Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
-removido-

[Peugeot 206] E tem início mais um... SET no 206!!!!

Recommended Posts

Kleber, posso fazer uma pergunta imbecil sobre cabos ?

Imagine a situação (faz de conta):

Cabo diy Kleber = "melhor para" full/tw;

Canare = "melhor para" midbass;

Monster = nem +, nem - , equilibrado.

Para quem usa cross passivo... rca -> amp -> monster -> cross --> adiantaria a partir daqui usar Kleber cable ou canare ?

Porque por ex, um chord, ele é top end. Vulgo magro. Não dá para usar antes do cross para não secar o mid.

Entendeu a situação? Sei que a pergunta é ridícula e "cabaça"... mas vi, e vejo MUITO set assim...

Tipo que saiu do amp, entra monster, o que morreu, já não morreu ali ? Adiantaria um cabo de U$500,00 depois para o tw ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beraldo, se o cabo for bem curto, até não influencia tanto não. Quanto maior, maior a influência. O ideal MESMO seria ter o mais equlibrado entre amp e cross.

Pelo sim, pelo não, quando uso cross passivo, sempre deixo a menos de 30cm do amp. Assim fica mais simples, um fio grosso já resolve sem maiores dramas.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleebr, vc usa transformador no seu tweeter?

Não. Fiz um ontem com as cápsulas, e de fato, ficou baixo. Fácil fácil 6dB abaixo dos mids, e isto sem o resistor em série! Com ele os tws nem aparecem.

Vou fazer mais alguns testes, inclusive com 2 cápsulas unidas. O primeiro teste foi sem domo, na cornetinha do le-son. Hoje vou testar com domo, pra ver se a culpa é da pequena área.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, me explica melhor sobre isso, porque o cross passivo precisa ficar proximo ao amp?

Só pro caso de fazer bicablagem.

Se for usar um cabo só, aí o ideal é o cross ficar junto aos falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Kleber.

Como não irei de bi-amp, vou tentar assim no próximo kit...

Amp + speaker bitoludo/equilibrado (10 cms máximo) + cross + ... daí cada cabo segue seu rumo (1 tipo para tw; outro para mid).

Obrigado Kleber.

Compartilhar este post

Link para o post

Só pro caso de fazer bicablagem.

Se for usar um cabo só, aí o ideal é o cross ficar junto aos falantes.

Mas porquê exatamente? Só economia de cabo?

Hoje no meu 3 vias, eu passo 2 pares do amp até o painel (Onde vai ficar o cross),

sendo um par para o mid-bass e um par para mid-range e tweeter.

E queria aproveitar seu topico pra tirar uma duvida, pois sei que vc ja brincou

bastante de enrolar indutor, rs.

Enrolei dois indutores para LP do meu mid-range, com coisa de 0,21mH.

A primeira duvida, é: Para ajudar a enrolar, eu usei alguns pedaços de fita durex para fixar as camadas.

Existe algum problema nessas fitas entre as camadas? É mais ou menos uma fita pra cada camada, mas não em toda

a camada.

A outra duvida, é sobre um topico que acho que você mesmo abriu por aqui, ensinando a medir indutores usando

só a placa de som... Procurei aqui mas não encontrei. Tem alguma dica a respeito?

Agradeço antecipadamente!

Elias Soares

Compartilhar este post

Link para o post

Mas porquê exatamente? Só economia de cabo?

Nem sempre. Se seu crossover aceitar biamp, dá pra bicablar da saída do amp até o cross. Se não aceita, aí complica.

Enrolei dois indutores para LP do meu mid-range, com coisa de 0,21mH.

A primeira duvida, é: Para ajudar a enrolar, eu usei alguns pedaços de fita durex para fixar as camadas.

Existe algum problema nessas fitas entre as camadas? É mais ou menos uma fita pra cada camada, mas não em toda

a camada.

A outra duvida, é sobre um topico que acho que você mesmo abriu por aqui, ensinando a medir indutores usando

só a placa de som... Procurei aqui mas não encontrei. Tem alguma dica a respeito?

Agradeço antecipadamente!

Elias Soares

Durex não tem problema não.

Pra medir, você pode usar algum programa de scope, por exemplo, até o trueRTA, e um resistor de referência. Por exemplo, resistor de 8 ohms. Você liga o resistor em série com a bobina, na saída da placa de som. E a entrada line você liga entre o resistor e a bobina (além do terra junto com o terra da saída).

Aí é achar o ponto de -3dB (aprox -30% na tensão). Sabendo o ponto -3dB e o valor do resistor, com algum programa que calcule crossover passivo de 1a ordem você descobre o valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sempre. Se seu crossover aceitar biamp, dá pra bicablar da saída do amp até o cross. Se não aceita, aí complica.

Durex não tem problema não.

Pra medir, você pode usar algum programa de scope, por exemplo, até o trueRTA, e um resistor de referência. Por exemplo, resistor de 8 ohms. Você liga o resistor em série com a bobina, na saída da placa de som. E a entrada line você liga entre o resistor e a bobina (além do terra junto com o terra da saída).

Aí é achar o ponto de -3dB (aprox -30% na tensão). Sabendo o ponto -3dB e o valor do resistor, com algum programa que calcule crossover passivo de 1a ordem você descobre o valor.

