Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
antnbarao

[Chevrolet Celtal] novas fotos pag 15 finalizado

Recommended Posts

Mas antônio, isto é na simulação... e simulação se faz em cima de parâmetros que se tira com mais ou menos 0,1W aplicados. Ou seja, o falante nem se mexe.

A dinâmica do dia-a-dia só se tira nos ouvidos. 80Hz teu falante tira com o pé nas costas, um falante mais parrudo vira 60Hz com facilidade. Até mais, mas aí depende da acústica do veículo.

Cansei de cortar sub a 40Hz, com inúmeras vantagens. A maior delas é a articulação no médio-grave, pois o sub na mala tira MUITO a inteligibilidade. Sem falar que arrasta o palco pra trás.

Com certeza é só uma simulação mas te dar um diretriz um caminho a seguir .Hoje to usando hp(sub sonico ) de 30 hz mas o sloop é de primeira ordem tu sabe que vai tocar frequencias mais abaixo de 30hz só com menos potencias protegendo o meu falante :legal:

o os mids posso baixar mais em 60hz e baixar mais o sub não tem problema algum.Agora tenho que ter certeza o que estou fazendo :legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antonio, juro que não encho mais o saco aqui no seu tópico rsrsrs. Mas testa lá com os cortes mais baixos e depois posta suas impressões. Esse pico em 63hz mesmo, minha primeira tentativa para solucionar seria fazer um corte LP mais baixo que o pico, pronto.

Que isso amigão tem toda liberdade do mundo não só você como todos do forum

Douglas com certeza vou tentar todas as possibilidades e o que tudo que falou nos postes antes não deixa de ter sentido e kleber falou o que tambem falei antes se voçê não tem ainda intimidade com seu equipamente então vai com calma ai sim depois com o tempo voçê pode extrair mais dele :legal:

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá. Eu acostumei acertar o mid primeiro e depois ir para o sub. Acho mais fácil. E depois vou para o sub. Não lembro ficar bom para o meu ouvido, sub cortado alto. Na tela os olhos brilham, mas no ambiente carral, o ouvido é traidor comigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá. Eu acostumei acertar o mid primeiro e depois ir para o sub. Acho mais fácil. E depois vou para o sub. Não lembro ficar bom para o meu ouvido, sub cortado alto. Na tela os olhos brilham, mas no ambiente carral, o ouvido é traidor comigo.

Beleza Beraldo!!! Com certeza primeiro os mids depois a TW e ai sim por ultimo sub o menos problematico :legal:

Quem tiver interesse basta comprar um livro muito bom, ele praticamente repleto de graficos e simulações Van dichson ai vão entender porque dou valor aos programas pois sem eles viveria no mundo do achismo rsrsrr

http://www.lojavirtualsegura.com.br/produto_1221_149737_livro_caixas_acusticas_e_alto-_falantes.loja

abraços amigão

Compartilhar este post

Link para o post

E pra quer pra sentir !!!seu cerebro vai perceber em formas de instimulos e mais nada tu mesmo não vai perceber a diferença !!!E qual musica, detalhe que seja minimo ,qual instrumento que toca essa frequencia tão baixa !!E pra quer???15 hz ??? Mas esse é minha opinião gastamos um monte de energia e real !!!Pra um sub se na verdade pouca informação esta lar !!!!!

Por 2 motivos:

Dependendo de como o contrabaixo é captado, tem muita info por volta de 20Hz. E sem processamento eletrônico! Basta o microfone ficar próximo ás cordas.

Segundo que não podemos esquecer que quando falamos em corte a determinada frequência, caixa respondendo até tanto... estamos falando de -3dB. -3dB é mais ou menos equivalente a aplicar apenas metade da potência. Seu sub recebendo 200W tocaria apenas com 100W a 30Hz, junte aí a ineficiência do veículo em frequências abaixo de 40Hz, e começamos a encontrar os reais problemas.

Tendo um sub respondendo a 15Hz -3dB, pode-se dizer que, onde há mais informação (por volta de 30Hz), o sub toca pleno. A 30Hz, vc só tel ele pleno láaaaaa pra frente. Considerando um slope de 6dB por oitava, é meia oitava pra frente... seu sub só toca a 0dB a 45hz.

