Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rajjax

Oldschool War!

Recommended Posts

Postado em (editado)

Queridos foristas, estava a um tempo sem postar nada nem entrar direito eu estava. Agora fiz um pequeno upgrade no meu sistema e comprei o famoso A/D/S PQ20.4

Como antes de comprar tal equipamento eu praticamente nao achei NADA sobre, resolvi criar o topico para postar minhas impressões (as impressões de um leigo que é apaixonado por som e rock'n roll!).

nem manual dele eu achei, achei apenas do PQ20.2

o anterior: Audio Art 140.4XE

4x35w @ 4ohms

É um belo amplificador, compacto, nunca me deu problemas, quis trocar apenas para comparar e tambem pela doença do "upgrade". Sentia com ele que o sistema passava um pooouco de fome, afinal eram 4x35w@4ohms ou seja, iam 35w para cada um dos componentes (2 mids MQ Quart PWE160 do kit PCE216 e 2 Tweeters DLS Iridium de 1") todos os cortes feitos pelo DZX785 usb. cortando os tweeters em 2500@12oct e os mids 2500hz e 50hz em 12oct tbm... com essa potencia baixa aplicada eu sentia que o tweeter ficava ligeiramentee incomodo quando estava MUITO alto.. provavelmente pois estava recebendo um pouco de distorção por nao ter nenhum headroom do ampli e este estar sempre trabalhando no talo. Palco era bom, bem centralizado porem podia ser mais largo e fundo. Esquentava relativamente bem se eu ficasse com ele MTO tempo no talo funcionando. Possui crossover e tal, mas usava bypass.

o sucessor: A/D/S PQ20.4

4x70w @ 4ohms

sem cross ou nenhum tipo de regulagem, apenas ganho.

BEM maior do que o 140.4XE e bem mais pesado tambem, mostrando aqui sua maior robustez. Não é um ampli grande, mas comparado ao 140.4XE (que é um dos menores que eu já vi) ele eh bem maior.

Até agora nos testes ele nao esquentou NADA, até estranhei, mas é completamente GELADO! Nesse cenario, os mids estão mais agressivos, com maior ataque, e os tweeters ficaram mais macios, a maior diferença que eu senti (não sei se é coisa da minha cabeça) é na largura e profundidade do palco, agora mesmo centralizado certinho, eu escuto um palco bem maior, mais envolvente, nao apenas concentrado numa area pequena bem na minha frente, e sim c extendendo por toda a frente. Os cortes por enquanto continuam os mesmo mas irei testando ao longo do tempo.

Ambos são otimos amplificadores, mas o A/D/S se mostrou superior tanto em potencia (obviamente) e tambem impressionou na qualidade dos agudos e na melhora consideravel do palco.

Os proximos "ugpgrades" serão as mantas asfalticas nos doorpods (nao to com tempo/paciencia) pra desmontar os doorpods que o Zecca e o Tatu fizeram... hehehe

Seguem fotos e especificações de ambos para comparação de numeros

Audio Art 140.4XE

117ac9c62d62a6c9c84e95772aaadef8.jpg

3b91c80172353b1ac4974a38cc11c720.jpg

be3b3da236566d66535530784ee96a78.jpg

Channel Number 4

Power Output 35W @4ohms 12,0V

Power Output 70W @2ohms 12,0V

Bridgeable Yes

Bridge Mono 140w @4ohms 12,0V

Load 2 - 8 W (stereo), 4 - 8 W (bridge)

Signal-to-noise Ratio 96dB

Frequency Response 2 Hz - 100 kHz

IM Distortion (IHF) 0,05%

Low level in (RCA) Variable from 200mV to 1,0V

Protection Thermal Protection

Factory default Crossover Low-Pass: variable from 30 - 200 Hz (Centered 60 Hz)

Crossover slope 18dB octave

Battery fusing ratings 15A

Power Requirement 11 - 16V

Stereo separation 60dB

A/D/S PQ20.4

prim006eh4dp3.jpg

b63094b3a3131d61facc6c39f7996b89.jpg

b2a0723751c9f41a1afbdd01df81b215.jpg

4 Ohm, 4 channel 4x70

4 Ohm, 3 channel 1x150 + 2x70

4 Ohm, 2 channel 2x150

2 Ohm, 4 channel 4x75

Dynamic Headroom: 1.1 db IHF, 90 Watts

Frequency Response 10Hz to 40kHz, +/- 1dB

Signal to noise ratio > 105dBA full power; 20kHz bandwidth

Damping Factor > 100 into 4 Ohms

Input Sensitivity 45mV-1,2V for 1 Watt output

Input impedance 50kOhms

Editado por Rajjax
Postado em

Legal cara, interessante esse ADS.