Interessante!

Vou terminar de enrolar todos os indutores, aí monto uma bancadinha aqui pra testar eles.

Em todos eu deixei uns 50cm de fio sobrando, pra fazer algum ajuste caso dê diferença.

Já enrolei dois de 0,212mH para Low-pass do mid-range, usando fio 16AWG... bem grandinhos.

Enormes vão ficar os Low-pass do mid-bass, coisa de 5cm de largura..

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Fiz um ontem com as cápsulas, e de fato, ficou baixo. Fácil fácil 6dB abaixo dos mids, e isto sem o resistor em série! Com ele os tws nem aparecem.

Vou fazer mais alguns testes, inclusive com 2 cápsulas unidas. O primeiro teste foi sem domo, na cornetinha do le-son. Hoje vou testar com domo, pra ver se a culpa é da pequena área.

Ou que eu testei ficaram fácil 20db abaixo dos mids.

Ontem comprei um par de le-son original, vou começar novos testes...

Compartilhar este post

Link para o post

Ou que eu testei ficaram fácil 20db abaixo dos mids.

Ontem comprei um par de le-son original, vou começar novos testes...

Uma coisa que estava reparando... a cápsula do Le-Son tem cristal nas duas faces... seria igual duas pastilhas coladas.

Então lá vou eu colar duas... hauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que estava reparando... a cápsula do Le-Son tem cristal nas duas faces... seria igual duas pastilhas coladas.

Então lá vou eu colar duas... hauhauhauhauhau

Eu to pensando em fabricar um pequeno amplificador de tensão para ligar os piezos.

Uso um inversor assim:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196841514-conversor-inversor-de-voltagem-12v-para-220v-carro-70w-_JM

Retifico a saída, claro,

E um circuitinho babaca assim:

amptenso.jpg

Vai ter uma tensão alta e resistencia de saída alta também, exclusivo para usar com piezoelétricos...

Será que tem chance de dar certo

Editado por R2_luciano

Compartilhar este post

Link para o post

Vou montar um, mas tem que ficar esperto, pois o Piezo chega abaixo de 10 ohms em altas frequências. Então tem que ter baixíssima impedância de saída.

Ontem colei as pastilhas em domos (os dos tw mesmo) e liguei hoje. A sensibilidade subiu bastante, mas ainda está baixa. Hoje vou colar duas cápsulas e ver como se comporta. Esta semana devo ir até o Guará pra comprar uns cones de 1" pra tweeter, e começas outras brincadeiras.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou montar um, mas tem que ficar esperto, pois o Piezo chega abaixo de 10 ohms em altas frequências. Então tem que ter baixíssima impedância de saída.

Ontem colei as pastilhas em domos (os dos tw mesmo) e liguei hoje. A sensibilidade subiu bastante, mas ainda está baixa. Hoje vou colar duas cápsulas e ver como se comporta. Esta semana devo ir até o Guará pra comprar uns cones de 1" pra tweeter, e começas outras brincadeiras.

Se o R3 for meio alto, pode dar curto na saída que funfa ainda.

amptenso.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Mais notícias sobre os tweeters... montei os domos do le-son na cornetinha do le son, só que com a cápsula grande (27mm). Liguei, sensibilidade ficou baixa. Aí veio a idéia de dar uma puxadinha no EQ. +3 em 16k e pronto. Acordou! E como tá tocando bem pra uma gambiarra tosca!

Tá sem o resístor em série, só com R em paralelo (10R) e o capacitor pra fazer o HP. E não sibila, está absurdamente equilibrado e detalhado! Muito melhor que o le-son modificado.

O Felipesom hoje me encontrou na rua e ouviu o carro... pelo visto gostou bastante do agudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, gostei e olha que nao gosto muito de agudos!!!!

hehehe. O som ficou bem legal. Os pezinhos sob o banco ficaram otimos. Gravazinho bem legal!

Mais um projeto mostrando que consegue-se um som de qualidade a precos baixos!

Compartilhar este post

Link para o post

E as colunas?

Estão aguardando a finalização de um dos cabos, e a desmontagem do carro. Creio que esse FDS não ocorra ainda, mas no próximo é certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, deixa eu te perguntar uma coisa:

Tu sabe se existe ou conhece algum circuito analogico que seja capaz de fazer um delay em um sinal?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, deixa eu te perguntar uma coisa:

Tu sabe se existe ou conhece algum circuito analogico que seja capaz de fazer um delay em um sinal?

Um circuito que rotacione fase provoca um delay, mas na prática, só serve pra graves, e atua num range específico de frequências. Ou seja, delay ANALÓGICO é lenda.

Como um filtro allpass rotaciona a fase em até 180 graus, o máximo delay é de 1/2 do comprimento de onda. Pra 30Hz é 5,7 metros. Pra 10KHz é 1,7cm.

Compartilhar este post

Link para o post

e ai klebao, as bugingangas vao servir de algo? ja mexeu nelas? o cross parece que funcionou. vou ver se faco os bafles pra montar os altos nas portas.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, vou ver e ressuscito a tela. Tô tentando achar o esquema do cabo que interliga as unidades.

Valeu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...