Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GIII lêndea_sc

Audi A1 x Mini Cooper

Recommended Posts

Pequenos no tamanho, grandes no luxo

Com a chegada do Audi A1, o MINI Cooper ganha um rival à altura no país. Saiba qual o melhor

pb12962640x408.jpg

Uploaded with ImageShack.us

A dificuldade de se locomover nas cidades grandes com trânsito cada vez mais congestionado, a pressão das autoridades por automóveis menos poluentes e mais econômicos... não é difícil encontrar razões para a crescente investida das principais fabricantes globais em modelos subcompactos. A Fiat optou por reviver o 500, modelo que fez sucesso na época do pós-guerra. A BMW também foi pela mesma linha “nostálgica” e resgatou o simpático MINI, pequeno que ganhou fama na televisão como o carro do Mr. Bean.

pb12973640x408.jpg

Além deles, não podemos esquecer do smart fortwo, que, assim como o MINI, fez sucesso em terras brasileiras e surpreendeu até mesmo os importadores pela boa aceitação no país. A Audi, por sua vez, não se apoiou em tempos passados e lançou o A1, modelo que passa a ocupar o posto de mais acessível em seu portfólio no mundo.

pb12777640x408.jpg

No Brasil, ainda caberá ao A1 ajudar a Audi a aumentar as vendas da marca no país. Por aqui ele partirá de R$ 89.900 com motor 1.4 TFSI de 122 cv de potência acoplado ao câmbio S-tronic de dupla embreagem com 7 marchas. De série, como principais equipamentos, ele conta com ar-condicionado, faróis bixenon, direção hidráulica, rodas de alumínio aro 16”, ABS, quatro airbags, controle de estabilidade (ESP). Na lista de opcionais ele se destaca pela variedade de equipamentos, dentre eles teto solar panorâmico Open Sky, start/stop, rodas aro 17”, sensor de estacionamento, cruise control e sistema keyless para abertura e ignição do veículo.

pb12886640x408.jpg

Nessa faixa de preço, o rival direto do A1 será o MINI Cooper, que começa em R$ 79.700 na opção Salt manual. Com transmissão automática seqüencial de 6 marchas, o valor do MINI sobe para R$ 94.700 na versão Pepper e atinge R$ 103.700 na mais refinada Chili. Movido por um bloco 1.6 16V de 120 cv, o MINI Cooper Pepper traz de série ar-condicionado automático digital, controle de estabilidade, computador de bordo, rodas de liga leve aro 16” e airbags para motorista e passageiro, laterais dianteiros e de cabeça dianteiro e traseiro como principais equipamentos. Apesar de utilizarmos nas fotos um MINI Cabrio, é o Pepper que tomaremos como base para este comparativo.

pb12739640x408.jpg

De cara, apesar da potência parecida, o A1 mostrou como um turbo ajuda na eficiência de um motor. Enquanto o MINI possui 16,3 kgfm de torque a 4.250 rpm, quando o Audi atinge 1.500 rpm ele já tem à disposição 20,3 kgfm. Na pista toda racionalidade do downsizing fica clara. Enquanto o MINI leva 11s6 para acelerar de 0 a 100 km/h, o A1 é exatamente 2s0 mais rápido e cumpre a prova em 9s6. Nas aferições de retomada, onde ter mais torque e um câmbio esperto fazem diferença, o A1 também disparou na frente. Para ir de 40 a 100 km/h o Audi levou 7s0 contra 9s5 do MINI (ambos com câmbio em Drive). Na avaliação de 80 a 120 km/h a vantagem para o A1 foi de 6s8 contra 8s2 do rival com origem britânica.

pb12982640x408.jpg

É bom deixar claro que essa diferença nos números, contudo, não desabona a excelente dirigibilidade que o MINI entrega a quem assume seu volante. A direção direta em conjunto com a suspensão firme e chassi rígido tornam esse pequenino especial para quem gosta de dirigir. Uma pena no inglesinho é o câmbio, que poderia “pensar” com mais rapidez os momentos de efetuar as reduções de marcha para ajudar o motor.

