Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
antnbarao

[Chevrolet Celtal] novas fotos pag 15 finalizado

Recommended Posts

A imagem vale mais do que mil palavras

,mas não posso deixar de comentar que ja troquei ideia com alguns do forum que jura de pe junto com seus 26 anos eu acho que escuta as frequencias de 17hz srrsrsrsrrsr não se escuta ,se senti ou escuta na verdade 17 hz ressonando com alguma coisa gerando assim uma frequencia mais alta,ate porquer o ouvido humano só pode ouvir de 20 a 20 khz isso com a idade de 15 anos dai pra frente vamos perdendo a audição pelas pontas ressumino pra quer cortar sub lá embaixo se não se escuta ??????????Faz um teste eu faço todo ano no periodico aonde trabalho se chama-se AUDIOMETRIA eu aos 32 anos não escuto mas nem 27 hz rsrsrrs imagine 17 hz ao não ser que alguem seja essa imagem que Beraldo postou :legal::legal:

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb sou mt mais um apaixonado pelo assunto do que um entendido. Mas o pessoal exagera mesmo. No vídeo do youtube onde o Sakata analiza um carro no sound quality, ele cita q um dos itens a serem avaliados é ver até onde o sub consegue descer. Diz ele, o sub tem que descer "PELO MENOS" até 20Hz...ou seja devem ter uns q toquem 10Hz 13Hz. Até deve tocar mas como "AVALIAR" isso, e "PRA QUÊ" tem q ir além dos 20Hz se não nos serve d nd?

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico ficou polêmico hehehe.

Bem, sobre os cortes acho que realmente não vale a pena fazer um corte muito preciso pois perde a transição natural dos falantes, isso em 2way. Já no seu caso usando 3 vias eu testaria só para saber o resultado já que nunca fiz, mas somente nos full e tweeters que estão bem perto um do outro. O de 900hz pode até não ser o usual de 3way mas se é o recomendado pela dynaudio não tem muito o que discutir, é igual antonio falou mesmo, tem que respeitar a resposta de cada falante.

Já o subwoofer eu nunca vou usar um corte em 80hz, pois já usei e não gostei. Nos meus sets essas frequências na faixa dos 60-80 hertz já consigo localizar com certa facilidade, então cortando mais baixo(claro, depois de fase e TA acertados) consigo uma melhor integração de subwoofer com o palco. Até pq nessa faixa de 60hz sempre tem a ressonancia do carro, não dá para ter uma resposta plana do grave, aí fica aquele pico e lá no subgrave a resposta fraca. Eu duvido bastante que alguém consiga acertar um subwoofer num sistema hi-fi integrando bem certinho com o palco e com um corte tão alto.

Quanto ao subsônico se o subwoofer aguentar descer mais eu não vejo problema e deixar bem baixo, e nesse eu prefiro cortes mais abruptos para proteger mais, já que as vezes eu gosto do subgrave mesmo. Por enquanto posso garantir que as frequencias baixas estou ouvindo bem, já nas altas acredito que não mesmo, pois aí que o ser humano começa a perder mais cedo.

Quanto ao RTA ainda não usei no meu som, já reduzi um pico em 100hz de ouvido mesmo e tb um vale na faixa de 1-2khz, mas com certeza depois que estiver mais acertado vou passar no RTA. Pode até não ser possível dizer qual a frequência só ao ouvir mas se vc sentiu que tem algo errado quando mecher no EQ vai ver a melhora e pronto, assim que eu tento acertar de ouvido heehhe

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeitas colocações..

Tópico ficou polêmico hehehe.

Bem, sobre os cortes acho que realmente não vale a pena fazer um corte muito preciso pois perde a transição natural dos falantes, isso em 2way. Já no seu caso usando 3 vias eu testaria só para saber o resultado já que nunca fiz, mas somente nos full e tweeters que estão bem perto um do outro. O de 900hz pode até não ser o usual de 3way mas se é o recomendado pela dynaudio não tem muito o que discutir, é igual antonio falou mesmo, tem que respeitar a resposta de cada falante.

Já o subwoofer eu nunca vou usar um corte em 80hz, pois já usei e não gostei. Nos meus sets essas frequências na faixa dos 60-80 hertz já consigo localizar com certa facilidade, então cortando mais baixo(claro, depois de fase e TA acertados) consigo uma melhor integração de subwoofer com o palco. Até pq nessa faixa de 60hz sempre tem a ressonancia do carro, não dá para ter uma resposta plana do grave, aí fica aquele pico e lá no subgrave a resposta fraca. Eu duvido bastante que alguém consiga acertar um subwoofer num sistema hi-fi integrando bem certinho com o palco e com um corte tão alto.

