Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Thiago Batista

4600x Fosgate Defeito

Recommended Posts

Tenho um 4600x da fosgate que está a mais de 10anos comigo. Ele queimou o fusível e não voltou mais. Abri pra ver e depois de muito testar, encontrei:

2 transistores de um canal em curto (MTA15n06 substitui por IRF530) e

4 transistores da fonte meio abertos (MTA30n06E substitui por IRF540N)

Após trocar os componentes, tentei ligar o módulo em uma fonte ATX... resultado, ao acionar o remote, a fonte ATX arma proteção na hora. Não dado por vencido e como fiquei com medo de ligar ele numa bateria, liguei na fonte com uma lâmpada em série com o +12v, resultado:

A lâmpada acende forte por uns 2 segundos, daí vai apagando lentamente. Ao apagar, ela se liga forte de novo e entra nessa repetição. Os únicos transistores que aqueçem nesse teste, são os da fonte, que tipo, de vez em quando esquentam 2, e de vez em quando esses dois não aqueçem e aqueçem daí os outros 2 que estavam frios.

(fiz a mesma ligação da lâmpada com um hbm4000 hbuster e ele aciona normal sem acender a lâmpada)

A maior dificuldade, é que o módulo é inteiro SMD, eu andei medindo uns transistores em volta do CI TL494CD sem dessoldar (SMD) e não apresentaram tanta diferença aos demais transistores presentes na placa de mesma numeração.

Alguém pode me ajudar?

msn: thiagobatista@bol.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada canal tem UM FET canal P e UM canal N. Não cabe 2 530 não.

Tenho um 4600x e ele tá com IRF540 e IRF9540.

Retire os fets dessa saída e veja se liga. Se ligar, é a saída. Veja se o Gate de um desses 2 está recebendo DC alta (maior que a do outro) se estiver, tem um transístor SMD em curto... tem que seguir a trilha pra chegar nele.

O 4600x é BEM enjoado, muito defeito nele não se encontra sem esquema.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu removi os IRF530, mais continuou a mesma coisa. Eu conferi os transistor que removi do módulo, e ambos são iguais MTA15n06 J529, o estranho que dos 4 pares de transistor dos canais, 2 pares são MTA15n06 J529(iguais), e 2 pares são MTA15n06 J529 e o outro MTA15n06 J530.

Quais os 4 transistores que você está usando na fonte? Estavam 4 MTA30n06e R602 (originais), coloquei 4 x IRF540N no lugar, testei com 4 x IRF44N mais continuou na mesma.

O estranho que quando a lâmpada apaga e na hora que acende, faz um barulhinho, tipo um TIC,TIC.. sera que é o TL494?

O meu é o 4600x o modelo antigo Preto da fosgate. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui consertar o módulo :) após estudar transistores NPN e PNP, consegui identificar que havia 2 transistor SMD (2A) que são os driver dos MOSFET da fonte. Por ser SMD, fiquei com medo de remove-los, soldei outro compatível PNP que removi de uma fonte ATX queimada em cima dos antigos smd, dei uma dobrada nas pernas observando o emissor, base, coletor de ambos. Depois usei os IRF530a no canal que havia queimado. Ja era, o módulo ficou perfeito. Os 4 transistores da fonte que haviam queimado, usei os IRF540N.

Lembrando quem for fazer a manutenção desse amplificador, cuidado pra não inverter os Retificador em forma de transistor U1610 (MUR1610) e U1620 (MUR1620), observe o datasheet que o catodo e anodo de ambos são diferentes. Marque eles pra não confundir depois.

Não consegui localizar nenhum transistor Mosfet canal P no amplificador, no meu eram todos originais N. Com IRF530 e IRF540N na fonte, o amplificador fica o mais próximo aos transistores originais.

Obrigado a Todos :)

thiagobatista@bol.com.br (msn)

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui consertar o módulo :) após estudar transistores NPN e PNP, consegui identificar que havia 2 transistor SMD (2A) que são os driver dos MOSFET da fonte. Por ser SMD, fiquei com medo de remove-los, soldei outro compatível PNP que removi de uma fonte ATX queimada em cima dos antigos smd, dei uma dobrada nas pernas observando o emissor, base, coletor de ambos. Depois usei os IRF530a no canal que havia queimado. Ja era, o módulo ficou perfeito. Os 4 transistores da fonte que haviam queimado, usei os IRF540N.

Lembrando quem for fazer a manutenção desse amplificador, cuidado pra não inverter os Retificador em forma de transistor U1610 (MUR1610) e U1620 (MUR1620), observe o datasheet que o catodo e anodo de ambos são diferentes. Marque eles pra não confundir depois.

Não consegui localizar nenhum transistor Mosfet canal P no amplificador, no meu eram todos originais N. Com IRF530 e IRF540N na fonte, o amplificador fica o mais próximo aos transistores originais.

Obrigado a Todos :)

thiagobatista@bol.com.br (msn)

poxa que bom que consertou, cuidado com as travas, vc precisa dar pressão nelas cuidar ao colcoar se bater muito elas perdem pressão se num bater elas não encaixão...

o 4600x é um teror huauha até M F com ele... e num tenho esquema dele

só um detalhe, eu usaria outro fet na fonte o IRF 44N ou irf 48

Editado por zefosgate

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...