Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
henri_19

Parte elétrica não é brincadeira, quase perdi o carro!

Recommended Posts

Hhuahuahua, vou remontar o som, estou comprando uma TA 1.6k para tocar os wpus.

Vou investir na segurança agora rs

Trabalho em loja de material de construção, lá tem um isolante antichama denominado "elumaflex" vou revestir toda a fiação com ele.

@LEFORT hahah cara, pior que comprei 2 extintores mesmo, alias vcs tbm deviam fazer isso...experiencia própria..1 não serve pra nada.

Bom, a parte eletrica do carro não sofreu nenhuma avaria, carro ja está firme e forte de novo rs.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto a extintores procurem o novo (classe abc...nao lembro)

o antigo nao apaga nem cigarro.

pegou fogo num carro de meu cliente por vazar gasosa, eu consegui apagar antes de frita o chicote, motor etc.

ja usei 16mm com disj residencial e solta meeesmo, tem q apertar periodicamente.

hoje to com 35mm do alternador pra aux, sem nada.

ja comprei alguns "apetrechos" pra melhorar a segurança de toda instalaçao

(conduites,terminais, distribuidor,disjuntores)

nao espero usar meu extintor tao cedo.

PS: qdo usarem cabos residencial procurem isolaçao de 1kv,

ele tem 2 camadas isolantes

Boa sorte aeh

Editado por kruik

Compartilhar este post

Link para o post

alguns dizem que o disjuntor residencial não desarma, não sei dizer, no meu antigo set usei residencial de 120a mais nunca testei pra ver se realmente desarma.

outros dizem que somente os automotivos desarmam, ai já entra a história de corrente AC X DC...

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, depois do que me aconteceu eu acho que não desarma.

Eu estava usando um disjuntor nema(preto) da lorenzetti de 100A.

Agora vou montar usando um siemens do tipo din.

o esquema era testar isso... alguma ideia?

Compartilhar este post

Link para o post

Desarma sim, ja vi desarmar algumas vezes.. Disjuntor Siemens 63A.. E aqueles outros mais comuns de 40,30A residenciais, que custam 5,6 reais cada..

Agora um detalhe que tem que ser levado muito a sério é que o cabo solta sim com frequencia do disjuntor residencial, é bom se atentar a isso..

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, depois do que me aconteceu eu acho que não desarma.

Eu estava usando um disjuntor nema(preto) da lorenzetti de 100A.

Agora vou montar usando um siemens do tipo din.

o esquema era testar isso... alguma ideia?

Lorenzetti não desarma nem no uso residencial heheheh é uma bela de uma bosta...

Se for usar, usem siemens que vale a pena.

Sobre extintor... só não tive meu ex omega totalmente incendiado pq pegou fogo no pátio da empresa, e eu gritei para um camarada que tava aqui e ele correu e pegou um grande de pó quimico... o do carro não fazia nem cócegas... (o motivo do fogo foi a partida a frio)...

Compartilhar este post

Link para o post

Revivendo rs

Estou remontando o som e agora estou tomando os devidos cuidaddos.

É o seguinte, ontem eu peguei uma bateria de 60A e coloquei um disjuntor de 90 A pial no positivo e fiquei encostando no negativo, o disjuntor não desarma... Testei com outro disjuntor, um moeller de 63A e nada tbm.

Afinal, alguem tem uma resposta definitiva se disjuntores residenciais funcionam ou apenas servem para permitir/bloquear a passagem de corrente quando ligado e desligado respectivamente??

Compartilhar este post

Link para o post

Se os disjuntores não desarmaram, é por que estão com problema. Ontem estava concluindo a instalação de dois E2K num Boog 1800rms e desarmou tocando hypnotise. E era um Disjuntor residencial simples, novo. Então com certeza os seus estão com problema. O meu tbm desarmou esses dias, por causa do excesso de calor e mto tempo ouvindo musica...

Compartilhar este post

Link para o post

'E tudo questao de curva do disjuntor, depedendo da curva dele nao desarma nem a pau !!!

