Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

{PASSO-A-PASSO} FABRICANDO um SUB-WOOFER

Recommended Posts

Não vou mandar cortado não, desencana ihAUEIhaIHEihaE Problema seu cortar e furar haha

Vou ver se acho uns pedaço bão

mano ... num tenho ferramenta pra cortar chapa de ferro pow rs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

mano ... num tenho ferramenta pra cortar chapa de ferro pow rs

Tem que cuidar com o aço!

Ele conduz magneticamente.

Se esse adaptador for até o GAP, isso irá aumentar a área de fluxo e por conseqüência diminuir a intensidade.

Teoricamente vc poderá ter mais enrolamento dentro do GAP, ou seja "L", mas reduz consideravelmente seu fluxo "B".

Se o adaptador de aço não for até o GAP, não é bom, mas da pra "quebrar um galho".

Esquece a madeira, com um tempo de uso, ela vai ceder e descentralizar a Bobina.

O alumínio além de não conduzir magneticamente ele ajuda na dissipação térmica!

Existem serras para a "tico-tico" própria para metal. Vai com cautela que é tranqüilo cortar.

Att,

RenanLopes

*Edit: Vi que o adaptador tem interno de 70mm.. Não vai interferir, consideravelmente, no gap.

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

eu to pensando em fazer outra coisa Renan rsrsrs ... só que to com medo rsrsrs !

Lembra o imã dos 18" ? Pois é ... serve DIREITINHO na carcaça de 12" ... só que ai iria virar um WOOFER de Pancadão rs !

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, coloca um imã de 18" na carcaça de 8" e um imã de 8" na carcaça de 18" e vÊ o que sai. uehueheuh [-]

Compartilhar este post

Link para o post

eu to pensando em fazer outra coisa Renan rsrsrs ... só que to com medo rsrsrs !

Lembra o imã dos 18" ? Pois é ... serve DIREITINHO na carcaça de 12" ... só que ai iria virar um WOOFER de Pancadão rs !

Guto,

O gap do 18" é grande pra comportar a "parruda" bobina 4 camadas desse sub, ou seja, ela é pesada, o que gera uma Fs baixa.

Você até pode colocar uma bobina mais leve, mas ficará com pouco "L" mergulhado no fluxo magnético "B", ou seja, BL baixo e conseqüentemente um falante de Qts alto e descontrolado! Nada bom para um pancadão.. Que precisa de Fs alta e Qts baixo!

Da pra fazer um bom subwoofer com essa configuração Cj. 18" + Carcaça do teu 12".

Pega um cone bem rígido e faz um subwoofer com Fs extremamente baixa. Ficará com sensibilidade baixa, mas capaz de descer até o "inferno"..

Abraço,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

O gap do 18" é grande pra comportar a "parruda" bobina 4 camadas desse sub, ou seja, ela é pesada, o que gera uma Fs baixa.

Você até pode colocar uma bobina mais leve, mas ficará com pouco "L" mergulhado no fluxo magnético "B", ou seja, BL baixo e conseqüentemente um falante de Qts alto e descontrolado! Nada bom para um pancadão.. Que precisa de Fs alta e Qts baixo!

Da pra fazer um bom subwoofer com essa configuração Cj. 18" + Carcaça do teu 12".

Pega um cone bem rígido e faz um subwoofer com Fs extremamente baixa. Ficará com sensibilidade baixa, mas capaz de descer até o "inferno"..

Abraço,

RenanLopes

GOSTEI disso!

É isso mesmo que queria. Eu pensei que seria um falante de pancadão pelo fato da bobina ficar bem LARGA e a centragem "pequena", fazendo assim o falante ter pouco xlim (acho que é isso né ??? pois o xmax seria decido pela bobina, ou to falando coisa errada ?)

Mas agora que vc esclareceu o contrário do que tava imaginando, fiquei feliz rsrsrs !!! Pois não ia conseguir vender esses de 18" mesmo, e ocupam um puta espaço!

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando.

Com esse imã "humilde" deve sair coisa boa, vai dar até pra quebrar uns cd's com o duto da caixa né Guto, kkkkkkkkk, zuação meu véi. Vai na fé que estamos aqui só observando seu "trampo", quem conhece sabe que é muito difícil tu entrar numa empreitada dessas e não sair coisa boa, vc tem muita experiência no ramo.

Abraços

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae Galera, hoje (segundona) vou retomar o projeto ... vamos ver o que consigo fazer hoje

Guto,

Tu vai precisar de um anel espaçador, para elevar a altura da aranha (centragem), pois não adianta ter bom xmax se não tem deslocamento do sistema móvel.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Tu vai precisar de um anel espaçador, para elevar a altura da aranha (centragem), pois não adianta ter bom xmax se não tem deslocamento do sistema móvel.