pb12609640x408.jpg

Nesse ponto o S-tronic de 7 marchas e dupla embreagem do A1 dá um show. Aliás, uma grande parte dos bons números obtidos por ele na pista pode ser creditada à transmissão. Em comum, tanto o MINI como o Audi foram exemplares na economia de combustível. Ambos praticamente empataram na média, com 12,4 km/l para o A1 e 12,3 km/l para o MINI, sendo que, opcionalmente, o Audi pode receber o sistema start/stop, o qual desliga o motor quando o carro está parado.

pb13018640x408.jpg

Tão bom de dirigir quanto o MINI, o A1 é mais amigável no uso cotidiano pelo interior mais espaçoso. Assim como o MINI, dificilmente você acomodará dois adultos no banco traseiro, mas pelo menos a cabine do Audi transparece a sensação de ser mais arejada, por assim dizer, aos ocupantes apesar da diferença de apenas 10 cm, com vantagem para o A1, na medição interna dos dois habitáculos.

No que diz respeito aos custos de manutenção o MINI apresentou cesta de peças R$ 943,02 mais cara que a do A1. Com relação ao seguro, nenhuma empresa ainda oferece apólice para o Audi, mas a do oponente inglês saiu por R$ 4.400. Como qualquer produto que é lançado depois de seus concorrentes e enfrentará uma forte concorrência, o A1 tem a obrigação de oferecer um conjunto melhor que seus rivais. E isso ele cumpre. Segundo a Audi, ele deverá ser responsável por 40% das vendas da empresa no Brasil em 2011. Para o futuro próximo, segundo nossos parceiros da alemã Auto Motor und Sport, já está prevista uma versão quatro portas para o A1, opção que deverá ser bem aceita por aqui. Contudo, enquanto ela não chega, o A1 é a melhor opção entre os pequenos de luxo.

pb12671640x408.jpg

Audi A1 1.4 TFSI - MINI Cooper 1.6 16V

Ficha Técnica

Motor 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, transversal, turbo, gasolina 4 cilindros, 16 válvulas, dianteiro, transversal, gasolina

Cilindrada 1.390 cm³ 1 598 cm³

Potência 122 cv a 5 000 rpm 120 cv a 6 000 rpm

Potência específica 87,7 cv/L 75,1 cv/litro

Torque 20,4 kgf.m a 1 500 rpm 16,3 kgf.m a 4 250 rpm

Taxa de compressão 10:1 11,0:1

Transmissão Automatizada, 7 marchas Automática, 6 marchas

Tração Dianteira Dianteira

Direção Elétrica Elétrica

Suspensão dianteira Independente tipo McPherson Independente do tipo McPherson

Suspensão traseira Multi-Braço Multilink

Freios dianteiros Discos Ventilados c/ABS Discos ventilados com ABS

Freios traseiros Discos rígidos c/ ABS Discos sólidos com ABS

Rodas Liga leve, 17 polegadas Liga leve,16 polegadas

Pneus 215/40 R17 195/55 R16

Comprimento 3,95 m 3,69 m

Altura 1,41 m 1,40 m

Largura 1,74 m 1,68 m

Entreeixos 2,46 m 2,46 m

Porta-malas 270 Litros 160 litros

Tanque 45 Litros 40 litros

Peso 1.200 kg 1 065 kg

Peso/potência 9,8 kg/cv 8,8 kg/cv

pb13004640x408.jpg

Medições

Velocidade máxima 203 km/h* 197 km/h*

Aceleração 0-60 km/h 4s2 5s1

Aceleração 0-80 km/h 6s7 7s9

Aceleração 0-100 km/h 9s6 11s6

Aceleração 0-120 km/h 13s7 16s6

Aceleração 0-140 km/h 19s0 23s2

0-400 m 17s0 (133 km/h) 18s0 (124 km/h)