Compartilhar este post

Link para o post

O lowpass do mid ta em cima do hipass do tw, vai dar pico, a não ser que haja um vale no grafico do mid e no do tweeter justamente ai.

Sandrão, o que o kleber falou acima explica porque não tem pico. Depois daquele dia comecei a discutir sobre o assunto com o aleixo mas não deu pra terminar. De qlq maneira achei poucos textos na net falando sobre o ponto de corte do crossover e muitos falando sobre construção.

A imagem aqui dá uma ilustrada mais ou menos.

crossover.gif

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente isso, pode ver que o crossover point não é um lugar onde coincidem os cortes, há um vale e uma compensação.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto maior a gama de frequências eficientemente reproduzida melhor a qualidade final do que ouvimos, um unico som pode ter informações de várias frequências, algumas em menor intensidade e outras em maior, creio que a isso se de o nome de harmonicas. Além de outros aspectos da musica que não são percebidos quando certas frequências ficam de fora, como as propriedades acusticas do ambiente onde foi executada a musica.

Se não for pra isso que se gasta o dinheiro montando um SQ com equips hi-end, talvez valha mais a pena não investir tanto e se contentar com algo que faça a mesma coisa (deixar frequencias de fora) por muito menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Por 2 motivos:

Dependendo de como o contrabaixo é captado, tem muita info por volta de 20Hz. E sem processamento eletrônico! Basta o microfone ficar próximo ás cordas.

Segundo que não podemos esquecer que quando falamos em corte a determinada frequência, caixa respondendo até tanto... estamos falando de -3dB. -3dB é mais ou menos equivalente a aplicar apenas metade da potência. Seu sub recebendo 200W tocaria apenas com 100W a 30Hz, junte aí a ineficiência do veículo em frequências abaixo de 40Hz, e começamos a encontrar os reais problemas.

Tendo um sub respondendo a 15Hz -3dB, pode-se dizer que, onde há mais informação (por volta de 30Hz), o sub toca pleno. A 30Hz, vc só tel ele pleno láaaaaa pra frente. Considerando um slope de 6dB por oitava, é meia oitava pra frente... seu sub só toca a 0dB a 45hz.

Agora sim estamos falando a mesma linguagem lembre-se que estou falando desse conjunto falante + caixa .Por esse motivo tô usando 6 db oitava um corte menos preciso e mais suave pra poder alcaçar as frequencias mais baixa temos que respeitar os limites fisicos,mecanicos e eletricos do conjunto por isso se faz um projeto analizando o todo e não simplesmente minha vontade :legal:

Pra ter uma ideia com a caixa que fiz ele ta sintonizada e 44 hz e F3 43 hz a menos 3 dbs com 250 wrms pois o arc fornece 500 wrms a 2 ohms

ele vai responder a 30 hz a -12 db oitava com 31 wrms vai os graficos rsrsrrs

E outra olha o que acontece com o xmax a 30 hz ta com o 4 vezes mas é só olhar no grafico de excursionamento a 30 hz ele tá com 12 mm e o xmax desse falante srrsrs é 3,5mm Por esse motivo tenho que proteger o falante com pouca potencia,esse é o motivo do corte ta mais alto

Projeto da caixa e curva de resposta

novaimagemg.png

Potencia aplicavel canto superior direito da figura 30 hz

novaimagem1ho.png

Grafico de excursionamente do cone canto superior direito do grafico 30hz 12mmm xmax

novaimagem2.png

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver como, faz a caixa de teste selada, e testa sem subsônico. Ai sim você vai ouvir toda qualidade desse subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver como, faz a caixa de teste selada, e testa sem subsônico. Ai sim você vai ouvir toda qualidade desse subwoofer.

