Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Murimob

Módulo para coaxiais

Recommended Posts

Pessoal, estou usando atualmente 2 pares de coaxiais pioneer, que são: TS-G1711i 6" 35wrms cada falante (frente) e TS-G1311i (atrás) 25wrms cada falante.

Tweeters originais do carro nas colunas.

Esta semana provavelmente receberei meu taramps T-200 (200wrms em bridge 4ohms) e o Keybass Blackpanther 8" (200wrms 4ohms bobina simples).

Por enquanto não penso em colocar amplificador para os coaxiais.

Será que terei problemas para conseguir aproveitar o sub? Os coaxiais ficarão muito fracos? Terei problemas com equalização ou será necessário o uso de um crossover?

A idéia é comprar um kit 2 vias NAR + um amplificador para eles, mas por enquanto não poderei gastar, então ficarão os coaxiais mesmo.

Tenho um par de triaxiais selenium 6" 120wrms. será que compensa mais colocar esses triaxiais ao invés dos coaxiais pioneer? acho que os triaxiais não tem muita qualidade né?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não.

Não.

Não, o equalizador não tem nada a ver com o crossover. Acredito que o taramps já venha com um crossover embutido!

Não.

Não.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe...Nunca gostei tanto de ouvir tantos "nãos" como resposta! Valeu!

Com relação ao crossover, ainda não entendo direito como ficará a equalização do som...Como os falantes vão ficar direto no player, eu não queria que eles reproduzissem (ou pelo menos tentassem) reproduzir frequencias muito baixas, para evitar distorções...Como ficaria o esquema para equalizar?o Taramps consegue jogar frequencias baixas pro sub e eu consigo regular os falantes pelo player?

O player em questão é o Pioneer 2280ub.

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação ao crossover, ainda não entendo direito como ficará a equalização do som...Como os falantes vão ficar direto no player, eu não queria que eles reproduzissem (ou pelo menos tentassem) reproduzir frequencias muito baixas, para evitar distorções...Como ficaria o esquema para equalizar?o Taramps consegue jogar frequencias baixas pro sub e eu consigo regular os falantes pelo player?

Acredito que seu player tenha Hipass e Lowpass, ajuste tudo no player, deixe o Modulo em FULL e no player coloque o Hipass e Lowpass de acordo com o seu gosto, eu corto em 100 hz, mais ai é questão de gosto... Sugiro que fale com o seu instalador a respeito disso :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Guedes, procurei aqui no menu do player e não consegui encontrar...depois vou pegar o manual e pesquisar direito, mas acho que por ser o modelo basicão da pioneer, não deve ter isso... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Praia, fiz uma pequena confusão no primeiro tópico...Meu módulo é o T-200x2d (digital). Aí no caso, eu só vou usá-lo no sub. Provavelmente eu comprarei um T-170.2 pro kit 2 vias. Esse sim é mosfet.

1318.jpg

1- No caso, como o módulo é somente para o SUB, eu teria que deixar o crossover do ampli em "low"?

2- Meu player tem saída a 2V. O ampli pelo que eu vi nas espeficicações tem "Sensibilidade de entrada – 320 mV à 3,2V". Eu devo ajustar o ganho baseado nesse dado? Coloco-o a aproximadamente 2V para igualar com o player?

3- Como deverá ser a ligação/cabo RCA? Fiz 2 esquemas aqui, como segue no desenho abaixo. Meu player tem 2 pares de RCA (Front e Rear) / (Left e Right). Ou os 2 esquemas estão errados? rs

desenho1p.jpg

Editado por Murimob

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é vc fazer a segunda ligação.. porém, usando os canais "frotn" ao invés do "rear". E no amp.. liga os falantes direitos no canal direito e os esquerdos no canal esquerdo!

Mais pra frente, entra um sub e um amp mais fortinho! (Tipo SD400 + Pioneer 308 D2)

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

Não.

Não, o equalizador não tem nada a ver com o crossover. Acredito que o taramps já venha com um crossover embutido!

Não.

Não.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bloom, mas o módulo é somente para o subwoofer...os coaxiais pretendo deixar sem amplificação no momento, até ter grana para mudar para kit 2vias + modulo AB.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro queria pedir desculpas por desenterrar esse tópico...

..mas achei melhor que abrir um novo,

estou com um Alto-Falante Pioneer TS-G1712i Coaxial 6", tem 35w rms...também tenho um sub 309.

Para o 309 um ta800

E tenho um sd250.2, se eu ligar o par do coaxial em um canal do sd250 fica legal? ou seria melhor liga-los diretamente no player?

Ps: fazendo uma boa regulagem, deixando o ganho do modulo abaixo da metade..precisaria de um capacitor pra não mandar grave para os coitadinhos?

:rolleyes:

Quem puder ajudar agradeço

Boa noite a todos

Editado por guto0707

Compartilhar este post

Link para o post

Vais ter que usar capacitores nos coaxiais para fazer o HPF, seu player não tem HPF

Engraçado como a turma acha que todo player faz HPF, na verdade são poucos os que fazem, só os mais caros

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro queria pedir desculpas por desenterrar esse tópico...

..mas achei melhor que abrir um novo,

estou com um Alto-Falante Pioneer TS-G1712i Coaxial 6", tem 35w rms...também tenho um sub 309.