Quanto ao subsônico se o subwoofer aguentar descer mais eu não vejo problema e deixar bem baixo, e nesse eu prefiro cortes mais abruptos para proteger mais, já que as vezes eu gosto do subgrave mesmo. Por enquanto posso garantir que as frequencias baixas estou ouvindo bem, já nas altas acredito que não mesmo, pois aí que o ser humano começa a perder mais cedo.

Quanto ao RTA ainda não usei no meu som, já reduzi um pico em 100hz de ouvido mesmo e tb um vale na faixa de 1-2khz, mas com certeza depois que estiver mais acertado vou passar no RTA. Pode até não ser possível dizer qual a frequência só ao ouvir mas se vc sentiu que tem algo errado quando mecher no EQ vai ver a melhora e pronto, assim que eu tento acertar de ouvido heehhe

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

**

Editado por beraldo

Compartilhar este post

Link para o post

Tá bom se fosse uma questão de argumentação eu faria ao menos um esforço. Mas se é para floodar tudo bem rsrsrs

Só pra contribuir rsrsrs

FreeTibet+Cokelogoeng.jpg

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post

Link para o post

Não falei que deverá deixar seu som o mais próximo de uma linha reta, muitas vezes usamos o rta para corrigir erros, vales etc...

Quando o Mauro mexeu nos pocisionamentos das minhas colunas, todas as regulagens foram feitas de ouvido, passamos o rta para ver se o som estava respondendo

todas as frequencias, se tinha vales etc. Qnd o Diogo Ianaconi estava com um bitone para testar tb tivemos a oportunidade de regular o som com rta e em outra

configuração o som pelo ouvido e o resultado 2 foi beemmm mais agradável.

Em relação a frequencias baixas, acho q sentimos frequencias de 16hz por exemplo, mais escutá-las acho dificil.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei bastante e gostaria de ouvir...masssss, e digo uma coisa, cada som montado é um som montado, rs, pois já tive tanto sub cortado a 30hz, como sub sem cortes, e ambos tocavam muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá bom se fosse uma questão de argumentação eu faria ao menos um esforço. Mas se é para floodar tudo bem rsrsrs

Só pra contribuir rsrsrs

Bom, não sei se foi comigo ....rsss... porque não foi direcionado a vc.

Mas enfim , argumentar ?

Criam regras infundadas do nada, e ditam como se fossem leis para subalternos. Osmose. Um giro pelo forum e usuários que aprenderam "ontem" a andar, hoje já questionam sobre o processo de uso ou não de patins in-line.

PAZ !

E boa sorte no projeto Antônio. Um ano atrás quando conversávamos sobre áudio, comentei contigo do por quê eu nunca criei algum tópico diy de projeto que fosse. Até porque monto set em garagem e não dou valor algum para techflex ou carpete. Enfim, centavo que sobra, gasto ao meu ouvido.

Porém, críticas só fazem crescer. Certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas enfim , argumentar ?

Criam regras infundadas do nada, e ditam como se fossem leis para subalternos. Osmose. Um giro pelo forum e usuários que aprenderam "ontem" a andar, hoje já questionam sobre o processo de uso ou não de patins in-line.

PAZ !

E boa sorte no projeto Antônio. Um ano atrás quando conversávamos sobre áudio, comentei contigo do por quê eu nunca criei algum tópico diy de projeto que fosse. Até porque monto set em garagem e não dou valor algum para techflex ou carpete. Enfim, centavo que sobra, gasto ao meu ouvido.

Hoje interpretei mau um de seus posts aqui, e comentei com Antônio. Ele "me abriu os olhos" para o que realmente você quis dizer, então peço desculpas por qualquer mau entendido que possa ter ocorrido, mas enfim, apesar de ser um desses que aprende a andar ontem, concordo que falo besteiras as vezes, mas estou tentando aprender e formar melhor idéias, baseando-me em consistências e não vendendo peixe que comprei. Antônio irá etender o que digo!!

:+1 na parte de "PAZ" para baixo..

Saudações, Bruno. Tentando evoluir...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas enfim , argumentar ?

PAZ !