Com a caixa selada ai que ele vai responder mais alto e sem controle do cone Veja só em 63 hz o f3 a menos 3 dbs vai tar com 250 wrms e com seu xmax de 8,5 ja esta acima pois o xmax do falante é 3,5 rsrrsrsr é só olhar no canto superior direito do grafico o xmax do falante minha vontade e desejo não prevalece mais sim os parametros e esse volto a repetir temos que respeitalos o que eu ganho ta la grafico o dobro do excursionamento se eu tirar o filto e tacar potencia o sub logo vai entrar em colapso pois estarar fora do gap da bobina

novaimagemqs.png

Compartilhar este post

Link para o post

antnbarao

Colega, não fique preso somente aos gráficos, faça um teste cego e sem compromisso, imparcial.

Se os gráficos fucnionassem tão bem assim, meu Black Panther de 8" já teria queimado na primeira semana de uso, eu JUDIO dele na selada com muito subgrave, ampli vagabundo, sem subsônico e com corte alto.

Selada responder mais alto e com menor controle de cone? Sei lá, eu meio que pago pra ver, não conheço resposta mais plana e natural que selada.

Compartilhar este post

Link para o post

Antônio, este é o problema... lembra quando eu disse pra fazer selada?

Com selada vc teria a caixa descendo a mesma coisa (ou mais), não precisaria de subsônico, e ainda teria um grave bem melhor.

Sintonizar em 43Hz é pra quem quer SPL. Não sei seu caso qual seja, mas na real você fica sem subgrave por conta do picos que vai surgir na região dos 40Hz. Só a cabine já te dá um ganho monstruoso nessa faixa. Não sei se você tá usando alguma equalização, mas é fato que seu subgrave só vai aparecer com imponência equalizando forte. E equalizar anula TODA a vantagem de poder aplicar potência mais alta nos falantes.

Esqueça um tempo a simulação. Você vai ouvir seu som com os ouvidos... pegue uns pedaços de madeira, pregue-os, faça uma caixa selada tosquinha, do mesmo volume que o Iana usava, e teste... veja qual delas te agrada mais e parta pro que você gostou de ouvir, não o que te deu uma simulação mais bonita. Como eu te disse, simulação não é nem 50% da realidade. Te dá uma LEVE idéia do comportamento, e ainda assim se têm muitas surpresas...

Não existe UM fabricante sério que projete uma caixa apenas nos simuladores, nem mesmo usando simuladores muito mais potentes que os que usamos, como o LSPCad.

Caixa de alta qualidade é simulada até a primeira fase de testes. Mas só vai pro mercado depois de MUITO acerto de ouvido.

Compartilhar este post

Link para o post

antnbarao

Colega, não fique preso somente aos gráficos, faça um teste cego e sem compromisso, imparcial.

Se os gráficos fucnionassem tão bem assim, meu Black Panther de 8" já teria queimado na primeira semana de uso, eu JUDIO dele na selada com muito subgrave, ampli vagabundo, sem subsônico e com corte alto.

Selada responder mais alto e com menor controle de cone? Sei lá, eu meio que pago pra ver, não conheço resposta mais plana e natural que selada.

Amigão tenho esse falante em meu som residencial ele é extremamente pra caixa selada pra ter uma ideia que é totalmente diferente os seu parametros do meu a questão não é gosto mas sim respeito pels parametros TS

E não disse que a selada responde mais alta que a dutada é ao contrario a dutada tem 3 dbs a mais o que falei é que o f3 da selada fica mais alto e outra caixa selada tem maior controle sobre o excursionamento do que a dutada

:legal::legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Antônio, este é o problema... lembra quando eu disse pra fazer selada?

Com selada vc teria a caixa descendo a mesma coisa (ou mais), não precisaria de subsônico, e ainda teria um grave bem melhor.

Sintonizar em 43Hz é pra quem quer SPL. Não sei seu caso qual seja, mas na real você fica sem subgrave por conta do picos que vai surgir na região dos 40Hz. Só a cabine já te dá um ganho monstruoso nessa faixa. Não sei se você tá usando alguma equalização, mas é fato que seu subgrave só vai aparecer com imponência equalizando forte. E equalizar anula TODA a vantagem de poder aplicar potência mais alta nos falantes.