Para o 309 um ta800

E tenho um sd250.2, se eu ligar o par do coaxial em um canal do sd250 fica legal? ou seria melhor liga-los diretamente no player?

Ps: fazendo uma boa regulagem, deixando o ganho do modulo abaixo da metade..precisaria de um capacitor pra não mandar grave para os coitadinhos?

:rolleyes:

Quem puder ajudar agradeço

Boa noite a todos

Amigo, tua idéia é maluca, os coaxiais se for ligar no modulo tem que ser 1 em cada canal, se ligar o par em 1 canal perde o stereo, o sinal musical é diferente em cada canal, vai ficar com metade do som apenas nos coaixias, totalmente sem condições

Ou coloca outro modulo para os coaxiais ou liga no player

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, tua idéia é maluca, os coaxiais se for ligar no modulo tem que ser 1 em cada canal, se ligar o par em 1 canal perde o stereo, o sinal musical é diferente em cada canal, vai ficar com metade do som apenas nos coaixias, totalmente sem condições

Ou coloca outro modulo para os coaxiais ou liga no player

Boa tarde Halvaro, me expressei mal, seria 1 em cada canal mesmo, é pq estou meio receoso em colocar estes coaxiais no sd250.

Este Sd250 estava tocando um mini trio...um eros syclone e um driver, e tocava muuito mesmo para o tamanho, tenho receio que os coaxiais pioneer nao aguentem :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não colocaria esse par de falantes com potência tão baixa num módulo. A não ser que a sensibilidade deles sejas um absurdo de alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não colocaria esse par de falantes com potência tão baixa num módulo. A não ser que a sensibilidade deles sejas um absurdo de alta.

O que a potência do amp tem a ver com a sensibilidade de um falante?

Absolutamente NADA!

Pode-se usar falantes de 100wrms em amplificadores de 5000wrms sem problemas, desde que saiba o que está fazendo (fiz isso por um tempo, sem problemas).

Detalhe: Sempre aparece uma topeira burra lendo, então, vou redigir com calma: Não falei que deves aplicar 5000wrms no falante de 100wrms.. mas que pode usar tal falante num amp capaz de gerar 5000wrms!

Voltando ao assunto, pra saber se vai precisar de HPF ou não, só simulando ou vendo na prática! Mas como é algo fácil de se fazer, só executar e observar a excursão do falante! Caso esteja alta, usa HPF no player, no amp, ou, na pior das hipóteses, um capacitor de 100v x 100uF em série com cada falante!

Compartilhar este post

Link para o post

O que a potência do amp tem a ver com a sensibilidade de um falante?

Absolutamente NADA!

Pode-se usar falantes de 100wrms em amplificadores de 5000wrms sem problemas, desde que saiba o que está fazendo (fiz isso por um tempo, sem problemas).

Detalhe: Sempre aparece uma topeira burra lendo, então, vou redigir com calma: Não falei que deves aplicar 5000wrms no falante de 100wrms.. mas que pode usar tal falante num amp capaz de gerar 5000wrms!

Voltando ao assunto, pra saber se vai precisar de HPF ou não, só simulando ou vendo na prática! Mas como é algo fácil de se fazer, só executar e observar a excursão do falante! Caso esteja alta, usa HPF no player, no amp, ou, na pior das hipóteses, um capacitor de 100v x 100uF em série com cada falante!

Não sabia, pelo que li a sensibilidade do alto falante está ligado ao volume utilizado. Falantes com maior sensibilidade, entregam mais potência no mesmo volume que outros de menos sensibilidade. Alguma parada assim, não? Pensando melhor realmente direto no player tem sentido pensar assim (talvez), mas como amplificador não tem mesmo.

E não disse que não pode, disse que talvez não valha a pena. De repente tem uma topeira burra lendo, então deixa eu explicar melhor.

Editado por panda49

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia, pelo que li a sensibilidade do alto falante está ligado ao volume utilizado. Falantes com maior sensibilidade, entregam mais potência no mesmo volume que outros de menos sensibilidade. Alguma parada assim, não? Pensando melhor realmente direto no player tem sentido pensar assim (talvez), mas como amplificador não tem mesmo.

Você tá confundindo tudo! Potência, volume, sensibilidade.....

Volume = unidade de medida... 20 litros = volume

Sensibilidade = Um parametro do falante! ... 80dBs/1m = sensibilidade do falante

Potência = unidade que mede "tensão vezes corrente" ...200w = potência

Enfim.. volume na física não é o botão do player, sensibilidade não é o estado da garota e etc.

Dá uma lida com mais calma no assunto, vai te esclarecer um bocado!

E não disse que não pode, disse que talvez não valha a pena. De repente tem uma topeira burra lendo, então deixa eu explicar melhor.

Não?

Em outras palavras, vc não recomenda/indica.

Bom, quando diz que vai explicar melhor, tente faze-lo! Senão a carapuça de topeira encaixa ainda melhor! [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Bem..fazendo a instalação e regulagem do modulo certinho não irei ter problemas.

Obrigado a todos que ajudaram ou tentaram ajudar aí :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso amigo, com mais sensibilidade ele não vai dar mais potencia, e sim mais SPL, vai tocar mais alto, com exatamente a mesma

potencia que o amp ta mandando :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...