Fala sério beraldo, sabe que você é um dos caras que dou moral, sempre trocamos idéias e tal. Também não sei se foi comigo, mas o quote foi, tenha a certeza de que nada do que postei foi baseado em idéia de ninguém, se prestar atenção em alguns trehos vai perceber que foram coisas que vi nos sets que montei e também nos sets de amigos, porque não?

Só não entendi o tibetano logo após o meu post então, foi porque? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno Malachini, nda haver com novato, ou contigo, cicrano, etc... Ninguém nasceu sabendo, tudo mundo erra, eu também falo bobagem, erro, bla bla bla. Floodar mesmo é um erro. Só estraga tópico. E eu cometi. Estou longe de querer ser Deus da verdade. "Tô fora". E quem fala que de vez em quando numa "googlada" não descobre algo que não sabia sobre áudio, está mentindo. Cada vez que procuro, menos eu sei.

Outro dia mesmo estava fuçando um pouco mais na história de Steven Mantz e daí que eu percebi que eu não sei bosta nenhuma mesmo. Sou nem um ponto perto do cara. E ele odeia o Tibet.

No mais, pelo jeito o Antônio limpou meu filme... Ou será que queimou de vez ? Hehehehehe.

douglas_tome, peguei a foto do cachorro e postei. Daí lembrei do Tibet e achei uma foto engraçada do Dalai, e postei logo em seguida. Falta do que fazer. E vc entendeu errado. E nem é direcionado para um e outro, guerra, blablabla... foi só para quebrar o gelo para o rumo que o tópico estava caminhando. De boa brother.

Só uma farpa talvez para quem servir. Para refletir. Estranho, senão hilário, que tem muito tópico que ninguém critica, fala mal, etc... só vejo aplausos. E tem um monte de coisa errada, mal acertada, tunning podre....

Antônio, monta logo essa droga meia boca, e para de enfeitar pavão... o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

barao teu sonho é ir ao japao kkkkkkkkkkkkk

Larcerda Ja ta com essa estoria Leandro!!!!Passou o sabado e domino tirando sarro com minha cara !!!rsrsrrs

Bom curso sei que é muito cansativo mas o Lacerda é fera e ele vai quebrar om monte de tabus e preconceitos :legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao uso de sub, já tive sub sintonizado a 35Hz e sub descendo a 15Hz, e digo, FAZ diferença. por mais que nossos ouvidos não ouçam 15Hz, nós não ouvimos APENAS com os ouvidos! Boa parte da informação nos chega de forma tátil.

Além disto, mais vale um falante que responda BEM em 20Hz e que responda excelentemente bem em 30Hz, do que um falante que responda bem em 30Hz e que só responsa excelentemente bem onde não interessa mais, ou seja, 40Hz pra cima, onde a própria cabine proporciona um ganho descomunal. Sendo assim, é ideal que se tenha muita força abaixo desses 40Hz pra que não tenhamos aqueles picos exagerados que fazem o sub aparentar não estar descendo (motivo pelo qual muitos reclamam que o grave não desce com os vidros fechados, ou mesmo que sub no carro não desce.

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu tem muita gente aki que já ouviu um carro regulado pelo rta (a maioria que vi foram regulados pelo rta da audio control) e minha opinião é unica!

O Som fica uma m****. Nem chega aos pés dos ouvidos bem calibrados! hehhe

só opinião... abraços e belo projeto!

RTA só serve pra se localizar defeitos... por exemplo, algum buraco ou grande pico. Aí você trabalha em cima das fases, da acústica... alguma forma de reduzir os desvios, mas nunca de conseguir uma linha retinha. Até pq, pra isto, nego usa EQ com 1/24 oitava, é tanta equalização numa única oitava que os desvios de fase são inevitáveis, caga todo o som.

Além disto, nem toda perfeição é bonita aos olhos e ouvidos. Geralmente os melhores instrumentos são ouvidos nos "piores" ambientes, ou seja, ambientes com tempos de reverberação altos, muitas reflexões... (piores que eu digo não quer dizer que a sala seja ruim, mas que, diante da utopia da alta-fidelidade, seria um ambiente "sujo") ouvir o mesmo instrumento numa sala de estúdio, ou seja, sem reverberação, nenhuma reflexão e nenhuma coloração é BEM diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobe esses slopes aí rapaz! E abaixa o subsonico. Deixa em 20Hz ou menos.