Retomada 40-100 km/h 7s0 9s5

Retomada 60-120 km/h 9s2 12s4

Retomada 80-120 km/h 6s8 8s2

Frenagem 100-0 km/h 39,7 m 36,8 m

Frenagem 80-0 km/h 25,3 m 23,6 m

Frenagem 60-0 km/h 14,0 m 13,5 m

Ruído interno 0 km/h 37,6 dB 43,5 dB

Ruído interno 50 km/h 60,4 dB 59,4 dB

Ruído interno 80 km/h 63,1 dB 64,5 dB

Ruído interno 120 km/h 66,1 dB 68,4 dB

Consumo cidade 9,8 km/L 9,9 km/L

Consumo estrada 16,3 Km/L 14,8 km/L

Consumo médio 13,0 km/L 12,3 km/L

P.S: Não me vejo andando com um carrinho desses, porém se pudesse compraria entre os dois o A1 pra minha mulher, apesar de não achá-lo uma unanimidade visual.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na moral, vi um A1 pessoalmente e a unica coisa que o salva (tirando a mecanica) é a frente. Que traseira feia do car(/&%! E a lateral e painel sao sem graca quando comparados ao do Mini (mesmo sendo um visual antigo, tem mais destaque que o do A1).

Pra mim, o que salva é a mecânica e os itens. Só.

Compartilhar este post

Link para o post

Mini copper tem que ser o Mini John Cooper Works com 211hp..

Mais entre os citados eu ficaria com o audi, pelo menos por foto é muito mais top!

Compartilhar este post

Link para o post

Na moral, vi um A1 pessoalmente e a unica coisa que o salva (tirando a mecanica) é a frente. Que traseira feia do car(/&%! E a lateral e painel sao sem graca quando comparados ao do Mini (mesmo sendo um visual antigo, tem mais destaque que o do A1).

Pra mim, o que salva é a mecânica e os itens. Só.

:+1

A New Brasilia q usou ele como base ficou melhor hehehehe

novabrasilia.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro o Lifan :legal:

-n

Editado por guedes767

Compartilhar este post

Link para o post

Não pensaria duas vezes em ir de Audi.

Achei o Mini Cooper bem apagado perto do A1.

Editado por danilo.meneses

Compartilhar este post

Link para o post

Vcs acham o Mini apagado perto do A1 pq já acostumaram com o visual. Esse A1 vai vender igual água, aí quero ver daqui 3 anos, vai ser igual civic...

De qualquer forma, acho ambos carros muito legais, e não considero nenhum deles como vencedor ainda.

Aliás, por enquanto o Mini é vencedor, pq vende muito no mundo inteiro. Vamos ver como a Audi vai se sair!

Compartilhar este post

Link para o post

Vcs acham o Mini apagado perto do A1 pq já acostumaram com o visual. Esse A1 vai vender igual água, aí quero ver daqui 3 anos, vai ser igual civic...

De qualquer forma, acho ambos carros muito legais, e não considero nenhum deles como vencedor ainda.

Aliás, por enquanto o Mini é vencedor, pq vende muito no mundo inteiro. Vamos ver como a Audi vai se sair!

Eu nunca achei o Mini isso tudo Mopar.

No meu caso específico, não se trata de design cansado, mas de gosto mesmo.

Estou falando por mim.

Aliás, conheço pessoas que acham o Mini "perfeito" - tenho uma tia que sonha com um carrinho desses. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

"Qual o melhor".

Pra mim não existe nada mais tosco do que tentar descobrir "qual o melhor" num segmento de mercado TOTALMENTE indiferente a custo x benefício.

fo**-se se o A1 acelera mais rápido, ou o que quer que seja. Esse segmento o que manda é TESÃO.

Meu tesão é pelo Mini Cooper. Quem tem tesão pelo Audi, vai de Audi. Quem é melhor? NÃO TEM MELHOR. Cada um com seu estilo e seu público.

Compartilhar este post

Link para o post

"Qual o melhor".

Pra mim não existe nada mais tosco do que tentar descobrir "qual o melhor" num segmento de mercado TOTALMENTE indiferente a custo x benefício.

fo**-se se o A1 acelera mais rápido, ou o que quer que seja. Esse segmento o que manda é TESÃO.

Meu tesão é pelo Mini Cooper. Quem tem tesão pelo Audi, vai de Audi. Quem é melhor? NÃO TEM MELHOR. Cada um com seu estilo e seu público.

O A1 veio pra tentar roubar uma fatia do sucesso absoluto do Mini. Sem desmerecer o A1, que parece um excelente city car, mas pra mim o Mini está numa categoria diferente, o de carros clássicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é. A graça dele é o visual retrô. É um carro que, assim como o 500, New Beetle e alguns outros, têm seu público cativo, gente que gosta do visual vintage.