Esqueça um tempo a simulação. Você vai ouvir seu som com os ouvidos... pegue uns pedaços de madeira, pregue-os, faça uma caixa selada tosquinha, do mesmo volume que o Iana usava, e teste... veja qual delas te agrada mais e parta pro que você gostou de ouvir, não o que te deu uma simulação mais bonita. Como eu te disse, simulação não é nem 50% da realidade. Te dá uma LEVE idéia do comportamento, e ainda assim se têm muitas surpresas...

Não existe UM fabricante sério que projete uma caixa apenas nos simuladores, nem mesmo usando simuladores muito mais potentes que os que usamos, como o LSPCad.

Caixa de alta qualidade é simulada até a primeira fase de testes. Mas só vai pro mercado depois de MUITO acerto de ouvido.

Mas uma vez concordo em partes contigo !!Tu não é uma cara leigo, to lêr e te informa pois tu tens argumentação , mas tu ja tem ou leu esse livro considerado a BIBLIA do som

Se não leu compra!!!Depois me diz o que ta lá escrito se não é o que eu estou tentando fazer com meu pequeno conhecimento e que todos os dias aprendo um pouco :banghead:banghead

se tu tiver a aportunidade de ler te dou a pag e a seção aonde Van DIKHSON faz o comentario sobre porque alguns hobista insistem em colocar falantes que é em caixas dutadas em selada ou vise vesa :legal:

http://www.lojavirtualsegura.com.br/produto_1221_149737_livro_caixas_acusticas_e_alto-_falantes.loja

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão tenho esse falante em meu som residencial ele é extremamente pra caixa selada pra ter uma ideia que é totalmente diferente os seu parametros do meu a questão não é gosto mas sim respeito pels parametros TS

E não disse que a selada responde mais alta que a dutada é ao contrario a dutada tem 3 dbs a mais o que falei é que o f3 da selada fica mais alto e outra caixa selada tem maior controle sobre o excursionamento do que a dutada

:legal::legal::legal:

Posso te fazer umas perguntas?

Já regulou seu som de ouvido?

Até quanto seus mids descem com força (em flat) sem abrir o bico? (Isso mesmo, antes de distorcer ou embaralhar ou raspar a bobina)

Já experimentou regular o LP do sub somente um pouco acima do ponto onde seus mids conseguem descer com força?

Juro que quando li corte subsônico a 30Hz, pensei na hora: O quê? É trio? Woofer? (Mesmo com slope do jeito que está)

Os melhores carros que ouvi usavam no máximo LP em 63Hz, não vejo como sub em dutada, dentro de PM de carro, cortado alto assim, atrapalhando o trabalho dos mids, ser um som específico pra SQ, você não ouve embolar ou misturar bumbo com baixo? Não sente falta do detalhamento em grave e médio-grave?

Não entendi o que disse sobre selada, a sintonia fica mais alta? Mas com qual volume de caixa? Em volume ideal?

Você quer respeitar os parâmetros TS e não respeita seus ouvidos? Respeitar parâmetros sem OUVIR o som? Não é pra se ofender, mas primeiro precisa ter ouvido e afinar o som usando ele, depois SE QUISER, passar por um RTA pra corrigir alguma coisa. Se não é pra fins de competição, EU não passo em RTA nenhum, pq depois que passa aparece um monte de defeito, antes o som estava LINDO de ouvir...

Desculpe amigo, mas isso eu não entendo de forma alguma, está pra nascer um ser humano que olhe um gráfico, curvas e imagens e fale "esse som está muito bom", assim como está pra nascer um que ouve uma música e diz "em 650Hz tem um vale bem suave".

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Antônio... Vince Dickason é legal pra aprendizado, MAS se o que ele diz vai contra o que eu vi na prática, bye bye Dickason... Há variáveis demais em áudio pra se balizar em uma única pessoa.

O que tô te falando é sério, testa as duas caixas e vai pela melhor pra você, mesmo que saia diferente do que o Dickason disse.

Ainda não existe verdade absoluta em áudio!

Compartilhar este post

Link para o post
assim como está pra nascer um que ouve uma música e diz "em 650Hz tem um vale bem suave

Ai eu concordo contigo !!!Mas me diz como tu afina teus ouvido os meus eu afino !!!! :legal: e tenho um metodo bem pratico se quseres posso te passar

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Antônio... Vince Dickason é legal pra aprendizado, MAS se o que ele diz vai contra o que eu vi na prática, bye bye Dickason... Há variáveis demais em áudio pra se balizar em uma única pessoa.