Abraço,

RenanLopes

Então, foi isso que pensei a principio, e foi POR ISSO que pensei que não daria pra fazer um SUB, e sim um Médio GRAVE forte !

Mas me diz uma coisa, por favor, se eu fizer esse falante com um cone Pesado (reforçado no caso), mas com suspensão de tecido e uma bobininha bacana, não consigo fazer ele um tipo de subzinho pra usar nas minhas festinhas? Pois nem quero usar isso pra SOM AUTOMOTIVO, seria mais para uso em festinhas mesmo!!!

Mesmo assim acha bom ter o espaçamento?

Compartilhar este post

Link para o post

AEEE Galera, retomei o projeto... Hoje fui comprar os componentes... e gastei uma NOTA PRETA por conta da Bobina ser "especial" Segundo o atendente da Loja, que ALIÁS é MUITO BEM ENTENDIDO da coisa... tipo, preocupado de como ia ser o xmax, de como deveria ser ligada a bobina, qual centragem ia ser melhor... Olha, fazia TEMPO que não via uma pessoa me atendendo tão bem, e BEM INFORMADO! Gostei muito!

Bom, gastei lá R$47,00 conto mas comprei tudo! Vou tirar umas fotos !

Compartilhar este post

Link para o post

Vixe Guto, então esse era bom mesmo, pq o que vemos por aí, só sabem o que vem escrito na embalagem, e as vezes nem isso esses sabem interpretas.

Tô aqui só acompanhando hein, vamo que vamo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

opah!!

show de bola guto, posta foto pra gente ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar "leviiinho" com esse imã absurdo ai. Imaginei pronto ali um sub parrudo rendendo um subgrave que não tem pra nacional algum.

Custa nada testar p som automotivo tbm. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

AEEE Galera, retomei o projeto... Hoje fui comprar os componentes... e gastei uma NOTA PRETA por conta da Bobina ser "especial" Segundo o atendente da Loja, que ALIÁS é MUITO BEM ENTENDIDO da coisa... tipo, preocupado de como ia ser o xmax, de como deveria ser ligada a bobina, qual centragem ia ser melhor... Olha, fazia TEMPO que não via uma pessoa me atendendo tão bem, e BEM INFORMADO! Gostei muito!

Bom, gastei lá R$47,00 conto mas comprei tudo! Vou tirar umas fotos !

Guto leva ele no encontro dia 30.

Compartilhar este post

Link para o post

Teixeira Palio g3, valew mano ! :legal:

I2afael, tô Upando já!

efshope, a principio ele vai ser usado MAIS EM CARRO do que em festa! Eu não vou usar Cone com Borda de Espuma nem de Borracha, pois com certeza não teria ESPAÇO para o deslocamento que eu gostaria... (vcs vão ver o tamanho da centragem em relação a bobina) Mas acredito que vai ficar BEM interessante o Falante =)!

gino, mano... se eu tiver com $$$ pra ir, eu vou... mas num dou certeza!

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá!

Materiais comprados:

p1030702k.th.jpg

A Bobina MAIS CARA que já comprei! rsrsrs R$ 26,00 rsrsrs

Ela é 2+2 ohms, eu vou ligar elas em Série para ficar em 4 ohms!

Ela tem 30mm de Enrolamento, o Gap do imã tem 10mm, sendo assim : 30-10=20/2=10 ... Teremos 10mm de XMAX! :legal: Não é grande coisa, mas já ajuda né? rsrsrs

p1030703s.th.jpg

Cone+Calota... Ficou Bonito né? Montado na caixa, ninguém vai imaginar o MONSTRO que esse falante é uahuahuahauah

Agora queria explicar pq escolhi esse Cone... Além de não ter o cone CERTO pra esse conjunto na loja, ainda pensei comigo depois: Pra sair do xmax com cone mais Mole, seria 2 palitos... então preferi usar esse cone com borda de tecido!

p1030705q.th.jpg

Essa é uma "GAMBIARRA" que tive que fazer pra colocar os conectores, pois não cabia... o imã era tão grande que tive que fazer esse "Expansor"...

p1030706a.th.jpg

p1030707k.th.jpg

p1030708w.th.jpg

p1030710t.th.jpg

p1030712v.th.jpg

p1030713.th.jpg

Seguindo a dica do meu Amigo/Professor Renan, eu criei um tipo de espaço entre a carcaça e o imã... e a solução que arrumei foi essa que vcs veem nas fotos!

Além de dar o espaço para melhor "movimento" da bobina, ainda refrigera []-[]

p1030715p.th.jpg

p1030716z.th.jpg

p1030717l.th.jpg

p1030718m.th.jpg

Cont.

Compartilhar este post

Link para o post

p1030717l.th.jpg

o Gutto, nesse espeço entre a carcaça e o imã não tem risco te entre alguma coisa e travar a bobina? ou vc vai tapa isso com alguma tela de proteção?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...