Como o sub dele tem baixo x-max e está em dutada, é melhor deixar o corte mais alto, ou baixar à medida que se ganha confiança. Se estivesse em selada nem precisaria de subsônico.

Quanto ao corte dos mids, em um 3 vias dá pra fazer esse mid descer BEM mais. 80Hz é fichinha até pra falante de 4" parrudo.

Eu costumo deixar pra acertar o sub por último... faço os cortes no estéreo, vejo até onde o mid realmente desce, e só aí entro com o sub complementando.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

...

Eu costumo deixar pra acertar o sub por último... faço os cortes no estéreo, vejo até onde o mid realmente desce, e só aí entro com o sub complementando.

:+1

Estive dando umas pensadas em como fazer no meu, e também havia chegado nesta conclusão!!!

Inclusive em conversas com o próprio Antônio, que já me deu algumas dicas, comentávamos que não adianta cortar os mids lá embaixo, se o mesmo não é capaz de descer, não é??

Então, acerta-se o estereo antes e depois acerta-se o sub para complementar.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, aí também entrar a importância de escolher equipamentos com o seu gosto. Se gosta de mid descendo tem que comprar um mid que faça isso e instalar de maneira correta também, aí você vai poder cortar seu mid baixo. E isso também você pode mudar, se for ouvir em volumes altos sobe um pouco e etc.

Mas repito que para o meu gosto é corte baixo, pode até ser como o Diana disse sem crossover, lembrei do Corolla quando tinha o 10w0, ele naturalmente não sobe muito e mala já abafa o som, dava para ficar sem corte.

Mas aí o que está ocorrendo é que naturalmente devido à resposta do subwoofer e ao ambiente(carro sedan bem vedado) as frequncias mais altas não chegavam a cabine, mas ficou melhor com o corte rsrsrs.

Cada dia a gente aprende um pouco, isso que é o bom de som.

Compartilhar este post

Link para o post
Como o sub dele tem baixo x-max e está em dutada, é melhor deixar o corte mais alto, ou baixar à medida que se ganha confiança. Se estivesse em selada nem precisaria de subsônico.

Quanto ao corte dos mids, em um 3 vias dá pra fazer esse mid descer BEM mais. 80Hz é fichinha até pra falante de 4" parrudo.

vai os graficos pra dar ideia melhor do uso do filtro alem de proteção aplainou a curva

Sobre os mids eles são os falantes mais importantes eles é que dizem aonde e terminas os cortes

:legal::legal:

sem o filtro

altomobili.png

novaimagem1u.png

Vai 0 grafico com o corte HP em 40 hz como suavisou retirando o pico em 63 hz

Com o filtro

novaimagemgb.png

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

Mas antônio, isto é na simulação... e simulação se faz em cima de parâmetros que se tira com mais ou menos 0,1W aplicados. Ou seja, o falante nem se mexe.

A dinâmica do dia-a-dia só se tira nos ouvidos. 80Hz teu falante tira com o pé nas costas, um falante mais parrudo vira 60Hz com facilidade. Até mais, mas aí depende da acústica do veículo.

Cansei de cortar sub a 40Hz, com inúmeras vantagens. A maior delas é a articulação no médio-grave, pois o sub na mala tira MUITO a inteligibilidade. Sem falar que arrasta o palco pra trás.

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao uso de sub, já tive sub sintonizado a 35Hz e sub descendo a 15Hz, e digo, FAZ diferença. por mais que nossos ouvidos não ouçam 15Hz, nós não ouvimos APENAS com os ouvidos! Boa parte da informação nos chega de forma tátil.

A caixa ou corte eletronico (cross)???

E pra quer pra sentir !!!seu cerebro vai perceber em formas de instimulos e mais nada tu mesmo não vai perceber a diferença !!!E qual musica, detalhe que seja minimo ,qual instrumento que toca essa frequencia tão baixa !!E pra quer???15 hz ??? Mas esse é minha opinião gastamos um monte de energia e real !!!Pra um sub se na verdade pouca informação esta lar !!!!! :legal::legal::banghead:banghead

Mas no resto concordo e foi descrito la acima no topico a importancia de rta e sobre os cortes

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Antonio, juro que não encho mais o saco aqui no seu tópico rsrsrs. Mas testa lá com os cortes mais baixos e depois posta suas impressões. Esse pico em 63hz mesmo, minha primeira tentativa para solucionar seria fazer um corte LP mais baixo que o pico, pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...