O que tô te falando é sério, testa as duas caixas e vai pela melhor pra você, mesmo que saia diferente do que o Dickason disse.

Ainda não existe verdade absoluta em áudio!

Beleza Kleber mas tu conhece o curiculo do cara????O cara só faz prototipo pra a industria !!! Vou deixar tu mais alegre ele so faz caixa selada rsrsrrsr Mas só escolhe falantes pra selada rsrsr :banghead:banghead:banghead

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ai eu concordo contigo !!!Mas me diz como tu afina teus ouvido os meus eu afino !!!! :legal: e tenho um metodo bem pratico se quseres posso te passar

Abraços

Minha referência é banda ao vivo, fui vocalista de uma banda por 4 anos, essa e meu violão são as minhas referências. Gosto quando consigo ouvir a esteira da caixa vibrando, a baqueta batendo no prato, o martelo batendo no bumbo, a palheta raspando na corda. Mas é aquilo né, realmente cada um com sua referência o que é perfeito pra mim pode não ser pra você, só posso dizer que sou MUITO chato pra música, timbre e afinação, independente do gênero, pois já ouvi muita coisa que não gostava em estúdio de gravação e mesmo assim admirava quando ouvia boa música, bom cantor (a) ou boa banda.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Minha referência é banda ao vivo, fui vocalista de uma banda por 4 anos, essa e meu violão são as minhas referências. Gosto quando consigo ouvir a esteira da caixa vibrando, a baqueta batendo no prato, o martelo batendo no bumbo, a palheta raspando na corda. Mas é aquilo né, realmente cada um com sua referência o que é perfeito pra mim pode não ser pra você, só posso dizer que sou MUITO chato pra música, timbre e afinação, independente do gênero, pois já ouvi muita coisa que não gostava em estúdio de gravação e mesmo assim admirava quando ouvia boa música, bom cantor (a) ou boa banda.

:legal:

De boa amigo no maior respeito com certeza teus ouvidos são melhores que os meus uso metodo mais pratico pois Deus não me deu esse don então comprei um fone de ouvido muito bom AKG acho que tu conhece e faço as regulagens por comparação metodo de afinação rapida ai tem uns amigos que são de um estudio la tem varios musicos eles sempre dão umas dicas ah ta faltando alguma coisa ,ai é comigo amigo em descubrir e acertar assim que eu faço depois que tiver tudo pronto ,ganho, posicionamento e tudo mais,ai sim passo o rta par ver. Como falei e kleber tambem falou é só pra visualizar se tiver gostoso o som não tem que mexer en nada se tiver vale e picos é só suavisar e mais nada entende :legal:

De boa obrigado pela opinião :legal:

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

De boa amigo no maior respeito com certeza teus ouvidos são melhores que os meus uso metodo mais pratico pois Deus não me deu esse don então comprei um fone de ouvido muito bom AKG acho que tu conhece e faço as regulagens por comparação metodo de afinação rapida ai tem uns amigos que são de um estudio la tem varios musicos eles sempre dão umas dicas ah ta faltando alguma coisa ,ai é comigo amigo em descubrir e acertar assim que eu faço depois que tiver tudo pronto ,ganho, posicionamento e tudo mais,ai sim passo o rta par ver. Como falei e kleber tambem falou é só pra visualizar se tiver gostoso o som não tem que mexer en nada se tiver vale e picos é só suavisar e mais nada entende :legal:

De boa obrigado pela opinião :legal:

Meu caro, acho que todos estamos aqui para aprender! Acho que, quem vem aqui com o intuito de ensinar ao invés de dividir, esta perdendo de aprender, nem que seja um pouco, não é mesmo?

Mas você é um cara inteligente e sabe que em forum todos irão dar um pitaco, uma opinião e fazer uma crítica, porém, mesmo que parciais e pessoais, não podemos levar para o lado pessoal []-[]

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

vamos responder o questionario srrsrs De boa amigo

Posso te fazer umas perguntas?

