Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
JEK

Ligar alto falante em 1ohm ou em 4ohms tem diferenca?

Recommended Posts

Oi pessoal,

Me tirem uma dúvida, um falante bobinas 2+2 ligado em paralelo 1 ohm ou ligando em serie 4 ohms, dá no mesmo, tanto faz para ele ligar em serie como paralelo? Se não dá no mesmo o que são pros e contras e o que é melhor? É um sub. Claro q a potencia aplicada vai ser a mesma!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

os prós são as configurações disponiveis ,como vc mesmo disse tanto faz um amp de 1 ou 4 ohms para toca-lo, mais os parametros sofrem diferença sim nas ligações serie paralelo mais não sei dizer se chega a ser uma diferença audivel!

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo nesse grafico o que seria melhor?

Amarelo em paralelo e laranja em serie.

bass1i.jpg

Uploaded with ImageShack.us

bass2.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post

se vc ligar em serie ou em paralelo vc altera alguns parametros como o Bl e mais alguns...

Se vc ligar um falante de 1 ohm numa saida de 1000w rms a 1 ohm vc tera uma amperagem menor do que se estivesse ligado a 4 ohms. Podendo ate usar fios mais finos na ligaçao de 4 ohms para o falante.

inclusive, tem um fabricante de amplificadores que esta competindo SPL usando amplificadores de 2 ohms na saida ao inves de 1 ohm, por causa disso mesmo...

E outra, uma voltagem menor e uma amperagem maior faria a bobina do falante aquecer igual como se tivesse recebendo a mesma potencia so que com maior voltagem e menor amperagem ?? [^]

Compartilhar este post

Link para o post

se vc ligar em serie ou em paralelo vc altera alguns parametros como o Bl e mais alguns...

Se vc ligar um falante de 1 ohm numa saida de 1000w rms a 1 ohm vc tera uma amperagem menor do que se estivesse ligado a 4 ohms. Podendo ate usar fios mais finos na ligaçao de 4 ohms para o falante.

inclusive, tem um fabricante de amplificadores que esta competindo SPL usando amplificadores de 2 ohms na saida ao inves de 1 ohm, por causa disso mesmo...

E outra, uma voltagem menor e uma amperagem maior faria a bobina do falante aquecer igual como se tivesse recebendo a mesma potencia so que com maior voltagem e menor amperagem ?? [^]

Resumindo, se eu subir para 4ohms será melhor do que descer para 1 ohm é isso que vc disse? kkk

EDIT: kkk é pq eu não sei se entendi... antes q parece outra coisa!

Editado por JEK

Compartilhar este post

Link para o post

tio Spalenza falou mto dificil em reli 500 vezes e ainda to na duvida hsuahsausah

soh peço q nos diga entao em SUA opinião se tenho um sub 2+2 fexo ele numa potencia 1000w 1ohm ou numa 1000w 4ohm ????

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O grafico mostra diferenças...

Compartilhar este post

Link para o post

prefiro 1000W a 4 Ohms pelo fator de amortecimento ser maior em 4ohms dq em 1ohm, isso se fosse bob simples, mas ligação em série é ruim, teoricamente a Sens e outras coisas diminuem 3dbs,

Compartilhar este post

Link para o post

prefiro 1000W a 4 Ohms pelo fator de amortecimento ser maior em 4ohms dq em 1ohm, isso se fosse bob simples, mas ligação em série é ruim, teoricamente a Sens e outras coisas diminuem 3dbs,

esse teoricamente funciona na pratica? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que possível, ligue em paralelo.

Melhora MUITO o controle do cone. Pq? Menor FCEM.

oq é FCEM?

Força Contra Eletromotriz?

está relacionado ao fator de amortecimento?

esse teoricamente funciona na pratica? :vts

3 dbs é basicamente o dobro da potência, rsrs

por ex:

seu som "manda" 90dB com 100w, para mandar 93dB teria q ser aplicado 200W,rsr

Mas sua duvida é a ligação do extreme?

ligue em paralelo e seja feliz a 1ohms

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é a Força Contra Eletromotriz, e está ligada ao fator de amortecimento sim.

Quando o amplificador enxerga menor indutância (indutores em paralelo) ele tende a lidar melhor com aquela carga. Mesmo que o damping Factor seja mais baixo, a FCEM é menor em paralelo que em série.

Por isto que é BEM comum subs em série apresentarem desempenho desapontador.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião está havendo muita confusão:

1- A potência não muda, lógico; mas o fator de amortecimento do módulo quadruplica e vai controlar muito melhor o cone.

2- A corrente aumenta em 1 ohm (ligação paralelo)! e não diminui como li em 1 post!

3- O fator Qts do falante aumenta com a impedância, então Qtc tb vai aumentar; QTC= fator de mérito total do alto-falante

4- A vantagem de se ter 2 bobinas é a facilidade para trabalhar, bem mais fácil escolher um módulo para tocar

5- Resumindo: Se fosse escolher iria de 4 ohms...mas sai mais caro!

Abs, Cláudio

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é a Força Contra Eletromotriz, e está ligada ao fator de amortecimento sim.

Quando o amplificador enxerga menor indutância (indutores em paralelo) ele tende a lidar melhor com aquela carga. Mesmo que o damping Factor seja mais baixo, a FCEM é menor em paralelo que em série.

Por isto que é BEM comum subs em série apresentarem desempenho desapontador.

Olha! Não seria a ligação em série de subs que dão problemas devido as diferenças de parâmetros , como ressonâncias diferentes; entre outras? Na minha opinião eu diria que bobina no mesmo conjunto magnetico não é problemático assim...

Compartilhar este post

Link para o post

São duas opções, você pode trabaalhar com indutância baixíssima ou indutância normal, e o comportamento frente a uma carga indutiva em qualquer amplificador BARATO é um desastre, e vc sabe pq... pra economizar, nego analisa tudo em carga puramente resistiva.

Por isto que o desempenho tende a ser melhor.

É claro, estamos falando em uma situação 100% hipotética, pois um amp pra 1 ohm e pra 4 ohms, mesmo do mesmo fabricante/projeto jamais serão IGUAIS.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião está havendo muita confusão:

1- A potência não muda, lógico; mas o fator de amortecimento do módulo quadruplica e vai controlar muito melhor o cone.

2- A corrente aumenta em 1 ohm (ligação paralelo)! e não diminui como li em 1 post!

3- O fator Qts do falante aumenta com a impedância, então Qtc tb vai aumentar; QTC= fator de mérito total do alto-falante

4- A vantagem de se ter 2 bobinas é a facilidade para trabalhar, bem mais fácil escolher um módulo para tocar

5- Resumindo: Se fosse escolher iria de 4 ohms...mas sai mais caro!

Abs, Cláudio

e isso ai mesmo ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Certo certo, mas e no grafico quem se saiu melhor? De qualquer forma agora já foi, vai ser em 1 ohm mesmo.

DAD

2- A corrente aumenta em 1 ohm (ligação paralelo)! e não diminui como li em 1 post! Qual foi o post?

5- Resumindo: Se fosse escolher iria de 4 ohms...mas sai mais caro! Para mim sairia o mesmo valor só não sabia qual escolher

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...