs

ta

mais e o video rola :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Como vc definiu essa quantidade de enrolamento da bobina dentro do GAP? esse é o segredo que eu que gosto de recondicionar como hobby tento desvendar, de tanto desmontar subwoofers tenho visto uma média de +/- bem grosseira de 50% de enrolamento dentro do GAP, eu monto assim, mas gostaria de saber mais detalhes, com pesquisas encontramos muitas variações nas afirmações.

Outro ponto tb que vi e não entendi muito foi a sua conta para chegar no valor do x-max, eu aprendi no google que a conta era a medida do enrolamento que ficou fora do gap dividido por 2, mas então estou errado. Se puder ajudar seria ótimo.

Me adimirei que vc usou uma centragem só, o controle do cone ficou legal com apenas uma? pois na air coupler vai precisar de um bom controle de cone Guto

Abraço, e acompanho o projeto :legal:

este tópico lhe ajudará!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=154425

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...