Já regulou seu som de ouvido?

1 uso ociloscopio pra regulagens dos ganhos

2 uso metodo de afinação rapido com o disckman e o fone AKG e os cds de teste

3 escuto as faixas e vou mundando os cortes ate ficar o mais proximo do que escutei com fone AKG

Até quanto seus mids descem com força (em flat) sem abrir o bico? (Isso mesmo, antes de distorcer ou embaralhar ou raspar a bobina)

Já experimentou regular o LP do sub somente um pouco acima do ponto onde seus mids conseguem descer com força?

Uso uma senoide de 80 hz ou 60 hz com o cross desligado ai ja aproveito e confirmo o ganho dos mids depois só com o ociloscopio regulo a tw e por ultimo o sub esse de ouvido ociloscopio

sobre o LP uso o mesmo do mid mas quem vai dizer o ponto realmente sera o rta na hora de visualizar a curva de rsposta ele é que vai dar a precisão se vai ter quer inverter de fase o deixar normal a polaridade e qual o sloop a ser usado .

Os melhores carros que ouvi usavam no máximo LP em 63Hz, não vejo como sub em dutada, dentro de PM de carro, cortado alto assim, atrapalhando o trabalho dos mids, ser um som específico pra SQ, você não ouve embolar ou misturar bumbo com baixo? Não sente falta do detalhamento em grave e médio-grave?

Depende da filosofia do projeto posso baixar mais o mid em 6o hz e o sub em 60 hz o corte do sub sem problema algum se ficar legal quem manda é o mid e a TW

Não entendi o que disse sobre selada, a sintonia fica mais alta? Mas com qual volume de caixa? Em volume ideal?

30 litros pro dois subs mas em carro não dar pra ter o volume ideal mas sim o melhor dentro do espaço que tu tens (filosofia do projeto )tem nego no forum querendo colocar em dois subs de 10 pol 131 litros srrsre ainda tem gente dando força .

Acho que é só srrsrs

Abraços

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Meu caro, acho que todos estamos aqui para aprender! Acho que, quem vem aqui com o intuito de ensinar ao invés de dividir, esta perdendo de aprender, nem que seja um pouco, não é mesmo?

Mas você é um cara inteligente e sabe que em forum todos irão dar um pitaco, uma opinião e fazer uma crítica, porém, mesmo que parciais e pessoais, não podemos levar para o lado pessoal []-[]

Abraço

Claro amigão jamais levarei pro lado persoal só defendo embasado minhas opinioes :legal: e cada tem seu ponta de vista

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Kleber mas tu conhece o curiculo do cara????O cara só faz prototipo pra a industria !!! Vou deixar tu mais alegre ele so faz caixa selada rsrsrrsr Mas só escolhe falantes pra selada rsrsr :banghead:banghead:banghead

abraços

Conheço!

E sei que ele tem a consciência que é impossível generalizar.

Há vantagens e desvantagens em cada modelo... o que estou te dizendo é que fazer uma dutada sintonizada em 43Hz, que depende de subsônico em 30Hz, num ambiente que ressona em 40 e poucos Hz (entre 40 e 55 pra maioria dos carros) não traz nenhuma vantagem sobre a selada. Na verdade, só traz desvantagens! Há muitos relatos felizes desse sub em seladas...

O que estou dizendo é que você deveria testar ao invés de limitar sua gama de opções à simulação e à teoria... pq a própria teoria aplicada na simulação reduz uma fórmula com variáveis de A a Z a apenas uma soma de A e B... De C a Z são totalmente ignorados. É como dizer, em física, que um cavalo é uma esfera perfeita!

E olha que implementações de subs de "caixa dutada" em caixas seladas já deram resultados felizes e surpreendentes em vários casos. Mas é claro, existem as variáveis de C a Z que transformam a simulação e os cálculos em uma coisa distantíssima da realidade! Inclusive, dentro dessas variáveis, até os estilos musicais mudam tudo. Uma caixa linda na simulação pode tocar lindamente um Jazz, e no metal passar vergonha com o bumbo embolando.

Como eu disse, EU testaria a selada e optaria pela caixa que mais me agradasse.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...