Acho que ele seria ideal pra um midrange + tweeter. E colocar um outro só pra mids (no caso de um 3 vias, é claro).

Parabens pela aquisição.

Pegou aqui no forum mesmo?

Postado em

Opa, peguei sim, comprei do amigo GFC, me saiu por R$600,00. Achei que foi "best buy". Não achei outro ampli de potencia/qualidade equiparavel nessa faixa de preço.

Não digo nunca pois nao sabemos o dia de amanha, mas nao tenho mta vontade de fazer um 3 vias não... acho que começa a mecher MUITO na aparencia e espaço do painel/portas/colunas. Queria tentar por no lugar do MQ Quart aqueles Perless de 7", o problema é a profundidade, que não sei c entraria no doorpod que hj estão os MQ Quart.

Postado em

Você esta fazendo 3 way no DXZ785, não usou o crossover do kit nem o seu tweeter DLS vem com crossover certo?? Vc alguma vez fez teste com algum crossover passivo?? Achou que melhorou muito quando tirou??

Postado em

SheidPulga: Utilizei cross passivo (o do 2 way PCE216 da MB Quart) apenas quanto utilizava como tweeter o Selenium 1tw1, quando coloquei o DLS já passei pro ativo do player, sinceramente nao faço ideia qual ficaria melhor. Noto que o timbre se altera bastante quando eu mudo o slope do cross (6, 12 e 18 oct) achei o mais natural em 12 oct, em 18 fica "estranho" o conjunto.

evepainkiller: sim, acho que é esse sim, mas agora que voce disse eu vou pesquisar outros... alguem saberia dizer um mid de 7" (que desce mais e é mais parrudo do que um de 6") que suba e desça legal e nao custe 2000 reais? Ou acham que não tem necessidade nenhuma de substituir o meu MB Quart?

Abraços

Postado em

O peerless SLS fica bom acompanhado de um full!

Pois realmente ele num sobe muito, dificilmente passa de 1k!

Tem muitas opçoes boas ...

Ouvi falar muito bem dos Vifa e tem tb a opção de scan-speak que é sem comentarios!

Postado em

SheidPulga: Utilizei cross passivo (o do 2 way PCE216 da MB Quart) apenas quanto utilizava como tweeter o Selenium 1tw1, quando coloquei o DLS já passei pro ativo do player, sinceramente nao faço ideia qual ficaria melhor. Noto que o timbre se altera bastante quando eu mudo o slope do cross (6, 12 e 18 oct) achei o mais natural em 12 oct, em 18 fica "estranho" o conjunto.

evepainkiller: sim, acho que é esse sim, mas agora que voce disse eu vou pesquisar outros... alguem saberia dizer um mid de 7" (que desce mais e é mais parrudo do que um de 6") que suba e desça legal e nao custe 2000 reais? Ou acham que não tem necessidade nenhuma de substituir o meu MB Quart?

Abraços

Isto acontece quando vc faz um corte muito abrupto no xover a transição do som de um falante para o outro é melhor notada pelos ouvidos!

O ideal é corta em 12dB, pois quando cortamos em 6dB as vezes ainda passa muita frequencia indesejada pro falante forçando a mudança do crossover point além disto quando mal regulado pode gerar um pico nesta frequencia, agora quando cortamos em 18dB a passagem já nao fica tao natural e 24dB menos ainda!

Postado em

entendii

é , tanto que no EQ Parametrico eu deixava em -3 em 2500hz com Q1 (mais wide, que abrange mais as frequencias vizinhas) pois gera um pico em 2500 meio chato... ai eu abaixei o corte, agora ta em 1600, alguma coisa assim... noto que o mid que deixava o som meio chato com esse pico... e cortando mais alto tbm melhora, parece q só em torno de 2, 2,5khz que ficava meio chato...

Postado em (editado)

Mid para: Descer, Subir, Tocar Aberto, e ainda assim manter um preço que eu conheço é Fosgate Audiophile. :legal:

Apartir disso o próximo passo é Focal, B&W, Scan etc...

Editado por gustavorl
Postado em

Legal o review do a/d/s... Perdi uma oportunidade, tempos atrás, de escutar um desses (bebedeira mode on) em um encontro...

Parabéns pela aquisição.

Postado em

Rajjax,

Sobre o esquentar... só um parenteses...

lá em Transferencia de calor, na faculdade de engenharia mecanica, eu aprendi... quanto maior massa e mais bem projetadas as aletas, mais eficientes elas se tornam... entao... o fato de esquentar um e outro nao PODE estar relacionado a isso TB... fora o fato do AudioArt ser classe A e o ADS nao sei... talvez seja AB... dai mais eficiente...