Curva B - Desarma de entre três e cinco vezes a corrente nominal

Curva C - Desarma entre cinco e dez vezes a corrente nominal

Curva D - Desarma entre dez e vinte vezes a corrente nominal

Se brincar creio que eu vou criar um topico explicando melhor isso, mas basicamente estas sao as informacoes basicas necessarias para uso. Tudo depende da corrente de pico do amplificador(ou amplificadores), pois os disjuntores residencias levam em consideracao a corrente de partida do equipamento(lampadas, motores...).

:-)

Compartilhar este post

Link para o post

'E tudo questao de curva do disjuntor, depedendo da curva dele nao desarma nem a pau !!!

Curva B - Desarma de entre três e cinco vezes a corrente nominal

Curva C - Desarma entre cinco e dez vezes a corrente nominal

Curva D - Desarma entre dez e vinte vezes a corrente nominal

Se brincar creio que eu vou criar um topico explicando melhor isso, mas basicamente estas sao as informacoes basicas necessarias para uso. Tudo depende da corrente de pico do amplificador(ou amplificadores), pois os disjuntores residencias levam em consideracao a corrente de partida do equipamento(lampadas, motores...).

Boa explicação... o problema é que as pessoas tendem a achar que um disjuntor de 60A desarma com 61A, por exemplo, quando na verdade é diferente...

Num curto circuito a corrente tende ao infinito, numa casa, isso pode chegar a valores BEM altos, mesmo que por milissegundos... ja num sistema alimentado por baterias, pode ser que a corrente de curto que a bateria consegue fornecer nem seja suficiente para desarmar o disjuntor IMEDIATAMENTE, uma hora ele desarma, mais ai já derreteu tudo...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e, no disjuntor residencial ele precisa de uma alta carga para considerar desamar. Ja no automotivo basta exceder em alguns amperes sua capacidade nominal que ja desama.

So arrumar este teclado aqui e vejo se abro um topico explicando para a galera :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Já liguei um amplificador em um disjuntor de carga bem pequena ( eu sabia que ia desarmar ), o engraçado era que quando ligava o som, a bagaça desarmava, se você armasse de novo ( com o som ligado ), ele ficava um tempo tocando e por fim desarmava de novo. Alguém sabe explicar?

Compartilhar este post

Link para o post

E porque os residencias precisa de um certo periodo de carga. No caso quando voce ligava ele dava o pico de corrente e desligava. Quando voce ja ligava com o som ligado depedendo da passagem que esta na musica ele esperava um pouco para desamar(ate ele acumular a carga para desame).

Por exemplo teu amplificador e de 200 amperes (nominal) e tem alguns picos de 600 Amperes. Se voce colocar um de Curva B, ele so desama depois de um certo tempo com este pico, so desama instantaneamente se o pico for MUITO maior que o pico maximo da Curva. Por causa da diferenca entre AC e DC.

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

Bene, se puder criar o tópico o forum lhe agradece.

Por exemplo.

Atualmente eu uso uma taramps TA1600 e uma Power one no meu som.

Possuo a bateria do cofre de 60A e uma aux de 60A.

Qual seria o dimensionamento correto dos disjuntores?

Compartilhar este post

Link para o post

Curva B ai no caso. Compra da SIEMENS ou da Pial. A curva fica ao lado do disjuntor nas especificacoes dele. Usa dois de 60 amperes, um saindo da bateria (20 cm dele mais ou menos) original do carro, e o outro voce coloca a 20 cm tambem da auxiliar.

So toma cuidado, passa a fita em volta do cabo e o disjuntor(fita de alta fusao da 3M ela fica meio que emburrachada depois que voce passa ela) pois o cabo tem uma mania de ficar solto nos disjuntores residenciais(quando se usa na eletrica automotiva) devido a vibracao da base do carro.

E antes que me perguntem, nao estou sugerindo o uso do fusivel ao inves do disjuntor na bateria auxiliar devido ao fato da carga que o disjuntor residencial precisa para desarmar, pode acontecer um loop de terra e o fusivel viver queimando(isso ANTES da bateria - onde as cargas se somam).

So arrumar o raios da acentuacao aqui no teclado e eu crio o topico :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...