Eu curto MUITO. Por isto que digo, a relação de compra é puramente tesão, não é relação de "este aqui anda mais, aquele é mais barato, o outro tem mais opcionais".

A1 é um compacto premium plus modafoca, isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é. A graça dele é o visual retrô. É um carro que, assim como o 500, New Beetle e alguns outros, têm seu público cativo, gente que gosta do visual vintage.

Eu curto MUITO. Por isto que digo, a relação de compra é puramente tesão, não é relação de "este aqui anda mais, aquele é mais barato, o outro tem mais opcionais".

A1 é um compacto premium plus modafoca, isto.

Mas isso não quer dizer q não possam ser comparados e q não tenha um melhor q o outro.

Não é pq tenho tesão na Paloma Duarte q eu não comeria, casaria, engravidaria, ficava (fazia o q ela quisesse na real) com a Juju do Pânico.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, o A1 não vai tirar muitas vendas do Mini... o público do A1 é aquele "agora posso ter um Audi 0km", enquanto o do Mini é "eu pago mto pau pro Mini".

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso não quer dizer q não possam ser comparados e q não tenha um melhor q o outro.

Podem, mas com resultado TOTALMENTE inócuo.

É a mesma coisa de eu fazer uma comparação entre loiras e morenas, dizendo que as morenas são melhores. Pra mim, é. Se vc prefere loiras, não. Além disto, mulher não é só cor do cabelo.

E então, qual a utilidade da comparação? Nenhuma. Você vai dar risada da comparação e catar a loira que mais lhe convier, ou se pintar uma ruiva dando mole, vai pegar a ruiva.

Mesmíssima coisa. Quem vai pro Mini, vai pelo estilo, pq gosta do visual. Não vai deixar de ir no Mini pq o A1 acelera mais rápido, ou é mais confortável. Nego tá cagando pra isto.

Compartilhar este post

Link para o post

eu achei o A1 muito mias bonito.

esse interior entao, achei lindao

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu detesto carros antigos, não gosto de carros vintage. Mas o Mini Cooper eu acho lindo, muito show mesmo! É um carro que eu teria tranquilamente.

Já o Audi... Nas primeiras fotos, ele me empolgou bastante. Gosto muito de colunas prateadas num carro vermelho, acho que fica bem legal. Quando vi o A1 no Salão, falei "po***, que carro lindo!". Quando dei a volta, vi a mer**. A traseira desse carro é MUUUUUITO feia, horrenda!

Também não gosto do interior, parece um VW... O Mini é muito mais carismático.

Tinha ouvido falar que o A1 tá amargando vendas muito abaixo do esperado na Europa, procede?

Na minha opinião, o A1 não vai tirar muitas vendas do Mini... o público do A1 é aquele "agora posso ter um Audi 0km", enquanto o do Mini é "eu pago mto pau pro Mini".

Bem por aí!

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu tivesse grana eu compraria um carro desse no intuito de usá-lo para o motivo cujo qual veio ao mundo: usar no dia-a-dia, na cidade, e ter a barca tensa na garagem pro final de semana e viagens.

Teria um A1 fácil, mas precisaria ter muita grana sobrando pra pagar 90 pila nisso ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi o A1 na rua, e achei bem bacana...

Parece um "mini" A3...

Achei bonito, mas o preço é totalmente inviável...

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei vcs, mas se botar um Mini verde musgo com faixas brancas ao lado do A1, o A1 emitirá tijolos pelo escapamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei vcs, mas se botar um Mini verde musgo com faixas brancas ao lado do A1, o A1 emitirá tijolos pelo escapamento.

tipo assim?

Mini-Cooper-30119936161771590x1060.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Esse aqui eu achei bem interessante... Vi no aeroporto de BsAs.

dsc08181y.jpg

dsc08182e.jpg

090415-01-2009_Alfa_Romeo_MiTo_tracking_shot.jpg

nao pude tirar foto da frente, mas tinha detalhes em fibra de carbono no painel... show!

Muito melhor pessoalmente que nas fotos!

Editado por deed

Compartilhar este post

Link para o post

Maravilhoso... mas Alfa é phoda...pagar 100k hj e vender por 10k antes do natal...

Compartilhar este post

Link para o post

Ué... Tem um Mito exposto, e no chão tá escrito pra ganhar um Giulietta?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...