Quanto a qualidade de som... realmente a fonte do AudioArt não consegue segurar o que vc pendurou... ele é "fraco" para seu set, por isso os Mid's estavam sem ataque...

Vc está usando um amp "superdimensionado" para o que vc tem... ou seja, a fonte dá conta e ainda sobra para os mid's no caso do A/D/S...

no mais, muito legal seu post!

A tempos não posto aqui no forum automotivo por ausencia de pareceres como o teu!

Abçs

Postado em

Com certeza um amp mais potente melhora consideravelmente a dinamica dos falantes!

E devido a isto vc pode ter uma melhora no palco e aumento na percepçao de profundidade.

Acredito que se vc ligasse seu audio art em 2ohms ele ia melhorar bastante!

Falo isto pois na epoca q eu tinha um punch, fiz varios testes..

E o som melhorou muito so pelo fato de ligar os falantes em paralelo e usar toda a potencia do amp!

Postado em

Ainda bem que gostou do amplificador, como disse eu nem o liguei aqui, por isso não posso dar um parecer sobre ele, pórem ouvi dizer muito bem sobre ele. Depois que fizer o tratamento com manta com certeza terá melhoras maiores ainda.

Postado em

Quem quizer um desses, achei no ebay... o kra nao manda pro BR ou tal... manda apenas para os USA, entao teria que ser alguem que tem algum parente/amigo lá...

http://cgi.ebay.com/ADS-PQ20-4-channel-amplifier-old-school-A-D-S_W0QQitemZ350433542875QQcategoryZ18795QQcmdZViewItemQQ_trksidZp5197.m263QQ_trkparmsZalgo%3DSIC%252BSI%26itu%3DUCI%252BIA%252BUA%252BFICS%252BUFI%252BDDSIC%26otn%3D10%26pmod%3D130473987696%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D6586218322011347163

Pelas fotos parece estar IMPECAVEL!!!

Postado em (editado)

Cara, eu teria 2 mids em vista... O Peerless HDS de 6" ou o Dayton RS160 ou RS180

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=264-1094

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=295-308

Pelo CxB eu iria no Dayton... por menos de 25 doletas cada, ótimo preço... é só conseguir alguém que traga lá p/ ti.

Editado por evepainkiller
Postado em (editado)

Tem uns Tang Band de 6" que são mini subs, o problema é que chegam no maximo até 800hz. Teria que fazer 3 vias

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?Partnumber=264-832

Esse ai ta no mesmo padrão do Peeless SLS, que dizem ser praticamente um sub pra porta!

A bobina deste TB não é muito funda pra colocar na porta ?

Ele parece ser bem alto!

Fico pensando um carro com 2 SLS em cada porta e um L1ProSE+L4SE no painel deve ficar show!

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_228_256&products_id=8234

Editado por gustavomp3
Postado em (editado)

Bom, eu sou outro que tem um A/D/S PQ 20.2, e também gosto muito dele. Inclusive tenho um DXZ785 também, haha.

Eu uso para tocar um 3 vias quasi-ativo, e sinto que estou muito bem servido. Já testei outros amps que deram um som mais quente, o PQ20.2 é um tanto clínico, mas o palco e imagem dele são excelentes.

Agora só uma coisa... Olha direito esse modelo .4 cara. O seu amp é igualzinho, extarnamente e internamente ao .2. E não é .2 porque é .2 canais e .4 porque é quatro, só conheço o PQ20 e o PQ20.2, onde fizeram uma atualização que dizem ter resolvido uns pops ao ligar. Mas se for .4, então tá.

E não se preocupe, fazendo "bom uso", volume alto e um período um pouco maior ele esquenta, mas nunca chega a ferver, passa longe da regra dos 6 segundos (famosa para medir a temperatura com o dedo).

Editado por Pad
Postado em

Sou fã de oldschool, principalmente amps. O início da decada de 90 foi muito prolífico. PPI, Soundstream, Orion, Audio Art, A/D/S e por aí vai...

Conversei com um amigo meu e ele falou que esta com um Orion HCCA 225 parado!

Me dei bem, vou fazer uma jogada com ele, já que estou com 2 amps parados um MTX 500D e um punch 225!

:vts

Se eu conseguisse juntar uma galera animava de fazer uns comparativos dos Old-school!

Ja to com o Mcintosh 431 e em breve com o Orion que ponho a disposiçao para testes!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...