Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rafa Beraldo

Fonte Soundigital Ft-120 (duvida)

Recommended Posts

Postado em

Galera, é o seguinte, eu estou pretendendo comprar uma Fonte Soundigital Ft-120 pra montar um som na minha residencia. A duvida é qual modulo ela aguenta alimentar sem o uso de uma bateria.

No caso ela fornece 120A continuos, um SD1000 possue um consumo Maximo de 120A, e o SD1500 tem um consumo maximo 150A.

Se eu coloca-la sem bateria para empurrar um SD1500, sera que o módulo vai ficar passando fome, ou a fonte vai coseguir suprir os picos de consumo do módulo.

Postado em

tem a taramps, q tem até chave seletora de tensão maxima, muito bom isso.

depois as ricsom q tem um preço otimo tbm.

pod explicar essa de ser estabilizada ou não ?? tenho duvida e qria comprar uma fonte mas nao sei as diferenças.

acompanhando !

estabilizada chega num certo ponto e para, por exemplo a dbsound 160A, chega a 14,4V e não passa disso, mesmo com baterias ou direto no ampli, ja a SD ft120A não, quando a bateria fica carregada pro completa vai subindo até ferver tudo rsrs, e sem uma bateria, como não tem a resistencia dela, ai deve passar dos 20v acredito eu.

Postado em

A taramps eu não sei de quanto é o ripple dela, e nem faço ideia, além disso até agora o Adão (do suporte tecnico) não me passou a eficiencia. RICSOM é meio que sem logica, quer dizer 200 Amperes em 13,8 Volts? Tinha que ser em 14,4 Volts. Mas ai já é outra historia.

Eu iria de dbsound. A Spark o suporte tecnico é terrrivel, é uma ótima fonte, mas eu sinceramente não gosto da construção dela.

Postado em

A taramps eu não sei de quanto é o ripple dela, e nem faço ideia, além disso até agora o Adão (do suporte tecnico) não me passou a eficiencia. RICSOM é meio que sem logica, quer dizer 200 Amperes em 13,8 Volts? Tinha que ser em 14,4 Volts. Mas ai já é outra historia.

Eu iria de dbsound. A Spark o suporte tecnico é terrrivel, é uma ótima fonte, mas eu sinceramente não gosto da construção dela.

pq cara? eu acho emlhor 13,8v, pra preservar a vida util das baterias... e não se precisa mais q 13,8v mesmo.

se o ampli fosse render mais a 14,4v ainda compensaria, mas duvido q de diferença pratica.

Postado em

Assim... a melhor tensão para carregar uma bateira seria 13,6 Volts. Só que ai é que está. Se ela é estabilizada tem que ser em 14,4 Volts. Agora o problema é que ele é estabilizada e também carrega as baterias, por isso colocaram apenas 13,8 Volts. Só que em amplificadores da casa de 200 amperes a maioria rende mais em 14,4 Volts.

A taramps tem essa chave seletora justamente por isso, quando for carregar a bateria usa-se 13,8 Volts(atraves da chave), e quando for usar como fonte estabilizada (diga-se sem auxilio de bateria) 14, 4 Volts.

Postado em

uma fonte estabilizada em 13,8V x 200A terá 2760W reais, uma est. a 14,4 por 200 A terá 2880W reais, pouco mais de 100W que podem fazer a diferença

quando alimentando o sistema de som, lembrando que praticamente todas essas fontes foram feitas pra tocar em conjunto com as baterias e com o som ligado ! pra haver consumo. então seja em 13,8 ou 14,4V usar pensando em carregar baterias somente não é bom pelo fato de serem muito potentes,

pra carregar é sempre melhor um carregador especifico e carga lenta ! já pra manter o som tocando o dia inteiro se quiser e depois dar partida no veiculo e o motor pegar na hora é melhor as fontes, deem preferencia a fontes Bi-volts altomaticas pois nunca se sabe aonde irão liga-las, e tb é bom serem estabilizadas pra não precisar ficar de olho no multimetro de 10 em 10 minutos, a minha com 150A (meus amigos usam mais ela doque eu heueheuh) fica ligada em set's desde apenas 400W a 3000w de som, sem problemas, é ligar o som e se afundar nas brejas pode esquecer a fonte e som ligados pelo dia inteiro sem problemas.

Postado em

Assim... a melhor tensão para carregar uma bateira seria 13,6 Volts. Só que ai é que está. Se ela é estabilizada tem que ser em 14,4 Volts. Agora o problema é que ele é estabilizada e também carrega as baterias, por isso colocaram apenas 13,8 Volts. Só que em amplificadores da casa de 200 amperes a maioria rende mais em 14,4 Volts.

A taramps tem essa chave seletora justamente por isso, quando for carregar a bateria usa-se 13,8 Volts(atraves da chave), e quando for usar como fonte estabilizada (diga-se sem auxilio de bateria) 14, 4 Volts.

Legal cara, mas se eu usar uma fonte destas sem uma bateria que seleciona a voltagem, eu posso usa-la tanto em 12,6v 13,8v ou 14,4v que alimentaria normalmente um modulo estou certo? A unica diferença seria que ele forneceria menos potencia?

Por exemplo um SD1500 tem +-1500W em 12V, se eu aplicar 14,4v só aumentaria um pouco a potencia do módulo néh?

Postado em

estabilizada chega num certo ponto e para, por exemplo a dbsound 160A, chega a 14,4V e não passa disso, mesmo com baterias ou direto no ampli, ja a SD ft120A não, quando a bateria fica carregada pro completa vai subindo até ferver tudo rsrs, e sem uma bateria, como não tem a resistencia dela, ai deve passar dos 20v acredito eu.

entao dexa eu ver se eu entendi, se eu nao tiver uma estabilizada e tive tocando em volume baixo sendo q a fonte ta com folga(repondo mais q consumindo) e eu nao desliga-la vai frita minha bateria???

entao a melhor coisa eh ter uma estabilizada?? qria uma fonte pra alimentar um 2k5 pra toca em festa em volume médio alto(axo q uns 200ah de consumo). sendo q tenho 160ah bateria

acompanhando vlw

Postado em (editado)
uma fonte estabilizada em 13,8V x 200A terá 2760W reais, uma est. a 14,4 por 200 A terá 2880W reais, pouco mais de 100W que podem fazer a diferença

quando alimentando o sistema de som

É tudo questão da tensão. Principalmente se o amplificador é voltado a SPL, ai é que estes 100W fazem a diferença mesmo, lá no picos de graves.

Por exemplo um SD1500 tem +-1500W em 12V, se eu aplicar 14,4v só aumentaria um pouco a potencia do módulo néh?

Sim, ele renderia mais.

entao a melhor coisa eh ter uma estabilizada?? qria uma fonte pra alimentar um 2k5 pra toca em festa em volume médio alto(axo q uns 200ah de consumo). sendo q tenho 160ah bateria

É sempre melhor uma estabilizada, pois é igual o ((thytoin.)) comentou, nÃo vai precisar ficar de 10 em 10 minutos ficar olhando tensão( vulgo voltagem ) da bateria.

A que uso é voltada mais para um fonte altamente estabilizada, é maior que uma FA-400 da Stetsom (daria umas tres uma emcima da outra porém com largura menor) ela entrega 14,4 volts em 100 Amperes, com um Ripple de 100 mV(a da assinatura é outra).

Editado por benerofonte

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...