Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rweq

Caixa dutada e dutos

Recommended Posts

Olá amigos do forum.

Venho através deste tentar esclarecer algumas dúvidas e aprender coisas novas ao mesmo tempo.

Quando faço uma caixa dutada, a construção é relativamente simples. Não tem muito segredo. MDF, parafusos, cola para madeira e silicone.

Mas, como todos sabem, há, por trás da construção propriamente dita, segredos...

Estes segredos, são:

- a escolha do volume adequado;

- a escolha do diâmetro x comprimento do duto e a freqüência de sintonia.

Para o cálculo do volume, são utilizados o Vas, Qts, Fs e o Dfal.

Por que deve-se escolher um volume onde o R<3dB? O que acontece se for (muito) acima?

Considerando a Fs e a F3, a freqüência de sintonia do duto deve ser igual, acima ou abaixo de quais dessas e e por que? O que acontece nos demais casos, que não o ideal?

Tendo a freqüência de sintonia, como escolher o diâmetro do duto (2", 3" ou 4")? Como determinar a quantidade (1, 2 ou mais)? Como escolher se devo fazer duto circular ou quadrado?

Isto ajudaria para que EU fizesse caixas com um melhor rendimento.

Agradeço a aqueles que ajudarem e com certeza, além de minha, deve ser a dúvida de muita gente.

Qualquer outro comentário ou explicação será bem-vinda!

Rony

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segredo? Não, não tem não... o que existe é a necessidade de "empirismo" mesmo. A caixa perfeita nunca é aquela que sai do projeto dirreto pra realidade, e a verdade é que a caia só fica boa depois de muito teste e alteração.

 

Escolha do volume adequado é a parte mais COMPLICADA.

 

O volume da câmara é o que vai oferecer o correto amortecimento ao cone do falante. Pouco volume (seja selada ou dutada) freia muito o cone. Muito volume, freia muito pouco o cone.

 

Todo falante é composto de um motor, um conjunto móvel (cone) e uma suspensão (aranha e borda). O motor empurra o cone, e sua força é medida pelo produto BL. A suspensão lhe fornece um meio ELÁSTICO que faz com que o cone retorne à sua posição inicial, e, dependendo dos objetivos daquele falante, irá oferecer uma carga mecânica, para que este cone não se movimente demais.

 

O ar dentro da caixa vai se comportar como parte desta suspensão. Por isto que falantes em caixas grandes demais excursionam demais, e há falantes que sequer precisam de uma caixa (modelos free air).

 

A relação do falante com o volume interno da caixa é mostrado pelo VAS. Quanto maior, MENOR é a necessidade de "freio" (tá, vamos chamar de CARGA ACÚSTICA). Quanto MENOR, mais ele depende de carga acústica. GERALMENTE a caixa sempre vai ser MENOR que o VAS. Em muitos casos, 50% dele é um valor de partida, mas veja bem, isto é completamente genérico e NUNCA deve ser entendido como receita ou regra, nem mesmo como limite.

 

Tá, falei muito, né?

 

Resumindo, caixa muito grande TENDE a deslocar muito, e isto significa: 1 - Cone se perdendo, logo, grave embolando. 2 - Maior deslocamento, podendo levar ao dano. 3 - MAIOR facilidade ao conjunto motor para mover o cone em grandes deslocamentos, o que te leva a uma resposta melhor em baixas frequências.

 

Caixa muito pequena mantem o cone mais controlado, o meio fica com constante elástica maior, logo, o cone consegue retornar com maior agilidade de um movimento. MAS isto cobra seu preço, e esta resistência maior reduz a resposta em baixas frequências, e, além disto, por exigir maior força do conjunto motor para movimentar o cone, tende a não ter força para movimentos muito pequenos da fase membrana. Estes movimentos sãao aqueles graves mais baixos, que estão na extensão de qualquer "batida", ou na miccrodinâmica de um som grave (sim, ela existe, ao contrário do que muitos dizem).

 

Logo, se diz que o grave perde extensão.

 

Como saber quando a caixa é ideal? Testando várias caixas, ou fazendo uma caixa de teste que permita reduzir o volume com sacos de areia, até se chegar num ponto ótimo. Fora isto, não tem jeito.

 

Duto? Testando. A interação entre a caixa e o ambiente muda TODA a resposta que você viu lá na simulação, por isto uma boa caixa nunca fica "lindinha" lá no Bassbox ou no WinISD.

 

A frequência de sintonia (Fb) pode ser acima, abaixo ou igual à F3. Eu mesmo já usei falante de Fs de 80Hz em caixa grande, sintonizada a 40Hz pra conseguir mais graves comprometendo potência e velocidade.

 

Fb abaixo da sintonia tem 2 problemas: O SPL na sintoniaa não é tão alto (mas quebra o galho reduzindo o rolloff pra frequências mais baixas), e o Group Delay fica alto.

 

O que é o tal do Group Delay: É, a grosso modo, a diferença de tempo que cada frequência leva pra ser reproduzida. Como nossos ouvidos conseguem distinguir diferenças iguais ou maiores que 24ms, qualquer GD maior que isto VAI ser entendido pelo nosso cérebro como embolamento, pois a reprodução de uma onda de baixxa frequência pode acabar se sobrepondo a outra nota de frequência diferente (eentenda frequência como período).

 

Diâmetro do duto é função do volume de ar que passa por ele. Logo, se o falante desloca muito ar, um duto mais fino vai soprar. Por via de regra, use sempre o duto de MAIOR diâmetro possível. Melhora a resposta em baixas frequências e evita ruídos de sopro. Quadrado ou redondo, tanto faz. Só que o quadrado te deixxa livre pra escolher a área, enquanto o redondo vai te cobrar ficar dentro dos valores comerciais, ou usar vários dutos.

 

Bem, é isto, tentei ser o mais simples possível. Mas muita coisa aí não tem como ser simplista, então meta as caras no google pra digerir tudo.

  • Upvote 27

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, a melhor explicação que eu ja li até o momento!!

Essa explicação está muito clara, muito fácil de entender, mesmo leigos como eu conseguem compreender o funcionamento do sub com a caixa!

Se possível poste mais sobre ciaxas ou indique links onde possamos ler mais à respeito.

 

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera

 

Vou dar uma desenterrada aqui no tópico pois além de ser uma verdadeira aula, fiquem em dúvida em uma das afirmativas do Kleber.

 

"A frequência de sintonia (Fb) pode ser acima, abaixo ou igual à F3. Eu mesmo já usei falante de Fs de 80Hz em caixa grande, sintonizada a 40Hz pra conseguir mais graves comprometendo potência e velocidade.

Fb abaixo da sintonia tem 2 problemas: O SPL na sintoniaa não é tão alto (mas quebra o galho reduzindo o rolloff pra frequências mais baixas), e o Group Delay fica alto."

 

Esse Fb abaixo da sintonia seria Fb abaixo da Fs (Frenquencia de ressonância)?

 

E com relação a F3 maior que Fb?

 

Por exemplo, peguei alguns projetos da Snake para estudo e percebi que as caixas por eles recomendadas, geralmente tem F3 maior que Fb.

 

Isto me deixou um pouco confuso pois de acordo com os artigos autosom.net a mínima resposta de frequência da caixa seria F3 e que inclusive o corte Hi-pass deveria partir desse valor.

 

Outra coisa que percebi é que estes projetos levam em consideração o F6 e não o F3.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...